Doce Vingança Nora Roberts
Nora Roberts

Resenhas - Doce Vingança

Belle 19/02/2014

Mais uma dose de Nora, por favor?
Ok, essa resenha foi difícil. Demorei séculos para começar a rascunhá-la e perdi as contas de quantas versões dela eu fiz. A questão é que, em meio a tantos livros maravilhosos da Norinha (ainda pretendo apresentá-los à série Mortal e à Trilogia do Círculo), este conquistou um lugar de destaque no meu coração e eu não sabia como dividir isso com vocês da maneira certa.

Em Doce Vingança, Nora nos mostra todo o seu talento ao mergulhar fundo em uma cultura absolutamente diferente e nos apresentar às consequências do fanatismo religioso. Adrianne, Princesa de Jaquir – um país islâmico do Oriente Médio, governado por seu pai, o Rei Abdul –, cresceu com sua mãe, Phoebe, lhe contando histórias sobre o lugar de onde viera e onde era uma grande estrela do cinema: o Ocidente. Para a pequena Princesa, os lugares que a mãe narrava e costumes como mulheres dirigindo, não tendo que usar burca e falando com homens que não fossem da família ou seus maridos, não passavam de fantasia. Adrianne era feliz no harém, mas, sabia desde sempre, que a mãe não era.

Certa noite, ainda muito pequena, Adrianne presenciou o próprio pai estuprar a mãe e entendeu o motivo da infelicidade dela. Mesmo criança, ela sempre soube que o pai não a amava, mas, sempre sentira uma mescla de amor e medo pelo homem imponente que era Abdul. Entretanto, naquela noite, todo o amor de Adrianne morreu enquanto percebia a dor da mãe e o que restou foi o ódio e o medo. Aos cinco anos, Adrianne deixou de ser criança.

Acontece que o Rei Abdul, fascinado por Phoebe, resolveu fazer dela sua Rainha e, assim, a cortejou e a conquistou, fazendo com que ela abandonasse toda a cultura ocidental e abraçasse a religião do marido, mesmo sem ter muito conhecimento sobre todas as práticas. Aquele que parecia um casamento perfeito e repleto de amor, transformou-se num inferno para Phoebe, quando ela deu à luz uma menina e não um menino. E, para piorar, ela teve complicações que a tornaram estéril. Apesar de Abdul ter estudado no Ocidente, ele é um homem absolutamente preso aos ensinamentos muçulmanos e viu a esterilidade de Phoebe como um castigo por ter virado às costas para sua religião e feito dela Rainha do seu povo. Ele a acusa de tê-lo seduzido, quando ele é quem fora atrás dela, completamente apaixonado pela linda mulher nas telas de cinema.

Quando Adrianne cresce, Phoebe se vê encurralada. Abdul vai mandar a menina para um internato na Alemanha até que ela esteja pronta para se casar e isso a deixa apavorada. Acontece que Phoebe só suportou todos aqueles anos de humilhações, surras e estupros para proteger e garantir a felicidade da filha, mesmo que à custa da própria sanidade. Então, em um plano arriscado e desajeitado, ela foge desesperada de volta para a América, onde encontra abrigo com sua melhor amiga, Celeste. Mesmo a salvo de Abdul, Phoebe jamais conseguiu refazer a própria vida, a carreira... E, para sua própria humilhação, jamais deixou de amá-lo.

Conforme os anos foram passando, Adrianne viu a mãe definhar até morrer e isso alimentou seu ódio e seu desejo de vingança. Aos 25 anos, ela está pronta para fazer o pai pagar por toda a dor que causou a Phoebe. Ela passou dez anos planejando cuidadosamente o que faria para ter o Sol e a Lua, um colar de inestimável valor com o qual Abdul presenteara Phoebe no casamento e que, por lei, pertencia a ela, mas, que ele se recusara a entregar após o divórcio. Enquanto se prepara para executar o plano, Adrianne se esconde atrás de uma máscara de socialite (ela é uma espécie de it girl dos anos 80/90), envolvida em obras de caridade e muito dinheiro. A Princesa Adrianne de Jaquir se transformou em uma mulher linda e inacessível. Ao menos até Philip Chamberlain aparecer em sua vida.

