Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs. Dalloway

brayanmra 03/07/2023

"vilão"
O meu maior "vilão" nesse livro foi, sem dúvidas, o fluxo de consciência. Por ser minha primeira leitura com algo do tipo, confesso que, no início, tive que ler as mesmas páginas por duas vezes até conseguir compreender a trama. Sobre a Mrs. Dalloway, gostaria que seu passado tivesse mais aprofundamento e não somente os flashbacks que a mesma tivera no decorrer dos preparativos do jantar que estava organizando. O meu núcleo preferido, sem dúvidas, foi o de Septimus Warren: Veterano de guerra que sofre com os traumas deixados após o fim da Primeira Guerra Mundial.

*Esta leitura está passível de uma revisão futura.
Eduardo 03/07/2023minha estante
numa releitura vc vai aproveitar bem mais da obra

brayanmra 03/07/2023minha estante
Simm! Irei reler justamente pq senti que não consegui absorver tudo que essa obra entrega.

Bruna | @livrosdebruna 28/06/2020

A magia do cotidiano
Uau, esse livro é impressionante!

Tudo acontece em um dia de julho em 1923 em Londres. A história de Clarissa Dalloway, mulher da alta sociedade londrina e, como segundo protagonista, a história de Septimus, um ex combatante da primeira guerra mundial.

Suas histórias se tocam mas nunca se cruzam até o final.

Virginia Woolf disseca seus personagens, abre eles como se abre uma mala cheia de roupas. Conhecemos seus medos, seus passados, seus arrependimentos, tristezas e felicidades.

Indico muito.

Aninha Selva 01/07/2020

Diferente
Escrita envolvente, mas não consegui captar a genialidade do livro rs (acho que o problema não devo ser suficientemente inteligente kkkkk)

Bianca 15/12/2021

Virginia Woolf + Antofágica = Perfeição!
"Ela gostava de ir para o jardim, pois encontrava nas flores uma paz que jamais encontraria nos homens e nas mulheres."

Esse clássico se tornou um dos meus preferidos da vida, assim como me aventurar nas obras da Virginia foi uma das melhores coisas que fiz esse ano: ela é incrível!

A princípio, não foi tão fácil ler e entrar no ritmo de Mrs. Dalloway, pois essa prosa com fluxo de consciência - característica da escrita da autora ao romper com a estrutura comum da literatura formal - era novidade para mim.

Mas depois me acostumei e me apaixonei por essa obra. Desde o modo como todo o contexto é explorado - abordando as características da sociedade inglesa naquela época - até parte psicológica - seja pela escrita que explora a mente humana, ou seja pelas abordagens sobre os traumas de guerra.

E ler nesta edição maravilhosa é melhor ainda. Diagramação impecável, com várias notas que são super úteis e interessantes. Além dessa estética e trabalho artístico que eu amei muito. Super recomendo!

Hanna.Beatriz 25/08/2022

Comecei com o pé direito no meu primeiro contato com Virginia Woolf, esse livro foi algo inexplicável na minha opinião. A forma como a Virginia escreve e brinca com as palavras é bizarra, nunca li um livro com um fluxo de palavras e ?pensamentos? tão grandes igual a esse. Confesso que me encontrei perdida no que acontecia no livro diversas vezes, percebi que é necessário que você realmente preste atenção aos mínimos detalhes para que você entenda esse livro. Inclusive a única coisa que me fez não dar 5 estrelas para esse livro foi que a troca de narrador e tão rápida e sem sinalização que você se perde se não prestar atenção em quem tá ?falando?. Mas tirando isso, estou completamente fascinada pela escrita dessa mulher. Recomendo a leitura e inclusive em um futuro próximo quero lê-lo novamente para ter um melhor entendimento do livro.

Amanda.krislayne 19/07/2023

Esse livro é de tamanha genialidade.
Pra quem irá ler esse livro, eu recomendo a edição da antofagica, é uma edição que acrescenta muita informação no livro e faz com que tenhamos um entendimento melhor do livro.
A história do livro é genial, onde conseguimos ler os pensamentos e pontos de vista de todos os personagens que estão ao redor da protagonista, clarissa dalloway.

Patty 19/08/2020

Recomendo!
Um clássico que todos deveriam ler. A leitura nem sempre é fácil e fluida mas vale muito à pena o desafio.

Victoria Madeira Mattos 29/01/2021

Muito diferente de tudo que já li !
O livro conta um dia na vida de Clarissa, que vai dar uma festa, e se passa , á princípio, em torno disso. No começo achei estranho porque não entendia como um livro inteiro  podia retratar apenas um dia, mas a história é muito bem construída, se ramifica em outros inúmeros núcleos e ao mesmo tempo fecha um ciclo certinho, sempre !
Outra coisa que me chamou muito a atenção e levei um certo tempo pra me acostumar foi o ritmo que tive com essa leitura, como se trata de apenas um dia de história o livro não tem capítulos, consegui me situar em que parte da história estava com o passar de horas que eram citados no livro, o que achei bem legal !
Acho que é um ótimo livro para começar a ler Virginia Woolf, que é maravilhosa!

mhysafey 06/01/2022

Não esperava que fosse gostar tanto
Tive uma certa dificuldade ao iniciar esse livro, a narrativa segue linha de pensamentos de vários personagens que no início não entendemos suas ligações e com isso fiquei bastante confusa, porém não esperava que fosse me envolver tanto com a estória. É possível se identificar acho que com todos os personagens, pelo menos algum dos pensamentos deles já tivemos sim. Com o fluxo da narrativa se nota como um fato pode ser distinto para dois. Me encantei como essa narração de meio dia e já estou ansiosa para outros livros da Virginia. Você pode até não gostar do livro, mas é impossível negar sua sensibilidade, criatividade e caráter único.
"? Também vou ? disse Peter, mas permaneceu sentado mais um momento. Que terror é este? Que êxtase é este?, pensou. Que entusiasmo extraordinário é este que me preenche? É Clarissa, disse ele. Pois ali estava ela."

