Casa Gucci Sara Gay Forden

Resenhas - Casa Gucci

@vcdisselivros 05/10/2022

Nem tudo o que brilha é ouro
?A vida é um livro gigante com muitas páginas. Meu pai me ensinou a virar a página. Como ele costumava dizer: 'Vire a página! Chore se precisar, mas continue jogando!'"

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Se assim como eu, você pegou o livro após ver o trailer do filme, pensando que seria sobre o assassinato de Maurizio Gucci não se engane, as mais de quinhentas páginas contam a história do Clã Gucci, desde a fundação lá por 1950;

° Por mais que seja renomada, a história da Gucci é marcada por escândalos familiares, o que ofusca um pouco o brilho e o glamour da marca;

° O interessante é ler nas páginas os altos e baixos, vendo de perto os motivos da ascensão, do declínio e do ressurgimento da marca;

° A autora, Sara Gay Forden, deixa claro que foi feita uma ampla pesquisa para a construção da obra, apresentando uma pesquisa impecável sobre a marca, a família e seus envolvidos.

POR FIM

Embora acima eu elogie a pesquisa da autora, em alguns momentos a mesma se torna repetitiva, pois a informação encontrada em um capítulo pode ser vista no outro.

Sempre que um novo nome surge na história, ela traz uma pequena biografia da pessoa, o que também deixa o conteúdo maçante. Não preciso saber tudo sobre essa pessoa, a função dela para entender o contexto, exemplo, advogado de tal parte, me basta como informação, então pode-se dizer que alguns leitores vão sentir que pecou pelo excesso.

Fora isso é tudo muito fascinante, o livro tira da zona de conforto, a história organizada de modo linear facilita a compreensão de modo que não nos perdemos entre as muitas e muitas pessoas da família e da empresa.

Você não precisa gostar de moda para ler, mas é bom ter um pequeno interesse para entender as muitas grifes que aparecem ao longo das páginas, bem como seus estilistas e coleções. Nem tudo é luxo, temos longas páginas com batalhas judiciais e barracos de arrancar sangue no tapa.

O assassinato e o julgamento estão presentes, mas diferente do que é divulgado, não são o ponto alto da obra. Claro que o ato em si de interromper a vida de uma pessoa impacta e gera revolta, porém não se apegue tanto pois o caso aparece no primeiro capítulo e em somente mais uns três próximos do final.

?A verdadeira sabedoria é aquilo que podemos fazer com as verdadeiras riquezas do mundo - além de algumas que podemos negociar ou gerenciar-, as riquezas da vida, juventude, amizade, amor. Estas são as riquezas que devemos prezar e guardar sempre" ? Rodolfo Gucci

hércules 14/09/2021

Uma longa história!
Quando peguei em mãos o livro físico, percebi que se tratava de um pequeno calhamaço com a diagramação apertada e sem muitas falas. Primeiramente, a pesquisa feita dor Sara foi muito bem executada, pecando apenas na organização dos fatos que, como já havia lido em resenhas anteriores, não segue uma ordem cronológica, mesmo podendo ser feito. Outro fato que me incomodou bastante foi o detalhamento excessivo das disputas judiciais e questões econômicas envolvendo o nome Gucci. Mesmo não se tratando de um romance e sim de uma obra de não-ficção, muitas dessas partes poderiam ser encurtadas. A parte da morte de Mauricio e a condenação de Patrizia - o carro-chefe do livro - foi bem executada e me fez imaginar as cenas do filme que está por vir. Em suma, a autora é uma grande pesquisadora e entende sobre o assunto que está narrando, porém faltou organização e síntese dos fatos, tornando a leitura cansativa e inacessível para aquelas pessoas que não são muito acostumadas com os assuntos envolvendo o mundo da moda.
Erika 08/01/2022minha estante
Hércules, acabei de ler o livro e tive as mesmas impressões que vc. Realmente a parte referente às disputas jurídicas e negociais ficaram um tanto arrastadas. Quanto à ordem cronológica, notei que a autora optou por dividir o livro em blocos temáticos. Os episódios da vida pessoal dos membros da família ocorriam simultaneamente às questões empresariais, mas, na obra, são narrados separadamente. Por um lado, essa sistemática nos faz ficar mais focados no tema tratado, mas, por outro, realmente gera idas e vindas no tempo.
Lendo a obra percebi que o filme, mesmo sendo longo, jamais teria como retratar toda a história. Para tanto seria necessária uma série, e com MUITAS temporadas rs.

