Antes de você chegar

Antes de você chegar Renata Müller




Resenhas - Antes de você chegar


24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


MiCandeloro 11/12/2013

Surpreendente!
Ana Maria não era uma jovem como todas as outras. Sua vida foi marcada por tragédias e desilusões, deixando-a perdida, sozinha e deprimida. Nada mais importava para Ana Maria. Sua vida não tinha como piorar, ela não tinha mais o que perder, ou isso era o que ela imaginava, até Bruno aparecer.

Bruno era um sujeito muito estranho, desleixado e muito mais velho que a garota. Ana Maria se tornou sua obsessão e ele a seguiu por meses. Bruno tinha um letreiro em sua testa piscando "Perigo, afaste-se", e nem isso fez com que Ana Maria tomasse uma atitude mais coerente e segura em relação as investidas de Bruno. Não, pelo contrário, quanto mais instabilidades e dificuldades Bruno trazia consigo, mais Ana Maria se sentia atraída. Isso era sadomasoquismo, ou poderia se dizer que Ana Maria estava perdendo o juízo de vez?

Mas a vida de Ana Maria virou definitivamente de pernas para o ar quando ela se viu no meio do olho do furacão, tendo que lidar com os problemas emocionais de Bruno, sua tentativa de suicídio, sua família maluca e a presença irritante do seu irmão mais novo, Lucas, o bom samaritano da história que acha que pode dizer o que os outros devem ou não fazer.

Ana Maria tem muitas arestas para aparar e muitos fantasmas do passado para enfrentar antes de seguir em frente. Será que ela irá conseguir superar seus desafios sem se machucar? Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Eu ganhei Antes de você chegar num sorteio que participei do Blog Every Little Book. O livro chegou com um marcador personalizado, uma caderneta fofa para escrever resenhas de livros, numa sacola ecológica fofíssima da Editora Modo. Adorei tudo.

Comecei a ler sem grandes expectativas e com um pé atrás, afinal, ultimamente só tenho me frustrado com leituras de livros nacionais, mas felizmente Antes de você chegar me conquistou logo nas primeiras páginas. A história é narrada em primeira pessoa pela Ana Maria, de uma forma tão intimista que tive a sensação de estar lendo escondida seu diário, ou então estar escutando um desabafo de uma amiga.

Ana Maria é uma garota muito perdida, melancólica e com uma visão pessimista da vida, típica de quem já sofreu muito, mas nem por isso é difícil de se gostar, pelo contrário, dotada de um grande humor irônico e de um doçura intrínseca, Ana Maria me cativou de cara. A personagem é gente como a gente, cheia de imperfeições e de cicatrizes profundas deixadas pela vida, ela fala como a gente, pensa como a gente e usa palavras que nos são corriqueiras, acho que por isso a identificação com Ana Maria e com a história foi quase imediata.

Impossível explicar para vocês como a história me tocou. Conheço pessoas que passaram por situações parecidas com as de Ana Maria. Pessoas que, assim como ela, passaram por maus bocados e tomaram muitas decisões erradas na vida, acostumando-se a viver sem amor e sem alegrias. Ana Maria não se considera uma boa pessoa, isso em parte porque ela tem consciência de todos os seus problemas e defeitos e do seu passado negro, mas também porque ela tenta convencer a si mesma de que isto é verdade, afinal, uma pessoa má não sofre e não se importa com os outros. Uma pessoa má é dura e enfrenta qualquer desafio sem esmorecer. Mas este não é o caso dela, infelizmente, ou não. Ana Maria é muito boa por dentro e vive diversas crises morais por não querer se importar com os outros, por não querer colocar os outros a frente de si mesma, mas ao mesmo tempo, tentando fazer o que é certo.

