As Mais

As Mais Patrícia Barboza

Resenhas - As Mais

1 | 2 | 3 | 4

Nina.Chermont 26/12/2022minha estante
Elas são adolescentes?! E a vida delas não se resolve com "macho"! A Aninha conquistou seu sonho de ser a chefe do Grêmio; Susana entrou em um time profissional de vôlei; Mari encontrou a sua vocação e investiu no teatro. A única que você poderia dizer que resolveu a sua vida com um "macho" é a Ingrid, que sempre sonhou em namorar. Mas o objetivo do livro não é focar no namoro delas, e sim na realização dos sonhos que elas tiveram.

Sunny 15/01/2023minha estante
Respeito a sua opinião, Amanda. Sabe, eu também não gosto quando os problemas das personagens se resolvem quando elas começam a namorar porque dá a impressão que a vida de uma garota só é interessante quando ela encontra um namorado, porém a Nina tem razão porque a ideia da autora deste livro foi mostrar que as diferenças fazem bem para as amizades.
O que eu gostei foi a união delas, pois sempre quis ter um grupo de amigas verdadeiras e nunca realizei.
Elas têm sonhos e lutam por eles. A Mari descobre a sua vocação para ser atriz e entra para o teatro, a Aninha é super inteligente e engajada, tanto é que se candidatou ao Grêmio da escola e venceu a disputa, tentando, na medida do possível, cumprir as promessas que fez, no entanto, no caso da Ingrid, ela é uma menina romântica e queria namorar, porém também é mostrado que ela é uma menina muito madura e responsável, tem um espírito de líder e sempre tem uma palavra boa para dizer aos outros. A Susana é uma jogadora de vôlei com um futuro promissor e luta muito para conseguir entrar em um time profissional.
Desculpa me intrometer nos comentários, mas só porque eu já li muito livro teen tóxico no qual concordo com a Amanda, parece que tudo se resolve com um namorado, mas esse, apesar de cada uma encontrar o seu par, muitos outros assuntos são abordados de uma forma leve e agradável.
Espero que você esteja lendo um livro com a sua vibe, Amanda. E, Nina, você resumiu a essência do livro melhor do que eu.
Beijos, meninas.

Anna Bia 07/05/2022

Me rendeu boas risadas?
Todas as meninas são incríveis, me lembrou dms a escrita da Paula Pimenta, bem fluida, e gostosa de se fazer?
A minha favorita sem sombra de dúvidas é a Maria Rita. Ela é muito engraçada, teve momentos que eu chorei de rir( a festa de 15).
Vale a pena conhecer a história dessas meninas incríveis?
Mariana1398 05/08/2023minha estante
Siiiim eu amei todas as meninas.
Um livro tão fácil de ler né?

Anna Bia 08/01/2024minha estante
Simm, eu Ameii

Nathalia Cabral 28/08/2012

As MAIS
Que livro gostoso! Além de lindo, é claro. Que trabalho maravilhoso de capa e diagramação cheio de coisas lindas a Verus fez. Isso somado a escrita da Paty ficou ainda melhor, pois só beleza não faz um livro ser bom.

Eu adorei lembrar dos meus momentos de Ensino Fundamental, foi um flashback gostoso. Ao mesmo tempo eu esquecia que as meninas eram tão novas. Em parte deve ser porque alguns conflitos da adolescência perdurem por longos anos das nossas vidas, principalmente questões amorosas.

Eu não sei se você leu ou lerá, mas me identifiquei com todas as meninas. Não 100%, claro, mas todas elas tinham coisas em comum comigo. Umas mais, outras menos, e assim acabei me vendo em cada parte do livro.

Juro que tentei ver o por do sol no Arpuador, dica da Paty e também cena do livro. Infelizmente não deu e isso não significa que vou desistir. Quem sabe eu dou sorte também, né?

Recomendo a leitura para qualquer idade. Tenho certeza que se você vai se identificar com algum detalhe dele e se isso não acontecer, ao menos se divertirá com essas meninas.

Mariana Soares 06/04/2012

[Resenha] As MAIS - Patrícia Barboza
Maria Rita (Mari), Aninha, Ingrid e Susana, são as MAIS. Quatro amigas com personalidades super diferentes que resolvem, depois da ideia de uma das professoras, escrever um livro contando suas aventuras no último ano do Ensino Fundamental, o nono ano. E a história é apresentada a nós, leitores de forma muito peculiar, visto que cada trimestre é contado por uma das MAIS, na ordem da sigla.

