Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Javalis de Chernobyl 07/05/2024

Maus é uma narrativa metalinguística que conta a história do autor Art Spiegelman conversando com o pai, Vladek, um judeu polonês sobrevivente do holocausto, sobre sua experiência sob o poder fascista.

Gostei muito do traço underground do autor, por mais que essa seja a história que o fez explodir. A história em si é emotiva, não apenas pelo horror do holocausto, mas pela relação entre pai e filho, a tragédia em suas vidas, que foi o suicídio de Anja, mãe de Art e esposa de Vladek, e a forma como o trauma da guerra afeta não apenas aos sobreviventes, mas também a seus filhos.

Sem medo de mostrar as contradições que envolvem o pai, e também a ele mesmo, Art se utiliza de metáforas de animais para ironizar a visão racial dos alemães: Eles são gatos, judeus são ratos, americanos são cães, poloneses são porcos, enfim.

No mais, é um ótimo documento histórico e artístico sobre o holocausto, é uma narrativa em metalinguagem muito bem trabalhada e também uma ótima ferramenta educacional sobre o tema.

Beatriz.Radomille 06/05/2024

Maus
Não tenho hábito de ler HQ e confesso que tenho certa dificuldade com o estilo.

Maus de forma muito criativa e impactante relata a história de um sobrevivente do holocausto que no livro os personagens são representados por animais.

Uma ótima reflexão e abordagem gostei muito.

Terra 06/05/2024

Uau.
Muito tempo que queria ler, peguei com meu primo essa semana. E é muito bom! Um livro muito claro sobre os horrores do holocausto, e muito sensível tbm

Maria 06/05/2024

Um sobrevivente de guerra
Maus é um registro histórico narrado por um sobrevivente em uma das épocas mais sombrias na história do mundo. Também mostra como um trauma tão grande pode impactar na vida pessoal e nas relações sociais e familiares de um indivíduo.

llargata 05/05/2024

"Spiegelman retrata os nazistas como gatos, os judeus como ratos, os poloneses como porcos e os americanos como cães. Todos são terrivelmente humanos."

minha nossa senhora...

o segundo livro não tem o mesmo impacto que o primeiro e dá pra sentir os motivos durante a leitura, conforme cada vez mais o artie vai perdendo a paciência com o vladek. mas é uma obra que violentamente te faz imaginar coisas sobre a guerra que você não fazia ideia e que cada vez pioram...

Lalawene 05/05/2024

Maus
A tempos queria ler um livro sobre a trágica Segunda Guerra mundial, mas, queria um livro que me trouxesse não apenas os fatos mas também um pouco de diversão, não queria uma leitura "tão tensa". Foi quando achei Maus. Ao ve-lo na livraria fiquei fascinada, demorei para conseguir compra-lo e quando o fiz devorei em menos de três dias.

O livro conta a história de Spilgerman, um Polones durante a segunda Guerra, muito sofrimentos, muitos momentos tensos, mas também de glória. Um livro muito bom para pessoas que procuram uma leitura produtiva e divertida ao mesmo tempo.

Hugo402 04/05/2024

Ótima leitura
Uma história instigante que cativa e desperta a curiosidade. Este livro surpreende ao relevar uma história que imprevisivelmente consegue se tornar mais dura e chocante. Recomendo a leitura.

Aria 04/05/2024

É o primeiro HQ que leio em muitos anos, e eu devorei esse livro. A leitura é fluída e é fácil entrar na história. É visceral, cruel, e muito detalhista. Tenho vontade de conversar com um sobrevivente. Sentir na pele, mesmo que seja impossível imaginar os horrores do Holocausto. Esse livro é uma visão mais realista das dores de quem viveu e sobreviveu ao holocausto. Que nunca tenhamos que passar por isso denovo.

História ruim de viver, mas boa pra contar.

Gabriel Nativo 04/05/2024

Muito bom! O livro é em formato de quadrinhos. Conta a história real de um sobrevivente do holocausto. Consegue impactar de uma forma absurdamente horrível. As histórias relatadas pelo sobrevivente contém muitos detalhes, o que torna tudo muito mais interessante e ao mesmo tempo bizarro...

dora! 03/05/2024

"Não, querida! Morrer é fácil, você deve lutar pela vida!"
Maus era meu livro do sonho, sempre quis ler e tinha muita curiosidade sobre essa HQ.
Não me arrependo nem um pouco de ter demorado para ler. O livro exige uma certa maturidade para compreender e engolir tudo que aconteceu, porque se já é difícil ler uma ficção sobre, ler uma história real, é pior ainda.
Teria lido o livro mais rápido se não tivesse que parar para respirar algumas vezes, porque chegou a me embrulhar o estômago.

Luiza2020 03/05/2024

Uma ótima leitura. Dá pra tirar lindas reflexões por causa de uma triste história. Só não gostei muito do final, parece que o escritor teve pressa para terminar.

Henry1k 01/05/2024

Os horrores da segunda guerra.
O livro de Art Spiegelman retrata de forma vivida os horrores vivenciados pela população judaica durante a tensão da subida de Hitler ao poder do Reich Alemão antes da Segunda Guerra, até o seu final, em 1945. Embora o seu visual de HQ pareça algo voltado mais ao público infantil, ele aborda temas muito pesados e profundos, desde a situação de vida precária que os Judeus da época eram obrigados a viverem, a separação de famílias inteiras até as torturas nazistas utilizadas nos mesmos. As suas artes bem detalhadas ajudam na imersão do leitor à situação da época, retratando a caça dos gatos (nazistas) aos ratos (Judeus).

Emanuele.Lucas 01/05/2024

Leitura muito legal!! Primeira HQ que leio e não podia ser melhor. O livro é rápido, fluido e, como trata de uma período trágico da história, bem tocante. Gostei do gênero e pretendo ler mais dele.

Recomendo demais!