O Macaco Nu

O Macaco Nu Desmond Morris

Resenhas - O Macaco Nu

Raquel Lima 19/01/2009

Fascinante!
O zoólogo inglês Desmond Morris despe o Homo sapiens de seus destaques biológicos e manifestações culturais e descreve aspectos de seu comportamento social, sexual, alimentar entre outros. Desta forma Morris aproxima a espécie humana de seus antepassados imediatos e afirma que apesar de estar na crista da evolução o ser humano não está tão distante quanto parece.

Agostini 18/08/2009

TPA - Pesquisas
Este foi o segundo exemplar que reli, e uma vez mais fiquei maravilhado, mesmo ja tendo lido por duas vezes o exemplar anterior, e como cito lá na outra rezenha fiz questão de reler a cada decada, para avaliar o assuntor abordado no livro de forma apaixonante pelo autor, que tive a felicidade de conhecer no rio e na época obter um autografo seu... maiores detalhes já sitei na resenha anterior...

Agostini 18/08/2009

Luag - Pesquisas
Na época em que chegou em minha mãos este livro, devorei a leitura de maneira voráz, pois estava precisando de material para desenvolver o Projeto TPA, que havia começado em 1966, quando estava cursando o ginasial em Lages, SC. E após absorver o conteúdo me aprofundei mais ainda nas pesquisas do comportamento humano, depois de ler, reler e estudá-lo muito concluí que era exatamente o que faltava e que para não tomar, nem fazer avalições apressadamente, eu iria ler a cada decada o mesmo exemplar, para rever minhas anotações e avalições...
...

Nana 24/07/2023

Tem um bocado de afirmações polêmicas nesse livro, principalmente relacionados ao comportamento sexual. Há algumas coisinhass desatualizadas, e notei várias opiniões pessoais associadas. Mas há muitas informações interessantes e argumentos para impulsionar boas indagações sobre determinados assuntos.
Achei a experiência proveitosa de certa forma, mas é bom diluir uma dose de ceticismo ao decorrer da leitura.

Verissimo 18/07/2022

O processo de transmutação
Entre outras coisas... Este é um livro necessário aqueles que sentem a necessidade de compreender como chegamos até aqui.

Felipe Novaes 12/02/2016

O Macaco Nu mostra uma série de comparações entre o Homo sapiens e diversas outras espécies, tanto no sentido anatômico quanto comportamental, apesar de o foco inegável ser nesse último.

Algumas informações são datadas, surpreendendo um pouco a ausência de dados sobre ecologia comportamental e life-history theory, que são teorias importantíssimas dentro da análise evolucionista das espécies, fundamentais para a desconstrução do mito do determinismo da biologia ou da psicologia evolucionista (que na época já existia mas sob forma um tanto diferente, a sociobiologia).

Mas apesar disso, o que é compreensível por ser uma obra de divulgação e por ser um tanto datada, o zoólogo Desmond Morris mostra com clareza diversos pontos compartilhados entre a maioria dos primatas. Também é interessante Morris contar as mudanças comportamentais exigidas pela mudança do ambiente em que os primatas, inicialmente herbívoros, viviam, até que surgissem espécies carnívoras e onívoras, como o próprio ser humano.

Ah, sobre o título, essa foi uma sacada bem interessante. Nossa espécie é a única entre os primatas a possuir o corpo quase completamente sem pelos. Ainda hoje, que eu saiba, não existe um modelo plenamente aceito que elucide o porquê dessa peculiaridade, no sentido evolutivo da coisa. Mas, examinando as evidências que Morris mostra, é mais provável que essa mudança morfológica radical tenha se dado mais por razões sociais do que por motivos diretamente ligados à sobrevivência. É como as caras extremamente coloridas de um mandril (sim, aquele primata que aparece em Rei Leão). Sua coloração facial provavelmente foi selecionada aos poucos por produzir um paralelismo com a genitália, que possui as mesmas cores e que fica encoberta frontalmente, por conta da postura do animal.

Enfim, O Macaco Nu é cheio dessas curiosas e importantes conexões entre as espécies. Vale muito a pena.

César 29/10/2012

Nós, os homens, somos macacos ?
Este livro é realmente interessante.

Ele cumpre seu papel que é traçar um paralelo entre as principais semelhanças que temos com os outros animais. Nascer, crescer, reproduzir, morrer. Sexo, agressividade, comportamento de matilha... realmente temos muito em comum.

Infelizmente, e isso pareceu proposital, ele pára aí e ignora completamente tudo aquilo que temos de diferente. Que outro animal faminto se recusaria a comer, mesmo estando ao lado de um prato de comida ? Que outro animal perdoaria alguém que matou um ente querido ?

Que outro animal tem a capacidade de desviar de todos os caminhos já traçados por um instinto adormecido em partes primitivas do cérebro ?

O que quero dizer é que sim, o homem é um animal como os outros, e pode ser tão melhor quanto pior decidir ser. Temos em nossas bases tudo aquilo que é animal (a ID freudiana). Entretanto, só essa possibilidade de ser melhor já nos diferencia.

Nosso cérebro, nossa linguagem desenvolvida, nossa capacidade de lidar com símbolos, tudo isso é a prova de que não precisamos nos entregar SOMENTE aos instintos, que podemos ser tão animais quanto quisermos.

José Armando 07/02/2011

Puxando um pouco a brasa para a sua (nossa?) sardinha, o autor dá uma explicação, a meu ver lógica, das causas e efeitos da evolução humana.