A menina que brincava com fogo

A menina que brincava com fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Rita625 31/10/2023

Agora entendi porque ele é considerado cult....
Que livrão viu? Nossa, dá ate gosto de ler um livro desse, que livro bem escrito! Que historia fascinante! Que construção hipnótica desse livro!

Me surpreendi que esse livro conseguiu ser muito melhor que o primeiro, e olha que gostei muito do primeiro, mas esse se supera em tudo. Em narrativa, em conclusões, na construção da Lisbeth....

Stieg dá um show de como escrever aqui e com toda certeza essa benção veio da experiência jornalística de quando era vivo. Como no primeiro livro, ele é muito cirúrgico nas criticas e faz o leitor refletir por horas e horas e tratando de um assunto que é pouco abordado na mídia, o tráfico de mulheres. Gosto da crueza dele em relatar as situações, mas nunca apelativo ou deselegante, é sempre encaixado na historia que está sendo contada. Também gosto do aspecto meio jornalístico do livro em alguns momentos, é muito característico do autor.

Não me lembro de ter me deparado com o um livro ou uma obra que consiga ser bem contundente nas questões sociais e de gênero que aborda. O livro te comove como ser humano e, como mulher, te deixa bem abalada em algumas cenas.

Além de outras temáticas, novamente o Stieg trata do espaço da mulher na sociedade, sem parecer raso, superficial ou forçado. O que sinceramente muitas obras de hoje deixa muito a desejar nesse aspecto.

E para fechar, o que falar da Lisbeth? Uma das melhores personagens femininas que tive o privilegio de ler, ela é construída pra quebrar todos os padrões e estereótipos da heroína. Ela é autentica e real. Ela é mais inteligente e sagaz que todos os homens do livro (e eles tem plena consciência disso e verbalizam kkk), ela é estranha, antipática e com dificuldades de socialização. Ela é violenta e odiosa, mas mesmo assim a gente simpatiza com ela, porque entendemos em partes porque ela é assim. E o que eu acho mais engraçado é que ela é punk, kkkk em 2023 acho q nem existe mais esse estilo kkk

Enfim, quando acabei esse livro está em total deleite e prazer. Fico triste por ter demorado tanto ler.

Bruna2012 29/10/2023

Por quê? Tem que terminar o livro assim? Que merda, agora vou ter que dar um jeito de achar o terceiro pra saber como foi o fim disso ??

Lais 23/10/2023

Continuação do primeiro livro. Só li pq sabia que o final podia ser surpreendente, mas a leitura é muito chata kkk no começo as informações são bem jogadas e desconexas, somente nos últimos capítulos é que as coisas se encaixam. Difícil de engrenar na leitura, mas vale a pena! Gostei!

Ali 13/10/2023

Muuuuito bom!!
Achei o livro 2 ainda melhor que o primeiro! O autor escreve muito bem! Mesmo sendo um livro grande você não consegue parar de ler! Já estou indo para o livro 3!!

Gi Santos 12/10/2023

Segundo livro da trilogia "Millennium" escrita por Stieg Larsson, é uma continuação envolvente e impecável que mantém os leitores presos em uma trama repleta de mistério e suspense. Larsson desenvolve habilmente os personagens já introduzidos no primeiro livro, aprofundando suas complexidades e criando uma teia intrigante de relacionamentos e segredos. A protagonista Lisbeth Salander continua sendo uma personagem fascinante, com sua personalidade forte e sua determinação em enfrentar desafios. A trama é repleta de reviravoltas inesperadas que nos mantêm ávidos por saber mais desse universo tão cheio de corrupção, manipulação e intriga. Além disso, a habilidade do autor em abordar questões sociais e políticas relevantes, como abuso de poder e violência contra mulheres, enriquece ainda mais a narrativa. Uma leitura envolvente que não decepciona e que deixa ansiedade para conhecer o desfecho da série.

Vania.Cristina 01/10/2023

Não há inocentes
Embora seja um livro ótimo ele tem gatilhos para mulheres, com inúmeras agressões, desde as mais sutis até as mais violentas. A história é instigante, o suspense envolvente, os personagens são muito bem construídos e o ritmo vai crescendo de forma alucinante. O sentimento de injustiça é de tirar o ar. Aqui não tem um serial killer poderoso como no primeiro livro, a violência aparece ainda mais institucionalizada, na saúde, na assistência social, na polícia e na imprensa, sempre norteada pelo preconceito e a misogenia. Os protagonistas continuam sendo o jornalista da revista Millennium Mikael Bloomkvist e a hacker investigadora Lisbeth Salander, mas aqui vamos mais fundo na história de vida de Lisbeth e são muitos os personagens secundários (também bem estruturados). O livro mostra uma Suécia de extremos, de um lado temos pessoas emocionalmente maduras e sexualmente liberadas, que respeitam a diversidade, mas elas são aparentemente minoria. De outro temos machistas, misógenos, preconceituosos, homofóbicos, hipócritas, moralistas... Temos o jornalismo íntegro e o sensacionalista, a polícia honesta e a corrupta. Essas e outras dualidades revelam um país muito menos evoluído do que à princípio pode parecer, que acaba vitimando os mais frágeis: as crianças, as mulheres e os imigrantes. Mas é importante dizer que a frase que se repete no livro e no pensamento de Lisbeth é "Não existem inocentes. Só existem diferentes graus de responsabilidade." Ou seja, todos somos responsáveis pela sociedade onde vivemos. Lisbeth reage à violência com violência. Ela é capaz de qualquer coisa para proteger sua integridade, as pessoas que ela gosta e aqueles que são mais frágeis. Não subestime Lisbeth Salander, ela soube tomar as rédeas da sua vida mesmo tendo sido desde sempre ignorada. E ela odeia "os homens que odeiam as mulheres."

Gabriella.Anderson 29/09/2023

Segundo livro da Trilogia Millenium. Nesta segunda parte, o autor parte do acontecimento de dois assassinatos. Dag Svensson e Mia Bergman. Lisbeth Salander esteve com as vítimas pouco antes das mortes e se torna a principal suspeita dos assassinatos. A partir de algumas pesquisas, Lisbeth descobre alguém de seu passado que a muito tempo ela não via.
Mikael acredita na inocência de Lisbeth. E a história se desenrola por aí.
Esse livro é daqueles que a gente não consegue parar de ler. Recomendo muito. Ansiosa pra ler o terceiro e último volume desta trilogia eletrizante.

Cebins 26/09/2023

Fiquei sem ar
A narrativa que esse escritor faz, a atmosfera que ele cria te transporta para dentro do livro, te vicia e te faz sentir o que os personagens sentem. Simplesmente intrigante e viciante. Apaixonada por essa escrita ?

Suzana203 02/09/2023

L.S
Eu demorei mais de um mês pra terminar esse livro, não porque fosse ruim, ele é tão bom que simplesmente não queria terminar.
A Lisbeth com certeza é a personagem que mantém toda essa série viva, claro que o Mikael é essencial, mas eu leria tudo só com ela sem problema nenhum.
A revelação sobre quem realmente era o Zala me surpreendeu, e a história sobre a infância da Lisbeth também, eu imaginei que teriam mais coisas ali, principalmente mais pesadas (não que a história não tenha sido).
O desfecho realmente deixa aquela vontade de saber mais, mas talvez eu enrole um pouquinho pra ler o próximo.
E quero assistir a outra adaptação que fizeram que tem mais filmes, só pra saber se ficou ok. Eu simplesmente amo a versão do primeiro filme que tem o ator bonitão de 007 e a Rooney Mara, inclusive só imagino o rosto deles quando penso nos personagens.

Camila0831 29/08/2023

Fluidez sem igual
Extremamente bem concatenado. A fluidez entre os gêneros investigativo, ação, terror, psicológico é sem igual. Prende o leitor a cada palavra e mantém o interesse não importa o foco narrativo, aliás a constantemente troca do foco só acresce à narrativa e ao estilo do autor.

Marjory.Vargas 25/08/2023

O segundo volume da série Millenium é totalmente focado em Lisbeth. A história se desenrola a partir do assassinato do jornalista Dag Svensson e da criminalista Mia Bergmann. O trabalho dos dois, que seria publicado pela revista Millenium, denunciaria diversas figuras públicas do país no envolvimento com o tráfico e exploração sexual de mulheres.

Lisbeth fica sabendo dessa pesquisa ao acessar o computador de Mikael (quem leu o primeiro volume sabe como ela faz isso) e um nome muito familiar chama sua atenção. Um nome que ela não ouvia há muito tempo. Isso desperta a curiosidade de Lisbeth, e ela faz uma visita ao casal.

No entanto, logo após a saída de Lisbeth do apartamento dos dois, eles são assassinados. Suas digitais são encontradas em uma xícara no apartamento e na arma do crime. Na mesma noite, uma terceira pessoa, ligada à Lisbeth, também é assassinada, e ela passa a ser suspeita então, de um assassinato triplo. Isso dá início a uma caçada da polícia, que coloca o nome de Lisbeth em todos os jornais do país.

Devido a sua aparência exótica, os jornais desenterram histórias sobre a vida dela, e a pintam como uma garota lésbica, satânica, violenta, paranoica, psicótica... E uma assassina de sangue frio.

A única pessoa que não tem dúvidas da inocência de Lisbeth e Mikael, que se vê determinado a ajudar sua amiga, apesar de toda a resistência dela.

A menina que brincava com fogo trás à tona acontecimentos chocantes do passado de Lisbeth, tirando dúvidas que surgiram no primeiro livro, e nos revelando uma garota ainda mais incrível e inteligente.

Apesar de denso (são mais de 600 páginas) a leitura flui muito bem. Larsson constrói uma história elaborada e cheia de detalhes. É uma leitura que exige muita atenção, mas não é monótona e nem cansativa.

O final do livro não é redondinho como o primeiro, nos deixando curiosos para o futuro dos personagens. Mas todas as dúvidas são respondidas no terceiro volume.

Kellbet 23/08/2023

É sem dúvida uma grande trama. Do início ao fim sob tensão, torcendo para que Lisbeth não seja culpada, pois já sofreu demais.
Isolada do mundo e com 'cenas' onde está perigosa, ficamos na dúvida se ela é ou não a culpada de vários delitos.
Sua fuga para ter chance de correr atrás de provas a seu favor, não diminui as perdas pelo caminho.
Stieg consegue nos deixar curiosos e envolvidos com um enredo fascinante e perturbador. (Risos)
Com certeza, uma leitura incrível.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/03/stieg-larsson-menina-que-brincava-com.html

Fábia 23/08/2023

Maravilhoso
Li o primeiro rapido e logo comecei esse, o livro prende a gente de uma forma incrível, você quer saber o que acontece e quase come o livro. É maravilhoso, tem um crítica fenomenal

Andie 17/08/2023

Lisbeth é a maior mesmo
Vou começar reclamando de que demora muito pras coisas acontecerem, e ainda bem que raramente leio sinopses principalmente se for de continuação pq sinceramente a sinopse do livro acontecer lá pra página 200 é absurdo, não é sinopse é spoiler.

De resto a história é incrível, e a Lisbeth é incrível em todos os aspectos.