E quando eu digo diferentes quer dizer diferentes mesmo. Patrícia quis mostrar o quanto a vida pode ser mais divertida se ao invés de criticarmos as diferenças, as aceitarmos e, assim, aprender a lidar com a diversidade, utilizando-a de forma complementar.

Mari é espontânea, atrapalhada, engraçada e vive pagando micos (prepare-se para se divertir bastante nesta parte do livro); Aninha é estudiosa, responsável, linda (daquelas que comem e não engordam, que causam inveja em muita gente) e, inclusive, é blogueira literária; Ingrid é romântica, otimista, ligada em esoterismo, ama a cor rosa e adora filmes de amor; por fim, Susana é atleta e adora cuidar da aparência, é a ela que todas recorrem quando precisam de dicas de beleza.

Vai dizer que não conhece pessoas com essas características? Ou melhor, vai dizer que você não é como uma das MAIS ou que, assim como eu, conseguiu constatar particularidades suas em cada uma delas? Pois é, até com a Susana eu consegui me identificar, mesmo odiando esportes e não sendo ligada em assuntos de beleza.

É importante dizer que a Patrícia conseguiu perfeitamente fazer cada uma de um jeitinho, você sabe quem é que está "falando" antes mesmo de ler os nomes e não deve ser fácil fazer isso com quatro protagonistas.

Outro ponto positivo, para mim, é de a história se passar no Rio de Janeiro. Consegui identificar a maioria dos locais citados.

Quem conhece um pouquinho que seja da autora, consegue imaginá-la te contando a história. Isso aconteceu comigo durante toda a leitura. E é incrível quando o autor consegue criar uma identidade para suas obras.

Aliás, este é o segundo livro que leio da Patrícia e é notável a evolução de sua escrita. Mas, ambos possuem uma característica em comum, trouxeram-me muitas recordações e, como boa canceriana que sou, eu simplesmente amei reviver minha época de escola!

Vale ressaltar que o livro está maravilhoso: capa, parte interna, ilustrações, revisão, enfim... Cada detalhe! Parabéns a Verus e a Patrícia pelo trabalho, dá para perceber que tudo foi feito com muito carinho para nós, leitores.

Enfim, super recomendo para todos! Se você é da faixa etária a que o livro visa atingir vai amar a história das MAIS. E, se assim como eu, gosta de relembrar o passado, vai adorar do mesmo jeito.

Leia mais em: http://www.brincandocomlivros.com/

Mari 27/04/2012

"Bom, aprendi que na vida nem sempre é tudo tão divertido. Tem horas que a gente fica triste. O motivo pode ser sério ou até bobo. Mas, se estivermos rodeadas de pessoas que gostam da gente, tudo fica mais fácil"
Mari, Aninha, Ingrid e Susana são quatro amigas inseparáveis, conhecidas no colégio CEM como as MAIS. Cada uma tem o seu jeitinho e como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e as MAIS modestas do Rio de Janeiro.

Mari é dramática desastrada, pagadora de micos e a mais espontânea do grupo. Seus micos a tornam ainda mais divertida, e autêntica. Seu nome é Maria Rita, mas gosta de ser chamada de Mari (Minha decepção única decepção do livro: fiquei toda feliz achando que o nome era Mariana -rs)

Aninha é a intelectual. Adora ler, tem um blog literário, participa do grêmio estudantil do colégio e ao contrário do que os colegas de colégio acham e falam, ela não é nerd. Ela é uma loira de causar inveja, já que além de linda, come muito e não engorda nada.

Ingrid é a romântica, fofa e mais baixinha. Além de ser super otimista, ama cor de rosa e filmes de romance. Sempre chora assistindo românticos e na minha opinião, é a mais fofinha. Imaginem: baixinha, ruiva, de cabelos curtos e com sardinhas. Super fofa. Das quatro partes do livro a dela foi a que mais me divertiu.

Susana é a esportiva e que sabe tudo sobre beleza. Ela é a mais nova do grupo e a mais alta. Tem 1, 85 metro com apenas 14 anos, por isso é uma das melhores - se não a melhor - jogadora de vôlei do colégio.