Os problemas vividos por causa de Bruno foram a gota d'água, e no fundo, tudo o que ela precisava para encarar a vida com outros olhos. E foi lindo demais vê-la sair do casulo e vê-la crescer, e finalmente tomar as rédeas da sua vida com as próprias mãos. Mas isso é algo extremamente difícil de se fazer, principalmente para quem precisa recomeçar do zero, com um passado tão cheio de fantasmas e cicatrizes. Por isso admiro muito quem consegue.

Apesar do texto ser curtinho e da história ser bem simples, a narrativa é fluída, envolvente e viciante, e não consegui parar de ler até chegar ao fim. E fiquei muito, muito feliz com como as coisas terminaram. A capa do livro é uma graça e a diagramação é lindíssima. Só fiquei chateada da Editora Modo ter se descuidado na revisão, pois o texto possui diversos errinhos de digitação, como palavras sobrando ou faltando, ou pequenos erros de concordância. Nada que atrapalhe a história ou então que tire o mérito da autora em criar personagens tão bem construídos num texto tão cheio de emoção, mas se não fosse por esses deslizes da Editora, poderia dizer que o livro é perfeito.

Desejo muito sucesso para a Renata, pois sei o quão difícil é conquistar um lugar ao sol no nosso mercado editorial, mas ela tem potencial, e não vejo a hora de ler outros livros dela.

Entreguem-se a esse carrossel de emoções e altos e baixos juntamente com Ana Maria e descubram que nada será como Antes de você chegar.

Resenha originalmente postada em: http://www.recantodami.com/2013/12/resenha-antes-de-voce-chegar.html
comentários(0)comente



Jéssica 12/11/2013

Antes de Você Chegar é uma história sobre a busca pelo amor, redenção e a luta pela sobrevivência. É um livro que me causou uma mistura de sentimentos inimagináveis, onde fui levada a um misto de sofrimento e percepção sobre os caminhos da vida.

O livro nos conta a história de Ana Maria, uma garota bonita, jovem e inteligente. Ela tem um emprego numa cafeteria e adora assistir filmes durante à noite. Poderia ser uma vida normal, mas a protagonista está danificada por tudo que sofreu no passado.

''Eu não era romântica. Não era uma boa garota e não me iludia com relação a isso.''

Ana Maria cresceu em um lar desestruturado e já perdeu todos seus entes queridos antes mesmo de saber o que era ser uma mulher, só restando seu padrasto Pedro por quem nutre sentimentos negativos. Ela o odeia e só mora com ele por não ter outro lugar para viver. A protagonista é carregada por traumas que obteve ao longo dos anos e se considera uma pessoa má e sem rumo na vida.

''Era muito fácil as pessoas passarem pela minha vida e não voltarem. Quando eu ainda era uma boa menina me importava com isso. Ser uma boa menina, porém, parecia ter sido em outra vida.''

Quando Bruno aparece na vida dela, ou melhor, quando ele passar a persegui-la a história de Ana Maria tem suas reviravoltas. Bruno é um homem de seus 30 anos e sente uma forte atração por Ana, ao ponto de começar a segui-la por todo lugar.

Se eu percebesse que um rapaz estava me seguindo em todo lugar, provavelmente, eu me afastaria dele. Isso seria o normal de qualquer pessoa, pois mesmo que a pessoa seja normal e decente é um desconhecido e não conhecemos nada a respeito dele, mas Ana Maria não sem importa com isso e acaba dando intimidade para o Bruno. Os dois logo engatam é um relacionamento e tentam estabelecer uma conexão.

''A questão era que eu havia chegado ao ponto em que não me importava mais com o que pudesse acontecer comigo.''

Bruno é um rapaz bonito, inteligente, simpático, mas muito estranho. Na verdade ele é meio louco, literalmente. Só que nossa protagonista merece alguém com estabilidade, que não tivesse uma carga de sofrimento tão intensa e que pudesse cura-lá aos poucos do que passou.

''Nós não tínhamos nada em comum. O que havia entre nós não tinha nada de romântico, mas de necessidades básicas.''

A autora abordou vários temas fortes e reais, como a desestruturação familiar, as drogas, o suicídio e ao longo das cenas vamos percebemos a escrita dinâmica e voraz de Renata. Os personagens passam por diversas situações sofridas e desumanas.

Um protagonista que chegou de mansinho e logo foi ganhando grande parte na trama é Lucas, irmão de Bruno. Lucas ao contrário do irmão é um homem centrado, educado, simpático e sagaz. Ele aos poucos, e com certa dificuldade, foi conquistando o meu coração romântico.

O que mais me chocou no livro foi perceber que todos os personagens tem uma bagagem de sofrimento e traumas, mas na realidade todos nós sofremos por algo e temos que lidar com isso e seguir em frente. A trama de Renata Müller é uma ficção da realidade, pois infelizmente as situações de Ana Maria já devem ter acontecido com alguém.

Antes de Você Chegar é divido entre presente e passado, onde a protagonista vai relatando cenas de sua vida cotidiana que vão interligando com o passado. Percebemos que Ana Maria se prende muito ao que sofreu no passado e não consegue trilhar seu futuro.

A narrativa desse livro me surpreendeu muito. A história de Ana Maria é comovente e tudo que ela passou e enfrentou na vida foi muito triste. Eu torci muito pela protagonista e desejei muito que ela pudesse seguir em frente, mas para saber se isso aconteceu vocês devem ler o livro.

''Porque era tão difícil perder as coisas, mesmo que elas nunca houvessem sido suas?''

Quotes:

"Algumas coisas, porém, não importa o quanto você espere,nunca está preparado para elas.''

''A vida é sempre mais fácil quando você ainda acredita nas coisas.''

''Eu queria ficar viva, claro, de preferência sem arranhões. Só que os piores machucados geralmente não são os visíveis.''

site: http://www.leitorasempre.com/2013/11/resenha-premiada-antes-de-voce-chegar.html
comentários(0)comente



Karini.Couto 24/08/2013

Em Antes de você chegar de Renata Muller somos apresentados a Ana Maria uma jovem "estragada" pelo passado de dificuldades, problemas, mortes e separações. Quando ainda era criança, vivia presenciando idas e vindas de seu pai e brigas que cada vez cresciam e em certo momento sua mãe decidiu que não mais o queria e o afastou de vez. Algum tempo depois sua mãe se envolveu com Pedro, um segurança, casando-se com ele e formando assim uma nova família ao lado de Pedro e seus dois filhos de outras relações.
Após a morte de sua mãe, seu irmão Gigio e ela ficaram morando com Pedro (que se tornou alcoólatra). Ana Maria ficou praticamente por conta de si mesma e cuidou da casa e dos afazeres no intuito de fazer com que Pedro não os entregasse para uma instituição, já que ela e seu irmão não possuem família. Ana Maria cresceu em um ambiente inadequado, vendo Pedro alcoolizado e Gigio levando amigos que transavam no sofá da sala com suas namoradas. Assim que teve oportunidade Gigio partiu, deixando Ana Maria ainda mais infeliz ao lado de Pedro, uma pessoa na qual ela jamais simpatizou, por acreditar que ele tomou o lugar de seu verdadeiro pai e por achar que ele só os suportava por obrigação.

Ana Maria tornou-se uma jovem infeliz, que trabalha em um restaurante e luta para deixar suas contas em dia, chegando a "roubar" dinheiro da carteira de Pedro para evitar que ele gaste tudo com bebida. Marcada por um passado sofrido, já passou por mais do que alguém pudesse suportar e mesmo assim ainda está de pé, apesar de suas cicatrizes. Entregou-se ao vício em álcool algumas vezes e também a promiscuidade de relações vazias e sem sentimentos.

Como se já não bastasse, Ana Maria percebe estar sendo seguida por uma caminhonete e isso a intriga! Afinal.. Que motivo alguém teria para segui-la já que ela é mediana.. Meio bonita, Meio inteligente.. Ou seja, ela vive literalmente na média, não se destacando em nada!

No dia em que recebe seu pagamento, Ana Maria resolve sentar na praia para espairecer e ao quase ser assaltada é salva por um cliente do restaurante, o cliente, também muito misterioso diz para ela entrar no carro, ela entra sem exitar, mesmo percebendo que o carro é exatamente o mesmo que a está seguindo.
Ao invés de Ana Maria sentir medo, ela de certa forma se excita com a situação.
Partindo daí ela se envolve com seu perseguidor e aos poucos mergulha em uma viagem pelo seu passado relembrando os trágicos momentos vividos e tudo que a trouxe até o presente.

Seu perseguidor, o Bruno, perdeu sua noiva em um acidente de carro e após essa perda, aloprou, chegando a tentar o suicídio e ser interditado por seu irmão e familiares. Ana Maria se vê cada vez mais envolvida nessa história que a leva a todo instante a relembrar seu passado e a possibilita repensar suas atitudes.



O livro é narrado pelo ponto de vista de Ana Maria, tornando fácil perceber seus sentimentos e insatisfação com a vida que leva e tudo que a cerca.

Apesar de saber que toma decisões erradas, Ana Maria não tem esperança de conseguir algo melhor na vida. E sente-se sempre sendo comparada ou trocada por outras mulheres.
Mesmo sabendo que está em uma relação prejudicial, Ana Maria continua vendo Bruno, como que para suprir sua necessidade de amor, mesmo sem se dar conta disso. Através de Bruno ela passa a ter pensamentos e momentos conflitantes que a fazem mergulhar em seus sentimentos mais obscuros e a muito guardados e a conhecer os verdadeiros sentimentos de Pedro (seu padrasto) e a verdade por detrás do afastamento de seu verdadeiro pai.

Sua relação perigosa com Bruno faz com que Ana Maria conheça Lucas, o irmão "certinho" e que consegue tocá-la profundamente. As coisas não poderiam ser menos complicadas? É o que Ana Maria pensa..

Muitos sentimentos poderão ser lidos nas páginas de Antes de você chegar que é um livro que pode ser confundido com algumas realidades ou ao menos comparado.

Um livro recheado de personalidades marcantes e cativantes.. Cada virada de página um mistério, um segredo sufocado pelo medo, um surto por não saber lidar com determinadas situações da vida, altos e baixos e um final onde a esperança do recomeço domina os sentimentos do leitor!

Uma história para refletir, odiar, amar e se emocionar!

Fiquei impressionada com a escrita e desenvoltura da autora e recomendo o livro que se tornou favorito em minha estante! Na verdade.. Recomendei mesmo, pois minha amiga e colaboradora do Mix Literário, Gláucia Santos, já comprou o dela!

A diagramação e capa estão lindas! A única coisa que pecou foi à revisão e espero que seja resolvido esse problema para a próxima edição estar perfeita como a obra merece!


site: http://www.mixliterario.com/2012/09/resenha-premiada-antes-de-voce-chegar.html
comentários(0)comente



Lala 05/08/2013

Adorei!
Ana Maria é uma moça de 20 anos, com um passado sofrido e um presente sem graça. Vive com o padrasto Pedro por quem ela nutre uma raiva profunda. Trabalha em um café, e vê filmes a noite. Sua mãe morreu de câncer, seu irmão de overdose, seu pai a abandonou anos atrás, o melhor amigo deixou de ser melhor amigo, a melhor amiga teve um filho, Ana não tem ninguém, todo mundo foi embora.

“Não sou forte, sou só uma garota perdida.”

