Caio Fernando Abreu - Melhores Contos

Caio Fernando Abreu - Melhores Contos Caio Fernando Abreu

Resenhas - Caio Fernando Abreu - Melhores Contos

Carina 11/09/2013

O abjeto se tornou sublime
Caio Fernando Abreu é um escritor que eu não conhecia fora as citações no facebook, o que me causava má impressão. Geralmente as citações, em redes sociais, são erroneamente atribuídas – uma tentativa de divulgar pensamentos clichê em embalagens de suposta intelectualidade.

O autor, entretanto, vai além das atribuições de frases falsas. Assim como vai além de nossa moralidade, valores, paradigmas. Os temas que norteiam os contos de Caio são considerados abjetos por nossa sociedade: homossexualidade, sexo, drogas, lepra, aids, loucura, morte. E de tão bem trabalhados, se tornam exemplos do sublime em matéria de literatura.

Contos do livro:

- “Corujas” (retrata a fascinação do narrador por duas corujas, que, uma vez capturadas, fazem greve de fome – um gesto de protesto pela liberdade roubada). Ótimo.;
- “Sargento Garcia” (relata a primeira vez de um adolescente sonhador com um sargento). Bom;
- “Garopaba mon amour” (jovens encurralados em um acampamento hippie pela polícia). Bom, mas confuso – permite várias interpretações quanto ao seu desfecho;
- “Terça-feira gorda” (uma relação homossexual na praia é violentamente interrompida. As descrições sexuais – comparando a boca do parceiro a um figo – são sensacionais). Bom;
- “Aconteceu na praça XV” (um casal desfeito se reencontra após algum tempo, com naturalidade fingida). Bom;
- “Os sobreviventes” (Um casal em crise; o rapaz avisa a companheira que tudo está acabado, pois ele fará uma viagem ao Sri Lanka). Bom;
- “Ao simulacro da imagerie” (mulher reencontra por acaso o ex-companheiro fazendo compras). Bom;
- “Uma história de borboletas” (após deixar o companheiro em um hospício, o protagonista vai se dando conta de sua própria loucura). Excelente;
- “O dia que Urano entrou em Escorpião” (jovens alternativos em uma república estão à beira da loucura). Mediano;
- “London, London ou Ajax, Brush and Rubish” (mistura excessiva de línguas que não leva a lugar algum). Ruim;
- “Morangos mofados” (um conto sobre a morte – quase uma nova versão do Ivan Ilitch). Bom;
- “O coração de Alzira” (uma dona de casa conformada com ter o descanso de domingo como único prêmio). Bom;
- “Os sapatinhos vermelhos” (após ser abandonada pelo amante casado, a protagonista busca aventuras sexuais ousadas às sextas-feiras). Bom;
- “Creme de alface” (cheia de pseudos-problemas, a protagonista burguesa desconta sua raiva chutando uma garota que mendigava). Bom;
- “Sim, ele deve ter um ascendente em peixes” (homem não consegue encontrar a própria casa). Bastante confuso;
- “Aqueles dois” (relação homoafetiva que se constrói aos poucos). Ótimo;
- “Linda, uma história horrível” (filho doente visita a casa da mãe em busca de algum conforto). Bom, mas confuso;
- “Holocausto” (doentes à margem da sociedade são o foco da trama). Bom;
- “Dama da noite” (prostituta conversa com adolescente e mina suas ilusões). Mediano;
- “Visita” (alguém visita o quarto de alguém que já morreu – eram amantes?). Confuso;
- “Sob o céu de Saigon” (descrição de jovens típicos da rua Augusta – excelente para uma aula sobre descrição). Bom;
- “Mel e girassóis” (relato delicado de um amor de praia que acha que não tem força para subir a serra). Ótimo;
- “Depois de agosto” (fim da vida de dois soro-positivos apaixonados). Bom.

Trechos:

“O céu tão azul lá fora, e aquele mal-estar aqui dentro.
Fora: quase novembro, a ventania de primavera levando para longe os últimos maus espíritos do inverno, cheiro de flores em jardins remotos, perfume das primeiras mangas maduras, morangos perdidos entre o monóxido de carbono dos automóveis entupindo as avenidas. Dentro: a fila que não andava, ar-condicionado estragado, senhoras gordas atropelando os outros pelos corredores estreitos sem pedir desculpas, seus carrinhos abarrotados, mortíferos feito tanques, criancinhas cibernéticas berrando pelos bonecos intergalácticos, caixas lentas, mal-educadas, mal-encaradas. E o suor e a náusea e a aflição de todos os supermercados do mundo nas manhãs de sábado.”

“ (...) piscar é uma espécie de vírgula que os olhos fazem quando querem mudar de assunto.”

“Rimbaud foi para a África, Virginia Woolf jogou-se num rio, Oscar Wilde foi para a prisão, Mick Jagger injetou silicone na boca e Arthur Miller casou com Norma Jean Baker, que acabou entrando na Hi$tória, Norman Mailer que o diga.”

“ (...) primeiro procura apartamento, depois trabalho, depois escola, depois, se sobrar tempo, amor.”

