Um Pouco de Ar, Por Favor!

Um Pouco de Ar, Por Favor! George Orwell

Resenhas - Um pouco de ar, por favor!

Teresa.Cristina 16/01/2024

Monótono...
Me decepcionei um pouco com esta leitura, provavelmente por gostar muito de outras obras de George Orwell e ter criado grandes expectativas me baseando nessas obras. Achei o personagem monótono, apático e um tanto medíocre. Sua vida é comum. Nada de interessante acontece. Apesar do livro ter menos de 200 páginas, demorei muito pra concluir a leitura (muita volta no mesmo assunto, bem cansativo). Não é uma leitura que eu recomendaria a alguém.

readingwanna_ 08/01/2024

Um pouco de ar, por favor!
A história retrata não só a rotina monótona e infeliz do protagonista, mas também expõe os impactos da guerra e da modernização na sociedade.

Confesso que comparado a outros livros que li do autor, esse tem uma abordagem um pouco diferente. Essa leitura foi bem maçante pra mim.

Posso dizer que foi uma leitura reflexiva, apesar de tudo.

Danh.Ramoss 01/12/2023

Ruim
Diferente das outras obras de Orwell como "revolução dos bichos" e "1984" que foram incríveis, esse livro só tem uma história cheia de linguiça, não é de toda ruim, o primeiro capítulo é até bom. Mas depois vai caindo como um tobogã, simplesmente ruim, final sem pé nem cabeça. Não gostei.

ioko 20/08/2023

Complexo
Acho que eu com certeza teria uma resenha mais positiva se não tivesse demorado tanto para ler. Até aí a culpa é minha, mas a boa estória é mérito do autor.
O livro é bem parado de fato, gira em torno da rotina monótona do protagonista, mas é sobre isso que o livro fala então sem críticas por aqui. Para um rotina arrastada e um personagem ainda mais lento o livro é até que bem movimentado. Orwell comenta sobre as calamidades da vida mortal, sobre a morte, o esquecimento, e os efeitos da política e do capitalismo em e para com isso. Essa obra possuí insights maravilhosos que chegam a nós por um protagonista tão comum como o leitor pode ser. A nota do tradutor desta específica edição acertou quando disse que "é impossível não se ver no personagem em algum ponto do livro"; e realmente é. Orwell sempre traz recortes e retratos perfeitamente moldados sobre a nossa sociedade e sobre o porte da menor consciência em meio a ela, e desta vez não foi diferente. Com certeza recomendo.

Marcelo.Pedroni 22/06/2023

Ótimo livro para se aprofundar na obra de Orwell
Esqueça a distopia característica de 1984 e Revolução dos Bichos. Esta foi a primeira obra de Orwell que li que no lugar da distopia dos títulos mencionados, se apresenta uma história muito mais "pé no chão".
Até por isso, muitas características de sua vida pessoal parecem ser trazidas a tona, principalmente a relação do homem com a guerra e seus efeitos, principalmente findado o trágico conflito.
Esta história me tocou profundamente, principalmente por trazer uma personagem que no se vê como um protagonista relevante, tampouco interessante, mas ao mesmo tempo não se despreza ao ponto de ser melancólico.
Me trouxe uma visão muito lúcida sobre a extensa maioria das pessoas, ou seja, medíocres, irrelevantes e fadadas ao esquecimento. Mas, não entenda isso como uma crítica, uma vez que eu mesmo me vejo da mesma forma, não se trata de conformismo ou fatalismo, se trata apenas da realidade pelos olhos de um contraventor ao idealismo, mas não seu oponente.
E o mais incrível que de uma personagem nada incrível, uma história com seus eventos e acontecimentos mundanos se mostra deveras interessante e envolvente.
Creio que seja a forma da escrita, ou algo que aproxima muito minha visão de mundo com a do autor que me faz sentir tão próximo à realidade de seus livros.
Vale muito a leitura, para saber mais sobre a obra do autor que erroneamente é reduzido às duas principais obras, mas que produziu muito mais e tem um papel fundamental na cultura ocidental do século XX.

Vitor 30/05/2023

Um pouco de ar, por favor
Apesar de ser uma premissa simples, essa história me prendeu bastante, traz uma boa reflexão sobre a vida, foi muito bom aprender um pouco sobre a história de Londres e dos arredores antes da guerra, a forma como o escritor apresenta a história nos faz sentir como se estivéssemos conversando com o próprio protagonista.

"Num mundo sufocante, a busca por um pouco de ar torna-se um anseio insaciável."

Paulo Victor 16/05/2023

Decepcionante
Conheci o trabalho de Orwell por A Revolução dos Bichos, uma alegoria fantástica e extremamente atual. Isso tornou palpável o meu interesse pelas suas demais obras e, assim, experimentei outras duas, coisa da qual me arrependo bastante. 1984 tem uma ideia boa, mas a sua escrita e a forma como desenvolve a história é tão confusa e ao mesmo tempo entediante, um livro onde o autor faz uma metalinguagem utilizando-se da leitura de um livro pelo personagem com o único intuito de possuir mais páginas, ainda não consigo compreender aquele surto. Dessa vez, em uma nova abordagem e com uma sinopse que, mais uma vez, me deixou interessado, venho para esse livro sem nenhuma expectativa e, mesmo assim, tive uma experiência não positiva. Infelizmente Orwell não aplica nessa obra o dinamismo incrível visto em ARdB, fazendo com que seja mais uma história maçante, esquecível e nada interessante. Uma pena, mesmo.

