Adultérios

Adultérios Woody Allen

Resenhas - Adultérios

Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2023

O livro traz três peças divertidas com um tema em comum: a infidelidade. Na primeira, um homem marca encontro com a amante para terminar o relacionamento e, enquanto aguarda a chegada dela, conhece um andarilho esquizofrênico que o acusa de ter plagiado um trabalho seu; a segunda história envolve um casal de desconhecidos que chega de mal humor em uma reunião familiar e revela a traição de membros da festa; por fim, uma psicanalista descobre que o marido a traía com uma de suas pacientes e arma uma sessão de acareação dos envolvidos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525416964

Lilian 28/11/2021

Diálogos que prendem a atenção
As histórias giram em torno das diferentes percepções sobre traição e adultério dentro de relacionamentos. As traições são retratadas como uma fuga dos personagens da falta de emoções, da monotonia, para a busca de um sentido de completude para suas próprias vidas. O desenrolar das histórias mostra que o adultério como um subterfúgio para que não precisem lidar com os problemas que os incomodam. O envelhecimento é um problema recorrente onde o homem ou mulher de meia idade trai pela adrenalina e para se sentir desejado/a.

Nah 17/11/2021

Ah, o humor de Woody Allen...
"Que ele não me ama... não gosta de ficar perto de mim... que fica com falta de ar de se imaginar passando de novo pela triste coreografia de fazer sexo comigo. Esses são os vagos motivos que ele dá, mas acho que só está sendo educado. Na verdade, acho que ele não gosta da minha comida."

Ton 10/06/2021

Fiel somente aos desejos.
É um livro curto mas ótimo. Aqui somos apresentados a 3 peças de Woody Allen onde ambas tem algo em comum: Adultérios.
Mesmo sendo 3 peças curtas, Woody fez personagens com profundidade imensa e que, inevitavelmente você se enxergara em algum deles ou em um fato como algo de sua vida.
Eu recomendo demais, curto, cômico e com um bom equilíbrio entre a tragédia e a comédia.

sr.WilsonM 16/02/2021

Allen e os melhores roteiros curtos
Filmes de comédia é meu escape, e Woody Allen sempre foi pra onde eu sempre buscava conforto. Decidi começar a ler o gênio como uma forma de melhorar minha leitura e me distrair da vida cotidiana. Me deparo com dois livros dele na livraria e começo a ler uma parte, para me ambientar e decidir se vale a pena acompanhar "o mais do mesmo", quando percebo que passei 10 minutos lendo e não conseguia parar. Resumindo: se você conhece Allen, o que vai encontrar nesse livro não é nada diferente dos filmes, porém se você conhece Allen sabe que vale a pena embarcar naqueles diálogos inusitados e que te fazem gargalhar e se desligar do mundo. Leria de novo e de novo

Luis Felipe S. Correa 05/08/2020

Leitura de fila de banco extremamente agradável
O livro se divide em três histórias bem cômicas, com doses precisas de conhecimento sobre a psicologia humano. Apesar de curtas, há uma profundidade intrínseca e a característica mais marcante em um autor, a de falar muito escrevendo pouco. Extremamente agradável e perfeito para ler em filas.

Mateus com h 06/02/2020

Fascinante
Acho que ele é gênio por ser perturbado
e a inquietude dele é imparável
Fer 07/02/2020minha estante
Você me fez muito querer ler :D

Mateus com h 07/02/2020minha estante
Sou muito suspeito pra falar de Woody Allen, Fer.

Fer 07/02/2020minha estante
???

Dude 31/12/2018

Adultérios
Excelente roteiro para um filme de Woody. São três histórias com diálogos afiados que só o mestre Woody sabe conduzir. Texto rápido e com bom ritmo. Não estranhe se você se pegar com um sorriso no rosto a cada página.