“Mas se o futuro, doutor, é um inevitável finalmente.”

“(...) minha vida não passa de um ontem não resolvido.”

“Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra.”

“E decidiu: vou viajar. Porque não morri, porque é verão, porque é tarde demais e eu quero ver, rever, transver, milver tudo que não vi e ainda mais do que já vi, como um danado, quero ver feito Pessoa, que também morreu sem encontrar.”

Aninha 11/07/2013

Caio Fernando Abreu - Melhores Contos
Desde a primeira vez que li algo do Caio Fernando Abreu, me apaixonei. Tanta intensidade em tão poucas palavras, cores confusas de relações complicadas. Não é à toa que suas frases e trechos de textos ficaram tão famosos por aí. Primeiro blogs, depois tumblr, twitter e agora páginas do facebook, muita gente compartilha, curte e gosta. Como muitos, também só tinha contato com suas palavras através desses meios, só que, sinceramente, duvido de muitas fontes que publicam citações não só desse autor, como também de vários outros. No meio de tanta informação, não acho difícil citarem algo dizendo que é de um e ser de outro. Sabe aquela coisa que você vai ver que é a letra do É o Tchan com o nome Clarice Lispector embaixo. Não dá, né?

Foi então que decidi comprar algo do autor, um dos seus mais bem falados livros. Já tinha bisbilhotado alguns títulos na biblioteca, mas nunca cheguei a emprestar qualquer um deles. Nas livrarias achei ainda alguns um pouco caros e fui deixando como segundas e terceiras opções da wishlist literária, até que deixou de virar um desejo real. Foi então ano passado, enquanto trabalhava na feira do livro da faculdade, que vi esse livro: uma seleção dos melhores contos do Caio F. A. , na perspectiva de Marcelo Secron Bessa. Não hesitei e já separei meu exemplar.

Infelizmente só tive tempo de lê-lo agora, porque dentre tanta correria e afazeres da monografia e dos trabalhos finais da faculdade, não pude separar muito tempo pra ler, quis então escolher um livro que não me envolvesse tanto, não fosse uma história que demandasse exclusividade, se não num conseguiriam conciliar com as outras leituras. Achei uma escolha apropriada para o momento. Os contos tem em média 6 a 8 páginas e por mais que prenda sua atenção, dá para terminar o conto e separar um tempo para refletir e digerir a história – ou, se a empolgação for suficiente, só virar a página e começar outro.

Confesso que os primeiros contos me deixaram a desejar aqui ou ali, mas a partir da página 50 todos os outros me faziam refletir, sorrir e mergulhar na história. Às vezes 5 ou 6 páginas que descrevem seu humor, seu dia, semestre, situação econômica, social, emocional ou virtual. Palavras certas nas horas que, sempre pareciam ser, certas.

Bom, dá pra ver pelo gif que marquei muitas passagens do livro como favoritas, então não me acanho em dizer novamente que acho uma ótima indicação. E vocês não se acanhem e se joguem nos livros de contos! ;)

Com carinho, A.
(Blog: Journal de Sorrisos)

site: http://journaldesorrisos.wordpress.com/2013/02/02/melhores-contos-caio-fernando-abreu-m-s-bessa/

Will 27/09/2012

lliwskoob.blogspot.com/2012/09/caio-fernando-abreu-melhores-contos.html
Há uma semana li o livro
“Melhores Contos - Caio Fernando
de Abreu” e cara amei e super amei,
não tem outra palavra.
Quem nunca leu no facebook:
Se algumas pessoas se
afastarem de você, não fique
triste, isso é resposta da
oração: “livrai-me de todo
mal, amém”.
Mais quero que qualquer pessoa
saiba que Caio vai muito além do
que se ver por ai ele é pra mim
minha segunda paixão literária, em
primeiro vem J.K Rowling, claro,
esse livro é para quem conhecer o
autor, mais não se limitar a ele. A
cada conto que eu lia era um fio de
amor que crescia em meu peito,
como ele é devorador e prende
qualquer pessoa, é difícil dizer qual
é o melhor conto, acho que é
“Sargento Garcia” “Morango
Mofado” “Garopaba mon amour”
oks é impossível, mais vou me
debruçar sobre o conto que eu mais
gostei: “Sargento Garcia”.
Não sei se por que foi o primeiro
conto erótico que eu li dele, mas
esse para mim foi o melhor de
todos a forma única que não vi
qualquer autor falar de sexo de uma
maneira tão única:
Sem querer, imaginei uma
lanterna rasgando a escuridão
de uma caverna escondida, há
muitos anos, uma caverna
secreta.
Então as conotações em sua maioria
são assim, mas ele fala de sexo de
maneira natural, parece que outros
autores menos Nelson Rodrigues
vestem de falsos pudores que me
dão enjoo.
Então para quem quiser conhecer
esse gênio da literatura nacional,
recomendo esse que é um livro
apenas para conhecer, mas procure
alguns livros a mais do autor.
p.s. Era para ser bem maior essa
renha mais estou sem tempo :(