O Diário de Débora Vol. 1

O Diário de Débora Vol. 1 Liliane Prata

Resenhas - O Diário de Débora Vol. 1

Luisa 06/02/2009

Na verdade, li esse livro porque gosto do que a Liliane Prata escreve (no blog, não na Capricho atualmente) e tinha curiosidade de conhecer um dos livros que ela escreveu! O Diário de Débora é muito ruim! Só é mais um daqueles livrinhos clichês para adolescentes que surgiram nos últimos tempos - impulsionados pelo sucesso de O Diário da Princesa, eu creio.
Bruno 18/05/2010minha estante
É uma leitura incrivelmente fácil e simples. Além de ser curto; terminei em uma noite. É daqueles livros pra se ler quando quer esvaziar a cabeça. Muito bobo. A personagem me irritou diversas vezes durante a leitura e tive que parar pra tomar fôlego e não querer socá-la. É fútil, mas não deixa de ser um tanto divertidinho. Se tivesse mais história e menos futilidade adolescente, dava da chegar às 5*.

Dafne 21/02/2011minha estante
Sinceramente, li porque não tinha o que fazer. Vi na estante da minha irmã mais nova e simplesmente li. É realmente um livro PÉSSIMO. Vida de adolescente fútil, vou te contar... Se me arrependi de ter lido? Sim, perdi meu tempo.

Náylla 30/07/2011minha estante
"A personagem me irritou diversas vezes durante a leitura e tive que parar pra tomar fôlego e não querer socá-la."
Bruno, concordo plenamente!

Mari 16/11/2012minha estante
Li pelo mesmo motivo (pedi de presente ao meu pai e ele ainda aproveitou e comprou o 2!) e me DECEPCIONEI! Meu Deus, nem parece que aquela escritora incrível fez esse livro. Horrível mesmo! Nunca cheguei a ler o 2.

Letícia 20/05/2013minha estante
Mas o Diário da Princesa é bom, anti-futilidade e tem uma moral. Claro, foi o percursor do bum desse estilo, mas é decente. O Diário de Débora, por outro lado, parece aqueles "já aconteceu pra você" misturado com revistas teen (tipo capricho). É bem tosquinho... Quando comprei, num passado remoto, achei que ia ser legal, mas...

Sol... 14/01/2023minha estante
Ruim, quase péssimo... A personagem reclama atoa e isso me frustrou bastante, ao meu ver, parece que uma adolescente escreveu um livro qualquer. Tem histórias no wattpad que são melhores

*Rô Bernas 26/02/2019

É nostalgia que chama?
Um livro adolescente, é verdade...mas e daí?
Gostoso de ler, lembrei demais do meu tempo de adolescente quando escrevia diário, quando brigava com as amigas e logo depois fazia as pazes (quem nunca?), quando pedia à mainha para ir a algum lugar e ela mandava pedir a painho e ficava nesse vai e vem sem fim e eu acabava não indo pra lugar algum (grrrr), quando me apaixonava e desapaixonava o tempo todo ( e achava que ia morrer de amor)...uma delícia de leitura com coisas bem reais...amei o livro...divertidíssimo!!!!
Chellot 26/02/2019minha estante
Pois é. Não é porque o livro é adolescente que é ruim.

Chellot 26/02/2019minha estante
Vou indicar para as minhas sobrinhas.

Andrea 27/02/2019minha estante
Eu não me reconheço nesses adolescentes dos livros, então acho todos chatos. XD Virei a pessoa que mais temia: a veia que odeia jóvens, hahaha.

*Rô Bernas 28/02/2019minha estante
Andrea, pois eu me reconheço e muito...me fez dar altas risadas, mas hoje eu confesso que me falta paciência também hahahahahah

*Rô Bernas 28/02/2019minha estante
É muito massa Chellot...tô doida pra ler o volume 2

Chellot 28/02/2019minha estante
Percebi. rsrs Eu gosto de livros adolescentes, mas prefiro os de fantasia. Estou lendo Inventei Você? E até que é gostosinho pois a protagonista é esquizofrênica.

Eunice.Vilares 12/08/2009

Eu li esse livro faz muito tempo, mas lembro que na época eu li em um dia e adorei. Mas não sei se iria gostar hj...

Ariany.Moura 10/06/2023

Se a Liliane Prata soubesse...
Eu li esse livro pela primeira vez quando era criança. Eu já achava um máximo ler, mas lembro que esse foi o primeiro livro maior que me despertou mais do que curiosidade e vontade de terminar. Ele me incentivou a começar a escrever minhas próprias histórias (não ironicamente meu primeiro livro, aos 12, foi "Diário de Anny", mas o perdi e nunca terminei).

Depois que comecei a trabalhar, prometi que ia comprar ele e o Diário de Débora 2 para matar a saudade e ter pertinho. Li e lembrei de muita coisa da primeira vez que havia lido, as emoções, como foi. A memória afetiva com esse livro é gigantesca.

Se a Liliane Prata soubesse a revolução que fez na minha vida... Obrigada, viu Lili? (A íntima). Ainda vou conseguir o livro dois e um autógrafo seu nos dois. Obrigada por abrir o mundo da escrita para mim e deixar claro que assim como Débora, eu posso sonhar do meu jeito, no meu mundo também.

Rose Gleize 28/01/2020

Livro: O Diário de Débora.
Como o próprio título da história já entrega, trata-se de um livro escrito em forma de diário.
Só alguns anos depois de ter lido o volume 1 (em 2011), foi que vim a saber que existe o volume 2, que ainda não li, mas tenho vontade! Na verdade, eu quero muito!

debora 09/01/2023

Eu lembro desse livroo kkkkk
Primeiramente, eu não li esse livro pela história, li sim pelo título só porque me chamo Débora. Mas até gostei kkk. Não é meu melhor livro, mas não tenho motivo para dar menos de cinco estrelas para ele. Achava que ia ser um livro tão calminho contando a história de uma garota qualquer, mas em todos os capítulos ela falava o mesmo desejo...(!) Mas enfim, é legalzinho.