Karen 17/12/2021

Gossip Gucci
O patriarca fundador da Casa Gucci já mostrava o quão sem caráter era quando, em sua morte, deixa tudo aos seus filhos homens e absolutamente NADA a sua filha mulher ( e seus irmãos nada a deram ou ajudaram, acharam muito OK da parte do pai agir dessa maneira).
Uma história com esse início vai acabar bem? Dificilmente.
Família desprezível, um ninho de inveja, cobiça e avareza.
A leitura é lenta e com muitas minúcias, que ao final irão dar sentido a conclusão de cada um dos familiares.
Uma baixaria em alto estilo.
*** O filme não é NADA perto do que o livro traz.

gabriela losano 05/02/2022

Bom livro, mas...
É super interessante saber como a Gucci se expandiu e tornou-se o império que conhecemos hoje, mas que livro denso de ler, tem que ter MUITA paciência. É claro que a parte mais legal é as loucuras da Patrizia e seu julgamento final.
Acho que por ser muito detalhado e sem uma linha cronológica concreta e organizada, a história se torna maçante, mas para quem entende de economia/negócios ou moda, é um prato cheio.
O livro é bom, mas eu esperava mais (e de preferência com outra dinâmica para a leitura não ficar chata demais)!

Grailson 18/01/2022

Interessante, mas não chega ser extraordinário
Eu fiquei muito animado com o filme House Of Gucci, quando foi anunciada a adaptação estrelada pela Lady Gaga e confesso que gostei do filme, o que me deixou muito curioso para ler o livro que inspirou a obra visual.
Não sei se por expectativas muito altas, mas esta leitura não foi o que eu esperava e me frustrou um pouco.
O livro conta a história do império Gucci e todos os altos e baixos da família e da empresa ao longo dos anos. Trazendo uma riqueza de detalhes imensa, sinto que faltou uma revisão maior no livro, e muitas das coisas colocadas aqui, poderiam ser resumidas.
O livro traz em mínimos detalhes muito do que acontece com a família e a empresa, tanto em questões financeiras, como questões jurídicas, o que em vários momentos torna a leitura exaustiva.
O livro não seguir uma ordem cronológica também torna a leitura confusa em muitos momentos, além de apresentar e aprofundar-se na vida de vários membros da família Gucci.
De fato, as partes mais interessantes do livro são as aparições da Patrizia e tudo que envolve o assassinato do Maurizio e o julgamento, que confesso ser o que me atraiu para esta leitura. Quanto ao resto, é interessante, porém poderia ter sido apresentado de outras formas,, para assim tornar a leitura menos cansativa.
A proposta do livro é muito boa, mas a execução deixa a desejar. Vale a leitura pelo hype do filme.

Tamara 01/03/2022

Dentro da minha versatilidade literária, as biografias são um gênero presente entre os meus queridinhos e vez ou outra eu encaixo alguma alternando com as leituras de ficção. Então, quando ouvi o burburinho em torno de Casa Gucci, que foi lançado pela primeira vez no Brasil em 2008, mas só agora tem feito um grande sucesso devido a adaptação de mesmo nome feita na Netflix, eu decidi que seria um livro que eu queria ler, ainda mais pelo que trata, onde ele traz a história da família Gucci, donos do império Gucci, onde conhecemos mais sobre suas desavenças, amores, patrimônio e principalmente sobre o assassinato de um dos herdeiros desse império à mando de sua ex-esposa e a repercussão do caso.
As expectativas que criei, mesmo sabendo que não devemos criar nenhuma, foram relacionadas a ser um livro bem investigativo, com foco nos motivos da esposa, em alguma entrevista com ela e afins, o que parece ser o foco do filme, e digo isso apenas por ouvir falar, pois não assisti. Porém, quando comecei a ler resenhas, percebi que talvez fosse melhor eu desviar e reduzir um pouco essas expectativas pois conforme outras opiniões isso não era muito bem o que eu iria encontrar no livro, mas ainda assim resolvi enfrentá-lo, com um grande temor de que fosse uma daquelas leituras eternas na qual eu ficaria presa o resto do mês.
Felizmente foi uma leitura positiva, embora não se possa dizer que é cheia de empolgação, já que uma boa parte do livro é dedicada a falar do império Gucci, de quantas lojas eles tinham, quanto de dinheiro, qual o lucro anual e por aí vai, o que com toda certeza foram detalhes que passaram na minha leitura em um minuto e no seguinte já tinham sido esquecidos. Esse, para mim, foi o ponto mais negativo do livro e houve momentos em que mais parecia que eu estava lendo um livro de economia do que uma biografia conforme me fora prometido.
Por outro lado, quando apareciam as narrativas das tramas familiares, do relacionamento de Maurizio, bem como uma possibilidade de conhecê-lo mais intimamente o livro se tornava muito interessante, daquele estilo em que não dá vontade de parar de ler. Parte desses momentos fascinantes se devem a escrita da autora que se mostrou uma boa biógrafa, que consegue prender o leitor na escrita, e para minha surpresa li o livro em apenas dois dias, o que superou até então todas as minhas previsões.
Ainda sobre a estrutura do livro, posso dizer que é bastante dinâmica e em alguns momentos me incomodou, pois iniciamos no momento do assassinato de Maurizio, o que é uma jogada óbvia para prender a atenção do leitor, depois voltamos para o passado a fim de explorar mais sobre a história da família e do império, e nos capítulos seguintes alternamos entre vários anos, onde acompanhamos o começo e o fim do relacionamento de Maurizio, mortes, nascimentos, e essa alternância sem uma linha do tempo estabelecida nos confunde até mesmo para saber o que acontece primeiro em uma cronologia.
Pelos pontos que levantei, parece que eu não recomendaria o livro, mas pelo contrário, recomendo-o como uma leitura instigante para aqueles leitores pacientes, que gostam de biografia mas também de economia e de conhecer pessoas e fatos que marcaram épocas.

