Die vollständige Maus

Die vollständige Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

Theuusx 28/04/2024

Maus
Quando se diz que 6 milhões de vidas foram perdidas no holocausto querendo ou não acaba se tornando só números, mas de alguma forma esse livro consegue te fazer de algum jeito sentir uma dor no peito por cada crueldade cometida no nazismo.

Na minha visão "Maus" é uma leitura obrigatória que muda completamente a sua forma de ver até mesmo os seus próprios problemas, que as vezes achamos que são tão grandes mas comparados com os deles são tão minúsculos e insignificante. Reclamos muito por nada e sofremos muito por pouco.

Teté 28/04/2024

Saber que isso realmente aconteceu é de doer a alma, mas pelo menos nesse relato teve sobrevivência e um "final feliz" mas isso não anula todo o sofrimento que foi causado aos personagens citados.
O ser humano é podre!!

Ulqiorra 28/04/2024

"Como era estar em Auschwitz? BUU! Era mais ou menos assim. O TEMPO TODO! Desde quando passava pelo portão, até o fim."

Raah Marx 27/04/2024

Terrivelmente necessário
Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

" Maus é um livro que ninguém consegue largar. Quando os dois ratos falam de amor, você se emociona; quando eles sofrem, você chora." ? Umberto Eco

"Um triunfo modesto, emocionante e simples - impossível descrevê-lo com precisão. Impossível realizá-lo em qualquer outro meio que não os quadrinhos." ? Washington Post

"Uma história épica contada em minúsculos desenhos." ? New York Times

"Uma obra de arte brutalmente tocante." ? Boston Globe

"A narrativa mais comovente e incisiva já feita sobre o Holocausto." ? Wall Street Journal

" Maus é uma obra-prima. Como todas as grandes histórias, diz mais sobre nós mesmos do que poderíamos imaginar." ? The Guardian

PAVED 27/04/2024

Maus!
A história de um sobrevivente do holocausto é emocionante e muito pesado, e é louco e deprimente pensar do quanto os judeus sofreram naquela época de nazismo. Essa HQ deveria ser um dos livros importante para as escolas públicas e privadas.
E é muito importante! Principalmente para quem tem a matéria de "segunda guerra mundial" como a sua favorita. (Inclusive eu)
Favoritado, com toda certeza!

Ivan.Geller 26/04/2024

Maus
É um livro fluido, mas que lendo pela segunda vez, me pareceu ainda pior, cada detalhe parecia ainda pior, a forma como Vladek narrava viver sempre com medo, sempre alerta, ao lado de pessoas, de amigos, família, enquanto eles eram tratados como meros animais descartáveis.
Oque mais lembro foi de Vladek falando que não foram os melhores que sobreviveram, foi aleatório, não havia melhor ali, todos eram tratados com igual miséria.
E então, a forma como Artie retratou o pai, mostrando as coisas horríveis vividas por ele, mas ao mesmo tempo mostrando cada aspecto real de seu pai, que o tornava humano, resquícios do trauma, dos pontos irritantes e doces de Vladek, como ele sentia falta de Richieu, e da culpa por ter sobrevivido.

Isa 26/04/2024

Incrível!
Livro muito legal! Obrigatório para quem gosta de uma leitura rápida e dinâmica. Conta a história da segunda guerra mundial de um jeito tocante e de fácil entendimento. Super recomendo!

Carolina 26/04/2024

Ainda fico em choque com a maldade do ser humano
"Maus" é uma história em quadrinhos escrita por Art, filho de um judeu sobrevivente dos campos de concentração. Assim como em outros livros de relatos da segunda guerra, vemos o sofrimento, as dores, perdas que os judeus tiveram em decorrência do nazismo. Quem narra a história é Vladek, um idoso que no início achamos extremamente irritante,
mas que no decorrer da história entendemos os motivos de algumas falas e ações dele. Achei interessante como o autor retrata os judeus como ratos (daí o nome Maus > mouse em ingles) e os nazistas como gatos. Além disse, o duplo sentido na nossa lingua, nome do livro em alemão Maus, fazendo referencia a ratos, mas no portugues essa palavra tambem retratada maldade.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/04/2024

Ao mesmo tempo em que narra sua história, Vladek também convive com o filho no presente; uma convivência difícil, marcada pelos horrores da guerra, que claramente infringiram na personalidade de Vladek traços de trauma irreversíveis. Pequenos detalhes que parecem irritantes aos olhos do filho, já acostumado com as paranoias do pai, mas que lentamente se mostram sombras do horror que o pai aguentou.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535906282

Lucca38 26/04/2024

INCRÍVEL!!!
Nunca pensei que uma leitura obrigatória de colégio iria me fascinar tanto. Acompanhar toda jornada de Vladek antes, durante e depois do Holocausto foi emocionante. Um dos melhores livros que já li em toda minha vida.

Amanda547 25/04/2024

Muito bom, mas pesado
Um livro inteligentíssimo. A ideia é fazer uma espécie de eufemismo transformando os personagens em animais (judeus como ratos e nazistas como gatos) e retratar a história em quadrinhos. Mas pra mim, isso deixou tudo ainda mais pesado. Ou talvez essa tenha sido mesmo a intenção no fim das contas. Porque a realidade é que não há forma de amenizar algo tão cruel. Esse livro retrata de forma simples e bem direta o que foi esse período da nossa história. Vale demais a leitura. Mas esteja preparado psicologicamente.

