O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

sra.Bridgerton 16/03/2024

Isso é muito black mirror, quando black mirror era bom
Estou muito chocada que esse livro é de 2012 e os dilemas com o nosso relacionamento com a tecnologia serem tão atuais, tão pertinentes.

Nessa história uma organização mundial com séculos de existência tenta controlar a humanidade através de sonhos, acabando com o livre árbitrio, imputando suas vontades nos sonhos e fazendo as pessoas as reproduzirem quando acordadas. Juntando essa pataquada toda na sinopse eu pensei "ok esse livro não tem muito lé com cré deve ser péssimo", mas a forma como toda essa trama é desenvolvida é muito interessante.
Em um dado momento do livro o discurso de um personagem narra tudo que está acontecendo na história recente da humanidade, como a pandemia, as fake news, a vida cronicamente online e a influência disso nas ações do dia a dia. Eles literalmente citam que a gripe espanhola de 1918 não iria ser nada para o que estava por vir, eu fiquei incrédula e até fui pesquisar a data da publicação do livro.
A vibe do livro você vai entendendo como um episódio da primeira ou segunda temporada de black mirror, quando a série ainda valia a pena.
A trama é até que bem amarrada, os personagens são bem desenvolvidos, tem algumas pontas soltas, mas nada que prejudique a experiência. O plot, infelizmente, dá pra pescar bem antes do momento da revelação chegar no final, ainda assim você fica com vontade de ler o porquê e o que vem depois das revelações.
Tem um quê de gore com cenas de abusos sexuais lançadas sem avisos isso me pegou de surpresa e me deixou desconfortável. Não são muitas cenas e nem tem nada muito explicito, mas mesmo assim seria bom estar ciente com um aviso, não acho que edições assim de 2012 carregem esses avisos como a gente encontra hoje em dia.

Gabi 02/03/2024

Ok
A história é boa, mas achei bem previsível na maior parte do tempo, não teve muito aquele suspense de descobrir o que vai acontecer.

Luana 10/01/2024

O melhor livro da minha vida
Chico anes: obrigada por essa obra de arte!
eva: obrigada por me inspirar sobre força, bravura, coragem, e sobre o amor genuíno.
CONSUMAM LITERATURA BRASILEIRA

Kári 13/11/2023

Eu amei o livro. Superou minhas expectativas.
Apaixonava-me ainda mais a cada página.
Este livro me prendeu do início ao fim. Simplesmente perfeito!

Mari.Brombatti 05/08/2023

Por causa desse livro passei a ter mais interesse por pesquisa e desenvolvimento científico e também por sonhos lúcidos (apesar de nunca ter me empenhado muito em aplicar as técnicas). Gosto do desenvolvimento da história e a escrita do autor, ainda mais por ser brasileira. Pretendo ler mais obras dele.

fernandatanno 01/03/2023

Bom livro, mas cagou no final
Bom, esse livro envolve alguns conceitos diferentes para pessoas leigas sobre o assunto abordado no livro, que é sonhos lúcidos, o que eu acredito que tenha sido muito pouco explorado, e até mesmo mal explicado.
No entanto, a história é muito envolvente, as coisas são bem detalhadas, porém, no final, caga tudo. No final, é tudo corrido, como se o autor não quisesse mais escrever (e eu entendo esse sentimento, sinceramente), mas ainda sim, é algo que me incomodou bastante.

Aninha | Bia 20/12/2022

libertação
Quando vi a sinopse dele na bienal, achei simplesmente incrível! Um universo em que as pessoas controlam os outros por meio de sonhos??? GENIAL!

O livro começa bem, tem um desenvolvimento interessante, principalmente quando se trata da conversa do chinês e do alcoólatra. Sem falar das questões dos sonhos e da crítica em relação a aceitação das tecnologias. Porém, não consegui me relacionar com os personagens, muito menos demonstrar emoções (e sou uma pessoa bem sensível).

Ele tinha tudo para ser AQUELE livro, mas quando cheguei no meio do livro só queria saber de terminar logo e ler outro. A leitura se torna rasa, as explicações também. Sem falar nas partes forçadas sobre a "sexualização da mulher na ciência", além da relação de Anna com Adhya (outra coisa sem sentido).

Na minha concepção, o livro tinha a faca e o queijo na mão, mas parece que a faca quebrou no meio do queijo. Assim, não foi um livro que me prendeu de forma prazerosa.

Por fim, gostaria mais de saber sobre o fim de Nik e La Gorda (que foram simplesmente esquecidos), sem falar no filho dela (que ninguém sabe o que aconteceu com ele depois de ser resgatado). Ou seja, estou indignada e feliz que finalmente me livrei.

SSandes 02/10/2022

Uma história bem surreal, a ideia de se poder jogar enquanto dorme é fantástica, beirando o "impossível" e o "incrível". E todos desenrolada a leitura, com a irmã morta e o filho desaparecido é muito bom.

Bianca 29/08/2022

Esperava mais...
Fazia anos que eu queria ler esse livro e sempre começava e largava, mas o livro(principalmente pela capa) sempre me chamou muita atenção e finalmente peguei pra ler de uma vez. Abordar sonhos lúcidos é a parte boa do livro, mas o desenrolar da história não me prendeu muito, tanto que larguei o livro umas 3/4 vezes. Enfim, o livro é bom mas eu esperava bem mais dele.

Thiago Tiengo 11/08/2022

Boa Premissa, Razoável Execução
O livro é cansativo e problemático, e apesar de sempre estar acontecendo alguma reviravolta, eu não me surpreendia com nada. Os personagens são muito mal desenvolvidos, eu mal me apeguei a protagonista, e tava chegando no final do livro, eu já estava cansado deles. Só tava querendo terminar e ler outro livro.

Há muitos momentos de sexualização da personagem que eu achei desnecessários, apesar de entender que em muitos momentos o autor quis tratar de assédio, da objetificação feminina e tals. Só que as vezes passou do limite mesmo. Os diálogos não são nada naturais, todos os personagens masculinos ficam falando "nossa, vocês mulheres", e as mulheres, por sua vez, ficam "tinha que ser os homens", isso me irritou muito, tava de saco cheio já, mas foi quando um dos personagens encostou os olhos na Eva e falou que tava apaixonado por ela que eu revirei os olhos, e bufei cada vez que ele falava algo assim.

Resumo, valeu a leitura, apesar dos muitos problemas, eu só não sei se recomendaria para alguém depois disso tudo.

Thay Gomes 03/08/2022

Meio termo
Não sei realmente o que dizer desse livro. Achei muito sério, mas esse lance sobre experiências oníricas foi o que me chamou a atenção nele (fora a capa, claro) e a inteligência da protagonista, todo o modo como os fatos vão se desenrolando. Valeu a pena a experiência

Biblioteca Álvaro Guerra 08/03/2022

" O que pode ser mais importante para a mulher do que o amor, o filho, a família ... e a vingança? E se tudo que você ama fosse arrancado da sua vida de forma brusca e violenta? E se para recuperar o que amamos precisássemos apenas entender nossos sonhos? "

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581630069

MaryP 28/02/2022

O Sonho de Eva
Gostei dos conceitos sobre sonhos lúcidos que o livro traz e sua mistura de misticismo com ciência. O plano de dominação mundial é bem crível e a protagonista é interessante, mas é bem chato quando o autor simplesmente deixa de lado a apreciação do quanto a Eva é uma mulher forte e inteligente para falar sobre o corpo e a aparência dela (algo que até chega a ser relevante em uma certa parte da história, mas que é repetido de forma incômoda, pelo menos para mim, sem necessidade. Sim, todo mundo já entendeu o quanto a Eva é bonita, atraente e tudo mais. Não precisa repetir isso quase todos os capítulos, nem fazer observações extremamente detalhadas sobre o corpo dela e das outras mulheres de uma forma que não faz com os personagens masculinos).

Leãozinho 01/02/2022

Uma crítica ao virtual
A trama gira em torno de um suposto jogo inovador que permite que você jogue enquanto dorme.

Mas no meio do desenvolvimento dessa tecnologia está uma organização que deseja o controle mundial.

É uma trama envolvente repleta de ação e suspense, daqueles que você lê prendendo a respiração.

O livro todo é uma crítica a nossa aceitação a ambiente virtuais e a ação deles no nosso comportamento na vida real.
Daniel Pinheiro 17/02/2022minha estante
Quando surgiu o Metaverso, logo lembrei desse livro

hachidorijoana 29/01/2022

Impressionante!
Ficção científica nacional espetacular. Confesso que demorei um pouco para engatar de verdade na leitura, mas depois de algumas páginas estava completamente viciada!