O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

iluj 26/06/2012

www.meninadabahia.com.br
Em O sonho de Eva, de Chico Anes (Novo Conceito, 296 páginas, R$ 29,90), temos a história da Dra. Eva Abelar - autoridade mundial em sonhos lúcidos. Durante uma palestra em Viena, recebe a notícia de que a sua irmã, Ana, se suicidou, e o seu filho Joachim desapareceu. Para Eva, o suicídio de Ana possuía algo de suspeito e o desaparecimento do seu filho também, afinal quem teria interesse nele e por quê? No meio disto tudo, Eva recebe o que parece ser uma proposta irrecusável, uma oportunidade de colocar seus experimentos em prática. Assim como a irmã, ela é chamada para trabalhar na Yume, uma companhia importante no mundo do entretenimento, que está desenvolvendo o que vem a ser o jogo revolucionário de todos os tempos, baseados nos sonhos.

Lá, Eva vai descobrir que suas suspeitas não estão erradas e que a Yume tem grande influência nisto. Mas por quê? É em busca de respostas que Eva aceita participar do projeto Dream Game, porém ela não imagina a verdadeira conspiração por trás de tudo. Sua teoria sobre lúcidos é a grande chave para a manipulação dos sonhos, o necessário para a Yume por em prática os seus planos.

O que você faria se alguém manipulasse os seus sonhos? De repente dormir pode ser um jogo perigoso, e enquanto alguns jogam, outros podem usar isto a seu favor.

- Existem armas bem diferentes dessa aí que deve ter no seu coldre do tornozelo. Me diga: e se eu fosse capaz de me apoderar dos sonhos das pessoas? O que acha que eu faria? Escolher as imagens com as quais sonhará hoje a noite, entrar no seu sonho e muda-lo como bem entendesse. E se eu pudesse fazer isso, hein? O eu você diria?

Pág. 7

Intrigante, seria como descreveria este livro, ao ler a sinopse me interessei bastante, mas acabei me surpreendendo a cada página lida. A história prende, não só por querer descobrir o que e quem está por trás do sumiço do filho de Eva, e do possível suicídio da sua irmã Ana, mas também pelos conflitos pessoais que ela tem, além da história a cerca do nascimento do seu filho. Tudo está relacionado e a Yume passa a ser a grande chave.

A forma como o autor tratou a questão em torno dos sonhos é um ponto a se destacar, a leitura em momento algum fica maçante, muito pelo contrário, nos instiga a querer mais. Ao ler O sonho de Eva, não há como não mergulhar no mundo dos sonhos e se surpreender. Dormir pode ser um jogo perigoso, mas a ideia de joga-lo pode ser muito interessante.

Aninha | Bia 20/12/2022

libertação
Quando vi a sinopse dele na bienal, achei simplesmente incrível! Um universo em que as pessoas controlam os outros por meio de sonhos??? GENIAL!

O livro começa bem, tem um desenvolvimento interessante, principalmente quando se trata da conversa do chinês e do alcoólatra. Sem falar das questões dos sonhos e da crítica em relação a aceitação das tecnologias. Porém, não consegui me relacionar com os personagens, muito menos demonstrar emoções (e sou uma pessoa bem sensível).

Ele tinha tudo para ser AQUELE livro, mas quando cheguei no meio do livro só queria saber de terminar logo e ler outro. A leitura se torna rasa, as explicações também. Sem falar nas partes forçadas sobre a "sexualização da mulher na ciência", além da relação de Anna com Adhya (outra coisa sem sentido).

Na minha concepção, o livro tinha a faca e o queijo na mão, mas parece que a faca quebrou no meio do queijo. Assim, não foi um livro que me prendeu de forma prazerosa.

Por fim, gostaria mais de saber sobre o fim de Nik e La Gorda (que foram simplesmente esquecidos), sem falar no filho dela (que ninguém sabe o que aconteceu com ele depois de ser resgatado). Ou seja, estou indignada e feliz que finalmente me livrei.

Maritza Bom 07/06/2012

Inteligente, bem estruturado e com um final eletrizante!
Logo nas primeiras páginas conhecemos Dra. Eva Abelar que está em Viena ministrando uma palestra sobre a combinação dos sonhos lúcidos com a superconsciência, relação que não é muito aceita pelos outros cientistas. No termino das discussões posteriores a sua apresentação ela percebe a presença de dois sujeitos estranhos e é deles que recebe a noticia de que sua irmã Anna faleceu, após ter se lançado da cobertura do prédio onde vivia em São Paulo. Como se não fosse o bastante, acaba descobrindo que Joachim, seu filho, está desaparecido. Evidentemente desconcertada, Eva retorna ao Brasil com o intuito de procurar pelo filho e investigar a razão do suicídio da irmã.

