Os Cátaros e a Heresia Católica

Hermínio Corrêa de Miranda

Resenhas - Os Cátaros e a Heresia Católica

Volnei 08/09/2021

Os Cátaros e a Heresia Católica
Os cátaros foram um grupo de pessoas que buscaram resgatar os verdadeiros ensinamentos de Jesus no sentido de ajudar o próximo, fazer o que o autor chama de serviço social e de uma forma ou de outra ser útil a sociedade. Isso deixou a igreja católica incomodada e assim por volta do ano de 1127 com o Papa Inocêncio III se inicia a perseguição a este grupo denominado pela igreja como hereges, O período aqui retratado foi durante muito tempo chamado de idade das trevas por contas das muitas mortes promovidas pela igreja que buscava manter as pessoas na total treva da ignorância

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Biblioteca da Pry 17/08/2020

O livro vem nos contar a história de uma das mais ricas civilizações da Europa: os cátaros ou albigenses. Mas, porque essa civilização foi extirpada?

Durante o livro, o autor nos traz um apanhado histórico da civilização e da localidade, trazendo os traços mais importantes, relacionados também ao Império e ao Poder que se foi tomando a Igreja Católica.

Os cátaros tinham como religião, simples e devota aos ensinamentos primitivos do cristianismo, fora das punições, cobranças, e principalmente, fora da riqueza, o que não foi aprovado pela Igreja, ainda mais que foi-se tomando uma proporção grande de apoiadores, até mesmo da grande sociedade imperial.

Daí, inicia-se a Cruzada e a Inquisição e o grande e devastador extermínio de uma civilização durante séculos.

A obra, baseada em um estudo histórico com diversas obras relacionadas a essa civilização, apresenta todo o apanhado histórico e geográfico dos cátaros - Languedoc (região costeira no sul da França).

Como a igreja "escondia" os escritos, os cátaros foram em buscas dos textos primitivos para basearem a sua fé e a forma de vida, simples e colaborativa. " O Languedoc parece ter sido o laboratório humano em que as experimentações com o futuro estavam se processando". Pois a partir da ideologia cátara, a Igreja começa a se perder nos seus pecados e mesmo com todo o poder, perde-se na fé.

Asdrubal 17/07/2011

Os Cátaros
Muito boa a dissertação dos fatos acontecidos no sul da França quando a igreja católica (leia-se papa Inocêncio IV) mandou matar todos os cátaros que não aceitassem a Igreja Romana como soberana e seus ritos!