Básico Instinto

Básico Instinto Fausto Fawcett

Resenhas - Básico Instinto

Davenir - Diário de Anarres 15/03/2024

A fidelidade de um artista ao seu próprio estilo
Básico Instinto é uma obra que mostra como o artista carioca é fiel ao seu objetivo. É uma coleção de contos, praticamente todos passados nas ruas selvagens do Rio de Janeiro onde Katia Flávia, a Godiva do Irajá sai em vingança louca pela morte do seu homem. A verdade é que as histórias são simples, o que encanta ou causa repulsa, mas nunca passa incólume, é a linguagem explosiva de Fausto Fawcett. Há palavrões, mas nenhum está de graça, nem qualquer cena chocante. Tudo serve para compor esta versão brasileira, visceral e cruel do útero podre da grande metrópole.

As histórias, contudo, são as mais simples possíveis. Uma história de vingança. Um maluco homicida em fuga. Mais de uma vez temos o encontro de um homem e uma mulher que vem de pontos diferentes com histórias de vida em que os deixa sem nada a perder e que tem um encontro de almas regado a sexo louco (como em Santa Clara Poltergeist). Experimentos biológicos e genéticos. A ultima sessão do livro tem contos curtissimos que montam um mosaico de um futuro onde idosos são discriminados por precisarem tornar-se ciborgues e entregar pizza para sobreviver, entre outras maluquices.

Ler Fawcett é uma experiência única e quem gosta e não liga para as repetições, pois sempre quer mais e quem não gosta vai descobrir lendo um ou dois contos que isso não lhe serve. Eu gosto e quero mais.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2024/03/resenha-326-basico-instinto-fausto.html

Tete 02/09/2022

Kátia Flávia, a godiva do Irajá
Os contos de Fausto Fawcett são hipnóticos e frenéticos, uma narrativa extremamente visual, sem frescura, sem parágrafo. Cada estória de cyber-punk carioca pós-apocalíptico é recheada de violência quase sempre gratuita, erotismo de gosto questionável e uma riqueza de detalhes que cria imagens explosivas na mente.
Uma joia do pop culture brazuca, indispensável nas estantes de quem gosta de Roberto Drummond, Chuck Palhunhuk e Willian Gibson.