Thalita264 05/05/2023

Uma viagem dolorosa e ao mesmo tempo libertadora. Revisitar o passado nem sempre é como esperamos e isso não é necessariamente ruim.

Leidi.Mendes 03/04/2023

Um pouco de ar, por favor
Expectativas foram criadas, depois de ler os dois clássicos de George Orwell.
Leitura cansativa e pouco interessante.
Conta as vivência de um homem que se auto deprecia e de falas machistas.
Mas acho q ficou uma reflexão, será q vale a pena querer voltar no passado, ou fazer o seu presente e futuro valer a pena?

Hanna157 31/03/2023

George Orwell trás através da história de um homem gordo de meia idade a perspectiva da guerra e o mundo moderno, é uma leitura interessante, apesar de um pouco cansativa em algumas partes.

V.Peralte 19/02/2023

Grotesco de ruim.
perdendo somente para "morro dos ventos uivantes", esse foi um dos piores livros que já li.
e isso me deixa muito chateada pq tava com a expectativa lá em cima. Sou muito fã do George Orwell, principalmente pelas suas obras "1984" e "revolução dos bichos" mas esse livro me decepcionou de uma forma profunda.
não recomendo, não leria novamente, queria esquecer desse livro e fingir que ele nunca existiu.
é uma leitura chata e repetitiva. Para leitores mais novos ela pode ser até um pouquinho melhor, mas a narrativa é sempre a mesma. Aborda assuntos interessantes, porém de forma entediante.
seria mais divertido cagar na mão e jogar na parede do que ler esse livro

Verô 10/02/2023

I Guerra Mundial: Perspectiva de George
Se você está considerando ler esse livro, precisa saber de algumas coisas:
1. O livro é dividido em 4 partes (a segunda parte, particularmente, é a mais lenta e que pode te fazer desistir da leitura)
2. Se você gosta de saber sobre guerra, principalmente a Primeira Guerra Mundial, sob perspectivas diversas, está no lugar certo!
3. O livro parece curto, mas a edição conta com fonte, espaçamento e margem pequenas; o que significa que cabem muitas palavras em uma única folha
4. Este livro contém pensamentos ultrapassados e machistas (estamos falando de 1900 e bolinhas...)
5. Saiba que o protagonista resume certas situações ao fato de ser gordo, o que me gerou incômodo e pode gerar incômodo a você também!
6. Se você chegar na metade do livro, chegará no final com uma leitura mais fluída, já que os capítulos das últimas partes são mais conectados e contínuos
7. Por fim, se eu gostei de ler? Sim, foi uma nova experiência. Se eu leria de novo? Não, quase desisti de ler (e detesto essa sensação)

Ediany 04/02/2023

Surpreendente
Como pode um livro ser praticamente sem acontecimentos e ao mesmo tempo ser sufocante?
Ao acompanhar a vida de um homem comum, sem grandes emoções ela é acompanhada por um clima de pré guerra, sufocante, emocionante.
Recomendo!

Clara 17/01/2023

Vixe
Bom, foi o primeiro livro do Orwell que eu li, ganhei de presente de uma das minhas melhores amigas que falou que o título crítico combinava comigo kkkkkk.
Gostei das ideias que o autor defende, a visão dele que viveu no período de guerras e revoluções, por isso pretendo ler outros livros dele. Mas esse em específico se tornou chato pois foi muito repetitivo e não tinha enredo nenhum, as ideias foram muito excelentes pra um fundo tão monótono. O personagem principal me deu preguiça em alguns momentos, não teve envolvimento nenhum, mas repito, as visões de mundo que esse autor tinha, são incríveis!

Biru e Tano 11/01/2023

Ao invés de pessimista eu diria reflexivo.
Em alguns momentos a história acaba não sendo das mais empolgantes. Mas ainda assim eu vejo como um livro que vale a pena ser lido. Caso a sua busca seja por uma história com final feliz, bom, não recomendo. Não que tenha um final triste, só é a realidade, e bom, a realidade em meio a uma história contada durante uma guerra e previamente se aproximando de outra não é das mais animadoras. O choque de realidade não é pelo o que a guerra faz, acho que o maior choque é o quanto é possível trazer pra nossa realidade a história e nos enxergar em um George Bolwling pode ser assustador.

Quando eu comprei o livro eu fui vê o que as pessoas estavam falando a respeito na avaliação, mais pra saber sobre a qualidade do material do que a opinião a respeito dele mesmo, tinha um comentário extremamente contrário a leitura do livro, o nome da resenha é bem por conta do que ele relatou lá, ele o leu e viu puro pessimismo, bom, eu vi uma realidade, que não deixa de ser triste, porém real.