Luto e Melancolia

Luto e Melancolia Sigmund Freud

Resenhas - Luto e Melancolia

Luara 27/09/2020

A dor da existência
Um livro rápido e de leitura fácil, os conceitos são colocados de maneira clara e ainda me deu uma vontade de ler as cartas de Freud. Deve ter um livro assim né?

Recomendo muito a leitura, pois ainda permite a abertura para pensarmos em vários aspectos da vida, e não só sobre morte e tristeza, mas também sobre o mundo que vivemos, as guerras que criamos e as ideias que temos.
alissonferreira.c1 28/09/2020minha estante
Obrigado pela indicação. Adicionei na minha lista. ?

Luara 29/09/2020minha estante
Magina ?

heyjcf 23/07/2020

Amo esse texto
Adoro esse texto, a forma que freud escreveu é simplesmente grandiosa é maravilhosa. Fico feliz demais.

felipe.cesar 15/06/2020

Começando Freud
Uma análise completa da visão humana sobre o luto e o que na época se conhecia como melancolia! É um bom livro pra adentrar no mundo freudiano!

Lucas 01/05/2020

"Na melancolia se tramam portanto em torno do objeto inúmeras batalhas isoladas, nas quais ódio e amor combatem entre si..."
O livro segue uma linha de raciocínio acessível ao leitor, uma vez que a linguagem fácil nos faz entrar em um turbilhão de emoções dentro da nossa mente. Em um piscar de olhos o livro passa e a gente conclui a obra.
Freud tem o poder de despertar coisas que estão guardadas no leitor, tornando assim cada vez mais instigante ler sobre a melancolia e a reflexão que o autor propõe a partir de objetos que causam a perda, não sendo eles necessariamente ligados ao luto. Qualquer coisa que eu escreva será pequena para esse livro, me comoveu e mexeu com sentimentos dentro de mim.
Faço também uma felicitação a tradução incrível, ao prefácio e o posfácio da edição, o que torna a leitura mais prazerosa e esclarecedora. Leiam!!

iagofelipeh 21/04/2020

Deveras esclarecedor!
É um texto sucinto, acessível e que traz a tona interpretações inéditas e acertivas sobre o luto e a melancolia (termo volátil durante a história e que hoje o tratamos como "depressão"). É considerado um clássico dentro de sua obra e leitura obrigatória pra quem pretende ter uma base nesse segmento da psicanálise.

Quanto à edição, embora a tenha em e-book, é um primor! A tradução de Carone é a melhor da obra do alemão, conseguindo, inclusive, traduzir o valor literário que o autor conduzia em consonância ao aspecto técnico. Os textos de apoio são incríveis e ajudam ainda mais na imersão com o tema, imperdíveis igualmente! Só me resta saudades da Cosac & Naify e de seu zelo pela qualidade, sempre valorizando ao máximo o valor intrínseco dos grandes textos.

Tomoko 30/07/2019

É um bom livro
Eu achei um bom livro, mas admito que foi muito difícil compreender o que autor estava querendo passar. Tive que ler assistindo vídeos aulas no YouTube

Lu Medeia 28/06/2016

Em luta com a dor
Ainda tenho meus senões com Freud, mas foi uma grata surpresa a leitura deste ensaio, movida pela necessidade acadêmica de agora, interrompida outrora...

Foi curioso deparar com passagens em que o autor não se exime de reconhecer inconclusões e incertezas. Há, para não leigos como eu, clareza na exposição, um tom até didático, mas não (nunca!) superficial. Se não exige, sugere a leitura de outras obras às quais faz remissão.

Um feliz apontamento ensaístico acerca da dor do luto e da melancolia, que em muitos pontos se tocam, por vezes até se confundem, mas guardam suas diferenças. Leitura oportuna, mas não menos passível de observações.

site: luveredas.wordpress.com