Um Olhar que Cura

Um Olhar que Cura Pe. Paulo Ricardo

Resenhas - Um Olhar que Cura

Rubens.Memari 01/05/2021

Informação e cura
Antes de tudo, considero o Padre Paulo Ricardo uma autoridade da fé católica no Brasil, e ler esse livro é motivo para me sentir muito honrado.
O autor se propõe a apresentar as doenças espirituais, suas características, seus sintomas e ainda a terapia capaz de elimina-la. As citações bibliográficas são muitas, porém não são cansativas, pelo contrário, tornam a leitura mais agradável, porque são inseridas no momento certo. Ao apresentar as orientações de cura, tem-se a impressão que o autor está na sua frente, o que torna a leitura muito especial.
Enfim, uma leitura agradável, rápida, enriquecedora. Há um indicativo, no posfacio, de um segundo volume, que ainda não foi publicado. Uma pena.

Deilson.Barros 31/03/2020

Terapia contras os pecados capitais
A obra é destina-se a oferecer práticas espirituais de prevenção e de remedeio aos pecados capitais. O autor é Paulo Ricardo, um padre muito conhecido no meio cristão por gerir um site onde oferece inúmeros cursos e homilias ao público católico leigo, sempre fundado na Bíblia, na Tradição e no Catecismo da Igreja. Ele nesse primeiro volume da obra, o padre discorre sobre a filáucia, a gula, a luxúria e a avareza. Ele prometeu lançar o segundo volume em breve, onde tratará a respeito da demais doenças espirituais, a saber: a ira, a tristeza, a acídia, a vanglória e a soberba, bem assim suas respectivas terapias.
O livro é sobretudo pautado nos escritos dos Santos Padres, que compõem a Tradição da Igreja Católica, sem esquecer as referências bíblicas e ao catecismo.
Os conselhos terapêuticos são práticos e nos incitam a conquistar as virtudes (prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e caridade), de modo a imitarmos Cristo em sua plena saúde espiritual. O livro é conciso, mas sem ser superficial, letra média, páginas amarelas e com alguns esquemas em seu bojo que auxiliam a ter uma visão teológica mais clara e panorâmica do tema abordado.
Após sua leitura fiquei ansioso pelo lançamento do segundo volume e estimulado a conhecer mais a vida e obra sábias dos Santos Padres, os fundadores da Igreja.
Recomendo a leitura. Nota de 1 a 5: 4

brendaflleal 20/09/2023

Irretocável!! Sou admiradora do Padre Paulo Ricardo, mas esse é o primeiro livro que leio dele.
O único defeito é que ainda não lançaram o volume 2 para completar a obra, mas recomendo muito a leitura desse volume 1.
Esse volume traz três doenças espirituais (pecados): a gula; a luxúria e a avareza. Mas a explicação é profunda. Já quero todos os livros do Padre.

everton2040 15/12/2009

Para a cura interior, excelente
Para aqueles que querem ser curados de seus pecados, e de suas doenças espirituais...o livro é excelente e fantástico, pois traz à luz da fé tradicional, os problemas, as causas e suas curas.

Renisson 06/07/2021

Para quem conhece o Padre Paulo Ricardo não irá se decepcionar com este livro.
O livro muito contemporâneo sem deixar a tradição católica de lado, um livro curto e consequentemente capítulos curtos que ajuda para o desenvolvimento do livro.
Não é um livro que fala de assuntos como pecado, matrimônio ensinamentos católicos e com teologia que não simples, porém por ser bem escrito ele é agradável ao leitor.
Por fim, é uma excelente obra que vale muito apena a ser lido.

Arthur Jácome 28/02/2015

Pe. Paulo Ricardo traz uma análise detida da influência do pecado em nossas almas e, consequentemente, no nosso relacionamento com Deus. À luz da experiência e ensinamentos dos santos Padres, pe. Paulo examina cada doença espiritual (neste volume, são somente três - a gula, a luxúria e a avareza) e modos de combater e evitar tais vícios.
Como o próprio título já nos mostra, a obra vai nos explicar que esses males não estão ligados somente à fraqueza do nosso corpo (como muitos pensam), mas sim à disposição da alma perante as graças de Deus. É um livro que convida o leitor a meditar sobre sua vida e a como buscar uma aproximação maior com Deus.

LuaTeresa 19/05/2023

Livro pequeno mais de uma grande preciosidade.
Já tinha estudando ele em um curso que fiz mas ler o livro na íntegra faz toda a diferença.
Super indico!

Leia.o.livro! 13/12/2020

Um olhar profundo
Mas, do que adianta tantas coisas a consertar se não se sabe a causa?
Devemos buscar as causas das desordens sociais no nosso interior.
Não há injustiça em Jesus Cristo, se Não a que ele mesmo a carregou com muito amor. No final a justiça de Deus é esta: que através do seu filho único e maravilhoso busquemos o bem interior, para só assim, sermos magnificentes.
Hoje temos curso e tutorial para tudo. Então por qual razão não precisariamos aprender a ser cristão? Por que então não buscar conhecer aquilo que é próprio de Cristo? Por que acharmos que já sabemos de tudo sem que nos tenha sido ensinado? Você por acaso já sabia ler quando foi à escola?

Assim também nós: devemos aprender a ser cristão. E esse é um bom livro de ajuda para isso.

Leo Brito 25/02/2020

Interessante e muito aprendizado.

jsilveira 06/04/2020

Excelente!
Valiosos ensinamentos.

Maria Clara 20/05/2019

INCRÍVEL MIL VEZES!!!!!
Quanta sabedoria!!! Transformador!

Mari 05/05/2020

Livro maravilhoso! A impressão que dá, é que o Pe. Paulo está sentado do seu lado, ensinando verdades tão complexas e ao mesmo tempo tão familiares. O livro aborda a origem de todos os pecados, a filáucia, que seria o amor-próprio doentio, pois existe o amor-próprio virtuoso. Ela tem 3 filhas a filáucia, a gula (gastrimargia), a luxuria (pórnea) e a avareza ( Filargíria e a pleonexia), nomes difícieis, mas com a grandeza de Deus e a sabedoria do autor são explicadas de forma clara e concreta. Apresenta a terapia, a cura para essas doenças, que são mães de muitas outras. A temperança, castidade e a terapia da avareza, que aborda passos concreto na luta contra esses 3 pecados capitais. No início do livro você também criará uma grande expectativa de ler o volume 2, que ainda não foi lançado. Escrita rica em referências, e exemplos que desenham os conceitos na alma. Vale a pena ler!

joseaugusto.lara 31/01/2023

"Conheça-se a si mesmo"
Nesse tratado sobre as doenças espirituais pe Paulo Ricardo baseia-se na tradição dos Padre do Deserto e sua extensão investigação da alma humana para descrever as doenças e suas terapias. Esse livro é indispensável para qualquer cristão que queira aprender a amar a Deus acima de tudo.
Linguagem fácil e cativante.
Não perca tempo, leia o mais, estude e medite o mais rápido possível.

Rafael.Nicastro 01/12/2021

Via ascética
Excelente conteúdo para quem quer instrumentos práticos para o início da caminhada espiritual, em sua via ascética. O único problema é que, até hoje, parece que não saiu a segunda parte prometida ao final.

Polyana.Christina 31/12/2021

Muito bom ler um livro do Padre Paulo, quando na maioria das vezes só tive os ensinamentos dele por videos. '' Um Olhar que Cura'' é um breve estudo sobre as doenças espirituais. Recomendo muito a leitura.
'' O olhar severo é o amor que exige conversão e nos desafia . O olhar amoroso é o amor que acolhe e nos perdoa . Num único semblante , contemplamos o mistério pascal , morte e ressurreição , amor que supera todo entendimento : o olhar que nos cura.''