O Espectador Emancipado

O Espectador Emancipado Jacques Rancière

Resenhas - O Espectador Emancipado

CharlesSouto 26/04/2024

Retomando o hábito e a rotina da leitura tomei esse trem aqui que me levou a uma viajem prazeirosa. Daquelas onde o trajeto é melhor que a chegada.

Apesar do que possa fazer parecer minhas palavras acima este livro não é um romance. Trata-se de uma obra de emancipação. O pensamento e reflexão entre arte, imagem e leitura pode e vai mudar seu jeito de ver. Penso.

?Reconfigurar a paisagem do perceptível e do pensável é modificar o território do possível e a distribuição das capacidades e incapacidades.?

Reconfigurar é em si uma relação de poder.

Rancière fala, trata de relações. O que certo autor brasileiro, carioca e Iguaçuano - Luiz Antônio Simas - chama de frestas.

Curioso perceber aquele gesto de jogar uma pedra, tão conhecido por aqui, em um pensador Francês.

Leia !
? recomendo

Lucca 15/02/2024

Livro impressionante!!!
Esta obra não é muito falada, mas deveria ser lida por todo mundo
Eu a conheci a partir da recomendação de uma crítico de história quadrinhos e cultura pop no geral
Esse escrito demonstra a partir de uma concepção crítica e reflexiva do espectador em relação a arte no geral
Tece críticas contundentes a dessa lógica tão em voga na indústria cultural atual
De simplesmente tratar o espectador como um ser incapaz de refletir
Precisando o tempo inteiro de uma explicação
Os motivos tem que estar explícito
Reforçando mais ainda mais ainda um lógica de adestramento do sujeito se fazendo contrário aos anseios da arte
A arte é acima de tudo subjetiva
Cada um ver, sente e interpreta a sua forma
E o espectador emancipado traz em voga de volta essa visão um tanto quanto esquecida
Além do mais demonstra o como essa lógica de adestramento ou o ato de explicar tudo o que está sendo visto é um mecanismo de controle da lógica capitalista
Porque pensar abre brechas para a faceta crítica surgir
E a crítica é uma das formas de se soltar da alienação material
Enfim
Esse livro foi muito bom
Me abriu uma visão de mundo completamente nova
Eu realmente recomendo a leitura a todos
Leiam de vdd
Recomendo
??????

jackpveras 23/10/2023

Mais ou menos chato
Obra teórica, linguagem chata... o blá-blá-blá de sempre. Mais marxismo, mais política na arte e todas as chatices que fazem parte desse tipo de livro.