Philip é um notório ladrão de jóias reformado, que trocou de lado e passou a trabalhar para a Interpol; afinal, nada melhor para pegar um ladrão do que um outro ladrão. Ele é bonito e elegante e, apesar de não ter nascido na classe privilegiada, sabe caminhar por ela muito bem, obrigada. E é numa festa dessa classe, enquanto seguia a pista de um ladrão tão bom quanto ele, conhecido apenas como “O Sombra”, que Philip encontra Adrianne. Ela o fascina imediatamente e ele não perde tempo para se aproximar... Já Adrianne, apesar de manter sua máscara de “mulher de gelo”, pela primeira vez na vida, se sente atraída por alguém, e ela sabe que precisa manter distância para não correr o risco de se perder.

Só que Philip é determinado e vai atrás dela, ao mesmo tempo em que a busca pelo “O Sombra” o leva cada vez mais perto de Adrianne. Enquanto ela faz de tudo para se manter afastada, acaba metendo os pés pelas mãos e trazendo Philip para mais perto do que qualquer outro já esteve. Agora, ele não vai deixá-la fugir e quer ser parte essencial dos planos de vingança de Adrianne. Assim, os dois partem para Jaquir com um plano perigoso em mente. Perigoso apenas para o coração da Princesa...

Doce Vingança foi o único livro que eu consigo lembrar que não teve nada de minimamente irritante, ou chato na história! Os personagens são absolutamente fascinantes, até mesmo os mais odiáveis! A única coisa incômoda é a questão do fanatismo religioso, mas, por questões óbvias. A intenção da Nora era nos deixar desconfortáveis com a situação das mulheres em Jaquir. Não vou me aprofundar nesse assunto, porque eu não conheço muito do Islamismo para fazer considerações e nem sou ignorante a ponto de desrespeitar a religião alheia...

Só que como mulher ocidental, não dá pra não se indignar com muitos dogmas expostos no livro. E, cara, a Nora simplesmente arrasou com isso. Como eu disse, não conheço muito sobre a religião, mas, acredito que, como escritora, ela tenha se preocupado em ser realista nesse ponto, tenha pesquisado e escrito com base nos ensinamentos do Corão. Então, meus singelos parabéns à ela pela riqueza de detalhes em todos os sentidos: religiosos, culturais, de hábitos etc. Ela conseguiu nos deixar incomodados e com raiva da cultura e, ao mesmo tempo, fascinados. Mostrou-nos os dois lados do islamismo: o fanático e o moderado. E deixou claro que a religião, em si, não é algo ruim e cruel, mas, é dominada por homens cruéis os quais acreditam que as mulheres são seres impuros, que não têm controle sobre sua sexualidade e, por isso, precisam dos homens para “protegê-las de si mesmas”.

Doce Vingança é absolutamente lindo! O Philip é lindo! A Adrianne é linda! E eles dois juntos... Caramba, é sensacional! Eu tive que fazer um esforço enorme para não colocar o meu trecho favorito do livro aqui, para não soltar spoilers e frustrar vocês, mas, preciso dizer que, se um dia houver uma crise no casamento de vocês e a possibilidade de um divórcio se apresentar... Façam isso ao estilo muçulmano (ou seria “Jaquiriano”???), aperfeiçoado pelo maravilhoso Philip Chamberlain.

site: http://www.itcultura.com.br/2014/01/doce-vinganca-nora-roberts/

Larissa Martins 22/01/2014

Doce Vingança
Ótimo livro uma historia que envolve a gente e te deixa a cada momento querendo saber o que vai acontecer, e o romance e perfeito com eu queria um Philip Chamberlain para mim.

Eliani 07/10/2013

Uma das minhas estórias preferidas.
Já li umas três vezes com certeza.

Li 28/08/2013

DESAFIO LITERÁRIO 2013 - AGOSTO - VINGANÇA * LIVRO 1
Sinopse: Em Doce Vingança, vamos conhecer a história de Adrianne, linda e elegante princesa, que esconde um terrível segredo de família. Quando criança, foi testemunha da crueldade com que seu pai tratava a esposa, sua mãe - uma lendária estrela de cinema. Ao tornar-se adulta, Adrianne alimenta um forte desejo de vingança contra aquele que destruiu sua infância e a felicidade de sua mãe. Mas o surgimento de Philip Chamberlain em sua vida, com sua inteligência, encanto e enigmático carisma, que tem motivos pessoais para se aproximar da Princesa Adrianne, poderá desvia-la de seu objetivo, e somente tarde demais ela perceberá o perigo oculto ao descobrir que tem pela frente dois homens de força excepcional - um com a capacidade de tirar a sua liberdade, outro com o poder de tirar a sua vida.