Até que o Bruno aparece, o Bruno é um louco, realmente louco que passa meses perseguindo a Ana, até que finalmente se apresenta e ela não sabe por que, mas gosta dele e eles começam a se relacionar. Prestem atenção: alguém tá te perseguindo, você sabe disso, o que você faz? Começa a namorar com o perseguidor! Só a Ana Maria mesmo, pelo menos ela tem noção de quão perturbado isso é. Muitas vezes ela se pergunta se realmente gosta dele, sente falta dele ou se simplesmente gosta da ideia de ter alguém.
O Bruno tem um irmão, o Lucas, que aparece para cuidar do Bruno, e conhece a Ana.

O Lucas é um cara muito fofo, lindo e carismático. Apesar de ser o caçula, é ele que mantem a paz na família, que cuida para que todos estejam bem, tá acostumado a largar tudo para cuidar do Bruno, a felicidade dos outros é mais importante do que a própria. Enquanto o Bruno é extremamente egoísta, o Lucas não poderia ser o maior oposto, nunca vi personagem mais altruísta que ele.


“Todo mundo poderia me enganar e acabar fazendo justamente isso. O problema era que, quando o Lucas falava, eu acreditava nele. Acreditar nas pessoas é o que você faz antes de te machucarem de verdade.”


Todos os personagens são muito bem criados, bem estruturados, para mim eles são reais, todos possuem qualidades e defeitos, e justificativas para os seus problemas. É muito raro lermos um livro e sentirmos que os personagens são reais, e eu senti isso com Antes de Você Chegar.

Dois personagens despertaram a minha curiosidade, a Marina e o Dado. Fiquei muito intrigada com eles, e gostaria de saber mais sobre eles, o passado e o futuro. Renata, não me importo de ler um conto (ou um livro inteiro) sobre eles ok? Sinta-se a vontade para me mandar =D explicando o porque da minha curiosidade: Marina era a melhor amiga da Ana, o Dado tocava na banda do irmão da Ana, e se tornou um modelo para ela, era o Dado quem tomava conta da Ana, quem a inspirava e por quem irremediavelmente ela sentiu algo mais forte. Não quero falar muito para não acabar o mistério de quem ainda não leu, mas para quem já leu, por favor me digam o que acharam desses dois!

Eu adorei a forma da autora abordar as famílias desajustadas.
A Ana Maria e o padrasto não se entendem, eles simplesmente ignoram a presença um do outro, mas tem mais coisa nessa relação, só lendo para saber.
Os pais do Bruno e do Lucas são divorciados, a mãe é uma chata que tem mania de controlar tudo e culpar a todos, o pai pouco conhecemos mas achei ele do tipo que joga a culpa na mãe e ignora o problema.
Todos tem problema, mas é normal ter problemas, o importante é que todos precisam superar isso.
Superação, essa é a palavra para a Ana, superar o passado e abraçar o futuro. Aceitar que merece ser feliz e lutar por essa felicidade.

“ As vezes, tudo que a gente precisa é acreditar.Samy era uma criança feliz. Acreditar na felicidade poderia mesmo tornar as pessoas mais felizes? Talvez fosse uma teoria que pudesse valer a pena testar.”


Temos alguns mistérios que vão sendo explicados ao longo do livro e assim vamos entendendo melhor o comportamento e a personalidade dos personagens.
Não gosto quando passamos o livro todo perdido e na ultima pagina entendemos tudo, aqui tudo aparece aos poucos.
Outra coisa que adorei foi a evolução dos personagens. O livro se passa em um longo tempo e podemos ver as mudanças nas personalidades, o amadurecimento.

Parabéns para a autora pela maravilhosa trama criada, por mostrar que não importa de onde você saiu ou o que a vida te jogou, você pode mudar, melhorar e superar.