Paty 14/10/2021

Casa Gucci
O livro conta a história da família Gucci que construiu um império no mundo da moda.
A morte de Maurizio e o julgamento de Patrizia é o que dá vida ao livro. Achei massante a parte que detalha tanto as questões financeiras da empresa.
A autora é repetitiva, prolixa e não narra os acontecimentos em ordem cronológica. A história da família Gucci, em meio a tantas guerras e como a empresa deixa de ser familiar e passa por uma troca de controle é bem interessante.

Juhpower 03/05/2022

Gucci uma história de amor e ódio
"A história da Gucci é o perfeito exemplo do que uma família não deve fazer?

" A história da Gucci simboliza as brigas travadas por muitas famílias e pessoas na Europa que criaram e fizeram crescer seus próprios negócios"

"Agora, a família Gucci, bem recompensada, assiste de fora ? com um misto de tristeza e amargura ? à empresa que leva o nome dela e continua a dominar as notícias de negócios e de moda".

Trechos retirados do livro, e q mostram uma triste realidade.

Se comparado ao filme esse livro é incrivelmente maravilhoso.

Para quem não tem hábito de ler e prefere assistir o filme, infelizmente vai ficar com um resumão bem resumão mesmo.

@Mihleituras 15/06/2022

Livro muito bom. Família Gucci é resumida em polêmicas, intrigas e muita briga boa kkk e tanta intriga que vc para e pensa mentira que ele fez isso kkk não consegui parar de ler essa história, muito bem construída.

DaniSampol 20/08/2022

Livrão esse.
Primeiramente se nao fosse no Kindle eu no leria mesmo. Mas ainda bem que li. A não ficção ficou muito boa, se tratando de pesquisas. Mas a Patricia realmente foi uma mulher que me convenceu até mais da metade da história. A obcecação dela pelo poder acabou com o casamento que eu via como bonito. Mas, nao fiquei com pena Maurício com a morte. Que familia disfuncional.

xoxomilly 02/06/2023

Casa Gucci
"Casa Gucci: Uma História de Glamour, Cobiça, Loucura e Morte" é um livro da jornalista americana Sara Gay Forden, que conta a história da família Gucci, uma das mais prestigiadas marcas de moda do mundo, e dos eventos que levaram ao seu declínio.

O livro começa com a fundação da empresa em 1921 por Guccio Gucci, um ex-camareiro que decidiu abrir sua própria loja em Florença. A partir daí, a história é contada por meio de uma série de personagens, incluindo membros da família Gucci, funcionários da empresa e outras pessoas envolvidas na trajetória da marca.

Ao longo do livro, a autora explora temas como a dinâmica familiar, a cobiça, a inveja e a ambição desenfreada que levaram à queda da marca. Ela também aborda as disputas internas da família Gucci, incluindo brigas por dinheiro e poder, e os escândalos que abalaram a empresa, como o assassinato do neto de Guccio Gucci, Maurizio Gucci, em 1995.

Além disso, o livro também oferece uma visão geral da moda italiana, mostrando como a Gucci e outras marcas italianas emergiram como líderes globais no mundo da moda.

Em geral, "Casa Gucci" é uma leitura fascinante para qualquer pessoa interessada em moda, história ou dramas familiares. A escrita de Sara Gay Forden é envolvente e bem pesquisada, e ela consegue contar a história de uma marca lendária de forma interessante e informativa.

Rafaela.Fernanda 30/12/2021

Casa Gucci
Eu estava muito empolga para começar essa leitura após ter visto e filme porque fiquei muito curiosa para saber mais sobre a história da Gucci, por isso o começo do livro me animou bastante e estava com um ritmo de leitura ótimo, mas logo a história começou a ficar cansativa. A linha do tempo narrada no livro as vezes fica um pouco confusa e isso também me atrapalhou um pouco na hora da leitura.

É um livro rico em detalhes, e talvez seja por isso que depois de um certo tempo a leitura fica bem cansativa (pelo menos eu senti isso), mas faz sentido ter tantos detalhes por se tratar de uma obra não ficcional. Por ser longo e cansativo eu recomendo lê-lo intercalando com outra leitura (foi o que funcionou pra mim)

A parte da investigação do crime foi o que mais me prendeu e eu recomendaria o livro só por conta disso. Por fim acho que fui com expectativa muito alta, mas é um livro bom.

girlbetweenbooksandcoffee 09/12/2021

Excelente obra
A reimpressão se fazia necessária, para acompanhar o hype do filme recém lançado.

Gostei muito da leitura, por vezes me parecia que eu estava lendo uma obra de ficção do que algo baseado em fatos reais.