O livro realmente superou minhas expectativas. Recebi o livro da Verus Editora e ele veio com um kit super foto (o bloquinho é tão lindo que dá pena de usar e os marcadores super criativos). Quando li a sinopse e vi a capa logo me interessei, pois achei que seria muito divertido, mas ele é muito mais divertido do que eu imaginava (tanto que as vezes me pegava rindo do nada). Ao longo do livro nos deparamos com ilustrações que vão caracterizando cada personagem e cada acontecimento. A Verus arrasou na capa, na diagramação e em cada pequeno detalhe que deixa o livro fantástico.

Continue lendo em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/04/as-mais-patricia-barboza.html

Lygia 06/04/2012

As MAIS - Patricia Barboza
O livro pode ser dividido em 4 partes, sendo que cada um é narrado por um protagonista diferente: Mari, a desastrada e dramática; Aninha, super estudiosa e linda de viver; Ingrid, a baixinha mais meiga do CEM (colégio onde as garotas estudam) e, finalmente, Susana, a esportista do grupo! A ideia de narrar um livro, durante um ano letivo das garotas, que dividem a mesma sala de aula no CEM, partiu de uma das professoras. As garotas acatam a ideia e dividem o ano, cada uma com a responsabilidade de narrar um trimestre. O resultado da narrativa da Patricia é uma história SUPER gostosa, onde pude me identificar com várias coisas da minha época de escola e com algumas características das meninas.

Vale a pena citar que o trabalho que a editora realizou no livro está fantástico, não encontrei nenhum tipo de erro. Além disso, nos deparamos com figuras lindas no livro, que caracterizam algumas singularidades de cada uma das meninas. Me diverti muito com as peripécias de cada uma, e fiquei lembrando de como com a idade delas (13/14 anos), costumava dramatizar tudo igual a Mari,rs.

Sem dúvidas, uma leitura para ficar imersa em uma deliciosa nostalgia. Recomendo!

estantedasuh 04/08/2012

As Mais
Terminei de ler o livro “As Mais” da Patrícia Barboza. E o que eu tenho a dizer sobre ele? O livro é muito bom, sem contar que a capa é linda (babem o meu está com dedicatória e tudo rsrsrs).
Logo que eu li a sinopse achei que o livro seria mais para adolescentes e que eu não iria gostar, mas esse livro foi uma surpresa. Ele foi muito bem escrito e realmente é mais para um público jovem. Chego a comparar a autora como a sucessora da escritora Thalita Rebouças. Com uma pegada bem leve e um linguajar bem adolescente, o livro trata super bem dos temas que vivenciamos nessa fase tão complicada, como o primeiro amor, aparência, ciúmes e etc... Confesso que voltei ao passado e me revi na história das meninas. Lembrei dos de mico que pagava, como a Mari. O grande amor que tenho desde pequena pelos livros como a Aninha (Eu também comecei a ler aos 9 anos de idade e por coincidência também foi um livro do Pedro bandeira, sendo que eu li A marca de uma lágrima e a Aninha, O mistério da fábrica de livros). Diverti-me vendo a Ingrid mentalizar cores para acalmar ou dar coragem, acendendo incensos que eu também sou super fã, e vendo algumas vezes o filme "O amor não tira férias", que eu choro toda vez que assisto (e cá entre nós, o Jude Law é um gato rsrsr). E apesar de não ter nada a ver com a Suzana e ser totalmente sedentária rs, e ela amar esporte principalmente vôlei, eu me peguei lembrando de quando eu tinha síndrome de ser gordinha (no caso dela é a altura) e achar que nunca namoraria ninguém porque, nessa fase, ser “diferente” é complicado. Recebia muito apelido de mau gosto, e o livro aborda todos esses temas de uma forma divertida e mostra que podemos superar esses desafios, e que pessoas, à primeira vista diferentes, podem sim ser grandes amigas e se completarem. Minha filha ainda tem 3 anos, mas esse livro será um dos que eu farei questão que ela leia, e tenho certeza que ele irá ajudá-la a passar por essa fase tão complicada chamada adolescência.

Leo Antan 30/04/2012

As Mais - Para Rir e se identificar
Fala do quê?
De quatro amigas bem diferentes entre si.
Temos alguns tipos básicos entre os adolescentes, como a engraçada e a romântica. Depois da sugestão de uma professora, elas decidem narrar como será o último ano do Ensino Fundamental. E fazem isso de maneira alternada, cada uma por parte do ano, seguindo a ordem da sigla que criaram.