Tenho que dizer que faltou uma revisão no livro, encontrei palavras e frases repetidas, mas foram poucos erros, nada que afete a leitura.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/08/resenha-antes-de-voce-chegar.html
comentários(0)comente



Pamela Chris 26/01/2013

www.pamelachris.blogspot.com
Nota: 4
Em uma palavra: Real

O livro conta a história de Ana Maria, que teve uma vida difícil e, como diz a sinopse, nada é tão ruim que não possa piorar. Ela trabalha em um Café e conhece Bruno, seu perseguidor. Sim, ela começa namorar o homem que a vigiava, o que por si só mostra como sua vida não estava lá essas coisas. Ela parecia querer o perigo, sem se importar muito com as consequências. Porque ela não imaginava que algo pudesse ser pior do que ela já havia passado (leia-se a morte da sua mãe e a moradia com um padrasto que ela odeia).
O namoro com Bruno até que não fica tão ruim, mas nada naquele estilo meloso. Na verdade parecia algo mais intenso, misterioso e aventuroso. Mais próximo do físico do que emocional. Ao menos para ela.
Até que Bruno mostra o seu lado instável, e é quando o mundo de Maria vira de cabeça para baixo.
O estilo do livro não é do que eu costumo ler. Ou eu leio mistério, ou fantasia, ou romance, ou aventura... enfim, aquele tipo de livro em que dá para fazer uma sinopse. Sinceramente, eu não sei como conseguiria descrever a história de uma maneira que a mostrasse interessante. Mas, sabem, a história é incrível. Somos levados a querer conhecer mais sobre Ana Maria, sobre o que lhe aconteceu na vida, sobre as obscuridades de seu passado que a levaram a ser uma menina má. E principalmente sobre seu futuro, com ou sem o Bruno.
Não sei explicar como a história é interessante, mas ela é. E muito. Você simplesmente quer saber mais sobre a personagem, o desenrolar de sua trama e tudo o que aconteceu para chegar àquele ponto. Gostei de sua complexidade, mostrando que Ana teve uma vida antes da primeira linha. Isso não é comum nos livros e eu gostei bastante. Me senti próxima a ela, não como se ela fosse parecida comigo (longe disso), mas porque a conheci.
Eu gostei da história, a autora soube nos prender a ela. Ou melhor, soube prender um leitor que não é muito fã desse estilo. Então acredito que qualquer um possa gostar. Um livro que vocês vão adorar ler, se interessar e refletir um pouco. Gostei do final, foi o certo e o melhor. E, o mais, foi uma surpresa algumas revelações. E não fora da realidade.
Foi especial a realidade exposta, e acredito que vocês também irão se admirar.
comentários(0)comente



MILA 16/11/2012

O Livro em uma palavra?

Maravilhoso, uma só não basta, é viciante.

Eu queria ler esse livro já faz um tempo, primeiro por causa do título e segundo por causa da capa, nem tinha lido sinopse dele. E apesar da sinopse falar que Ana Maria é má e coisa e tal o livro não é sombrio.

O livro chegou para mim através do book tour CNA e peguei para ler no sábado as 18h00min, é gente, nada melhor que ler um livro numa noite chuvosa especialmente se está “sozinha” em casa... Então as 23h00min eu já tinha chegado aos 90% do livro. E eu queria terminar de ler, mais eu não queria terminar, então eu fui dormir e terminei o restante no dia seguinte.

Ana Maria não teve uma infância normal, teve a vida muito dura, seu pai saiu de casa muito cedo, ela tinha apenas sete anos, ai nesse decorrer a mãe dela se casou novamente, mais morreu de câncer, seu irmão se entregou para as drogas, e Ana Maria sobrevive com o padrasto. Vive sua vida na maneira que pode, entre noitadas, zoeiras, cigarros, e bebidas, aprende com a vida, e cresce nesse mundo sem muito amor e carinho. Apesar de tudo Ana Maria não é rancorosa com a vida.

O tempo vai passando, Ana Maria cresce e conhece Bruno e sua vida vira de ponta a cabeça, segue Bruno pelas maluquices dele, se relaciona com ele, mais não é amor, pois Ana Maria é má. Mais é assim também que vamos conhecendo o que Ana Maria pensa, e entre passagens vamos vendo futuro e ás vezes o passado de Ana Maria, e vemos o quanto ela sofreu e o quanto deve ter sido difícil. Bruno tem problemas também e se envolver com ele não foi uma boa ideia, Ana acaba conhecendo Lucas irmão de Bruno e que pede para Ana se afastar do irmão, mais Ana não o faz. Ele explica a Ana qual o problema de Bruno, e o porquê de Bruno estar tão preso a Ana Maria.

