Luto e Melancolia

Luto e Melancolia Sigmund Freud




Resenhas - Luto e Melancolia


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Lucas.Wijk 06/02/2022

O texto do Freud é dificílimo de compreender sem uma base de conhecimento prévio sobre psicanálise. Tive que buscar diversos conceitos no google para tentar entender o que ele queria dizer, e isso dificultou bastante a minha leitura.

Porém, essa edição com prefácio e posfácio é incrível. O posfácio (que é maior que o ensaio em si) é a melhor parte, na minha opinião. As considerações de Urania Tourinho Peres são claras até mesmo para um leigo como eu, além de extremamente bem escritas. Os paralelos que ela traça com nossa sociedade atual, encerrando com um breve relato sobre as dificuldades enfrentadas por Freud em seus anos finais me deixou bastante emocionado.

"Psicanalistas e poetas nos falam e respondem sobre a dor de existir. Uma perda eterna, atemporal em seu acontecer, em que o limite entre passado e futuro torna-se indistinto pela presença constante de uma falta, sinalizando a particular relação da melancolia com o tempo, tempo que faz pacto com a morte."

"A psicanálise prossegue, depositária que é da singularidade da dor da existência de cada um, pois as palavras faltam na sua impossibilidade de tudo significar, e o sentido da vida necessita permanentemente ser reconstruído. Mas nem sempre o homem consegue fazê-lo."
comentários(0)comente



Eduarda 03/03/2022

Os extras dessa edição são quase maiores que o texto original, que preguiça ?. Ainda mais que torna tudo repetitivo.
comentários(0)comente



Alexandre Muniz 11/03/2022

Empatia gera sentimento
Em seu livro Luto e Melancolia, Freud explica que quando não existe laços significativos entre a pessoa e o objeto perdido, não se produz nem o luto e nem a melancolia. Talvez isso explique os motivos que levam uma pequena parte da nossa sociedade não terem qualquer empatia com as mortes e situação social causadas pela pandemia. Estas pessoas perderam totalmente os laços que os ligam com os outros, por isso não são afetados. Laços de Humanidade!
comentários(0)comente



heyjcf 23/07/2020

Amo esse texto
Adoro esse texto, a forma que freud escreveu é simplesmente grandiosa é maravilhosa. Fico feliz demais.
comentários(0)comente



Laris 17/02/2021

Freud explica
Eu tinha uma certeza dentro da Psicologia de que a Psicanálise não era pra mim, mas a terra plana não gira, capota ?
Eis que estou aqui impactada depois de terminar esse livro de Freud, ele escreveu de forma poética sobre o enigma da melancolia e as perdas que temos ao existir.
?Queixar-se é dar queixa?. Num é que Freud explica mesmo hahaha
comentários(0)comente



nanda 25/04/2023

Diferente...
É um bom livro, eu realmente gosto da forma que aqui é analisada a parte mais literal da melancolia, que é aquela tristeza profunda e sombria, também achei interessante o destaque que ele dá para o fato de a maioria dos artistas serem melancólicos, porém eu achei o livro um pouco confuso, se você não prestar muita atenção mesmo pode acabar se perdendo, mas tirando isso eu gostei.
comentários(0)comente



Tomoko 30/07/2019

É um bom livro
Eu achei um bom livro, mas admito que foi muito difícil compreender o que autor estava querendo passar. Tive que ler assistindo vídeos aulas no YouTube
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR