Beijos & Batom

Beijos & Batom Mariana Mello Sgambato

Resenhas - Beijos & Batom

Simeia Silva 23/10/2014

Me surpreendeu...
O livro é narrado em terceira pessoa, em cada capítulo, você consegue acompanhar o dia a dia de vários personagens da história. Isso mesmo, não é só esse ou aquele que são os personagens principais da história não, o que eu pude sentir, é que todos os personagens que a autora colocou e citou na história, são os principais, todos eles contribuem para o desenrolar da história.

Daniel, Gustavo, Bia, Larissa, Sabrina, Yuri, Claudinha, Carol, Marisa, Lázaro, Laércio e Ignácio... vários personagens, em um mesmo emaranhado, em uma mesma história.

Daniel é amigo de Gustavo, que é irmão gêmeo de Bia, que é amiga de Larissa.
Entenderam? Não? Então venham comigo que eu explico tudo.

Daniel e Gustavo são amigos de longa data, não se desgrudam desde pequenos. Bia irmã de Gustavo sempre esta por perto, e começa aí o interesse de Daniel por ela, algo que se estende depois de alguns amassos que os dois deram no Ano Novo. Depois daí meus amores, todo o rolo começa, tendo direito a um juramento: Gustavo com medo da amizade entre ele e Daniel acabar e com ciúmes da irmã, faz Daniel jurar que nunca namorará com Bia, e nem irão ficar. Juramento esse, que fará a maior confusão no decorrer da história.

Daniel é o galã do colégio, cabelos lisos, olhos castanhos, alto e lindo. Gustavo é alto, cabelos castanhos e magrinho e boa pinta, mas se acha feio e desengonçado. Bia? É um arraso, linda, corpão, olhão verde, de arrasar quarteirão.

Mas então, vocês se lembram da promessa que eu disse lá no começo da resenha? Então, por causa dessa promessa, Daniel não liga para Bia depois do Ano Novo e aparece com uma nova namorada no colégio. Namorada essa que ele conheceu na internet.

Internet? Como assim? Não é na internet que Gustavo também conheceu uma garota linda por quem está apaixonado? Eita meu Deus!!!!! Já estou prevendo confusão por aí.

E a Sabrina, a nova namorada de Daniel? O que ela fará quando descobrir que foi parar na mesma escola que o...? Acreditam que ela fez cara de paisagem e ficou como se não conhecesse o...? Abusada e sem vergonha, isso sim é o que ela é.

Bia e Sabrina entrarão em choque sempre, Sabrina por ciúmes de Daniel, e Bia por querer estrangular Sabrina por estar com ciúmes de Sabrina com Daniel.

Mas quando Bia vê que não tem jeito, que Daniel está mesmo namorando sério com Sabrina e que ele não liga para ela ( mal sabe ela que ele a ama, mas que não pode se aproximar, por causa da promessa que ele fez para Gustavo, irmão dela.), ela então, arma um plano com sua amiga Larissa, ela arrumará um namorado, um que ela tenha certeza que não irá se apaixonar, para fazer ciúmes em Daniel.

E aí minha gente, ela começa a namorar Yuri, um garoto nerd, baixinho, franja nos olhos, magrinho, mudinho e que usava óculos fundo de garrafa, e nem era tão bonito. E não é que a danada consegue despertar ciúmes em Daniel?

Mas minha gente, eu me apaixonei por Yuri, o garoto nerd, e novo namorado de Bia, o garoto era um fofo, carinhoso, prestativo, fazia de tudo para vê-la feliz. Um grande príncipe? Só que não!

Yuri era um tremendo de um babaca, quando percebi isso no decorrer da história, fiquei tipo, wots? Genteeeeee, o cara se fazia de bonzinho, mas era um tremendo de um safado, se fazia de caladinho, fofinho, todo inho, mas traía, a namorada Claudia com a tonta da Bia. Tonta essa que achava o tempo todo que ele era um santo e Daniel um capeta.

E Dani gente? Como sofre esse garoto no livro coitado. Tá, tudo bem que ele erra muito com Bia, mas Gustavo tem um dedo, ou melhor, a mão toda em uma parte desses erros. Mas, mudando do assunto Bia na vida de Dani, venho com o assunto família na vida dele.

Gente, a mãe de Daniel é uma megera, como assim trocar o filho pelo irmão do marido? Isso mesmo minha gente, enquanto o pai de Daniel viajava á trabalho, a cara de pau da Marisa mãe de Dani, transava com o tio dele, irmão do seu pai, pela casa toda. E quando Dani descobriu? Apanhou até do tio, ficou todo machucado porque queria contar tudo ao pai. E quando Dani conta tudo á seu pai? A louca sem vergonha da mãe dele, dá um jeito de inventar que o filho estava louco e assim com a ajuda de um médico psiquiatra da família dela, interna o coitado gente, em uma clínica psiquiatra.

Algum tempo depois...

Dani sai da clínica depois de fingir para o psiquiatra que estava bem, e que tinha sido ele mesmo o causador de seus ferimentos, e não seu tio, e aí começa a trabalhar no pet shop do pai de Claudinha. Como ele á conheceu? Aí é outra história.

Com esse novo trabalho, que Dani descobre que o Yuri que Claudinha namora e é apaixonada, é o mesmo Yuri que namora Bia, e aí ele juntou dois mais dois, e percebeu o canalha que Yuri era.

Mas mesmo depois de todas essas confusões, ainda terão muitas outras. Daniel tentando fugir para não ser novamente internado, duas garotas grávidas, uma briga feia entre Daniel e Yuri por causa de um vídeo horrível e pornográfico, loucuras de Sabrina, muito choro de Bia ao descobrir a traição, e terá ainda a entrada de Carol, uma menina fofa que mudará o coração de Gustavo, entre outras confusões.

Ficaram confusos? Ai gente, então vocês terão que ler esse livro que é uma delícia de Young Adult. Eu amei a história e sei que vocês amarão também.

Minhas Impressões

Quando vi a premissa do livro, eu quis logo ler, sabia que seria uma leitura leve e bem descontraída, somente isso.

Mas me impressionei, com a forma que a autora conduziu a história. Não é apenas mais um livro juvenil, e nem mais uma historinha de romance entre adolescentes. O livro nos traz tantas reflexões, que me deixou apaixonada.

Amor verdadeiro, amizades que transpõem barreiras, sentimentos de carinho, perdas, traições, falta de amor próprio, obsessão, traumas, família, violência... todos esses sentimentos e palavras, e muitos outros, estão presentes nesse livro.

Pontos negativos eu não achei nenhum na história, quanto aos positivos, se eu for falar todos, fico aqui até amanhã. Mas um dos positivos que mais gostei, foi a forma que a autora achou de tratar assuntos importantes, que acontecem tanto no nosso dia a dia, ou no de conhecidos, que eu não vejo tanto assim, serem abordados por aí, em outros livros. Como por exemplo, a violência dentro da própria casa de vários adolescentes.

A leitura é bem leve, rápida e de fácil absorção. Quanto aos personagens, como já falei acima, todos foram importantes na história, nenhum ficou deslocado ou foi desnecessário, e isso me chamou bastante a atenção.

Ri muito quando comecei a ler sobre o livro no folheto que veio junto, e li que no livro não haveria um triângulo amoroso, mas sim um "amor teia de aranha". Mas quando li o livro, eu entendi o porque da autora ter citado o amor dessa forma. Daniel, Gustavo, Sabrina e Bia. Todos juntos na mesma confusão do amor. Só lendo o livro para vocês entenderem.

Quanto a ortografia, só achei alguns poucos erros, mas nada que atrapalhasse a minha leitura. A diagramação eu adorei, folhas amareladas, letras maravilhosas para leitura. A capa, parece hot, mas não tem nada á ver com isso, a boca sensual, é a boca de Bia, que adora usar um gloss que deixa Daniel louquinho para beijá-la.

Mariana meu bem, você está de parabéns, amei seu livro e super recomendo a leitura. Quanto á editora, eu também dou os parabéns, adorei o cuidado com a edição, os detalhes dentro do livro ficaram lindos.

Então leiam minha gente, porque a história, te faz rir, chorar, amar e odiar. Querem mais?

Beijokas e até a próxima resenha.

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Quel 10/09/2014

Para os adolescentes ...
Neste livro encontramos vários personagens , Gustavo , Daniel seu melhor amigo , Bia irmã de Gustavo , Larissa melhor amiga de Bia , e Sabrina , uma garota que surge para deixar o mundo desses personagens de cabeça pra baixo ..

É um livro muito divertido é delicioso de ler , esses personagens são tão reais , eu adorei o Gustavo , apesar de não curtir esse nome rs e o Daniel é um fofo ( de início ) .

Eles são melhores amigos á cinco anos , eu considero isso uma vida , são praticamente irmãos , e olha eu quero um dia ainda quero ter uma amizade longa assim como a deles .

Daniel é o gatão dessa história , ele tem uma boa aparência , cabelos lisos , os olhos castanhos , creio que tenha uma altura razoável também , já Gustavo é alto , tem as madeixas de cor castanho , e é magrinho .

Falando em Bia , ela é um arraso , se eu a conhece-se pessoalmente eu não gostaria dela , mas não chame isso de inveja ta rsrs ela é linda , tem o corpão , os olhos verdes marcantes , ser amiga dela seria bem legal se ela não fosse um pouco irritante , achei ela meio fresca demais , uma personagem que odiei desdo início .

Gustavo como um ótimo amigo , também é um ótimo irmão , ele é super protetor , ciumento , afinal ter uma irmã como Bia requer mais atenção rs e apesar das brigas , eles como qualquer outro casal de irmãos , brigam como se tivessem 5 anos rsrs , vejo isso como uma prova de amor rsrs falo por experiência própria rs ..

Esses dois deixam toda a história mais real , fica ainda mais quando vemos que entre Bia e Daniel rola algum sentimento , isso é comum , mas acontece e geralmente o irmão intervem e tenta acabar com o sentimento e é exatamente isso que Gustavo faz , tem uma conversa seria com Daniel , pois por mais que a amizade seja longa e forte um romance como esse faz algo mudar na amizade , mesmo sem querer , Gustavo teme isso , tem medo da consequência . Daniel como um bom amigo escuta - o , mas a aproximação estranha de Bia continua , Gustavo confia no amigo , e espera que ele não descumpra com o que foi dito , eles não irão se envolver com a mesma menina e nem com a irmã um do outro nunca , jamais .

Essa promessa vira um estorvo na vida de Gustavo com a chegada de Sabrina , uma jovem linda a sua modo , que deixa o coração de Gustavo palpitante rs ..

E agora Gustavo ? Ele que inventou isso , e se encontra numa situação que ele mesmo não queria estar , que confusão .

Sabrina é mais nova namorada de Daniel , e que por infelicidade do destino , essa mesma menina séria a futura namorada de Gustavo , eles já se conheciam tem um tempo , e segunda ela o namoro em que ela está não vai bem , ou seja o namoro entra ela e Daniel , e praticamente prometeu que terminaria com o seu atual namorado para ficar com ele , - eita eita , eu não queria estar na pele dessa moça ..

Em determinado momento essa confusão chega á uma situação em que me faz odiar Daniel e Bia mais ainda , eles são tão egoístas , não veem que essa amizade colorida não faz bem para a Sabrina , coitada , eu no seu lugar morreria de raiva , imaginem , ver o meu namorado de amizadinha suspeita na minha frente , por mais que o namoro não esteja bem isso iria me deixar com muito ciumes , mas o pior é que a Sabrina que sai como a chata , e louca da história por causa um climão ao enfrentar Bia de frente .

Depois disso tudo muda , o modo como vejo cada personagem , e de certa forma passo a odiar todos eles , pois nenhum pensa no próximo , se esta magoando ou não , só pensam em si próprio , principalmente Bia e Daniel .

Bia tenta fazer com esse clima tenso passe logo , e tem a ideia de arrumar um namorado , um namorado meio que de mentirinha , poxa , tem coisa mais infantil ? Acho que não .
Essa " atitude " me fez odiar mais ainda Bia , achei que isso fosse impossível , mas foi , pensei no momento e , caramba , existe pessoas assim no mundo real , que usam os outros , ela escolhe a dedo o garota que será seu " namorado " , aparentemente escolheu o pior , um nerd , baixinho , que usa óculos de uma lente bem grossa , o famoso " fundo de garrafa " , parece péssimo né ? mas não exatamente .

O rapaz de chama Yuri , e de cara ele foi a minha única saída para a leitura não ser algo desagradável , ele é diferente de todos , é calado , e tímido , não nego gostei muito dele , mostrou ser bem esperto ao sacar qual era a de Bia , mas mesmo assim topou seguir com a farsa . Daniel odiou saber que Bia estava ficando com Yuri , um garoto que não faz o tipo de Bia , ele sabe , mas fica difícil ver ela com alguém , sendo que ele que deveria estar ao dela com o posto de namorado , só que Daniel não liga muito , esta passando por algo bem pior em casa , sua mãe é bem desleal ao trair seu pai , enquanto ele viaja a negócios , Daniel sabe de tudo , e fica bem transtornado , isso faz com eu baixe a guarda para o lado dele , não da para odiar tanto assim alguém que esta passando por algo assim , tenso demais , seria até insensível de minha parte .

Coincidência ou não , abaixei a guarda um pouco para o lado de Bia , enquanto ela namora com Yuri , mostra que pode ser uma pessoa normal , apesar de ainda seguir com a farsa, e que para mim não deixa de ser algo bem sem noção , mas Bia passa a reparar em Yuri de verdade e por alguns momentos achei que ela poderia realmente se interessar por ele , por ser sempre um homem de verdade com ela , sempre ao seu lado escutando as bobagens que ela diz , suas lamentações a respeito de Daniel , mas como nesse livro tudo não é como parece , o Yuri mostra ser uma pessoa bem diferente daquela que admirei de início , mostrou ser um canalha , e do mesmo jeito que Bia o estava usando , ele passou a usá - la.

Acho que de todos os personagens jamais esperava isso de Yuri , mais uma semelhança da vida real , vemos uma pessoa que parece tão inocente mas que as vezes nem é , é só aparência . Mas no fim das contas ele o personagem que fez a diferença para mim , para que eu gostasse da leitura , ao chegar na pagina final fiquei feliz por ter existido ele na história , apesar de ter mostrando suas garrinhas , por ter me decepcionado , não foi uma grande decepção , continuou sendo o diferencial nessa história .

No fim , Bia , Daniel e Gustavo terminam como o antes , o antes dessa confusão toda acontecer , amigos inseparáveis , alguns personagem entram nesse fim , por exemplar a atual namorada de Gustavo , que se chama Carol , ele desencanou de Sabrina e foi tentar ser feliz , encontrar o amor , alguém que valia á pena , o mesmo com Bia , ela é uma chata , mas Daniel consegue a suportar . Não consegui ver sentimentos verdadeiros nessa história , além da amizade , da forte amizade entre esses personagens , mas que não deixa de ser algo bom .

O fim para o meu personagem , o Yuri , foi ultra engraçado , por ser um canalha , terminou sendo o pai de dois ( um de cada garota ) , acho que poderia ter um fim melhor , talvez ao lado de Bia , talvez . Ele fechou com chave de ouro , afinal até mesmo nós humanos comentemos atitudes impulsivas ao logo da vida e nos resta as consequências .

****

O livro é bom , eu recomendo , sei que critiquei muito os personagens que não curtir , mas você que se interessou pela história poderá gostar , eu sou bem chata quando se trata de adolescentes , eu tenho 18 anos e não lembro de ter sido uma adolescente , não lembro de ter sido assim , parece que eu pulei essa fase , nunca fui uma garotinha como a Bia , mimada que tem o que quer a todo custo , eu sei o posso ter e o que não posso e se vale a pena eu luto por aqui que quero sim . Não gostei dos personagem , mas a história é boa , no fim senti vontade de chorar , senti saudades de odiar e amar ao mesmo cada um deles , porque eu gostei deles , só que me decepcionei pelas atitudes que eles tomavam ao longo da história , acho que foi por isso que gostei do Yuri , e ao mesmo tempo já estava prepara , doeu ? Sim doeu muito , sofri por ele , por Bia , por todos , torci para que fossem felizes e foi isso que aconteceu , foi uma boa leitura , que me fez sentir muitas coisas ao mesmo tempo , e aprender muito mais ainda sobre as pessoas em geral .

Sobre a capa e diagramação são só elogios , acho que esse é o livro mais lindo da minha estante . A capa é perfeita , amei essa boca super sexy , aliás essa boca representa a boca da Bia , a diagramação é linda , adorei os desenhos de bocas e o batom , sem falar na letra que foi uma ótima escolha .

Quero parabenizar : Marina Avila , pela capa , D.E.S pela diagramação perfeita , e a Verônica Sobreiro pela ótima revisão , não encontrei nenhum erro e a própria Mariana Mello , que fez uma história bem divertida , que mostra a realidade de alguns adolescentes hoje em dia , espero muito poder conhecer outras de suas histórias , muito obrigado .

site: http://raquel-ebooks.blogspot.com.br/

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
Certamente, você já leu histórias sobre triângulos amorosos. Mas em Beijos e batom, Mariana quis agitar ainda mais e criou um verdadeiro redemoinho de relacionamentos. É claro que isso só poderia dar muita confusão e sofrimento, principalmente para nós leitores.

Gustavo, Beatriz, Daniel, Larissa, Sabrina e Yuri (ufa!) serão os principais responsáveis por nos fazer rir, chorar, sentir raiva, vontade bater em alguém... Enfim, um misto de sentimentos que nem você mesmo vai conseguir explicar. Os personagens são tão entrelaçados que eu não sei nem por onde começar, mas vamos tentar do início mesmo, haha.

Gustavo e Bia são irmãos gêmeos e moram com seus pais que vivem brigando. Eles são bem unidos apesar das briguinhas e implicâncias comuns de irmãos. Larissa é melhor amiga de Bia e ex-namorada de Gustavo. Daniel é melhor amigo de Gustavo, mas gosta de Bia, que também é apaixonada por ele. Isso não seria tão complicado se não fosse por um detalhe, Gustavo morre de ciúme da irmã e percebendo que algo pode surgir entre ela e seu amigo, ele resolve fazer um pacto com Daniel. Eles prometem que nunca irão ficar com irmãs, primas, namoradas e etc. do outro. Depois desse bendito pacto, Daniel começa a namorar Sabrina, que está indo estudar no mesmo colégio que ele, a fim de tentar esquecer Bia de uma vez por todas.

Gustavo é um garoto que se acha feio e desajeitado, principalmente pelo fato de sua irmã ser linda e chamar atenção de todos os meninos do colégio. Ele acaba conhecendo uma menina pela internet e depois de tantas conversas, ele acaba criando um sentimento forte por ela. Ela tem namorado, mas vive reclamando dele para Gustavo, dizendo que ele não lhe dá atenção, nunca quer sair com ela e nem lhe beija direito. Ela e Gustavo combinam de se conhecer e vão ao cinema juntos, onde acabam ficando e trocando algumas declarações.

Depois desse final de semana, Gustavo, Bia e Daniel vão para o colégio juntos como sempre fazem todos os dias. Sabrina chega à escola logo depois deles e quando Gustavo a vê, descobre quem é a misteriosa namorada do seu melhor amigo: a menina com quem ele mantinha contato pelo MSN.

Para completar essa confusão, Bia começa a namorar Yuri para tentar esquecer Daniel. Para Bia, Yuri é apenas um garoto tão tímido que engasga até na hora de responder a chamada na sala de aula. Mas as coisas não são bem assim. Na verdade, ele é bem mais esperto que isso e esconde muitas verdades sobre a sua vida. Não vale nada e é um verdadeiro canalha.