Diana281 24/04/2024

O livro bem tocante e ler esse relato verídico do holocausto foi bem pesado, em algumas partes tive que fechar o livro e dar uma respirada... é triste ver como os judeus sofreram, como foram m0rt0s friamente mesmo depois do fim da guerra ter sido declarado...
Mas é necessário conhecer a história para evitarmos que se repita.

Lauraslsbatista 24/04/2024

Um retrato sincero de um tempo difícil
O melhor conteúdo sobre a 2 guerra que eu li em tempos

É uma forma bastante única de contar um passado tão trágico , usando-se de metáforas e de um realismo excepcional

Lust 24/04/2024

Maus....
Acabei de terminar de ler o livro 'Maus' e estou impressionado com a profundidade e impacto dessa obra. Art Spiegelman conseguiu transmitir a história do Holocausto de uma maneira única e poderosa, através das experiências de seu próprio pai, Vladek.
A forma como o autor retrata os personagens como animais, com os judeus sendo ratos e os nazistas sendo gatos, cria uma metáfora visualmente impactante que amplifica a brutalidade e a desumanização que ocorreram durante esse período sombrio da história.
A narrativa é cativante e emocionante, alternando entre o passado e o presente, enquanto Art entrevista seu pai e reconta suas memórias. Através dessas conversas, somos levados a uma jornada angustiante, testemunhando os horrores vividos por Vladek nos campos de concentração.
Além disso, o livro aborda a complexidade dos relacionamentos familiares e as marcas que o Holocausto deixou nas gerações seguintes. A relação conturbada entre Art e seu pai, marcada pela culpa e pela dificuldade de compreensão mútua, adiciona uma camada adicional de profundidade emocional à história.
A arte em preto e branco de Spiegelman é incrivelmente detalhada e expressiva, transmitindo as emoções dos personagens de uma forma única. A simplicidade das ilustrações contrasta com a complexidade dos temas abordados, criando um impacto visual duradouro.
'Maus' é um livro que todos deveriam ler. Ele nos lembra da importância de nunca esquecer os horrores do Holocausto e de lutar contra qualquer forma de discriminação e preconceito. É uma história que nos toca profundamente e nos faz refletir sobre a condição humana.
Recomendo fortemente a leitura de 'Maus' para todos que buscam uma experiência literária poderosa e significativa.

Lelouch_ph 24/04/2024

Como se conta uma vida de forma honesta?
Para falar de Maus é importante deixar claro como essa obra fala de um humano, que por mais que tenha passado pelo inferno por puro preconceito ele próprio não supera os que possui. A vida do pai de Art Spiegelman, é uma história de uma pessoa com princípios da década de 20-30. Então antes de ler a obra tenha ciência disso e tente não odiá-lo. Não vou falar sobre a história pois creio que, neste caso em específico, isso tornaria a leitura menos marcante. Mas em compensação, falarei sobre a maneira como o autor adaptou às gravações de conversas que teve com seu pai que inclusive também estão na obra. A parte mais interessante, de fato, é a escolha dos animais que representam cada grupo de personagens. Ratos representando os judeus para mostrar a que nível chegou a caça a essa etnia por parte da Alemanha. Gatos representando os alemães, para demonstrar o nível de aversão aos judeus. Porcos representando os poloneses que, por mais que tenham sido derrotados pela Alemanha, eram tratados de forma menos agressiva ou até respeitosa.(Eram vistos como humanos.) E cachorros para representar os estadunidenses, não são necessariamente amigos dos ratos, mas com toda a certeza são inimigos dos gatos. Essa construção parece simples, mas põe mais ênfase aos papéis de cada personagem trazendo uma profundidade maior aos atos cometidos por cada um. Dessa forma, mesmo para quem entende pouco do nível de atrocidades cometidas na segunda guerra pela Alemanha contra os judeus, torna-se mais simples a passagem da mensagem para um público mais leigo. Outro ponto a se analisar são as expressões dos personagens em momentos de dor ou sofrimento, ele consegue nos fazer sentir tristeza e se sentir tocados em cada quadro onde um rato sofre.
E mesmo sabendo que muitos dali não irão sobreviver, nós torcemos por cada um para que volte vivo. O autor, em mais de uma oportunidade, deixa claro como adaptar uma vida foi o maior desafio de sua carreira. Agradeço a ele por essa sinceridade, pois ela me deu mais certeza de que ele teve o cuidado necessário ao falar sobre o assunto que falou. Spiegelman teve a coragem de incluir cenas que dão mais peso a como a vida de seu pai muitas vezes não foi perdida por pouco, e muitas vezes é mostrado como o pouco pode salvar sua vida em uma situação como a que seu pais viveram. Uma habilidade a mais, ou menos, pode definir se você continuará vivo mais um dia ou não. Muitos filmes tentam demonstrar o nível de dificuldade que havia na vida dos que infelizmente estiveram nos campos de concentração. Mas neste livro, vemos essa adaptação feita com uma maestria rara de se ver. Aceitar um desafio como este por si só já é motivo de elogio, e conseguir concluir demonstra a genialidade do autor. Indico essa obra para qualquer pessoa que queira sentir a dor da sobrevivência que uma das pessoas presentes no holocausto teve de passar. E para aqueles que sejam fãs de quadrinhos, indico que analisem a obra com os dois olhos. Cada quadro possui uma peculiaridade que merece um olhar mais demorado. Não vão se arrepender de ler esse quadrinho.