Evelyn 12/01/2022

Sem dúvidas o melhor livro que li, foi o livro que me levou a gostar da leitura, e ele simplesmente perfeito apesar de pouco conhecido, tem meu coração essa história, adoro como a personagem e desenvolvida, e é uma história super delícia de se ler

Camila1856 13/04/2024

Incrível
Esse livro me fez entrar para o mundo literário, foi nele que eu descobri que era apaixonada por ler, li quando tinhas uns 12 anos, achei perfeito e fiquei maravilhada

Mayanne.Souza 03/08/2020

Estou procurando alguém que tenha o 2
Já li várias vezes eu amo esse livro,já li uma vez o 2 pq minha mãe conseguiu emprestado mas quero muito comprar o 2 eu já tenho o 1 que eu vivo lendo,eu amo muito esse livro,se alguém sabe de alguém que está vendendo o 2 ou doando ou fazendo troca qualquer coisa pode entrar em contato comigo por favor,quero muito o 2!!!!
Priscilla.Carelli 04/09/2020minha estante
Oiie, eu tenho, se quiser vou colocar ele pra troca aqui no skoob agora :)

Paula.Maximiliano 11/11/2022

Nostalgia
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo esse livro, pode não ser o melhor e mais complexo da minha estante mas com certeza é o que eu guardo com mais carinho. Foi com ele que criei gosto pela leitura lá com meus 11 ou 12 anos e até hoje quando folheio suas paginas a sensação da mais pura nostalgia e saudades me invade. Eu quase posso me ver naquela época, lendo escondida de madrugada ao invés de dormir para ir a aula cedo no dia seguinte.
A escrita em forma de diário é fluída e a sensação é de estar se ouvindo fofocas de uma amiga. Os dilemas da Débora são muito fáceis de se identificar, à rotina dela é muito comum, imagino, para a maior parte das adolescentes, assim como suas inseguranças e crises existenciais. Eu me via em cada pagina que lia, me imaginava em cada relato do diário, e emprestei meu livro para todas as minhas amigas na época.
Apesar de ele provavelmente já estar um pouco datado, pretendo guardar minha edição para dar para a minha filha se um dia tiver uma. Não acho que o tempo em que a história se passa interfira na essência da mesma, quando li inclusive já não era mais do meu tempo. Pois uma prima bem mais velha tinha lido o livro também por volta de seus 12 anos e me deu ele quando cheguei na mesma idade.
Imagino que alguns pontos do livro possam ser vistos como ?problemáticos? atualmente, eu particularmente não vejo dessa forma. Lendo o livro levando em consideração quando foi escrito, e deixando de lado alguns valores atuais é uma ótima leitura e uma história leve, e imagino que de uma forma geral os adolescentes atuais também possam se identificar.

Jay 27/05/2011

O Diário de Débora - Liliane Prata
Sinopse:
Conhecida por escrever a coluna "Quase Nada" na revista Capricho, Liliane Prata lança "O Diário de Débora". No livro, uma garota conta de um jeito especial suas experiências, aliás, experiências com as quais as leitoras vão se identificar muito: Débora fica com vários garotos, morre de indecisão quando o assunto é perder a virgindade, chora quando a espinha chega ao seu auge, ri com as amigas e sofre com os pais, que nunca a entendem!
Opinião:
"O Diário de Débora" é um livro, antes de tudo, divertido e fofo. É destinado a garotas e principalmente adolescentes e pré-adolescentes, Liliane Prata escreve de uma maneira simples o que torna o livro leve.
Como eu já estava saturada de histórias sobre vampiros, lobisomens e anjos, este livro foi uma boa escapatória, Débora é uma garota normal que vive a vida à sua maneira, tem suas dúvidas, medos e cismas, mas é uma garota muito fofa, cheia de atitude, disposta a fazer tudo pelas pessoas das quais gosta.
Uma característica interessante deste livro é que em algumas páginas há desenhos ilustrando o dia-a-dia de Débora, deixa-o ainda mais divertido.
Recomendo muito esse livro, tem uma excelente história, boa para se ler nas férias e relaxar.

Gostou da resenha? Não gostou?
Comente no meu blog:
Little-Things-for-you.blogspot.com

Luciane 09/02/2012minha estante
Jaah, concordo com vc!

Iasmiin.Lima 30/10/2023

Não recomendo para todos os públicos
Se você tiver no máximo 12 anos, é provável que irá amar a leitura, mas se não, possivelmente terá muita enxaqueca e ressaca literária. Li pela nostalgia, mas a protagonista é tão chata e sem sal que quase desisto de ler sen antes de chegar no final.

Ana Caroline 23/01/2012

Eu achei esse livro uma perda de tempo e de papel, não vi sentido do começo ao fim. Creio que o objetivo da autora não era escrever um bom livro, mas sim falar de uma garota igual á maioria, para que o livro fosse bom para elas. Débora é uma garota fresca, futil, que fala o tempo todo de garotos, suas crises e suas frescurinhas. O livro foi, tecnicamente, escrito para crianças, mas mesmo assim conteve partes relativamente "adultas".

Paulinha 27/11/2010

DÉBORA MINHA MELHOR
ADOREII O LIVRO POR ISSO QUE ELE É UM DOS MEUS FAVORITOS A DÉBORA É UMA PERSONAGEM SEM PALAVRAS ADOREI O LIVRO!!!