Bom, não tive muita opção de escolha... Na verdade queria ter lido "o conde de monte cristo", mas me passei e quando vi já estava na metade de agosto, correndo para achar um livro para o tema do desafio deste mês, então foi Nora mesmo... Foi até bom, que conheci o trabalho dela.

E não pretendo ler mais nenhum da autora.
Livro fraco, história fraca...
De interessante, só as partes sobre o oriente médio, mesmo que superficiais.

"Ninguém a conhecia. Nem mesmo Celeste compreendia plenamente os conflitos e dúvidas que a dominavam. Era princesa de uma terra que não era mais a sua. Era visitante num país que continuava a lhe ser estranho. Era uma mulher que tinha medo de ser uma mulher. Uma ladra que queria justiça.
Naquele momento, com a brisa da tarde soprando em seu rosto, com a fragrância da maresia e das flores que a cercavam, queria alguém para abraçá-la.
Adrianne virou-se e tornou a entrar na suíte. Podia não ter alguém, mas tinha alguma coisa. Vingança."

Até entendo Adrianne, a dona do pensamento acima, estou lendo uma série de livros que acabo me identificando com as personagens principais, mas li o livro sem gosto nenhum, acabei mesmo pois precisava.

site: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/

Lari 24/07/2013

Apaixonante
Mais uma vez, Nora Roberts me surpreendeu com a maneira que ela caracteriza e descreve as suas personagens. Sempre muito detalhista, e sabendo exatamente descrever qualquer tipo de sentimento, raiva, alegria, tristeza e principalmente o desejo entre os protagonistas.
Mais um livro simplesmente apaixonante, que não te deixa descansar até você ler a última palavra.

Natalia 27/03/2013

é uma princesa, que para a sociedade ela é uma socialite, mas tem uma vida dupla, rouba joias das pessoas com quem ela convive, nao dinheiro ou peças vulgares, apenas o melhor... e ela ja esta nisso a anos, sem a policia desconfiar nem por um fio de cabelo de quem pode ser o famoso ladrao de joias.
mas a historia é muito mais complexa, conta a vida da mae, uma atriz de cinema que se apaixona por um rei da Arabia, eles se casam , mas quando nasce a filha (que é menos q nada) o pai relega mae e filha, muitos anos depois elas fogem para os EUA, a mae entra em decadência e a filha no tumulo da mae, jura vingança pelo pai.

Thay Moreira 20/03/2013

Espetacular.
Eu esperava pouco do livro, talvez porque não sou muito chegada à suspenses. Só Deus sabe como demorei para ler Os Homens que Não Amavam as Mulheres por esse exato motivo. Mas Doce Vingança me surpreendeu porque eu demorei apenas 48h para lê-lo. E estou encantada.

A história é assim: Adrianne é filha de um xeique oriental (de Jaquir) com uma atriz hollywoodiana famosa, Phoebe. Entretanto o casamento não era lá o mar de rosas que a mídia passava, levando Phoebe a fugir do reino com a filha para longe do rei. Apesar disso, Adrianne vê que sua mãe nunca se recuperou do tempo que passou por lá, e sentindo um ódio do pai que nunca fez nada por elas, ela decide se vingar. Anos depois ela se torna uma hábil ladra (isso não é um spoiler, ok, fica subentendido logo no início do livro) e pretende roubar a jóia mais valiosa de todas: O Sol e a Lua, presente de noiva da mãe que o pai nunca devolveu. O problema é que ela conhece Philip "lindo/maravilhoso/perfeito" Chamberlain e aí, já viu né?

O que eu mais amei nesse livro... A narrativa envolvente, rápida e fluida? Os personagens maravilhosos? As cenas detalhadas que eu estava quase sentindo o mesmo que os personagens? Todos os fatores anteriores? Provavelmente a última opção, já que o livro é absurdamente espetacular e excelente. Estou curiosa para ler mais livros da autora agora, e estou feliz por ter aceitado a sugestão da minha amiga.

Só o que eu estranhei foi o final, meio rápido demais. Mas isso não muda minha opinião do resto do livro.

Recomendadíssimo.

