Casa Gucci

Casa Gucci Sara Gay Forden

Resenhas - Casa Gucci

Silvia363 01/04/2024

História detalhada
O livro conta a história da marca Gucci e como ela foi criada e desenvolvida ao longo do tempo. Não se restringe somente as intrigas e confusões familiares, mas mostra como a empresa se desenvolveu e se consolidou no setor de moda. É muito interessante essa visão mais abrangente e contém muitos dados e fatos históricos verídicos, cheios de detalhes. O fato negativo são justamente esses detalhes, que as vezes são um pouco excessivos e tornam a leitura um pouco maçante.

Doug 09/02/2024

Não era o que eu esperava
Se você, como eu, procurava mais informações sobre o assassinato de Maurizio, esse livro não é pra você. Existe uma grande explicação sobre a criação da marca Gucci desde os primórdios. Livro cheio de detalhes que vão e vem nos séculos que abrangem a história.

Começou engatar nos últimos 3 capítulos.

Luciana131 15/01/2024

Cansativo
Apesar de ser uma história de cinema, a narrativa não engaja. Quando a leitura está pegando impulso, muitos detalhes burocráticos sobre a venda do negócio ou sobre as leis vigentes tiram o foco.

Vale a pena ver o filme.

fefapaleite 20/09/2023

Gostei
O livro e a história em si são muito bons. Mas como ele fala muuito de história eu não amei. Eu prefiro livros de romance romântico. Mas se vc é uma pessoa mais chegada em história tenho certeza que vai adorar! Outra coisa que percebi é que no filme que tem dele, faltam muitas coisas. Mas ao todo, eu recomendo sim!

Prof. Angélica Zanin 06/07/2023

O prestígio de uma marca mortal
Perfeito! O livro conta a saga da família Gucci. A princípio tive pouco interesse, pois já havia assistido ao filme. Mas não se compara. O livro traz a obra completa: a história da Gucci como empresa familiar e depois de capital aberto, as relações familiares que culminaram na morte de Maurizio, todo o plano do assassinato, julgamento e condenação dos acusados, a parte técnica e criativa da empresa e as ações de seus responsáveis, e como estão os principais personagens atualmente. Esta história só confirma o preceito de Aldo Gucci: "Não coloque um lobo alimentado em seu galinheiro, pois cedo ou tarde, ele terá fome." Maurizio, sendo a vítima, está bem longe de ser perfeito; Patrícia, a ré, uma mulher capaz de matar por um nome; a família, desunida pelo poder do dinheiro; a Gucci, a verdadeira protagonista e principal vítima, embora, ainda hoje, dite moda em todo mundo.

xoxomilly 02/06/2023

Casa Gucci
"Casa Gucci: Uma História de Glamour, Cobiça, Loucura e Morte" é um livro da jornalista americana Sara Gay Forden, que conta a história da família Gucci, uma das mais prestigiadas marcas de moda do mundo, e dos eventos que levaram ao seu declínio.

O livro começa com a fundação da empresa em 1921 por Guccio Gucci, um ex-camareiro que decidiu abrir sua própria loja em Florença. A partir daí, a história é contada por meio de uma série de personagens, incluindo membros da família Gucci, funcionários da empresa e outras pessoas envolvidas na trajetória da marca.

Ao longo do livro, a autora explora temas como a dinâmica familiar, a cobiça, a inveja e a ambição desenfreada que levaram à queda da marca. Ela também aborda as disputas internas da família Gucci, incluindo brigas por dinheiro e poder, e os escândalos que abalaram a empresa, como o assassinato do neto de Guccio Gucci, Maurizio Gucci, em 1995.

Além disso, o livro também oferece uma visão geral da moda italiana, mostrando como a Gucci e outras marcas italianas emergiram como líderes globais no mundo da moda.

Em geral, "Casa Gucci" é uma leitura fascinante para qualquer pessoa interessada em moda, história ou dramas familiares. A escrita de Sara Gay Forden é envolvente e bem pesquisada, e ela consegue contar a história de uma marca lendária de forma interessante e informativa.

Maíra 22/12/2022

Leia antes de assistir o filme
É rico em detalhes!! Gigante o livro, me surpreendi! Mas é bem bacana!!!! Fazia tempo que não lia histórias e me engajava com elas. Muito bom

Vilazaro 11/10/2022

Um novelão italiano de respeito
Assisti o filme duas vezes por ser muito fã de Lady Gaga, mas sentia falta de algo naquela história. Foi quando resolvi ler o livro que o inspirou e me surpreendi positivamente ao me deparar com uma trama tão envolvente quanto qualquer obra ficcional.