Não vou contar o motivo, nem vou contar mais coisas, mais posso contar que muitas coisas acontecem na vida deles. Bruno, Ana Maria e Lucas, uma história emocionante, viciante, e com um quê de mistério no ar...
Vc não pode perder!!

Quote

“-Você é ingênua – ele disse e voltou a olhar para frente. – Ou suicida.
Fiquei olhando para ele, boquiaberta. Estava surpresa que ele conseguisse me ler tão bem. Não que eu fosse suicida. Eu não pensava que seria capaz de conscientemente acabar com a minha vida. A questão era que eu havia chegado ao ponto em que não me importava mais com o que pudesse me acontecer. Eu queria ficar viva, claro, e de preferência sem arranhões. Só que os piores machucados geralmente não são os visíveis.”
( página 31)
comentários(0)comente



Ka 20/10/2012

Lindo
Mais um livro de BookTour! Eita coisa boa \o/
E sobre esse não dá nem para começar a falar sem antes mencionar a capa. Gente, o que é isso? Definitivamente uma das minhas capas preferidas!!
Em Antes de Você chegar, conhecemos Ana, uma jovem triste e solitária, marcada pelo seu passado cheio de infortúnios, separações, brigas...
Obrigada a morar com seu padrasto depois da morte de sua mãe, Ana teve que crescer ao lado de um homem que vivia bêbado e de um irmão ainda pior. Quem não fica traumatizada depois de uma vida assim não é mesmo?

"Algumas coisas, porém, não importa o quanto você espere,nunca está preparado para elas."



Ela acaba se tornando uma jovem que busca refúgio no álcool e em relações vazias, trabalhando como garçonete e roubando dinheiro da carteira do padrasto para que ele não gaste tudo em bebidas.
Um dia, Ana descobre que tem um perseguidor e fica intrigada com aquilo, afinal de contas, ela não se destaca em nada.

"Eu não tinha nenhuma característica marcante. Era a pessoa mais ‘quase’ que eu conhecia. Era quase alta, meu nariz era quase pequeno, era quase magra, quase bonita. A única coisa que eu tinha demais, era o fato de ter uma aparência comum."

Ela acaba por se envolver com esse perseguidor, o Bruno, e é a partir desse relacionamento que passamos a conhecê-la ainda mais, seus medos, seus acertos e erros, seu passado.
O livro é narrado em primeira pessoa. Eu simplesmente adoro esse tipo de narrativa, porque acho que nos dá a possibilidade de entrar na vida do personagem e sentir um pouco daquilo tudo que está acontecendo.
E eu amei o livro. Os seus personagens são cativantes, marcantes, únicos. E ele, inevitavelmente, nos leva a fazer reflexões sobre como deixamos os fatos que acontecem em nossas vidas nos marcar, ou determinar como devemos viver.

"Não podemos mudar o passado, mas podemos fazer um novo futuro."


É realmente lindo, e eu estou muito grata por ter tido a oportunidade de ler e conhecer a vida da Ana.
Recomendo a todos que gostam de bons e profundos livros.
Espero que tenham gostado da dica!
Beijos o/


Conheça o Post Original no Blog Acho Que Cresci Acho Que Cresci... http://achoquecresci.blogspot.com/#ixzz29rD09D5Y
Por Karol Alencar. Plágio é crime, não compartilhe esse texto sem a devida autorização prévia.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
comentários(0)comente



Fabi 12/09/2012

Adorei e recomendo o Romance - Antes de Você Chegar
A capa do Livro Antes de Você Chegar é simplesmente maravilhosa, um dos livros mais lindos que eu tenho. A personagem principal Ana Maria está linda e com um olhar perdido, parece refletir sobre seu passado ou tentando enxergar um futuro, bem apropriado ao tema.