Achei a história bem legal e gostei muito da narrativa da Mariana. É uma história simples, mas que mexe com quem está lendo. Mariana consegue falar sobre traição, amor, amizade, sexo, gravidez na adolescência, problemas entre pais e filho de maneira despretensiosa, leve e natural. Ela fala sobre tudo isso, principalmente sobre sexo, abertamente e sem ser vulgar. Parece mais uma conversa entre amigas em que somos ouvintes da autora. Sentimos-nos próximos por ser uma história comum de adolescentes sofrendo por amor ou porque foi traído ou porque enfrenta problemas dentro de casa. Problemas que vemos todos os dias, muitas vezes, com pessoas próximas ou até mesmo com nós mesmos.

site: carolinecuri.blogspot.com.br

Fernanda 20/11/2013

Resenha: Beijos & Batom
Resenha: “Beijos & Batom” da Mariana Mello Sgambato é um livro muito prazeroso e divertido. É aquela obra que o leitor consegue ler em questão de horas e mesmo assim ainda fica ansiando por mim. Os personagens – sem exceções – são muito bem trabalhados e irreverentes. Impossível não se encantar com as confusões, intrigas, desejos e realizações desta trama

De início, já conhecemos Gustavo e sua irmã Bia. Confesso que eu me identifiquei muito com ela por que ela vive pegando emprestado as meias do irmão dizendo que as dele são mais confortáveis (mesmo que ela tenha várias). E sim, eu faço isso também, haha!

A relação dos dois é bem normal, com as casuais brigas entre irmãos e apesar de tudo, Gustavo ainda se mostra bem protetor em relação a ela. Em seguida conhecemos Daniel, melhor amigo de Gustavo há exatos cinco anos. Bia se esforçava para chamar a atenção dele, porém sem sucesso. Será? O caso é que os dois amigos já haviam conversado que não teriam relações com irmãs, namoradas ou qualquer outro tipo de parentes um do outro.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/11/resenha-beijos-batom-beijosebatom.html

Nanda 16/06/2013

[Resenha] Beijos & Batom - Mariana Mello Sgambato
Geralmente estamos acostumados com triângulos amorosos, mas o que acontece em Beijos & Batom não é bem isso.
Vou explicar e vocês tentem acompanhar o raciocínio, certo? Bia é irmã gêmea de Gustavo, embora os dois não se pareçam em nada (nada mesmo!). Gustavo é o melhor amigo de Daniel, que por sua vez é apaixonado secretamente por Bia (e vice-versa), mas namora com Sabrina, que não gostava tanto assim de Daniel e resolveu ir trocar uns beijos com Gustavo.
Entenderam? Deu tic ainda não? Prosseguindo então.
No meio de toda essa confusão, na qual Larissa muda de colégio para ficar perto de Daniel que é onde tudo começa. O mais interessante em Beijos & Batom é que mesmo envolvendo tantos personagens, focando em vários pontos distintos (pontos estes que envolvem traição, divórcio, gravidez indesejada e agressão), a leitura flui fácil e os diálogos são convincentes.
Eu, no alto dos meus 19 (quase 20) anos, consegui me identificar com algumas passagens do livro, e os personagens são muito bem construídos. Mesmo com a leitura fácil, em algumas partes eu achei que o desenvolvimento foi lento, em outras rápido demais.
Fora isso, eu gostei muito do que o livro propõe, é um romance escrito para adolescentes, o que não impede, é claro, que pessoas mais velhas o leiam, basta despertar o "aborrecente" que existe dentro de você.
Uma coisa legal do livro é que a autora conseguiu mostrar diversas situações verídicas, inserindo os elementos necessário (e dosados, vale lembrar) para cada parte da história.
A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que faz com que seja possível observar as histórias com seu próprio ponto de vista. A diagramação do livro é muito bem feita, incluindo o início de cada capítulo com uma batom e a substituição dos asteriscos por beijinhos*. A única ressalva é em relação à revisão, encontrei alguns errinhos, mas nada que impeça a leitura ou que seja tão estrondoso.
*Vocês podem conferir a diagramação aqui: http://ecasuais.tk/15zf9tA e http://ecasuais.tk/11jF5Gm.
No geral, o livro é muito bom no gênero que se propõe e conseguiu despertar a Ananda de 15/16 anos, fazendo com que ela se identificasse com a história. E se você deseja entrar nessa história enrolada, eu recomendo sim a leitura.

Giulia 24/04/2013

Prazer, me chamo Livro - www.prazermechamolivro.com
Resenha publicada no blog 'Prazer, me chamo Livro'

Gustavo que gostava de Larissa que namorava Daniel que não esquecia Beatriz que ficou com Yuri... e por aí a história vai. Pros que gostam de triângulos amorosos, esse livro é prato cheio!

Gustavo e Bia são gêmeos e amigos de Daniel. Por conta da amizade, os meninos fizeram um acordo de não namorar irmãs/ex/primas/etc. do outro. Só que eles se envolvem com a mesma garota sem saber! E Daniel não quer assumir que gosta da Bia por causa do trato. Quando você acha que a história não pode ficar mais embaraçada, aparecem os outros personagens aí de cima e mais alguns pra te complicar ainda mais. Eu jurei que ia ficar perdida, mas no final todo mundo tinha um papel importante na história. Não quero detalhar quem é quem e quais são as relações entre eles pra não perder a graça quando você for ler.

É um livro de e para adolescentes, não espere muito se você não gostar desse tipo de literatura. O enredo é legal, explorando assuntos característicos da faixa etária - amor, amizade, sexo/1ª vez, gravidez indesejada, traição, brigas, problemas familiares... Os personagens não são estereotipados, sabe? Tirando Bia, que é linda (mas tem os seus problemas e defeitos), os outros são adolescentes normais, encontrados em qualquer turma de Ensino Médio.

Bia pensou em seu relacionamento com Daniel. Sentiu-se péssima com a rejeição. Por que ele a pediu m namoro então se sempre gostou de outra menina? Por que não estava lá tentando conquistar a tal menina e preferia ficar brincando assim com os sentimentos dos outros? Isso era muito errado! Mais uma vez aquela ilusão do príncipe encantado veio abaixo: fazia-se cada vez mais sólida a certeza de que se Bia entregasse seu coração para Daniel, ele esmagaria sem piedade.

Eu li muito rápido, em uma tarde apenas. Nada de enrolações nem passagens que você se arrasta pra terminar. Mas infelizmente há vários errinhos de revisão (será a Modo outra editora com esse problema? =/).

A capa é bonita? Sim! Mas não acho que tenha sido a melhor pro livro. Na boa, na primeira vez em que vi, jurei se tratar de algo adulto. E depois ainda vi essa imagem sendo vendida pela internet. =/ Em compensação, o interior é bom: páginas amareladas e uma diagramação fofa. Nos capítulos tinha um batonzinho e naquelas divisões dentro dos capítulos havia umas boquinhas.

Esse livro chegou até mim por um book tour organizado pela própria autora, e agradeço a ela pela oportunidade. É sempre bom prestigiar a nossa literatura!
E quem gostar do gênero adolescente, se joga na leitura! ;)

Dan 22/01/2013

Resenha: Beijos & Batom
Galera, não consegui desgrudar do livro e o li super rápido. Amei me divertir em suas páginas.

Bia é irmã de Gustavo, que é melhor amigo de Daniel, garoto por quem Bia é apaixonada.
Gustavo, acreditando que se Bia e Dani se envolvessem estragaria a amizade dos dois, fez Daniel prometer que não namoraria sua irmã.

Gustavo estava afim de uma garota da internet, ficaram algumas vezes... o problema é que a menina tinha namorado. Ela disse para o Gu que estava terminando... que o namorado era um babaca, que não lhe dava atenção e ainda por cima a tratava mal. O que Gustavo não contava era que a sua ficante era a nova namorada de Daniel, Sabrina.

Daniel é apaixonado por Bia, mas preso a promessa que fez a Gustavo (que era como um irmão pra ele) não pôde pedir Bia em namoro, e para tentar esquecê-la acabou namorando Sabrina.

Bia arruma um namorado nerd para fazer ciúmes a Daniel. E quando ele lhe pede pra deixar o garoto e namorar ele, ela diz que não. Bia tem medo que Daniel a trate mal como fez e faz com as namoradas. Ai o garoto fica sem entender nadinha, rs. O fato é que todas as garotas que Dani se envolveu, ele não se importava, pois era apaixonado por Bia.

Dani acaba sofrendo, passando por problemas familiares que me deixaram indignada. Será que esse amor terá uma chance?

A história toda é uma maior confusão de amor, ciúme, traição, problemas familiares. Fatos que qualquer um pode viver, acho que é isso que dá o “toque” interessante no livro.

Liachristo 22/01/2013

Resenha - Book Tour - Beijos & Batom - Modo Editora
Beijos e Batom, conta a história de Larissa, Bia, Gustavo, Daniel, Sabrina e Yuri. Ao longo da história, outros personagens vão aparecendo, mas sempre de maneira entrelaçada com os personagens principais.

Eles estão no que considero a melhor fase de suas vidas, a adolescência.

Bia e Gustavo, são irmãos gêmeos, que se gostam muito, e se dão bem dentro do possível entre irmãos. Dá para perceber, durante a leitura, todo o cuidado, amor e carinho que teem um pelo outro.

Bia, é linda, popular e muito voluntariosa. Faz muito sucesso na escola, é apaixonada por Daniel, e por este amor ela é capaz de fazer muitas loucuras, que acabam se tornando situações complicadas.

Gustavo, é um pouco tímido, se acha feio, e por isto é meio inseguro em relação a relacionamentos.

Daniel é o melhor amigo de Gustavo e é apaixonado por Bia. É bonito e muito popular na escola, tem sempre garotas ao seu redor. Mas, apesar disto, ele irá passar por sérios problemas familiares, e eu cheguei a sofrer junto com ele nestes momentos... É eu sou dessas leitoras que entram na história...

Larissa é a melhor amiga de Bia e ex-namorada de Gustavo. Está sempre tentando ajudar Bia a ficar com Daniel. É a típica amiga pra todas as horas e situações.

Sabrina, é a namorada de Daniel, mas também se enrola com Gustavo. Um adolescente insegura e problemática.

E finalmente temos o Yuri, o típico carinha dissimulado. Ele aceita se fingir de namorado da Bia, para colocar ciúmes em Daniel. Todos na escola, pensam que ele é fraquinho, bobinho, mas na verdade ele é um lobo na pele de cordeiro.

A história é tipicamente adolescente, e aborda temas que fazem parte desta época da vida. Entre eles: gravidez não planejada, brigas entre amigos, duas meninas apaixonadas pelo mesmo cara, amores mal resolvidos, problemas com os pais, etc...
Estes são temas atuais e de alguma maneira, todo adolescente acaba passando por algum deles.

É uma história leve, divertida, fácil e a leitura é bem fluida. Dá para ler, numa tarde só.

A autora, soube trabalhar muito bem esta temática e faz com que os personagens, se tornem bem reais para o leitor. A impressão que você tem ao ler o livro é que pode conhecer ou vir a conhecer, qualquer um deles, no seu dia a dia.

O amor de Bia e Daniel, é muito fofo, mas um pacto feito entre Daniel e Gustavo, faz com que este relacionamento, tenha muitos altos e baixos, e a gente fica o tempo todo torcendo para que eles se acertem logo...

A amizade entre Gustavo e Daniel é muito bonita e confesso que até senti saudades, dos amigos daquela época, que infelizmente a vida vai afastando da gente.

Larissa e Bia, também são grandes amigas, e Larissa está sempre tentando, fazer com que Bia e Daniel fiquem juntos. Sempre segurando a barra da amiga, e incentivando ela a dar mais uma chance para Daniel, já que os dois vivem entre tapas e beijos... kkkkkkkk
A história foi bem desenvolvida e o leitor fica totalmente envolvido, pelas situações que os personagens passam. Há muitas reviravoltas e os capítulos são divididos em partes, recheados de diálogos espirituosos e engraçados.

O livro tem alguns erros de revisão, o que no meu caso, não atrapalhou a leitura e nem o entendimento da história.
A capa é linda e foi a primeira coisa que me atraiu. A diagramação é boa e a cor da página ajuda e muito na leitura.

Eu recomendo Beijos & Batom, a todos aqueles que curtem um bom Y.A.
Bjus

Rotina Agridoce 20/12/2012

O livro começa mostrando Gustavo e Bia, eles são irmãos gêmeos e moram com os pais. Apesar das constantes brigas entre eles, pode-se dizer que eles são muito unidos. Bia, é a garota linda que chama a atenção de todos na escola, já Gustavo se acha feio, e não é muito popular.

A melhor amiga de Bia é Larissa, ex-namorada de Gustavo. E o melhor amigo de Gustavo é Daniel, este que Bia é completamente apaixonada. Mas Gustavo morre de ciúmes da irmã e quando ele vê o interesse de ambos, de sua irmã e seu melhor amigo, ele faz um pacto com Daniel, eles não podem nunca ficar com irmãs, namoradas, primas, um do outro, para assim nunca por em risco a amizade deles.

Daniel, para tentar esquecer seu amor por Bia, então começa a namorar a Sabrina, que passou a estudar no mesmo colégio com ele.

"- Como foi que você conheceu o Daniel? - Larissa quis saber, toda curiosa com a última fofoca da escola.
- Os pais dele são amigos dos meus pais. Eu o conheci em uma festa na minha casa... - Sabrina contou, ainda dentro do box, e sem coragem de sair. - Não foi nada assim romântico.
- É verdade que você pediu ele em namoro? - Bia provocou...
(...) - Pedi. Você acha que eu deveria ter esperado ele fazer o pedido?
- Daniel não é do tipo que pede em namoro. - Larissa informou como se conhecesse Daniel há séculos e procurando deixar Sabrina desconfortável com isso." pág 18

Gustavo conhece uma menina pela internet, e depois de algum tempo falando com ela, passa a gostar muito dela, mas esta tem namorado, mas vive reclamando que ele não lhe dá tanta atenção, está descontente com ele por ele não querer nunca sair com ela e até nem anda a beijando direito.
Um dia eles marcam de se encontrar e vão no cinema, onde eles acabam ficando juntos.

Um dia no colégio, quando Gustavo vê Sabrina, e descobre que ela é a namorada do seu melhor amigo e ela também é a menina que ele mantinha contato pelo MSN.
Gustavo acaba por desrespeitar Daniel, por querer roubar sua namorada, mas ele se sente uma droga por pensar assim.