Delicado
O livro foi escritor com maestria pela Patrícia, o que mostra muita maturidade dela como escritora. Cada personagem tem seu jeito próprio e assim é percebido, conforme a mudança de capítulos. Acredito que isso não tenha sido fácil, mas ficou bem feito no final. Tudo é narrado com delicadeza e sensibilidade, eu realmente enxergo adolescente por trás da narrativa, diferentes de outros livros que a narrativa parece meio forçada.

Personagens
Mari: Foi eleita a minha favorita entre as quatro (disputou fortemente com a Ingrid). Mari é engraçada, espirituosa e divertida. E tem um carisma especial.
Aninha: Passou meio despercebida, mesmo ela sendo a leitora do grupo, eu não me identifiquei muito. Mas teve um romance interessante.
Ingrid: Fofa e sonhadora, ela é divertida e não é uma daquelas românticas chatas e patéticas. Tem um senso de realidade bacana.
Susana: Na parte da Susana o que eu mais gostei foi a sua relação com os pais, que foi explorada mais a fundo. O que não aconteceu com as outras. Bacana a trama, mesmo não sendo original, de confrontar os sonhos dos filhos com os sonhos dos pais.

Leia a resenha completa, no blog: http://apauliceia-desvairada.blogspot.com.br/2012/04/opinioesepitacos-as-mais-para-rir-e-se.html

Vivi 07/08/2012

Ai gente! Tem coisa mais delicinha do que sair da rotina de leitura e ler algo mais leve? E quando o livro tem aquele gostinho de adolescência que nos faz relembrar lá atrás (nem tão lá atrás assim) quase na era mezozóica? Haha me diverti muito com esse livro e as histórias dessas quatro amigas.

Mari, Aninha, Ingrid e Susana estão no último ano do ensino fundamental, e é através da ideia de uma professora que elas começam a escrever um livro juntas, a cada trimestre uma das "Mais" conta sua parte da história.

O diferencial dessa história para mim foi a realidade que a autora conseguiu incorporar aos personagens, as personalidades das quatro amigas são totalmente diferentes e é justamente essa diferença que torna as coisas mais interessantes.

Mari com seu jeito espontâneo e suas pagações de mico; a Aninha com seu intelecto, responsabilidade e sua paixão pelos livros; a Ingrid sonhadora, romântica, apaixonada por rosa e a naniquinha da turma e a Suzana que é a atleta e é considerada a consultora de beleza das "Mais". Cada uma com seu jeitinho especial e único.

O ambiente escolar, as desilusões amorosas, o grande exagero das adolescentes, os conflitos com os pais, as síndromes pré-festa, o primeiro beijo.... foi tudo muito, muito bem retratado pela Patrícia Barbosa. Acho quase impossível que alguém leia esse livro e não se pegue relembrando a época do colégio, os grupinhos de amigos e o desespero das provas (isso eu ainda sinto na pele).

A escrita do livro é delicada e você não percebe o passar das páginas, a história é fluida e não encontrei dificuldade alguma em devorar o livro. A Editora Verus caprichou na revisão e diagramação do livro, não encontrei nem um errinho e o livro é recheado de ilustrações que representam muito bem as personagens.

Recomendo a leitura para adolescentes, mães de adolescentes e todos aqueles que como eu, gostam de dar uma fugidinha da rotina e pegar uma leitura mais leve vez ou outra.

"Não tem jeito, deve estar no meu DNA ou alguma coisa assim. Nasci para ser atrapalhada e pagar micos e vou continuar desse jeito pelo resto da vida." Pág 14

"Sou filha única, e acho que foi isso que me estimulou a gostar de livros. Eles foram meus grandes amigos e companheiros na infância, já que eu ficava muito tempo sozinha." Pág 64

"Eu sou a mais romântica da turma. Sempre me coloco no lugar das mocinhas dos filmes de amor, esperando que um dia me apaixone de verdade." Pág 109

"Eu sou a atleta da turma. Adoro jogar vôlei e meu maior sonho é me tornar atleta profissional. Já pensou, participar das Olimpíadas? Uau, ia ser o máximo!." Pág 151

E não para por aqui! A Autora divulgou a capa do segundo volume da série "As Mais" que está com o lançamento previsto para a 2.ª quinzena de Setembro.