Ana Maria não tem sorte na vida. Definitivamente ela não tem uma boa estrela: viveu uma infância e adolescência difícil. Trabalha em um emprego que não gosta e mora com o padrasto, com o qual, não convive bem. Como se isso não bastasse, ela percebe que está sendo seguida.

“Depois, percebi que era mesmo um homem. A garotada passou por ele sem dar uma olhada. Talvez fosse mesmo um fantasma, alguém que não existisse de verdade ali, fruto da minha imaginação.
Só que ele saiu do lugar. Mancou e entrou em uma caminhonete que estava estacionada bem ali. Se eu conseguisse ver a placa, tinha certeza de que ela leria MEG.
Era oficial. Eu tinha um perseguidor.” ( trecho página 16)

Na narrativa, deixa transparecer sua infelicidade. Mesmo quando é elogiada, dá para perceber que a moça tem uma autoestima baixa. Seus pensamentos, embora tristes, são narrados de forma engraçada.

“Não conseguia deixar de concordar com elas. Eu não tinha nenhuma característica marcante. Era a pessoa mais ‘quase’ que eu conhecia. Era quase alta, meu nariz era quase pequeno, era quase magra, quase bonita. A única coisa que eu tinha demais, era o fato de ter uma aparência comum.” (trecho página 19)

E ainda por cima, ela tem aquele famoso "dedinho podre" para homem. Seu perseguidor acaba a salvando de um assalto e ela pega uma carona com ele. Através de seu relacionamento conturbado com Bruno, aos poucos vamos conhecendo a vida de Ana Maria e seu passado repleto de cicatrizes, que não estão gravados em seu corpo, mas sim, em sua alma.

“-Você é ingênua – ele disse e voltou a olhar para frente. – Ou suicida.
Fiquei olhando para ele, boquiaberta. Estava surpresa que ele conseguisse me ler tão bem. Não que eu fosse suicida. Eu não pensava que seria capaz de conscientemente acabar com a minha vida. A questão era que eu havia chegado ao ponto em que não me importava mais com o que pudesse me acontecer. Eu queria ficar viva, claro, e de preferência sem arranhões. Só que os piores machucados geralmente não são os visíveis.”
( trecho página 31)

Ana Maria começa a fazer uma avaliação de sua vida. Em que busca: entender seus problemas do passado, para poder ter um futuro melhor em sua vida pessoal, afetiva e profissional.

Minhas Impressões

O livro é narrado em primeira pessoa, por Ana Maria. Mesmo diante de situações bem difíceis, ela sempre tem um pensamento engraçado ou irônico. Isso deixou a leitura leve, fluindo naturalmente. Adorei os personagens, todos muito bem construídos. Ana Maria e Bruno têm em comum, famílias desestruturadas e problemáticas. Gostei muito da amiga Sammy e, principalmente, do Lucas.

Lendo o livro, várias reflexões vieram a minha mente, a principal: quanto o meio social e outras pessoas influenciam a formação de um ser? Como constantes decepções e carências afetaram a vida e o estado psicológico de Ana Maria. Os fatos da vida, podem modificar uma pessoa à ponto dela se tornar má? Morte, rejeição, relacionamentos difíceis, traições e convivência com dependentes, podem fechar uma pessoa para vida, deixando a com um comportamento autodestrutivo?

E finalmente, que é necessário força interior e coragem para superar dificuldades e continuar enfrentando desafios, por que isso, se chama viver a vida.

Parabéns a autora, eu recomendo esse romance que aborda temas importante e ao mesmo tempo conta uma linda história!

http://fabianacardosoescritora.blogspot.com.br/2012/09/antes-de-voce-chegar-resenha.html
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 16 a 24
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR