Floradas na Serra Dinah Silveira de Queiroz

Resenhas - Floradas na Serra

Perdida_nas_Estrelas 28/04/2024

Eu diria que é perfeito.
Uma obra muito bem ambientada, com personagens congruentes e problemas reais.
Eu simplesmente amei a criatividade da autora para escolher o tema, aliás, um tema bem sensível, se pensarmos na época em que foi escrito e publicado. Hoje podemos nem lembrar que ainda exista a tuberculose, uma infecção quase erradicada, mas devemos sempre lembrarmos do que isso representava naquela época e quantas vidas foram interrompidas assim.
A escrita de Dinah é incrível, e se tem uma coisa que eu amo é descrição de paisagens e isso a autora é mestra! Amei, amei, amei, e quero ler outros romances da autora.
Em "Floradas na Serra" acompanhamos alguns personagens em tratamento da tuberculose, há amizades, pessoas rancorosas, paixões breves, e algumas despedidas. A vida dos pacientes em tratamento no seu refúgio, que é a cidade de Campos do Jordão, nos consome do início ao fim; apesar de Elza ser a personagem principal, conseguimos conhecer a vida de muitos outros também, sentimos cada partida e cada relacionamento de forma verdadeira.
Pelo enredo ser fluido, gostoso e pelas ações dos personagens serem plausíveis, também pelo fato da autora não ter medo das consequências eu reafirmo que Dinah foi genial.
Me senti estranha quando acabou, muito estranha, mas posso com certeza afirmar que foi um livro favoritado.

Vini 11/04/2024

Floradas na Serra
Primeiro livro escrito pela autora e segundo da minha lista de leituras. A escrita de Dinah é uma delicia para se acompanhar a história, ela escreve de forma sublime assuntos extremamente delicados, e nos prende do começo ao fim. É evidente o desenvolvimento da escrita da própria autora a partir desse primeiro livro, para seu romance de maior expressividade ?A Muralha?, mostrando que, assim como suas protagonistas, ela também passou por diversos aprimoramentos pessoais.
Que prazer pode conhecer as obras de Dinah!

Clara T 06/04/2024

Juventude Marcada pela Doença
Depois de toda a pandemia que passamos, considerando o que foi a peste negra, a gripe espanhola, foram tantas as crises por conta de epidemias que deveríamos estar acostumados.
Neste livro temos a narrativa do ponto de vista de Elza, que foi levada pela mãe para ficar em uma pensão em Campos do Jordão para tentar se recuperar de tuberculose. A doença era pouco conhecida em termos de tratamento, mas atingia uma parcela significativa da população. E em toda região serrana no Brasil foram surgindo os sanatórios para tratamentos da doença. Em sua maioria os doentes eram levados para estes locais e só saíam recuperados ou mortos. Era tão grande a procura que foram surgindo pensões que recebiam doentes e acompanhamento de médicos, mas quase todo morador acabava aceitando hóspedes em tratamento já que mesmo os sanatórios ficavam lotados.
Na rotina dos personagens havia muito repouso, as visitas diárias do médico, as caminhadas na redondeza. Apesar de evitar falar sobre os tratamentos, a maioria dos pacientes conviviam apenas com outros pacientes.
A distância da família e a sensação de estar vivendo uma outra vida permanecem nestas personagens. Por serem muito jovens, Belinha a mais nova está prestes a completar 15 anos, apesar da boa condição que as permite ficarem hospedadas na pensão e receber o tratamento "em casa" elas vivem uma vida bem simples e com algumas privações. A saúde é realmente um fator debilitante. Percebemos isso diante da expectativa da festa de Belinha que termina de forma trágica. As cartas são a forma utilizada para se manter de volta em seu mundo. Para Letícia, parece não fazer sentido voltar à vida que tinha antes. Para Lucília, não há motivos para estar em outro lugar. Mas as meninas reagem de forma diferente. Letícia é obediente e se esforça para cumprir o tratamento por conta dos elogios que venha a receber do médico. Já Lucília prefere viver a vida como se não estivesse doente já que não tem a expectativa de ficar boa.
Elza é o meio termo. Tenta não se distanciar do seu objetivo de voltar para casa e para o noivo, mas ao mesmo tempo aceita os galanteios de Flávio, um artista que vive em tratamento.
As meninas acabam por conhecer outros pacientes, uns que se recuperam e voltam para casa, e outros que são obrigadas a se despedirem no cemitério.
É curiosa a forma como a autora tenta representar o processo de amadurecimento das personagens diante do ambiente desconhecido. Situações corriqueiras não deixam de estar presentes.
A linha que tece a história é o sentimento de amizade.

Larissa Silva 03/04/2024

Autora nacional importantíssima
Floradas na serra acompanha a vida de jovens "internados" em sanatórios e em casas em Campos do Jordão num período onde a tuberculose era considerada praticamente uma sentença de morte.
A personagem principal da trama é Elza que fica morando numa casa com várias outras garotas para tentar se recuperar e voltar pra casa de seus pais.
A linguagem de toda a história é simples mas não deixa de ser belíssima. Faz você se envolver com as dores e alegrias de cada personagem. Temos tragédias, romances, diversão e principalmente descrições de paisagens belíssimas que nos fazem ter vontade de conhecer cada lugar. No fim, uma obra importantíssima.

carlineeeee 12/01/2024

Um pouco decepcionada com o enredo, sinceramente, mas a atmosfera do livro é exatamente o que eu imaginei
achei os últimos capítulos bem corridos, parece que a autora ficou com preguiça de escrever

Paulo 30/12/2023

Floradas do Coração
Aparentemente, uma característica dos livros escritos na língua portuguesa, é deixar um desfecho caprichado, restrito para as vinte últimas páginas. E nesse caso, não é diferente.
As floradas chegam junto com a cura de Elza, dando espaço para o novo. Há ali, o renascimento não só da natureza para mais um novo ciclo, e sim da personagem também.
O descompasso em que ela se encontra em comparação com os outros acaba incomodando a todos.
Mesmo querendo olhar para trás, como há de ser? Que descrição apurada dessa sensação curiosa. Quantas vezes isso já não me aconteceu, de participar de determinado círculo e agora aquilo não fazer mais sentido e ficar esse sentimento estranho de pertencer, mas não pertencer. De vergonha pelos deixados para trás, mas de desejo pelo novo.
Um livro aparentemente simples, mas carregado com um sentimento muito complexo e pouco explorado.
Gostei demais da conta.

Séh 06/11/2023

Simbólico
Um livro de caminhar lento e muito comovente. Tendo como temática a realidade de jovens diagnosticados com tuberculose e mostrando os diversos desfechos possíveis é muito difícil não levar a reflexão sobre o estigma dessa doença e se sensibilizar com cada história descrita.

Raquel.Kirst 13/09/2023

Muito bom!
Floradas da Serra é muito bom, mas ainda gosto mais de A Muralha, pretendo continuar lendo Dinah Silveira de Queiroz. Uma das boas descobertas do meu 2023.

thiagobailao 13/09/2023

Lindo e sensivel
Devo confessar que no começo senti certa dificuldade com a escrita, por vezes direta demais o que me fazia ter uma pequena confusão para entender qual personagem estava falando e o que de fato estava acontecendo, mas esse desconforto parece sumir a media que se lê. A história em si é ótima para entender um cenário histórico que se passa em uma cidade muito famosa hoje e visitada por turistas de vários lugares que é Campos do Jordão. Eu já estive lá algumas vezes e por este motivo fiquei tentando a entender um pouco mais sobre o passado de uma cidade que sempre mexe comigo e encontrei neste romance um retrato fiel dos meus sentimentos e sensações quando estou lá. Elza é uma personagem tão imatura, mas que em um curto prazo de um ano torna-se mudada e caminha para um amadurecimento maior. Ela não termina o livro totalmente madura mas dá indícios claros de que nada será como antes mas ainda assim bem diferente das ?suas? araucárias tão firmes e fortes. Como as flores recebidas por Flavio, que duram pouco mas são lindas, assim é essa história.

Bianca.Drewnowski 22/08/2023

10/10
Soube da obra através do canal @tamarindobooks, não conhecia a autora e fiquei bastante contente em conhecer essa grande diva da literatura brasileira. O livro tem uma escrita leve e fluida, um grande contraste com a história trágica dos personagens. Gostei muito do livro, mas confesso que fiquei um pouco aborrecida com o final. Leiam!

Michelle 21/08/2023

Floradas na Serra
Romance de estreia da aclamada Dinah Silveira de Queiroz. O livro retrata o Brasil do século XX.
Floradas é um livro melancólico, por vezes muito triste.
Acompanhamos Elza, uma jovem e enferma jovem que se retira para Campos de Jordão para tratar de uma tuberculos3, que naquela época era uma doença fatal. Lá faz amizade com mais três jovens, Lucília, Belinha e Letícia, também doentes.
Paixões, desavenças, perdas e luto, retratados com singeleza e delicadeza.
Meu segundo contato com a escrita da Dinah.

Vinicius357 05/08/2023

?Eu não quero olhar para trás?
"Todos aqui vieram com as mesmas esperanças e agora ali estão, misteriosos e obscuros, atrás da cortina de ciprestes.? - Incerta sobre seu futuro, Elza reflete sobre aqueles que não resistiram e sucumbiram a doença.

O livro nos traz um retrato histórico do Brasil com relação aos tratamentos da tuberculose em meados do século XX, onde alguns dos métodos consistia no repouso e a viver nos ?climas das montanhas?, ou como indica o título: nas ?serras?. Nesta obras é possível observar os impactos da tuberculose na vida dos doentes, familiares e na sociedade.

A história ocorre na cidade de Campos do Jordão, com a chegada de Elza, uma jovem que recentemente foi diagnosticada com tuberculose, ela migra para a pensão de dona Sofia, a fim de realizar o tratamento que era mais recomendado na época.

Alguns temas que irão permear a narrativa são a tristeza, a solidão, a paixão, a doença, a saudade e o luto.

É possível também identificarmos o racismo e as condições insalubres de trabalho, quando observamos as dificuldades enfrentadas por Firmiana, uma mulher preta que trabalhava na pensão, mesmo sendo alguém saudável ela acabava tendo que conviver com pessoas doentes, sem nenhuma medida de prevenção, por não haver oportunidades era o emprego que ela tinha de se submeter.

GiuLaganá 02/07/2023

Floradas de sentimentos
Para quem conhece Campos do Jordão, o livro é ainda mais interessante, pois descreve como era a rotina da cidade nos tempos em que muitas pessoas nela viviam para se isolar, em busca da cura da tuberculose.
As idas e vindas de curados e doentes, as melhoras e pioras, a morte e a vida.
Amores e amizades que se formam em meio à solidão.

cacautoledo 30/03/2023

Top
Uma história tão gostosa que não queria que nunca acabe. Conta a história de como a tuberculose era encarada pela sociedade e os tratamentos adequados em Campos do Jordão.