Bjokas!!!

Resenha em: http://emporiodoslivros.blogspot.com.br/2012/08/as-mais-patricia-barbosa.html

Ceile.Dutra 13/07/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Mari, Aninha, Ingrid e Susana são melhores amigas e estão indo para o último ano do ensino fundamental. Afim de deixar o nono ano inesquecível, elas aceitam a sugestão de uma professora e resolvem escrever um livro juntas: cada uma escreve uma parte e conta o dia-a-dia delas.
A partir de então, somos inseridos no mundo das MAIS - nome formado pelas iniciais das meninas, além de encaixar com a definição dada pela Mari: as mais inteligentes, as mais lindas...

Cada uma das MAIS tem algumas características marcantes: a Mari é desastrada e dramática, Aninha é a estudiosa e linda, Ingrid é romântica e baixinha, Susana é a atleta e adora produtos de beleza. Claro, eu poderia listar muuuuuuuitas características de cada uma, mas a questão é que elas são muito diferentes entre si, mas somam umas com as outras.

Impossível não se encantar com o livro! Além de uma diagramação linda, com direito à ilustrações em rosa, o livro traz uma história que certamente vai fazer o leitor sentir saudades da adolescência e escola ou vai ver um retrato da própria rotina com as amigas.

Certamente, você vai terminar a leitura pensando qual das meninas mais parece com você e qual delas representa cada amiga.

Eu posso dizer que tenho um pouco de cada. Sou tão sonhadora quanto a Ingrid, sou blogueira como a Aninha - sim, ela tem um blog literário! - adoro produtos para o cabelo como a Susana e sou tão pagadora de mico quanto a Mari.

O livro tem uma pegada mais adolescente, mas é tão bem feito, tão bem escrito, tão caprichado que dá orgulho de tê-lo na estante. Um livro que me trouxe ótimas lembranças da minha época de escola, das minhas amigas e nosso grupinho *-*

É o primeiro livro que leio da Patrícia e, com certeza, vou querer ler muitos outros.

Melian 08/12/2012

Resenha blog Mell books
Leia resenha completa aqui: http://mellbooks.blogspot.com.br/2012/08/resenha-as-mais-patricia-barboza.html

Gente o livro é muito leve, descontraído, muito divertido!
Até comentei no twitter que estava lendo Sparks e ele ao mesmo tempo, porque o livro do Sparks era bem carregado de emoções e as vezes precisava descontrair para não chorar!
E "As Mais" resolvia essa questão!
4 amigas, totalmente diferentes compõem As Mais, todas narram no livro, cada uma em uma parte, calma está organizado você não vai ficar maluca pensando "Quem está falando agora?" rs.
cada uma conta ao seu modo de ver momentos marcantes que ocorreram durante o ano letivo escolar. No final eu me identifiquei um pouquinho com cada uma delas, porque? Eu explico:
Uma é jogadora de volei, e eu jogava volei no colégio e adorava!! Queria muito ter seguido carreira mas minha estatura jamais permitiria!
Uma é blogueira literária, AMO quando as escritoras lembram da gente!!! Simplesmente me sinto especial! rs
A outra ama filmes que é uma outra parte de mim, sou apaixonada por cinema!
Além disso o livro mostra a força da amizade, elas são diferentes com gostos e objetivos de vida diferentes, mas tem um carinho e uma amizade muito forte uma pela outra, suas diferenças não as separam e sim as unem, acho que isso é amizade de verdade. Queria ter amigas assim!
É uma história contada por adolescentes, para nós que já passamos dessa fase se torna divertido, mas para as meninas que ainda estão nessa fase pode ser um guia, para que elas aprendam um pouquinho mais a como reagir em determinados momentos e situações.
Simplesmente achei uma gracinha!
Paty está de parabéns! Mais uma vez desenvolveu uma história com fluência e maestria que diverte e prende até os adolescentes que não tem o costume da leitura. Com um texto simples e leve passa a mensagem que queria e ainda dá umas dicas para as adolescentes mais "afobadas".
O livro é curto, então não precisa se preocupar! Se vc tem o habito da leitura lerá rápido, se não, também não vai assusta-lo.
O livro é repleto de gravuras onde demonstram alguma ação sitada na página o que deixou o livro bem com cara de infanto juvenil.

