Casa de Oxumarê

Casa de Oxumarê Angela Elisabeth Lühning...

Resenhas - Casa de Oxumarê

Luisa 26/04/2022

Ensinamento ancestral
Um livro muito bem escrito, nos dá um ótimo panorama da criação da casa assim como da estrutura dos bairros de salvador e da constituição do candomblé.

Anderson 16/03/2021

Um livro pequeno em volume, mas inestimável em informação. Um trabalho sociológico e antropológico que junta aspectos que amo: Verger, Ilê Oxumarê, Nação, Orixá e música sacra de candomblé! É triste ser contextualizado sobre as perseguições que o Candomblé sofreu e ainda sofre, no entanto, é estimulante ver o quanto os terreiros, mães de santos, filhos de santos, são resilientes e decididos a manter suas tradições e ancestralidade! Ilê que cultua a vida, a natureza, axé e os orixás há quase 185 anos através da dança e cânticos. Verger francês de nascimento e brasileiro de coração, em seus estudos nos presenteia com cânticos do xirê do Ilê
Oxumarê gravados em 1958! Uma festa dedicada àquilo que Olodumaré no deu de mais precioso: orixás! Aqueles que regem a natureza, o planeta e a nós!
"Oxumarê princípio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados caminhos, símbolo da continuidade, da permanência, da fortuna e riqueza, arco-íris que transporta as águas"