The Tokyo Zodiac Murders

The Tokyo Zodiac Murders Soji Shimada
Soji Shimada

Resenhas - The Tokyo Zodiac Murders

snekers ð 16/09/2022

"My body been possessed by a devil, an evil spirit with thoughts of its own."

Primeiramente, uau! Faz tanto tempo que procuro um livro que foque nos mistérios e pistas sem ser da Agatha, e finalmente achei! Descobrindo que tais livros são chamados de honkaku.

Sobre o livro, não digo que é uma obra perfeita, mas é simplesmente algo incrível! Um plot interessante, uma escrita que te prende e até a forma que tudo se desenrola, não via a hora de poder voltar a ler toda vez que tinha que fazer outra coisa.

O mistério em si (para mim) se carrega pela a ideia de 'Azoth', que achei sensacional! Já desconfiava do the killer, porém, o desfecho explicativo realmente me tirou dúvidas (e talvez até tenham me dado mais algumas).

O livro não tem uma versão em pt/br, porém consegui ler tranquilamente com meu inglês basico-intermediário.
Raul 16/01/2023minha estante
Honkaku é um tipo de literatura policial que foca muito na lógica e também engloba livros ocidentais (Agatha Christie, por exemplo, é considerada honkaku por lá). Soji Shimada é importante pro gênero no Japão pois foi ele que tornou esse estilo popular após o crescimento da chamada Escola Social (alavancada por Seicho Matsumoto).

Passarinhos me contaram (o próprio autor, na realidade) que houve uma reunião com o pessoal da Darkside pra tentar trazer o livro pro Brasil, mas aparentemente as coisas não foram pra frente. Espero que a Pushkin Vertigo decida trazer mais livros dele em inglês e que alguma outra editora tente trazer algo pro Brasil.