Ceciiiiiiii 13/02/2024

Eu já tinha o livro a algum tempo e só agora decidi ler, não sabia do que se tratava pq nunca tinha ouvido falar, então decidi que leria. A autora é brasileira e escreve livros infanto juvenis, então o livro é pra qualquer idade.

Se trata de 4 meninas vivendo sua adolescência como qualquer outra, é bem legalzinho, interessante, é bem gostosinho de ler.

Alessandra @letsdancebaby 02/12/2012

Conheci a Patrícia Barboza, quando li a notícia de que ela, junto com a Paula Pimenta, a Meg Cabot e uma outra escritora iriam fazer um livro juntas, eu já conhecia a Meg e a Paula, então eu resolvi conhecer as outras duas escritoras e ler alguma obra delas. A primeira que escolhi foi a Patrícia, e resolvi comprar o seu livro mais recente, pois a capa e o título me chamaram a atenção.

Mari, a pagadora de micos, Aninha, a intelectual, Ingrid, a romântica e Suzana, a atleta, são quatro amigas inseparáveis. Elas estão começando o nono ano e para fazer algo diferente, elas junto com a professora de português, tiveram a ideia de fazer um diário contando o ano das quatro e depois no final do ano elas fariam um livro com esse diário. Elas vão contar suas alegrias, sua tristezas, suas paixões, seus sonhos, sobre as amigas, cada uma no seu ponto de vista.

Achei a história super legal, quatro garotas com personalidades bem diferentes que se dão super bem juntas, dá até para se identificar com as protagonistas ou conhecer alguém que se parece com elas. A Patrícia conseguiu mostrar bem a personalidade de cada personagem. E o gostoso de ler livros de escritores brasileiros, é que sempre conhecemos algum lugar citado nos livros.

Resenha completa, com fotos: http://isalwaysagoodidea.blogspot.com.br/2012/12/as-mais-patricia-barboza.html

Rose Borba 24/12/2012

Resenha: As Mais - Patrícia Barboza
Ameii o livro. Me fez lembrar dos meus 14 anos. Me identifiquei com quase todos os relatos. É nessa fase que começa os namoros, as paixões e os planos para o futuro. Adorooo lembrar desses momentos que foram especiais e marcantes. O livro é um dengo. Muitoo fofo e divertido. Me peguei várias vezes rindo de algumas falas das meninas. A fase de gostar de um amiguinho da escola e ele nem te olhar e depois você acabar descobrindo que essa paixãozinha também é correspondida, é muito gostoso de relembrar. A questão de ser apaixonada pelo primo mais velho super gatoo, também acontece muito. Comigo nunca aconteceu, só que tive amigas na época do colégio que levaram essa paixão super a sério. É muito dificil encontrar alguém que não tenha gostado do livro. No ínico, achei que fosse realmente voltado para os leitores infantis. Mas, com essa capa e essa sinopse ambas maravilhosas que conquistou a minha atenção, resolvi dar uma chance ao livro. E foi perfeitooo!
SUPEER RECOMENDO a leitura.

Leitora Viciada 10/02/2013

A capa desse livro é um imã para o público feminino, principalmente seu público alvo: meninas. Mesmo eu estando fora da faixa etária do livro, eu amei essa capa desde o primeiro contato. Ela é moderna, linda e as quatro adolescentes protagonistas são muito bem ilustradas.
O fundo rosa vivo é a cor ideal para atrair as leitoras. A fonte e a ilustração, com a faixa jeans contendo o título é perfeita para indicar que o livro é jovem.
As MAIS é um chick-lit para pré-adolescentes e adolescentes, mas eu adorei a leitura.

Sou apaixonada por livros teens. Gosto das aventuras da adolescência, da diversão, das descobertas e As MAIS é um livro que agrada meninas nessa fase (ou que estão chegando lá) e mulheres que gostam de voltar no tempo e dar boas risadas.
Acho que alguns meninos também deveriam ler o livro para observarem como mocinhas diferentes pensam e agem em relação às primeiras relações amorosas.
Um detalhe muito bacana na capa é que em cima de cada uma das integrantes do grupo MAIS existe um símbolo diretamente ligado à menina abaixo. Esses símbolos fazem parte da diagramação do livro, que é dividido em partes e possui um sumário.

Primeiramente temos uma introdução mostrando o fim do oitavo ano do Ensino Fundamental. As quatro amigas inseparáveis Mari, Aninha. Ingrid e Susana têm a ideia de escreverem juntas um livro, contando todo o próximo ano, cada uma responsável por um trimestre.
Além de contarem todos os acontecimentos de uma forma geral, relacionados ao grupo e os acontecimentos ligados a ele (principalmente no CEM, colégio onde estudam, suas famílias e paqueras), cada narradora mostra o seu ponto de vista, sua vida pessoal e dilemas particulares.
Achei essa estrutura muito interessante e a autora escolheu a ordem dos acontecimentos de uma forma planejada e o resultado é infalível: muito comédia e diversão.

A primeira a narrar o livro é a Mari, depois a Aninha, em seguida a Ingrid e por último a Susana. A autora fecha o livro com uma conclusão, que redireciona o leitor para o Blog das MAIS. Muito moderno ligar o livro ao blog.
E o melhor: O livro tornou-se uma série, onde teremos mais quatro volumes narrados totalmente por cada uma das mocinhas. O da Mari é As MAIS 2: Eu me mordo de ciúmes e já foi publicado. Estou lendo-o e embora Mari conte a história, todas as personagens estão envolvidas e o tema é o ciúme.

Todas as integrantes, as amigas inseparáveis são personagens muito atraentes. Elas são diferentes, não apenas fisicamente, mas nos gostos, personalidade e atitudes.
São essas diferenças que as mantêm unidas, porque se complementam e ajudam. Uma apoia a outra, formando um grupo de amizade verdadeira.
Mari é a engraçada e descolada, Aninha é a culta e moderna, Ingrid a romântica e tímida e Susana a saudável e moderna.

Embora o foco principal seja a amizade forte entre as meninas e os paqueras, ficantes e namorados que elas encontram ao longo do livro, existem outros relacionamentos e temas ligados à adolescência muito bem explorados. Os mais diversos tipos de relacionamentos familiares: pode ser com a irmã mais nova, a avó, os pais, primos e até mesmo com os sogros.
Os colegas de escola (e os não tão colegas assim), professores, eventos, provas - todo o cenário adolescente está presente. Dúvidas sobre qual profissão seguir, se aquele menino é mesmo o ideal ou se a festa será um sucesso.
Algumas abordagens são mais profundas, como convencer os adultos de que já descobriu seu sonho de vida mesmo sendo tão nova ou que a união é capaz de mudar pequenas coisas no mundo.

O texto é moderno e a diagramação o acompanha. Muitas ilustrações com o mesmo padrão da capa, mas em tons rosados estão por todo o livro. Conversas por MSN, torpedos de celular e e-mails se juntam aos tradicionais bilhetinhos passados em sala de aula e até mesmo a cartas de admiradores secretos.
Além disso, existem sutis referências à livros e filmes, por exemplo. Indicações de leitura da Aninha ou de comédias românticas da Ingrid são encontradas no livro, assim como os maiores micos, que são da Mari, e dicas de beleza da Susana. Tudo muito discreto e entranhado no texto - um charme a mais. Essas meninas são as mais charmosas!
As personagens secundárias se fazem presentes sem roubar o foco das MAIS, afinal, elas são o destaque e as mais interessantes.

Retornei aos meus 14 anos de idade e me identifiquei muito com o livro. Relembrei das amigas inseparáveis (algumas estão comigo até hoje), dos meninos que conhecíamos, dos primeiros namoros e confusões. Me diverti muito, ri bastante... Me lembrei das festas de 15 anos, dos passeios ao shopping, ídolos que amávamos, as aventuras malucas e ideias e planos que eu e minhas amigas colocávamos em ação. Bons tempos da escola!
Amei o livro, muito agradável, engraçado e descontraído - sem deixar de abordar os temas típicos do início da adolescência.

Nota mil para a narrativa da Patrícia, a autora soube escrever um livro juvenil perfeito, mantendo uma excelente escrita para o público alvo, sem se perder em gírias e bobagens.
A editora também merece receber parabéns pelo trabalho da mais alta qualidade com o livro.
Super indico para pré-adolescentes, adolescentes e adultos que adoram um bom juvenil. Os jovens vão ver o livro como um espelho e os mais velhos vão ter bons momentos com suas memórias.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com

1 | 2 | 3 | 4