Bia com ciúmes da namorada do Daniel, passa a namorar Yuri, um garoto nerd e tímido da escola, mas esse namoro é só de fachada, para provocar Daniel. Mas o que Bia não sabe sabe é que Yuri, é mais esperto do que ela imagina, ele esconde muitas coisas da vida dele, e ele acaba por se mostrar um verdadeiro canalha.

leia o restante em meu blog

Ednelson 04/12/2012

Análise:

“[...] não precisou terminar a música, porque ela o interrompeu se jogando em cima dele [...]”.
—Pág. 281.

Saudações, caros leitores! A adolescência é uma fase de muitas descobertas, tanto acerca de si mesmo, quanto do mundo. Normalmente é neste período que vislumbramos o amor, visto que é difícil percebermos com clareza coisas que agitam ainda mais o caldeirão de hormônios que abrigamos em nossos corpos. Lágrimas, beijos, sorrisos, incertezas, isso e muito mais é a adolescência. Agora, farei algumas considerações.

O enredo tem uma base simples, mas que a autora consegue ramificar, proporcionando uma leitura divertida, algo na medida para quem busca relaxar com um texto suave. A linguagem foi um dos aspectos que chamou a minha atenção aliás, pois a Mariana “permitiu” que os seus personagens principais fossem eles mesmos, ou seja, mantivessem um vocabulário próprio da faixa etária, Achei isto perfeito, uma vez que desta forma o que é ficção se situa mais perto do real e os leitores podem se ver no contexto, seja quando eram mais jovens ou atualmente.

Alguns dos personagens iniciais são: os amigos Daniel e Gustavo, Bia, irmã de Daniel, Larissa, melhor amiga de Bia e ex-namorada de Gustavo, e Sabrina, namorada de Daniel que tem alguns segredos que sacodem a história conforme são revelados. Outros personagens surgem e acrescentam mais tempero às páginas. Acontecem vários pontos de viradas, passando longe dos clichês dos filmes americanos sobre adolescentes ou novelas globais. Essas mudanças de rumo frequentes retratam a inconstância dos espíritos que ainda almejam encaixarem-se no mundo e para tal finalidade percorrem os mais distintos tons emocionais.

Cada capítulo, que é divido em várias partes, tem um nome, porém eles não entregam demais sobre os eventos futuros e em alguns casos servem para nos surpreender, pois nos induzem a enxergar por um ponto que mais adiante se desdobra além do que podemos imaginar.

A capa do livro é um reflexo do fulgor de sentimentos em cada linha, o batom de cor vermelha, associado à paixão, em contraste com a alvura de uma pele feminina é encantador, uma coisa que se devora com os olhos, e pode ser interpretada como um simbolismo para uma das questões abordadas: a perda da virgindade. O assunto é tratado com delicadeza, entretanto sem falso puritanismo.

A única crítica negativa que faço é em relação à revisão. Erros às vezes passam pelos olhos dos revisores, quanto maior o livro, maiores são as chances, mas o livro não chega às trezentas páginas e a quantidade de erros causou-me incomodo. A questão aqui não é a qualidade do trabalho dos revisores, mas como as falhas que encontrei atrapalharam na linha imersão do leitor na história que a autora foi construindo e que foi bruscamente interrompida em alguns pontos. Constatando-se este inconveniente e o que mencionei nos parágrafos anteriores, darei três selos cabulosos.

Escrevo no: http://leitorcabuloso.com.br/

Leitor Cabuloso 14/11/2012

Anacris 13/11/2012

Eu quero mais Beijos & Batom
Não tem como não sofrer com o dilema de Daniel e se apaixonar por este garoto lindo, fofo, atencioso e educado. Mas tem horas que dá vontade de socar ele também de tanta trapalhada que faz.

Bia é o tipo de garota que causa inveja até mesmo em sua melhor amiga (apesar da autora não deixar isso claro no livro, eu percebi). Ela é popular, bonita, manhosa, sempre consegue o que quer, mesmo que demore um pouquinho, sofre por amor. Mas tudo que ela faz é por causa de seu amor por Daniel.

Gustavo é o tipo quebra-galho (me desculpem, mas foi o que eu achei mesmo), ele é feio, sem graça, mas é amigo para o que der e vier, inclusive para dividir namoradas.

A história gira praticamente em torno da vida destes três e tem de quase tudo um pouco: sexo, amor, intriga, briga, traição, etc.

Beijos & Batom retrata a nossa realidade, embora eu ainda não tenha me acostumado que meninas de 15 anos já tenham relações sexuais (nesta idade eu ainda brincava de bonecas), brigam por causa de namorado, saem com vários outros meninos para fazer ciúmes e até mesmo engravidam, mas de forma um tanto divertida, sem apelos. O drama de filhos que presenciam a infidelidade dos pais e sofrem retaliações e violência é bem mostrado também.

A leitura é imensamente agradável, daquelas que não dá vontade de parar até que o livro acabe, e quando acaba a gente quer saber mais ainda o que acontecerá com os personagens.

Depois que eu li Beijos & Batom eu quero saber o que acontecerá na vida adulta destes adolescentes, afinal de contas uma história de amor como a de Bia e Daniel merece ter continuação.