O Que é Energia Nuclear

O Que é Energia Nuclear José Goldemberg

Resenhas - O Que é Energia Nuclear

RICARDO 25/11/2015

Documental e informativo
A primeira edi??o do livro foi publicada antes do acidente nuclear em Chernobyl,na ent?o Uni?o Sovi?tica e atual Ucr?nia, antes tamb?m do acidente radioativo ocorrido em Goi?nia. ? ?poca o acidente nuclear de maior propor??o ocorrido foi o de Three Mille Island na Pensilvania nos Estados Unidos em mar?o de 1979.
? interessante analisar a preocupa??o do autor com os perigos da energia nuclear antes de ocorrer um acidente de refer?ncia como o de 1986 em Chernobyl. Assim, a obra serve como documento hist?rico capaz de evidenciar as discuss?es do momento sobre esse tipo de energia, bem como as aspira?es governamentais.
Fazendo uma compara??o entre o "esp?rito da ?poca" e o que veio a ser realizado no programa nuclear brasileiro consegue-se ter uma no??o das preocupa?es com desenvolvimentismo, matriz energ?tica e o anseio de colocar o pa?s entre as super pot?ncias detentoras de tal tecnologia.
Em linhas gerais, Goldemberg explica o que ? energia nuclear, como ela ? produzida e quais s?o os seus riscos. Discute ainda se esse tipo de energia ? o mais vi?vel frente a quest?es como o pre?o do ur?nio combust?vel, sua extra??o, rejeitos etc.
Outro ponto colocado ? a sutil cr?tica ? aquisi??o da tecnologia alem? de enriquecimento de ur?nio "Jet Nozzle". O autor acreditava na necessidade de dominar a tecnologia da energia nuclear ao modo brasileiro, al?m de ser contra as armas nucleares.
Recomendo a leitura, uma oportunidade de ter acesso de forma did?tica a um conhecimento pouco convencional transmitido por um dos maiores pesquisadores brasileiros.
Kitsune.Sama 24/06/2018minha estante
????

Fimbrethil Call 03/10/2009

Bom esse livro, que não tem uma linguagem simples, mas mesmo assim consegue explicar o que é a energia nuclear.