Dai Michaelsen 13/03/2013

Fantástico!
O melhor livro da Nora Roberts que li até hoje, já reli inúmeras vezes.
Personagens cativantes.

Tatamara 21/02/2013

Minha Opinião:
Sou uma fã brasileira da Nora Roberts, acho sua escrita sensacional e sua pesquisa para desenvolver os livros muito bem feita. Destaco também o misticismo que ronda as histórias dela, a maioria tem essa característica e as profissões, muitas vezes excêntricas de seus protagonistas. O enredo dessa história, foge um pouco do lugar comum da autora e talvez seja por isso que eu a considere disparadamente o melhor livro dela que eu já li, embora eu tenha que confessar que não “experimentei” a famosa Série Mortal da escritora.
Confesso que esse livro é a melhor história para se ler da Nora Roberts, a mistura de anti-heróis, perseguição, vinganças, um amor arrebatador, fazem desse livro uma leitura muito agradável. Além do que o cenário árabe e um Sheik malvado, mas ruim mesmo, o que é uma raridade de se encontrar ajudam a completar essa história uma das mais diferentes que eu já li da autora.
Os personagens da história são pouco mais humanos e cometem muito erros. Mas o que mais me surpreende no enredo é a capacidade de superação das tristezas da vida que os protagonistas possuem.
Está resenha resumida está completa no meu blog

Ninacitt 26/01/2013

Doce Vingança conta a historia de uma princesa expulsa de seu próprio país e com um grande segredo de família.

Nora Roberts em minha opinião é magnífica na escrita e esse livro não é exceção. Muito bem elaborada a trama,prende o leitor a ler "só mais um pouquinho" e quando você percebe está o lendo à horas.

Recomendo e sem duvida é um de meus preferidos.

Quéren 31/07/2012

Doce vingança
Eu goste desse livro de romance apesar dele ser um pouco han... ele é muito bom, eu peguei ele porque amigas me indicaram senão nunca pegaria esse livro pois não parece ser muito de romance mas sim o livro é muito bom valeu apena eu ter pego!
Quéren 31/07/2012minha estante
até que é bom esse livro

Maga 11/06/2012

Em "Doce Vingança", vamos conhecer a história de Adrianne, linda e elegante princesa, que esconde um terrível segredo de família. Quando criança, foi testemunha da crueldade com que seu pai tratava a esposa, sua mãe - uma lendária estrela de cinema. Ao tornar-se adulta, Adrianne alimenta um forte desejo de vingança contra aquele que destruiu sua infância e a felicidade de sua mãe. Para realizar seu intento, Adrianne concebe um plano que envolve um fabuloso colar, conhecido como O Sol e a Lua, de valor inestimável e que pertence a seu pai. Mas o surgimento de Philip Chamberlain em sua vida, com sua inteligência, encanto e enigmático carisma, que tem motivos pessoais para se aproximar da Princesa Adrianne, poderá desvia-la de seu objetivo, e somente tarde demais ela perceberá o perigo oculto ao descobrir que tem pela frente dois homens de força excepcional - um com a capacidade de tirar a sua liberdade, outro com o poder de tirar a sua vida. Com "Doce Vingança", Nora Roberts cria uma história apaixonante e irresistível, que é impossível parar de ler, muito menos esquecer.
Maga 22/09/2012minha estante
Adorei

Heloisa 30/05/2012

Doce Vingança
Sou fã incondicional da Nora, mas esse e A Villa são os meus livros preferidos, quem não a conhece e fica na dúcida em ler ou não, recomendo que comece por um dos dois, vai ficar presa como eu... Apaixonantes!

Maria Carolina 11/02/2012

Vou ser sincera.. nunca fui muito fã da Nora Roberts porque eu li um livro dela a muito tempo atras que não gostei e fiquei com o pé atras! Mas agora virei fã incondicional dela! A Cada livro ela me encanta e me deixa apaixonada! Esse livro foi lindo, muita tristeza no começo, depois ação, romance..A História foi emocionate, mostra a realidade de alguns países do Oriente Médio, de como as mulheres são tratadas...Phillip é fofo demais (ele me lembra um pouco o Roarke da Série Mortal) uma pena que não é Irlandês hehehe...Adrianne me irritou um pouco mas eu relevei hehe! Só fiquei um pouco decepcionada com o final esperava outra coisa..mas nem isso tirou o brilho e a minha paixão por esse Livro!