O livro começa bem com a descrição detalhada do assassinato de Maurizio Gucci, de fato você se sente dentro da cena. Mas logo se arrasta pela história da criação da marca desde os esforços de um pobre carregador de malas até a expansão mundial quando a Gucci se torna uma verdadeira grife. É realmente difícil continuar a leitura devido à complexidade da linha do tempo e a quantidade de personagens que aparecem.

É aí que entra em cena Patrizia Reggiani (acho que é assim que se escreve) e o dramalhão que a envolve. Nesse mesmo momento se desenrolam as disputas familiares entre os herdeiros Gucci. A leitura é empolgante e fluída onde você se sente como um espectador de uma novela, chegando a torcer por alguns personagens. Estes são tão absurdos e cativantes que nem parecem reais, com especial destaque para Patrizia e Aldo Gucci. Como toda novela há personagens e tramas que desagradam e em Casa Gucci com certeza é Maurizio e suas trapaças comerciais, isso até o divórcio e separação da família.

Maurizio Gucci é inicialmente um personagem chato e irrelevante mas cresce na história à medida que a sua relação com a mulher se desgasta e o poder sobe à cabeça. Ele de fato se torna um verdadeiro vilão ao usar o primo para sabotar o próprio tio e tomar o controle da empresa, além de desprezar a ex-mulher e dar seguimento ao divórcio de forma hostil. Em alguns momentos é até possível sentir um pouco de compaixão por ela e raiva dele, mas isso logo passa. Os detalhes comerciais das suas armações podem entediar os leitores mais impacientes mas vale a pena acompanhar para ver um Maurizio trapaceiro e fora de controle que nos rende episódios memoráveis (vide os ataques de estrelismo e o sonho em que o pai lhe dava dinheiro).

O livro segue com o planejamento do assassinato, a investigação e a prisão dos acusados. Achei que pudesse ser o ponto alto mas não vi tanto brilho assim a não ser pela construção da grande vilã da história. Desde o envio das ameaças até a atuação perfeita como viúva abalada, Patrizia se mostra como uma verdadeira vilã de novela mexicana e rouba a cena de capítulos mornos.

O que se segue após o fim dos julgamentos é uma série de tramas comerciais que mais uma vez podem entediar o público em geral, mas para mim funcionaram até certo ponto. Continua como uma boa novela, mas com pano de fundo empresarial com as disputas com o LVMH e a Prada.

Por fim, a história termina contando por onde andam os personagens que deram corpo a ela. Previsível e morno, esperava mais do final de uma trama tão envolvente quanto a da família Gucci. Acho que o último capítulo relatando os pormenores comerciais desacelerou o andamento do enredo tirando o brilho do epílogo e posfácio.

Em comparação com o filme é realmente uma grande obra, mas poderia ser mais enxuta. Gostaria de ver uma série ao estilo da de Versace, acho que faria jus a esse calhamaço e ainda traria mais desenvolvimento desse novelão.

@vcdisselivros 05/10/2022

Nem tudo o que brilha é ouro
?A vida é um livro gigante com muitas páginas. Meu pai me ensinou a virar a página. Como ele costumava dizer: 'Vire a página! Chore se precisar, mas continue jogando!'"

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Se assim como eu, você pegou o livro após ver o trailer do filme, pensando que seria sobre o assassinato de Maurizio Gucci não se engane, as mais de quinhentas páginas contam a história do Clã Gucci, desde a fundação lá por 1950;

° Por mais que seja renomada, a história da Gucci é marcada por escândalos familiares, o que ofusca um pouco o brilho e o glamour da marca;

° O interessante é ler nas páginas os altos e baixos, vendo de perto os motivos da ascensão, do declínio e do ressurgimento da marca;

° A autora, Sara Gay Forden, deixa claro que foi feita uma ampla pesquisa para a construção da obra, apresentando uma pesquisa impecável sobre a marca, a família e seus envolvidos.

POR FIM

Embora acima eu elogie a pesquisa da autora, em alguns momentos a mesma se torna repetitiva, pois a informação encontrada em um capítulo pode ser vista no outro.

Sempre que um novo nome surge na história, ela traz uma pequena biografia da pessoa, o que também deixa o conteúdo maçante. Não preciso saber tudo sobre essa pessoa, a função dela para entender o contexto, exemplo, advogado de tal parte, me basta como informação, então pode-se dizer que alguns leitores vão sentir que pecou pelo excesso.

Fora isso é tudo muito fascinante, o livro tira da zona de conforto, a história organizada de modo linear facilita a compreensão de modo que não nos perdemos entre as muitas e muitas pessoas da família e da empresa.

