Contos de amor de loucura e de morte

Contos de amor de loucura e de morte Horacio Quiroga

Resenhas - Contos de Amor, de Loucura e de Morte

Paulo 07/05/2013

Interessante
Com uma escrita deliciosamente envolvente, o autor consegue despertar no leitor uma inquietação perante a leitura dos contos, e ficamos imersos na atmosfera deles mesmo após o término da leitura. Nas suas narrativas encontramos amor, tragédias românticas, morte, loucura, horror, suspense e o fantástico, elementos que estimulam a leitura dos amantes desses gêneros. Mas mesmo assim, alguns contos não são tão bons. Destaque para Uma Estação de Amor, A Morte de Isolda, A Galinha Degolada, Yaguaí, O Mel Silvestre, O Nosso Primeiro Cigarro e o meu preferido: A Meningite e a sua Sombra.

Tarcísio 05/03/2013

"Contos de amor, de loucura e de morte" é uma coletânea de contos focados focados nos três temas descritos pelo título. Eu, particularmente, não gostei desse tipo de organização. Prefiro coletâneas que, mesmo sendo de um mesmo autor, tratem de assuntos diversos, deixando a leitura mais estimulante e divertida.

Mesmo assim, a obra tem suas qualidades. Ainda não havia lido Horácio Quiroga e me surpreendi positivamente. Utiliza um vocabulário rico mas sem espaço para preciosismos, tornando a leitura agradável e permitindo um ritmo bom.

Não me lembro exatamente onde li uma observação sobre contos que me marcou profundamente: para ser um bom conto, ele deve surpreender o leitor no seu final. Acredito que essa afirmação seja um tanto quanto controversa pois já li contos de autores consagrados e que não tinham essa característica. Independente disso, para o meu próprio controle de qualidade de contos, acabei tomando isso como verdade.

A verdade é que nem todos os contos inseridos nessa coletâneas conseguiram me surpreender ao seu final. Estes realmente me agradaram bastante. Divertidos também os contos em que o autor dá "voz" a animais, com seus próprios problemas e agruras do dia a dia. Alguns outros contos, apesar de primar pela qualidade estética e literária, não empolgam.

Evy 30/11/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Contos / Mês: Novembro (Livro 5)
Não conhecia nada do autor e depois de voltar dos longos mergulhos na alma com Clarice Lispector, Quiroga foi um jorro de realidade. Enquanto Clarice explora psicologicamente sensações e personagens, Quiroga retrata de forma natural e incisiva os acontecimentos, alguns normais ao nosso dia a dia e outros nem tanto. Mas a comparação foi apenas para dar início a resenha e ter um balanço do que li este mês para o Desafio Literário, pois não há, de forma alguma como comparar os distintos talentos desses dois autores.

Há um pouco de tudo nos contos desta obra: amor, crueldade, insanidade, exploração, desgraça, doenças e morte. A lista ainda poderia continuar, mas o que realmente vale a pena destacar é a força da narrativa de Quiroga. Em todos os seus contos é possível notar aquele golpe decisivo que deixa o leitor atordoado ao final da leitura, além de, desde as primeiras frases, colocar o leitor dentro da cena vivendo cada momento da curta história. Admiro bastante autores que conseguem fazer isso com o uso das palavras.

Tenho que confessar que apesar disso, achei alguns dos contos enfadonhos e por esse motivo a classificação de três estrelas. Mas também há contos excelentes, como é o caso de "O solitário", onde quiroga age com extrema habilidade criando uma tensão no conto que explode numa cena final surpreendente, e "O Travesseiro de Pluma" em que o autor trabalha através de um jogo de palavras que prenuncia um desfecho terrível. Fiquei boquiaberta neste último.

Gostei bastante de conhecer o autor e seus contos e com certeza, recomendo sua leitura!

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Mestre.
Horacio Quiroga é mestre. E, como tal, desempenha um papel digno dos herdeiros de Poe. Nesta obra, o medo e o amor andam lado a lado. Dor e prazer são parceiros inseparáveis. A história do amor queimado pela morfina; do gordo morto pela gula (formiguinhas quase invisíveis, mas com veneno letal), das plumas e seus bichos sanguessugas... Leia. Apenas leia.