“O filho desaparecido, a irmã morta e uma caneta... Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. Anna era seu passado e sua dor. Joachim era seu presente e sua responsabilidade” (pp. 19)

No velório, Eva recebe um convite para continuar o trabalho da irmã, Anna trabalhava para uma empresa desenvolvedora de jogos, que em um novo projeto chamado DreamGame se propunha a permitir que o jogador participasse dos jogos em quanto dormia, através de sonhos lúcidos. Aceitando a oferta Dr. Abelar é enviada para China, mais precisamente a uma instalação subterrânea da empresa Yume, uma vez mais próxima das informações do projeto, Eva percebe um suposto perigo nos dispositivos dos jogos.

Cercada por pessoas desconhecidas e possivelmente inimigas, entre assassinatos, sequestros e sociedades secretas Eva terá de lutar pela vida do filho e impedir que um jogo, ou um grupo de pessoas misteriosas, manipule a população pelos seus próprios sonhos. Terá também que interpretar seus sonhos repletos de traumas do passado e buscar caminhos nos seus próprios desejos inconscientes. De linda capa e narrado em 3° pessoa, o título se mostrou fantástico, o autor conseguiu desenvolver um romance de leitura fluída a partir de um assunto extremamente interessante e difícil.

A abordagem de sociedades secretas no decorrer do livro garantiu a cota de mistério, suspense e ação. Durante os capítulos a narração se alterava, não focando somente na personagem principal, dando um aspecto global e mais complexo a estória. Os vocabulários científicos e a atmosfera de pesquisas sobre sonhos lúcidos com certeza deu ao livro um charme próprio, mas sem deixar de ser claro o suficiente para que o leitor pudesse acompanhar o desenrolar lógico da trama. Fica evidente que o trabalho de pesquisa do autor não deve ter sido fácil. O desfecho foi ótimo, não deixando nenhum ponto solto, onde tudo somou para um final eletrizante!

“E eu me pergunto: será que estou sonhando?”

Leia a versão completa da resenha disponibilizada no Prólogo da Leitura acessando, http://migre.me/9oxS1!!

MárciaDesirée 05/08/2012

Eva acreditava que já tinha passado por sofrimento o suficiente quando seus pais morreram em um trágico acidente. Mas agora sua única irmã estava morta e seu amado filho estava desaparecido. Ela nunca se separava do filho que tinha necessidades especiais, autista, ele não se comunicava com ninguém, exceto ela.
Continue lendo: http://www.tesouroliterario.com/2012/06/o-sonho-de-eva-chico-anex.html

sra.Bridgerton 16/03/2024

Isso é muito black mirror, quando black mirror era bom
Estou muito chocada que esse livro é de 2012 e os dilemas com o nosso relacionamento com a tecnologia serem tão atuais, tão pertinentes.

Nessa história uma organização mundial com séculos de existência tenta controlar a humanidade através de sonhos, acabando com o livre árbitrio, imputando suas vontades nos sonhos e fazendo as pessoas as reproduzirem quando acordadas. Juntando essa pataquada toda na sinopse eu pensei "ok esse livro não tem muito lé com cré deve ser péssimo", mas a forma como toda essa trama é desenvolvida é muito interessante.
Em um dado momento do livro o discurso de um personagem narra tudo que está acontecendo na história recente da humanidade, como a pandemia, as fake news, a vida cronicamente online e a influência disso nas ações do dia a dia. Eles literalmente citam que a gripe espanhola de 1918 não iria ser nada para o que estava por vir, eu fiquei incrédula e até fui pesquisar a data da publicação do livro.
A vibe do livro você vai entendendo como um episódio da primeira ou segunda temporada de black mirror, quando a série ainda valia a pena.
A trama é até que bem amarrada, os personagens são bem desenvolvidos, tem algumas pontas soltas, mas nada que prejudique a experiência. O plot, infelizmente, dá pra pescar bem antes do momento da revelação chegar no final, ainda assim você fica com vontade de ler o porquê e o que vem depois das revelações.
Tem um quê de gore com cenas de abusos sexuais lançadas sem avisos isso me pegou de surpresa e me deixou desconfortável. Não são muitas cenas e nem tem nada muito explicito, mas mesmo assim seria bom estar ciente com um aviso, não acho que edições assim de 2012 carregem esses avisos como a gente encontra hoje em dia.