Você não precisa gostar de moda para ler, mas é bom ter um pequeno interesse para entender as muitas grifes que aparecem ao longo das páginas, bem como seus estilistas e coleções. Nem tudo é luxo, temos longas páginas com batalhas judiciais e barracos de arrancar sangue no tapa.

O assassinato e o julgamento estão presentes, mas diferente do que é divulgado, não são o ponto alto da obra. Claro que o ato em si de interromper a vida de uma pessoa impacta e gera revolta, porém não se apegue tanto pois o caso aparece no primeiro capítulo e em somente mais uns três próximos do final.

?A verdadeira sabedoria é aquilo que podemos fazer com as verdadeiras riquezas do mundo - além de algumas que podemos negociar ou gerenciar-, as riquezas da vida, juventude, amizade, amor. Estas são as riquezas que devemos prezar e guardar sempre" ? Rodolfo Gucci

Dri Stone 29/09/2022

A saga Gucci
Pra mim foi uma grata surpresa a história dessa famosa marca, um homem simples inicia um império e uma família se deteriora por ele. A autora foi minuciosa nos detalhes, tanto familiares, de produção, produtos, brigas, fusões, ascensão de uns, quedas de tantos outros? a narrativa é dinâmica, envolvente. O livro é grande, mas não é cansativo, a cada capítulo ou página eu queria saber mais e ler mais um pouco?
A História mostra como a ambição, inveja, rancores, e outros sentimentos podem arruinar algo grandioso conquistado com visão, com a entrega da vida para um objetivo? a Empresa sobrevive à família? os negócios são negócios? excelente material, para conhecimento, para entretenimento. Eu queria ler mais livros com esta mesma qualidade!

GabrielGLourenço 06/09/2022

Os pais conquistam, os filhos gastam e os netos quebram.
O que é mais irônico na história de toda a Casa Gucci é que o ponto mais interessante é justamente o assassinato do herdeiro da grife, Maurizio Gucci. A autora sabe muito bem disso e já destaca logo no início da obra todos os detalhes do assassinato.
No todo, é mais uma história de um self made man de seu tempo, chamado Guccio Gucci, que criou a marca no início do século XX, em Florença, na Itália.
É uma história com cara de Revista Caras com Revista Exame.
A grande vilã de toda a história, Patrizia Reggiani, a mandante do assassinato do ex-marido, Maurizio, é quem salva toda a obra com sua perspicácia e presença de espírito.
Porque se deixarmos o desenrolar da obra nas mãos da família Gucci, ou morreremos de raiva, ou morreremos de tédio. A família em si, retrata bem um clã aristocrático, tanto de tempos antigos, quanto de tempos atuais.
É o retrato de uma família que basicamente respira dinheiro, vomita ganância e tem verdadeiros orgasmos quando o assunto são os negócios.
Nem que para obter tal fortuna, seja preciso sonegar impostos e cometer uma série de irregularidades e crimes de natureza econômica e fiscal.
Sim, poderia ser a história de qualquer família rica e tradicional brasileira, porque a roupagem é a mesma, só mudam os personagens.
Um grande ponto negativo no livro é a forma demorada com que a autora descreve as maquinações dos herdeiros para "puxarem o tapete" uns dos outros.
Os imbróglios jurídicos da empresa também atrapalham muito o desenrolar da história.
No mais, eu recomendo a leitura, mas, desde que o leitor saiba filtrar muito bem o conteúdo, porque a chance de uma desistência pode surgir e não será em vão. Mas, para satisfazer a curiosidade sobre o mundo dos Ricos & Famosos, é uma boa pedida.

DaniSampol 20/08/2022

Livrão esse.
Primeiramente se nao fosse no Kindle eu no leria mesmo. Mas ainda bem que li. A não ficção ficou muito boa, se tratando de pesquisas. Mas a Patricia realmente foi uma mulher que me convenceu até mais da metade da história. A obcecação dela pelo poder acabou com o casamento que eu via como bonito. Mas, nao fiquei com pena Maurício com a morte. Que familia disfuncional.

@Mihleituras 15/06/2022

Livro muito bom. Família Gucci é resumida em polêmicas, intrigas e muita briga boa kkk e tanta intriga que vc para e pensa mentira que ele fez isso kkk não consegui parar de ler essa história, muito bem construída.

Gomor 27/05/2022

Um relato muito interessante sobre a marca Gucci desde a sua criação por Guccio Gucci até os dias de hoje. Todas as fusões, conchavos, negociações e o assassinato de Maurizio Gucci encomendado por sua esposa Patrízia estão presentes no livro. Leitura de fácil entendimento mesmo quando nos apresentam os valores e negociações feitos com a marca. Agora bora assistir o filme.