O Paraíso Destruído

O Paraíso Destruído Frei Bartolomé de las Casas

Resenhas - Paraíso Destruído

Marcos606 14/04/2023

Foi escrito para o príncipe Filipe II da Espanha. Las Casas apela ao Príncipe ao longo de seu relato. Um dos propósitos declarados para escrever o relato é seu medo de que a Espanha fique sob punição divina e sua preocupação com as almas dos povos nativos. O relato é uma das primeiras tentativas de um escritor espanhol da era colonial de retratar exemplos de tratamento injusto que os indígenas sofreram nos estágios iniciais da conquista espanhola das Grandes Antilhas, particularmente a ilha de Hispaniola. De las Casas notou que não importa onde ele visitasse, os espanhóis cometiam os mesmos crimes.

Matheus 31/10/2021

Esse pequeno livro trás a luz para a história da colonização do novo mundo, as atrocidades cometidas por espanhóis durante esse período é descrita para apontar e mostrar a covardia do homem europeu com as populações originais De nosso continente. É um daqueles livros que todos deveriam ler.

Uiara 22/02/2015

Impressionante
A descrição das atrocidades cometidas pelos espanhóis chega a ser inacreditável, com tantas mortes e maldade gratuita. Aqui vemos a descrição da morte de Atahualpa, Montezuma e muitos outros líderes da Mesoamérica. Leitura obrigatória para estudantes de História.

z..... 06/11/2013

É muito interessante para a reflexão e conhecimento do que foi a colonização para os povos nativos na América Latina. Sabemos que muita atrocidade ocorreu e o livro mostra relatos disso, coisas espantosas, tristes, aterradoras, dramáticas, trágicas e bárbaras que os livros didáticos não contam e a gente nem imagina.