Samantha @degraudeletras 16/06/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Quando vi a capa desse livro e alguns comentários sobre a estória, fiquei louca para ler... Então li a sinopse e algo sobre o autor. Autor brasileiro... Eita!

Não é nenhuma novidade o preconceito que os brasileiros têm com a literatura nacional, principalmente quando envolve o fantástico.

É claro que aqui existem escritores contemporâneos tão bons quanto os internacionais, basta procurar direitinho.

Em meio à onda de distopias internacionais e romances adolescentes nacionais, Chico Anes nos leva ao perigoso mundo dos sonhos!

Aos Sonhos Lúcidos, para ser mais precisa. Confesso que eu não sabia nada sobre o assunto e acabei anotando algumas referências que o livro dava para checar depois se isso existia realmente ou era apenas ideias loucas que vinham de uma cabeça super criativa.

Encontrei vários sites, blogs e associações com relatos de sonhos lúcidos e estudos a respeito do assunto...

Foi aí que percebi o quão cheio de informações é esse livro, não apenas sobre sonhos... O Sonho De Eva é um livro muito rico em informações e conhecimento, o autor faz uma viagem de referências, desde clássicas estórias bíblicas a estudos psicológicos e conspirações.

Mesmo o livro sendo em terceira pessoa, o leitor só fica sabendo dos fatos cruciais junto com a protagonista, o que achei maravilhoso, por sinal. Não é assim "cheio" de aventuras, mas segue uma linha contínua na trama, sem se perder em pontos bobos e deixando aquela paranoia nos finais dos capítulos.

-Não pretendia levar o livro, de qualquer maneira. Não o considero boa literatura.
-Deves estar dizendo isso por causa do autor, não? [...] Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor...
P.129

Inteligente! Eu definiria assim o livro O Sonho De Eva!

Envolvendo o Onirogame em meio à grandes nomes da psicologia, mitologias e tecnologia, Chico Anes quebrou os paradigmas da Literatura Nacional, provando que é possível sim ter uma bons escritores no Brasil.

Não é que o livro seja um almanaque de ensinamentos, mas é muito bem elaborado e cheio de referências.

Só senti falta de um pouco mais de explicações na formação do Onirogame, já que quase não é mostrado o trabalho com esse artefato. Creio que se a ideia fosse melhor tratada no decorrer do livro, seria quase uma ficção científica.

O Sonho de Eva teve pouquíssimos pontos negativos, ficando com quatro estrelas.

Juan.Silva 26/05/2012

Resenha: O Sonho de Eva - Chico Anes
Opinião Inicial

Antes de ler O Sonho de Eva, me perguntava se na verdade era uma história de ficção ou uma fantasia, afinal, quem já se imaginou viver em um mundo virtual igual ao dos video-games dentro dos próprios sonhos? Então, essa será uma concepção variável, mas ficcional ou fantasioso, uma coisa é certa, Chico Anes descreveu uma época na qual eu adoraria estar vivendo, claro que, em partes.

Visão Geral

Na história, vivemos a maior parte da história sob a perspectiva da protagonista Eva, uma cientista brasileira especialista em sonhos lúcidos que enquanto está em uma importante conferência em Viena recebe a notícia de que sua irmã morreu e seu filho está desaparecido. A cientista acaba voltando ao Brasil e a partir daí começa-se a desenrolar uma trama extremamente misteriosa, contagiante e principalmente recheada de conteúdos superinteressantes.

A empresa chinesa Yume, está desenvolvendo uma nova espécie de video-game, onde se torna possível que os usuários do objeto viajem para onde quiserem e façam tudo que imaginar enquanto dormem, ou seja, basicamente, o DreamGame, como é chamado, faz com que possamos manipular nossos próprios sonhos.

Eva acaba enfrentando um dilema muito grande quando a Yume a convida para trabalhar com eles. Sua irmã que morreu, Anna, era funcionária da empresa, a cientista desconfia que a Yume tenha algo a ver com a morte da irmã e com o desaparecimento do seu filho. Um homem de aparência indiana tenta avisar Eva para não ir atrás de respostas, mas o seu amor de mãe e de irmã acaba falando mais alto.

Um pensamento ficou rondando minha cabeça a todo o momento enquanto eu lia o livro. Será que se pudéssemos viver em um mundo onde poderíamos estar onde quiséssemos, com quem quisermos e fazer mudanças livremente enquanto dormimos, porque faríamos outra coisa a não ser dormir? É uma boa questão para refletir.

O livro também é cercado de filosofia, principalmente de teses propostas pelo psicanalista Freud, mas nada que torne o livro muito complicado de se entender ou muito complexo, a leitura flui muito bem e adquire um aspecto super viciante.

Amostra Grátis

- Ah! Agora, eu estou sendo estúpida! Como você poderia saber o que é medo, se essa sensação também está dentro da fruta? O medo, querida, em sua essência, arranca-nos do chão, faz nossos órgãos mudarem de posição, desliga por um instante nossa consciência, só para em seguida, fazê-la reacender ainda mais lúcida, com a audácia que conquista a liberdade. Amigo, vou lhe confessar uma coisa: o medo é bem parecido com o orgasmo!

Pitaco Final

Mistério, drama, romance sob medida e assuntos hipnotizantes caracterizam a obra Sonho de Eva, mais um dos motivos para nós brasileiros apoiarmos e nos orgulharmos dos nossos autores nacionais.

Resenha na íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2012/05/resenha-de-livro-o-sonho-de-eva-chico.html

AndreLSarausa 01/05/2012

Resenha - O Sonho de Eva
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2012/04/resenha-o-sonho-de-eva.html

O livro conta a história de Eva Abelar, ela é uma das pessoas que mais sabe sobre sonhos lúcidos, ela aprendeu tudo com seu pai, que tambem era um grande pesquisador desse assunto.

Em uma palestra em Viena, nada produtiva, ela recebe a noticia que sua irmã se suicidou.Ela fica desesperada e pergunta sobre o filho, que tinha ficado com sua irmã, mas os policias não sabem responder.
Eva volta imediatamente para São Paulo.
Quando ela chega, descobre que seu filho realmente sumiu, ele foi sequestrado.

No enterro de sua irmã, um homem aparece, dizendo que ela não deveria se juntar com a Yume, a empresa que a irmã de Eva trabalhava, ele disse que era muito perigoso.
Mas Eva não ligou para o conselho, e quando foi oferecida uma vaga para ela, Eva não exitou, e logo aceitou.
Yume estava com um projeto chamado DreamGame, usar sonhos lúcidos, para as pessoas poderem jogar jogos, dentro dos sonhos.

O centro de pesquisas da Yume era na China, mas mesmo assim, Eva foi.
Ela tinha grandes suspeitas que eles estivessem com seu filho. Quando ela ouve gemidos de criança vindo das instalações, ela começa a investigar, e se mete em uma grande enrascada.

Ação, aventura, drama, um tema pouco conhecido, e muito interessante, faz de " O Sonho de Eva" uma ótima escolha!
Eu não conhecia os Sonhos Lúcidos, mas achei muito interessante!
Uma coisa que gostei também, foi que nos sonhos lúcidos de Eva, ela normalmente sonhava com uma cobra, fazendo referência a cobra que oferece o fruto proibido para Eva, no jardim do Éden.
Um livro com um história que podeira realmente acontecer, e que pouca gente conhece o tema.
Achei o livro muito bem construido! Os lugares, pessoas, o que acontece,tudo!
Gostei muito!

O Mundo da Mari 19/10/2012

#Resenha - O sonho de eva
Vou ser super sincera em dizer que são raros os autores nacionais que me chamam atenção. O sonho de Eva me deixou um pouco intrigada pela sinopse, mas não o suficiente para me fazer ler correndo. Meu estilo é totalmente diferente. Não sou muito ligada ao assunto, mas a pouco tempo atrás fui a uma palestra cardecista sobre sonhos, dejavu, vivências da alma que me deixou um pouco curiosa sobre o tema.

Apesar do lento desenrolar do enredo, a mensagem ficou alta e clara: Preserve sua liberdade mental. Eva Abelar é uma especialista sobre sonhos lúcidos como a sua irmã, Anna. Família de gênios a parte, estamos ligando com aquele suspense que te irrita: Você quer avançar para descobrir, mas precisa ler com calma ou se perde em tudo? É bem isso.

leia mais em http://www.marizoch.com/2012/08/resenha-o-sonho-de-eva.html

ricardo_22 23/07/2012

Resenha para o blog OverShock
O Sonho de Eva, Chico Anes, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 304 páginas

Membro-fundador da República dos Escritores, o mineiro Chico Anes é formado em engenharia eletrônica e telecomunicações, e pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Publicou o livro Pirapato – O Menino sem Alma (Skoob) e organizou diversas antologias, como Tratado Secreto de Magia Vol. 2 (Resenha). Mais recentemente, lançou pelo selo Jovem da editora Novo Conceito, o livro O Sonho de Eva.
Nessa obra, Chico narra a história da Dra. Eva Abelar, uma das principais especialistas em sonhos lúcidos e que está em Viena apresentando seu trabalho. Durante essa viagem, Eva é informada sobre o desaparecimento de seu filho, Joachim, uma criança autista, e também de que sua irmã, Anna, pulou do 20º andar de um prédio em São Paulo. Eva então volta para o Brasil, em busca da verdade sobre esses dois acontecimentos.
Já no Brasil, a protagonista recebe uma proposta para substituir Anna em um projeto revolucionário da Yume - importante empresa que trabalha com entretenimento. Nesse projeto, a Yume pretende desenvolver o DreamGame, um jogo em que a pessoa poderia jogar enquanto estivesse dormindo. Ao mesmo tempo em que trabalha no projeto, Eva conta com a ajuda de Alec, com quem teve um romance no passado, para descobrir o paradeiro de Joachim e solucionar todo o mistério.

“Nossas línguas se misturam. O sabor da fruta desce pelos meus órgãos, penetrando-os, embebendo-os e,tal a víbora dissera, transforma-se na eletricidade de milhares de relâmpagos, rasgando meu corpo em muitos.” (pág. 52).

Até que ponto a tecnologia está presente em sua vida? Em O Sonho de Eva percebemos que é algo que se tornou inevitável e inclusive algo tão humano, como os sonhos, se tornam vulneráveis quando tratamos dela. A tecnologia está presente no nosso dia-a-dia e podem fazer mudanças, tirar liberdade e privacidade, causar perigos que podem ser fatais. Tanto que, neste caso, até dormir pode se tornar um jogo perigoso.
Amada por uns e odiada por outros, a capa desenvolvida por Igor Campos é ainda mais rica em detalhes do que se pode imaginar com uma simples imagem. No interior, a história é contada em terceira pessoa – com exceção da narração dos sonhos - e dividida em 28 capítulos, sendo que estes são divididos por partes, o que aumenta o ritmo da história.
Como grande admirador de Dan Brown, não foi difícil encontrar semelhanças entre O Sonho de Eva e as obras do excepcional autor norte-americano – não que tenha servido de inspiração ao autor. Não apenas no estilo de narrativa, como também no gênero por trás da história de Eva Abelar – que entre outras coisas, possui a conspiração. O grande diferencial é que Chico Anes trata de um tema pouco trabalhado na literatura: os sonhos lúcidos.
Sonhos lúcidos, como o próprio nome já sugere, é o ato de sonhar sabendo que tudo aquilo não passa de um sonho e controlar o que se passa durante os vários ciclos de nossos sonhos, sendo possível também vivenciar aquilo que está apenas em nossa mente. É algo que demorou a ser comprovado cientificamente, mas que é usado há séculos, existindo inclusive técnicas para ajudar em seu controle.
Para elaborar a história em O Sonho de Eva, os sonhos lúcidos foram bem pesquisados e se encaixaram perfeitamente em uma história inovadora, que envolve o presente e o passado de duas formas distintas: na sociedade, como um todo; e na personagem principal.
Eva é uma personagem batalhadora, uma mãe guerreira - apesar de tudo - e que se aproxima da realidade, com seus medos, anseios, reflexões etc. Não apenas passa por um momento difícil, como já foi dito, como também tem recordações de um passado que a perturba pelos mais variados motivos e a atinge, mesmo depois de anos. Isso acontece também através dos sonhos, que novamente voltam a ser importantes na obra – sem contar que os interpretando, tudo pode se solucionar.

Mais em: http://overshock.blogspot.com.br/2012/07/resenha-97-o-sonho-de-eva.html

Mim 26/05/2012

O Sonho de Eva.
A maioria dos livros brasileiros que vem sendo lançado no mercado editorial é uma literatura fantástica, mas O Sonho de Eva apesar de ser também considerado esse tipo de literatura é uma história que pode ser comparada com a nossa sociedade atual, deixando assim a história mais cativante e a pessoa mais presa ao livro.

Dr. Eva Abelar é a melhor pesquisadora no ramo de sonhos lúcidos, por motivos óbvios, seu pai foi o primeiro a fazer pesquisa nessa área. Tendo um filho autista que é um exímio sonhador podendo se comunicar de dentro dos sonhos com pessoas de fora, Eva começa a fazer sua pesquisa de sonhos lúcidos e superconsciência.

Mas mexer com isso pode ser muito perigoso, principalmente se suas pesquisas caírem em mãos erradas, pois ela mexe com o livre arbítrio das pessoas. Sem perceber, Eva se vê em uma encrenca e com pessoas capazes de tudo para conseguirem o que querem... Deixando claro com a morte de sua irmã Anna, e o rapto do seu filho Joachim.

“Desconhecidos. O Mundo parece se esquecer de que, em toda a sua história, o conhecimento em posse errada ameaça a liberdade, a sanidade, o futuro.”

Colocando a sua vida em risco, aceita trabalhar para a empresa Yume – que está revolucionando os jogos com o DreamGame – e assim irá descobrir se suas suspeitas referentes a eles estão certas.

Podendo apenas contar com Alec e sem saber no que realmente se meteu, vai ver seus sonhos e sua pesquisa tornar o maior pesadelo de todos, tendo o poder de acabar com a vida de todos que ama. E para conseguir proteger as pessoas, ela vai ter que descobrir uma maneira de não deixar os sonhos serem contaminados, uma válvula de escape.

Sonhos lúcidos, superconsciência, seu filho desaparecido e muitas mentiras relacionadas a esse projeto da Yume. Sem perceber Eva vai entrar em um mundo cercado de mitos e poderes, aonde sonhos vão se tornam uma forma de pesadelo de todos que conhece, podendo levar cada um deles a sua morte...

“ – Você falou que Anna estava trabalhando em jogos dentro de sonhos, certo? Pois bem, os informes do Wob Bot, segundo Zed, dizem que uma organização criminosa encontrará uma maneira de roubar sonhos para controlar governos e pessoas.”

O Sonho de Eva é fantástico, a cada capítulo lido conseguia fazer uma relação com algo que acontece hoje em dia. Confuso e cansativo no começo a história vai melhorando a cada página até que chega um momento que o leitor fica tão preso na história que não sabe mais diferenciar os sonhos da realidade.

Com uma leitura gostosa e bem leve o livro crítica de uma forma clara a questão da manipulação das pessoas, e usa como referencia os sonhos. Chico Anes nos mostra que mesmo sem perceber, muitas vezes sonhamos em ter algo por sermos induzidos que ter aquilo nos fará realmente feliz.

Eva é determinada, guerreira e uma mulher que não desiste tão fácil. Vai fazer o possível e o impossível para poder encontrar seu filho, vai se mostrar uma mulher forte e que não foge de uma boa luta.

Alec é o homem de sua vida. Educado, romântico e carinhoso, vai ter que superar o seu passado para poder ajudar Eva agora no presente. Será capaz de tudo para protegê-la, mesmo que para isso tenha que adentrar nesse mundo louco que ela se encontra.

“ – Aquele rapaz é apaixonado por você, querida. E arrisco dizer que você ainda é apaixonada por ele. E que pessoa boa! Já se passaram sete anos, Eva, e vejo que ainda se amam. Por que não dá uma chance a si mesma, minha filha?”

Adhya, representante das empresas Yume, é uma pessoa perigosa, falsa e que você nunca sabe o que ela realmente quer de você. Sua equipe de pesquisa é diferente, sendo destacado o Lee, um homem que se apaixona por Eva e que vai provar seu amor, é romântico, inteligente e muito educado.

O livro é fantástico, de uma forma diferente o escritor faz uma crítica na sociedade a qual vivemos. Adorei a evolução da história e da personagem, sendo determinada e não aquelas mocinhas em apuros que estamos acostumadas a ver.

Com muita ação, aventura e algumas partes que você não sabe distinguir o sonho da realidade, a trama é realmente incrível. Misturando um pouco de filosofia, crítica e literatura fantástica o livro passa uma mensagem bacana e que vale pensar nela, e guardá-la para sempre na cabeça.

O final é algo meio interrogativo, deixando espaço para uma continuação. Vamos esperar e ver se haverá realmente. A trama é incrível e indico para todos esse livro, embora alguns possam não gostar, é um livro que vale ser lido por conta da crítica contida nele.

Mais resenhas em: http://lerimaginar.blogspot.com.br/
Resenha: http://lerimaginar.blogspot.com.br/2012/05/o-sonho-de-eva-de-chico-anes.html

Daiane251 30/05/2012

essa resenha foi publicada em meu blog
RESENHA PUBLICADA EM MEU BLOG: NO UNIVERSO DA LITERATURA EM 29/05

Resenhar um livro como este, é um desafio, parece que por mais que você escreva e escreva, não conseguirá chegar aos pés da magnitude que ele representa, das emoções passadas, entretanto encararei esse desafio e tentarei da melhor forma possível transmitir em palavras as diversas emoções extremas que senti.
Dra. Eva, é uma mulher muito estudiosa e reconhecida em sua área, sonhos lúcidos. Certa noite, durante um Congresso, recebe a notícia que sua irmã Anna se suicidara, pulando do 20º andar de um edifício, e que seu filho, Joachim, tinha sumido. Porque sua irmã se suicidara se não havia motivos aparentes para tal? E quem sequestrou o filho de Eva?
Anna era funcionária da empresa Yume, e estava ajudando a desenvolver um projeto revolucionário, o DreamGame, que permitiria a pessoa jogar enquanto dorme. Após então a morte de Anna, Eva é convidada a assumir o cargo da irmã, de alguma forma ela sabe que o sumiço de seu filho e o suicídio de Anna estão ligados, e está disposta a tudo para resolver esse mistério e ter seu querido Joachim de volta. Assim, ela aceita o convite da Yume, entrando de cabeça em uma trama, que envolve dinheiro, dominação, o inconsciente torna-se alcançável, submisso, e o livre-arbítrio do homem poderá não mais existir, mas sim ser manipulado.
Eva é uma mulher forte, uma mãe amorosa, uma profissional brilhante. Mas ainda assim guarda em si marcas do passado, feridas que ainda não curaram e ainda ardem, e só dependem dela para cicatrizarem.
Impactada, seria como definiria meu sentimento nesse momento. A narrativa é leve, flui com facilidade, gostei também da forma como os personagens foram abordados. Só senti falta de uma descrição física maior, entretanto conhecemos muito mais os personagens pelos seus sentimentos e características emocionais.
Semestre passado eu estudei muita psicologia, era uma disciplina do meu curso na universidade, e desde então eu particularmente adoro e amo fazer análises psicológicas dos personagens em livros, embora não traga essas análises aqui para o blog. Amo ligações entre psicologia e literatura, e quando me deparei com isso no livro, pensei "era desse livro que eu estava precisando". Esbaldei-me nessa narrativa, degustei cada aspecto e ligação psicológica que eu encontrava.
Percebe-se que o autor estudou e pesquisou muito para compor a trama, ela é toda interligada, não há fios soltos, existe um mistério, como por exemplo, a situação de Eva, seu filho, quem era o pai, que marcas do seu passado ainda doíam e não foram "descarregadas", as respostas encontramos ao final do livro, é incrível como elas se ligam psicologicamente.
A ideia do DreamGame, do enredo da estória, eu achei maravilhosa, e me levou a refletir, até que ponto a tecnologia nos influencia? Até que ponto nos manipula? Meio virtual e emoções vão se mesclando... As ações que você faz na internet parecem refletir o que você faz fora dela. Gente tem tanta coisa que podemos tirar de aprendizado, para reflexão com a leitura desse livro, acho que se fosse citar todas essa resenha já não seria mais resenha, mas sim uma análise literária.
Mas será que a Yume existe somente na ficção? Será que não existem empresas dispostas a tudo para conseguirem sucesso e dinheiro, sem se importar com as pessoas, querendo que estas fiquem cada vez mais alienadas e suscetíveis aos seus domínios? É um caso para se pensar não?
Outro ponto também que me chamou a atenção, a ciência não é a única portadora da razão, há coisas que estão além do que possamos pensar, nossas relações verdadeiras, sentimentos que interligam cada coração, são mais fortes do que qualquer outra força, é o que verdadeiramente temos em nós e ninguém pode tirar. A razão e a ciência podem ir até um ponto, mas há muito mais do outro lado...
O final foi muito bom, fui tomada por uma adrenalina! Chorei, senti raiva, sorri com algumas frases e situações, me emocionei e refleti. Como pode um livro causar tantas emoções de uma só vez? Qual é o segredo? Se existir um, Chico Anes o conhece muito bem. Melhor livro nacional que eu li até agora nesse ano, um dos melhores livros que li no ano.
Este é um livro que quando termina você tem vontade de voltar a ler, que fazem suas emoções irem ao extremo. Recomendo a leitura com certeza! Tornou-se um dos meus livros favoritos, minha vontade é de aplaudir em pé e fico muito feliz em saber que temos ótimos escritores e ótimos livros sendo produzido aqui na nossa terra brasileiríssima, Chico Anes é um bom exemplo disso.

LINK DA RESENHA NO BLOG: http://nouniversodaliteratura.blogspot.com.br/2012/05/resenha-o-sonho-de-eva.html

Celle 06/06/2012

O Sonho de Eva

O Sonho de Eva é um livro que me surpreendeu. Quando foi lançado, eu tive vontade de ler, mas nada avassalador e nem esperava que fosse tão bom assim. E não sabia muito sobre a história. Acho que não saber não só ajudou na minha vontade de ler, como também ajudou enquanto eu lia e ia descobrindo tudo.

O Sonho de Eva é um livro (nacional) sobre sonhos, seus poderes, influências e, principalmente, como alguém poderia tirar proveito deles. O livro contém um belo quê de conspiração. Será que jogos eletrônicos e programas de televisão podem ser usados para influenciar as ideias que achamos que são apenas nossas? Bom, que novelas e filmes influenciam as nossas vidas é certo. Mas será que quem cria essas coisas tem o objetivo de nos controlar? Ou, se não, será que isso seria possível?

Mas a história não se baseia somente em especulações paranoicas. Até porque eu não gosto disso e não teria gostado do livro se esse fosse o caso. Viver cogitando a possibilidade de pessoas desconhecidas estarem me controlando me deixaria louca. O que acontece com certo personagem.

A Dra. Eva Abelar é famosa por suas pesquisas sobre sonhos lúcidos. Um trabalho ainda mais inovador, e talvez irreal, que o trabalho de seu pai. Sua irmã também trabalhava com sonhos para as Indústrias Yume e Eva é convidada a continuar seu trabalho. Sua mãe é uma figura difícil, extremamente religiosa e a causa de alguns traumas de Eva. Ela tem um filho pequeno e é mãe solteira. Apenas ela sabe quem é o pai de seu filho. E não é Alec, sua paixão de faculdade que é louco por ela até hoje, faria tudo por ela, mas eles simplesmente não estão juntos porque a Eva gosta de sofrer. Entre a relação desses dois, muita coisa precisa ser dita.

O tanto que eu não gosto de teorias conspiratórias, eu gosto de sonhos. E foi o equilíbrio entre esse dois e os mistérios e toda a ação do livro que me fizeram gostar dele. A Eva não é das personagens mais carismáticas do mundo e alguns outros personagens são muito superficiais, não me apeguei muito a ninguém. Mas isso e alguns outros problemas, tipo as reflexões psicológicas, não me incomodaram de verdade. Algo, acho que o conjunto da obra, me pareceu realmente muito bom.

Especialmente na segunda metade do livro, quando além de não poder confiar em ninguém, Eva estava praticamente presa e isolada do mundo dentro das instalações das Indústrias Yume e tudo e todos pareciam muito suspeitos, as coisas ficam muito agitadas e eu comecei a gostar da Eva. A coragem dela foi o que me chamou mais a atenção e me fez respeitá-la. Ela não está ali para ser simpática, ela é inteligente, corajosa, determinada e mãe.

O que me faz levantar a questão: por que a Novo Conceito classificou esse livro como Jovem?
Bom, não sei. Não sei mesmo.

O Sonho de Eva trata de poder, de influências escondidas nas coisas aparentemente inocentes e de um novo tipo de guerra. Imagina o poder de alguém que pudesse controlar nossos sonhos? O quanto isso valeria? Todas essas questões são levantadas e o contexto dos sonhos para elas é bem mais intenso do que o mundo real. Mas a diferença entre a ficção e a realidade não é tão grande quanto pode parecer.

O livro está recomendado. Não sei exatamente para qual tipo de público porque eu achava que eu não fazia parte desse público. Mas cá estou eu feliz por ter lido O Sonho de Eva. Vale muito à pena tentar.