Carta a Um Jovem Professor

Carta a Um Jovem Professor Philippe Meirieu

Resenhas - Carta a Um Jovem Professor

Diego 19/03/2024

Os inspiradores conselhos de um velho professor
Philippe Meirieu, pedagogo francês, escreve este extraordinário livro como uma grande carta de conselhos de um antigo professor para um professor mais jovem.

O livro é centrado no sentido da docência, no ser professor (seja na atualidade ou em qualquer época).

Uma das noções mais importantes da obra (que já é dada logo na introdução) é o que Meirieu chama de ACONTECIMENTO PEDAGÓGICO: o instante quase mágico em que o aprendizado acontece, o aluno aprende, a turma avança, o professor sente que realizou seu papel no mundo. Partindo dessa noção, o autor nos coloca diante dos desafios diários da docência (sem perder de vista que todos temos a dimensão oculta do acontecimento pairando sobre nós...). As exigências da burocracia e da sociedade não podem nos tirar desse norte, nem as preocupações com disciplina e dignidade profissional. Sim, é difícil, mas é do jogo.

O autor ainda nos convida para outras reflexões importantes:

* Em vez de organizar a pedagogia, vamos pedagogizar a organização (no sentido de nos apropriamos dos projetos pedagógicos e não deixa-los a critério de tecnocratas).

* Abandonar nosso fascínio pela "aula espetáculo" e trabalhar próximo do aluno e dos saberes. Professor não tem que ser artista de stand up.

* Recusar a hegemonia da estatística e a redução dos objetivos pedagógicos ao mensurável, como se fôssemos gerentes de fábrica "empacotando produtos para jogar no mercado". SOMOS HUMANIZADORES, ANTES DE MAIS NADA.

* Há de se ter exigências consigo mesmo e para com os alunos. Levar a sério o que se faz, mostra ao aluno que a escola deve ser levada a sério. Não há diferença entre disciplina da escola e disciplinas ensinadas pela escola. O envolvimento de todos numa significa o envolvimento na outra.

* Seja você professor da pós ou da creche, TODOS SOMOS PROFESSORES DE ESCOLA, porque o ato de ensinar é sempre o mesmo.

regifreitas 23/10/2016

boa leitura. alguns exemplos dizem mais respeito à educação na França e não têm paralelos com a nossa realidade. mas no geral as angústias e desejos são comuns a todos os profissionais da área, não importando a sua nacionalidade.