Nova Reunião: 23 Livros de Poesia - Carlos Drummond de Andrade - vol.1

Nova Reunião: 23 Livros de Poesia - Carlos Drummond de Andrade - vol.1 Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Nova Reunião: 23 Livros de Poesia - Carlos Drummond de Andrade - vol.1

Lau Pinheiro 04/05/2024

6° da fuvest!
Resenha unicamente de alguma poesia! não sou fã de poesia, tanto pela linguagem mais rebuscada, como pelos temas mais abstratos, mas esse livro eu não odiei. houveram vários poemas que eu já conhecia, como o "poema de sete faces", "sentimental" e "no meio do caminho", e os que eu não conhecia gostei bastante, especialmente "o sobrevivente", que pra mim foi o melhor poema do livro. ainda tenho que assistir uma análise sobre o contexto da época do livro para entender completamente, mas já reconheço a influência dos diversos conflitos e transformações que ocorreram durante o início do século 20. enfim gostei, mas não amei.

Bernal 25/10/2022

Leitura prazerosa
?No meio do Caminho?, considerado o mais famoso poema de todos, foi alvo de muita repercussão negativa quando lançado. Os críticos apontavam que não passava de um amontoado de repetições, sem vírgula, sem métrica, sem rima, o que parecia até mesmo uma afronta à gramática. Outro exemplo interessante a se destacar é ?José?, que se centraliza em uma indagação em busca de um caminho, sendo José um homem banal, mas que, ao mesmo tempo, representa o coletivo.

Resenha complera no IG @be.thereader

Gaby 29/09/2021

Este livro de poemas reunidos do Carlos Drummond de Andrade é um livro de poemas muito bom gostei muito

gabriel 30/04/2021

Uma das melhores obras nacionais de poesia

Este primeiro volume (de três) contém vários livros do grandissíssimo Drummond, oferecendo um bom panorama da carreira dele, desde o seu livro de estreia (Alguma Poesia), até algumas obras do poeta já mais maduro e quarentão.

As poesias são excelentes! É impressionante a força poética do Drummond, que fazia tanto a partir de tão pouco. Muitas vezes os poemas são simples, mas sempre são belos, a escolha de palavras jamais é gratuita, a obra soa toda fresca e popular. Não tem aquele ar "empolado" que vemos em muitos poemas.

O cara era um verdadeiro mestre. Diria até que, se a poesia está errada, então é o Drummond que está certo. Ele polariza a coisa e cria um mundo todo próprio. Os poemas variam muito, mas são todos Drummond, um jeito de olhar o mundo com o qual você se acostuma e se afeiçoa. Uma espécie de erudição meio mineira, uma simplicidade misturada com uma visão genial das coisas. E uma boa dose de ternura...

Os poemas políticos dão um toque especial à coisa. Drummond chega mesmo a quase se declarar um socialista e são vários poemas propondo a destruição do capitalismo. O itabirano ameaça explodir Manhattan (visionário), chama o sistema econômico de "verme", dentre outros arroubos revolucionários. Mesmo assim, contemporiza em vários momentos, consciente de que a poesia é um luxo burguês, e tá tudo certo.

O livro mais elaborado é, de longe, o "Rosa do Povo", livro de mais de cem páginas que ocupa boa parte dessa coletânea. Os temas políticos abundam, mas há outros momentos e outros temas também. Muita coisa surreal e filosófica: em certos poemas, até as pedras falam, muito poema com objetos falando (isso mesmo), um deles até parece uma pequena peça de teatro, com diálogos e tudo. Sensacional...

Enfim, é uma ótima coletânea, o meu livro predileto e "xodó", digamos assim, é o "Alguma Poesia", acho que ele mata a pau nessa obra de estreia, temos aqui um Drummond debochado com uns 28 anos, a poesia dele soa bastante vanguardista aqui. Fala muito de mulher, o que é compreensível (o livro deveria se chamar "o livro da perna", já que essa parte do corpo é tema de vários poemas). E também o homem atrás dos óculos e do bigode (o bigode é todo um subtema no livro também).

Alguns poemas perdem um pouco a força, não porque eles seriam ruins (pelo contrário), mas porque já são tão consagrados que você já quase decorou eles. "José", "O Poema de Sete Faces", e muitos outros, todo mundo já deve ter lido umas oitenta mil vezes. Ainda são bons, mas acabam perdendo o fator surpresa.

Felizmente ainda tem muito material, e muita coisa que não circula aí tão fácil, então muita gente pode se surpreender com ótimos e nem sempre tão mencionados poemas.

O livro que eu menos gostei foi o "Novos Poemas", achei fraco, alguns poemas soam realmente aleatórios e vazios. Ainda devem ser bons, mas dá uma baixada no negócio. Dá a impressão de só cumprir tabela mesmo.

Poema sobre Charles Chaplin sensacional, eu vou ler mil vezes e todas as vezes meus olhos vão ficar lacrimejantes. Muito emocionante...

O que dizer de Drummond que já não foi dito? Eu só acho impressionante como ele soa simples e, ao mesmo tempo, erudito, é uma poesia profunda, mas que usa palavras simples e tem um tom simples de exposição. Em nenhum momento ela soa afetada, nada aqui é forçado, tudo aparece com uma naturalidade absurda.

Os versos são quase todos livres, tirando um sonetinho aqui e ali, e algumas rimas, no geral ele não tem formatação alguma, mesmo assim contém uma melodiosidade muito interessante. Na verdade, o uso dos versos livres deixa a coisa menos engessada, o que também é ótimo.

Alguns poemas são muito enigmáticos e são muito difíceis de entender. Mas eu gosto de imaginar que Drummond fazia esses pra tirar sarro dessa galera acadêmica que gosta de ver sentido em tudo. Até consigo imaginar o mineiro rindo meio de lado nestes momentos.

Excelente coletânea, os outros dois volumes adicionam mais outros livros, a coleção completa contém 23 livros do poeta mineiro. Sensacional, tanto pra quem gosta de poesia, como pra quem quer se iniciar.

Sarah 09/08/2014

Adorei!
Carlos Drummond de Andrade é um poeta incrível. Simples, conciso e perfeito.

Achei impressionante não ter visto nenhuma resenha, talvez seja porque se trata de um livro de poemas.

Bem, acho essa coletânea de Drummond perfeita e passei a amar mais e mais este poeta desde que comecei a lê-lo.

Vale a pena....