Karina 10/09/2020

Inicialmente, achei a leitura bem complexa, em cada página que lia eu precisava procurar por palavras no google (deve ser uma questão cultural, já que havia lido alguns livros de linguagem mais simples). No decorrer do livro a leitura vai fluindo mais facilmente e a história é encantadora! Toda a obra mostra um único dia na vida da socialite Mrs. Dalloway, e possui muito tempo psicológico. Entramos na mente da protagonista, sabemos tudo o que ela sente, o que ela pensa, do que se lembra, suas angústias e frustrações. É uma obra muito rica e me agregou bastante.

murieel 20/08/2020

o livro que se tornou um dos meus favoritos. nele, conhecemos um dia da vida de Clarissa. aqui, nos deparamos com um romance complexo, rico de vida e de sentimentos. o passado e o presente; as lembranças; a vida e a morte. como é interessante passear no fluxo de consciência de personagens tão densos. recomendo.

Naiara.Prates 10/06/2021

A história é morna e a autora é muito chatinha, descreve as coisas de um jeito muiiito descritivo e entediante, descreve demaissssssss. Ex: descrições longas como ouvir no rádio os classificados de domingo na voz de uma pessoa prestes a dormir depois de ser dopada acidentalmente por um dardo de soníferos para ursos que saiu da arma de um triste funcionário da zoonose gripado e de ressaca...

sahdusi 19/06/2021

Vale a pena!
Fluxo de consciência é algo que ainda me intriga. Clarice me preparou para este momento, (por mais que a mesma nunca tenha confessado, não em vida, ter sido leitora de Virginia) mas ainda me sinto um tanto maluca quando leio algo desse tipo. A intelectualidade de Virginia é, de fato, de difícil compreensão, me perdia em alguns momentos, enquanto em outros me sentia completamente presa nos inúmeros pensamentos de Clarissa e das ademais personagens. É uma leitura complicada, mas não impossível. Vá com calma e abra a sua mente, deixe que as personagens consumam seus pensamentos, asseguro de que não irá se arrepender!

- S.

Pedro.Gondim 21/06/2021

Retrato Íntimo
"Essa moça, ocorreu a Mrs. Dempster (que guardava migalhas para os Esquilos e costumava almoçar no Regent's Park), ainda não sabe de nada; e, na verdade, bem que lhe parecia melhor ser um pouco corpulenta, um pouco lerda, um pouco moderada nas expectativas. Percy bebia demais. Antes ter um filho, refletiu Mrs. Dempster. A vida não fora nada fácil para ela, e não podia deixar de sorrir diante de uma moça assim. Você vai se casar, pois é bonita, pensou Mrs. Dempester. Case-se, pensou, e aí vai ver como são as coisas. Oh, as criadas, e o resto. Todo homem tem suas manias. Mas teria eu escolhido isso caso soubesse?, pensou Mrs. Dempester, sentindo vontade de sussurrar um conselho a Maisie Johnson; de sentir o beijo piedoso nas pregas de seu rosto envelhecido e gasto. Pois tinha sido uma vida dura, pensou Mrs. Dempester. O que não lhe custara aquilo? Rosas; a silhueta; os pés também. (Escondeu as massas disformes sob a saia).
Rosas, pensou com sarcasmo. Quanta bobagem, minha cara. Pois na verdade, entre comer, beber e se acasalar, os dias ruins e os bons, a vida não se resume apenas a rosas, e além do mais, verdade seja dita, Carrie Dempster jamais quis trocar seu destino com o de qualquer outra mulher de Kentish Town! Contudo, suplicou ela, piedade. Piedade, pela perda das rosas. Piedade, pediu a Maisie Johnson, de pés juntos aos canteiros de jacintos." (p.48/49)

Marcela461 02/07/2021

O livro conta a história de apenas UM DIA na vida dos personagens, onde Clarissa Dalloway (a personagem principal) vai dar uma festa para alta sociedade inglesa naquela noite. Como é um livro de fluxo de consciência, a gente lê todos os pensamentos dos personagens, e eles literalmente fluem como os nossos da vida real. Então em uma linha a gente lê uma coisa, na linha de baixo o pensamento já pode ser totalmente diferente do da linha anterior. E a autora também mescla pensamentos de mais de um personagem no mesmo parágrafo. É uma leitura que demanda atenção. Mas a história é linda. É uma história de amor, acima de tudo, e amor não correspondido. É poético, filosófico e depressivo. O ?ruim? desse livro é que não tem capítulos nem nenhuma divisão, as 240 páginas são diretas, sem pausa, visto que é um fluxo de consciência do período da manhã até a noite do mesmo dia.