Pavilhão de mulheres Pearl S. Buck

Resenhas - PAVILHÃO DE MULHERES

Milene Wi 04/02/2024

Pavilhão de Mulheres
O livro tem um bom ritmo, a história é narrada de forma que me prendeu a atenção. Nos apresenta uma cultura de outra época e diferente da nossa. Interessante observar como Madame Wu toma suas decisões e administra sua família de forma determinada porém delicada.

@quixotandocomadani 29/11/2021

"Onde havia medo, não podia haver amor"
No livro "Pavilhão de mulheres", publicado em 1946, é narrada a história de Madame Wu. Uma mulher tradicional chinesa, que se casou aos 16 anos com um marido escolhido por seus pais. Mudou-se para um pavilhão com vários pátios, onde moravam em torno de 60 pessoas entre familiares do marido e criados.

No dia do seu aniversário de 40 anos, depois de cumprir seu dever como mãe, esposa, administrar a casa por tantos anos, ela decide comprar uma concubina para seu marido e se muda para um outro pátio afim de ser livre, livre das responsabilidades que a sua posição e seu casamento demandam.

A partir desse momento acompanhamos a transformação de Madame Wu em busca dessa liberdade, seu amadurecimento e aprendizados. Pearl S. Buck descreve os costumes chineses na década de 40, como era o relacionamento entre homens e mulheres, como viam o casamento, família, dever, o respeito pelos ancestrais, expectativas e problemas nos relacionamentos, tolerância e egoísmo. Enfim, Madame Wu descobre que a liberdade não estava onde ela procurava.

Muitos costumes e pensamentos mudaram, que bom. Mas os questionamentos da alma feminina (e da alma humana) seguem os mesmos. O livro é daqueles pra virar a noite lendo, muito fluido e viciante!

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

Es Sên Cia 26/10/2020

Um livro fantástico que nos leva a uma cultura diferente e nos permite refletir sobre a atuação das mulheres em qualquer que seja o tempo e o lugar.

Simone de Cássia 11/08/2017

Vale como instrução (fala muito da cultura chinesa), vale com romance ( o amor mesmo em situação inesperada), vale como auto-ajuda (traz muitos conceitos interessantes), enfim, livro rico e diferente. Embora traga algumas passagens em que eu abominei a postura da protagonista, é uma leitura gostosa que prende a gente até o fim. Muito bom!

Claudia Cordeiro 25/07/2017

Nota "real", 4,5.
Livro que trata com sensibilidade os problemas femininos, o choque de civilizações, as mudanças nos costumes. Recomendadíssimo!

Andrea.Rejane 08/09/2016

Pavilhão de mulheres
Um livro emocionante. Conta a história de uma família da alta sociedade chinesa, trazendo aspectos culturais bastante interessante! Gostei muito do livro, faz você refletir sobre seus próprios aspectos culturais.
Andrea.Rejane 08/09/2016minha estante
Livro interessante e cheio de tramas familiares.

Daniela 29/11/2014

Madame Wu e a sabedoria da literatura
Um livro muito emocionante e bem escrito sobre uma família chinesa. A personagem principal é Madame Wu e toda a narrativa está relacionada à sua decisão de arrumar uma concubina para o marido depois de seu aniversário de 40 anos. Uma mulher inteligente, boa mãe, esposa exemplar que gerencia os negócios da família e toda a vida das pessoas ao redor. Acompanhamos o seu aprendizado da vida sob a sua perspectiva chinesa, tão diferente do nosso olhar ocidental.
Uma leitura marcante e indispensável para quem ama um livro bem escrito e bem traduzido.

Katia 25/06/2014

Leitura muito interessante que empolga e deixa quem lê curioso para saber como a personagem principal conseguirá salvar e manter as tradições familiares em uma China que começa a mudar após a Revolução de Mao.

Lilica 19/02/2012

Pavilhão de mulheres
Pavilhão de mulheres mostra a diferença de ideais entre os seres humanos... A história de Madame Wu, mostra o anseio de uma mulher que ao fazer quarenta anos sentiu-se finalmente merecedora de desfrutar de liberdade. Mas, com Madame Wu aprendi que o significado da palavra liberdade é uma interpretação pessoal...

Kézia 28/04/2010

Uma historia fascinante
"Esse livro chegou em minhas mãos como brinde que ganhei na minha participação do Desafio Literário de Janeiro. Demorei um tempinho para poder lê-lo, mas quando o fiz a narrativa bem escrita e corrida como as águas tranquilas de um rio me cativaram por completo.
Nesse livro narra-se a história de Madame Wu e sua familia em todos os seus conflitos e decisões, que realmente se iniciam quando ela completa 40 anos e decide se afastar carnalmente do Sr. Wu (seu marido) e lhe arruma uma concubina para tomar o seu lugar em seu leito, a partir dae se começa grande conflitos familiares e psicológicos de parentes, criados e os amigos que rodeiam Madame Wu.
Pavilhão de Mulheres é composto de uma essência feminina além da compreensão. É narrado de uma maneira tão sagaz os conflitos de cada pessoa importante da familia Wu.
Madame Wu é reverenciada como uma deusa e temida como mulher e mãe por todos da sua casa, todos as veem como a uma mulher sabia e muito inteligente, ela por sua vez governa a todos com mãos de ferro e manipula a vida de cada um dos seus de acordo com a sua própria vontade.
Madame Wu está além da compreensão, ela é tão inteligente e manipuladora, consegue disfarça cada decisão de forma tão sutil, que faz que todas as idéias que ela mesmo teve sejam atribuidas a seus filhos e marido, ela é inesquecível, intrigante e muito admirável.
A frieza e repugnância que ela sente pelo ser humano é tão palpável, que de inicio se percebe que ela nunca conheceu o amor, e como tudo que faz o ser humano realmente mudar para melhor é o amor, logo nos vemos torcendo para que tal acontecimento ocorra, e quando esse fato tão importante acontece de forma tão inesperada e inocente, a mudança que se opera nela é muito mais surpreendente.
O livro também retrata um pouco da cultura da classe alta chinesa. Como o nome, costumes e rituais era passado de geração e geração, tornando-se uma responsabilidade um tanto pesada para as gerações futuras.
Além de evidenciar de forma tão precisa o papel da mulher nesse meio e mostrar de forma tão simples a superioridade e inteligência feminina em relação aos homens. A autora trata em toda atrama sobre o autoconhecimento feminino."

Conheça: http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com/
Robélia 20/07/2010minha estante
Muito legal a sua resenha. Vou ler o livro.

Debora 03/05/2020minha estante
Deu vontade de ler pela sua resenha