Luciano Luíz 30/12/2018

Tenho diversas lembranças da minha infância. Cenas com meus pais, na escola, amigos, brincando na varanda ou na rua e claro, encontro na memória imagens e frases referentes a quadrinhos, animações e TV, mais especificamente filmes. De vez em quando me vem a mente isso:
- Um seio gigante!
E visualizo WOODY ALLEN correndo de um seio gigante. Provavelmente foi um de seus primeiros filmes que vi, mas como era criança, pouco consigo lembrar, a não ser:
- Um seio gigante.
Não recordo a qual filme essa cena pertence, mas talvez seja de um dos primeiros chamado: TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SORE SEXO – MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR. Acho que o título no Brasil era assim...
Bem, Allen é mundialmente conhecido por suas obras clássicas cinematográficas. Talvez seu filme mais famoso seja ANNIE HALL que no Brasil recebeu o título de NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA. Algo que não tem sentido, mas como sabemos no Brasil boa parte dos filmes estrangeiros tem seus títulos adaptados. Não são meras traduções, mas sim modificações e não vou entrar em detalhes porque não vejo motivo aqui... só mencionei porque é uma coisa a mais a se pensar...
ADULTÉRIOS contém três peças de teatro que como sugere o título trata-se de traições amorosas. Ambos os textos possuem conversas longas, recheadas de referências pop e políticas americanas. A construção dos diálogos é a mesmíssima coisa que a de vários dos filmes de Allen. Não encontra-se novidades aqui e isso é ótimo. É como acontece com Charles Bukowski: quanto mais do mesmo, melhor. As traições são descobertas (ou reveladas) de maneira cômica, idiota, as situações são embaraçosas e surreais. Não simplesmente o retrato da realidade pois vai muito mais além do longínquo horizonte.
A coletânea compensa, mesmo que você nunca tenha visto um filme ou lido algo do autor. Se gosta de histórias sobre relacionamento, mais precisamente quando há mais alguém envolvido, então Adultérios é uma fantástica opção para sentar no sofá, ou ler durante a noite na varanda e até indo e voltando do trabalho no ônibus. É um pequeno grande livro que enriquece a coleção.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Na Literatura Selvagem 31/12/2017

o divertido e cáustico humor de Woody Allen em Adultérios
Adultérios consiste numa obra publicada pela L&PM Editores que reúne três histórias do aclamado e polêmico cineasta Woody Allen, ambientadas em Nova York e arredores, nos apresentando personagens novaiorquinos em situações pra lá de inusitadas envoltos com infidelidade.

É presente na personalidade dos protagonistas um misto de desespero, angústia e a tentação que um relacionamento proibido pode causar. Na primeira delas, um diálogo curioso na beira de um rio, entre dois estranhos, enquanto um deles espera por sua amante, a fim de romper o affair. O personagem 'chato' depois de muita enrolação revela que vem seguindo o diretor de cinema, sabe de seu caso, e a princípio não querendo dar atenção para Fred, Jim acaba envolvido pela sua conversa fiada e quando Bárbara aparece, a situação já beira o absurdo. E fica ainda mais com a intromissão dele junto ao casal.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/12/o-divertido-e-caustico-humor-de-woody.html

AnandaAldridge 10/01/2016

Woody Allen tem uma habilidade genial de criar histórias sobre relações interpessoais mesclada com divagações filosóficas, existenciais e rotineiras que nos leva a refletir sobre o nosso papel enquanto seres sociais pensantes. É quase um estudo antropológico sobre relacionamentos, é maravilhoso.

Léia Viana 13/01/2015

´Woody Allen me surpreendeu!
“Adultérios” traz três histórias de Woody Allen, só com diálogos, quase que como peças teatrais sobre infidelidade, com arte envolvida e todas passadas em Nova York e arredores, os personagens, típicos nova-iorquinos, surgem em cena de forma insuspeita, mas as coisas mais inesperadas acontecem.

“JIM - Preciso contar a Lola... preciso... é o único jeito.
FRED - É?
JIM - É melhor vindo de mim do que por um estranho mal-intencionado.
FRED - É mesmo?
JIM - Além disso, põe um fim à ameaça de chantagem.
FRED - Você não pode contar a Lola que está tendo um caso há seis meses.
JIM - Por que não? Se eu levar flores...
FRED - Não há flores suficientes nem no Jardim Botânico.
JIM - As pessoas têm casos e depois percebem que erraram.
FRED - Você está sendo racional demais. A Lola tem tolerância zero para infidelidade. Foi o que destruiu a infância dela.
JIM - Como você sabe disso?
FRED - Meu cachorro me disse.”
(Trecho de 'Riverside Drive')

Sou apaixonada pelos filmes do Woody Allen, sempre quis ler algo dele e este foi o primeiro livro de Allen que leio e gostei bastante. Cada diálogo é tratado com cuidado, os personagens são tão malucos quanto seu criador e cada história têm, pelo menos, três reviravoltas, tirando o leitor da previsibilidade total.

Leitura recomendada!

yurigreen 27/06/2014

Continua sendo cômico, inclusive sendo trágico
Através de três espetáculos de dramaturgia, o modesto baixinho com óculos retrô nos coloca num contexto de catarse plena. Os diálogos são extremamente inteligentes e provocantes, nos inserindo em situações corriqueiras e até mesmo desconfortantes, como se fôssemos espectadores de um escândalo que não escolhemos presenciar mas que ao mesmo tempo nos mantém imantados até que o ato termine.
Em linhas simples de conversas diretas, o autor nos faz, inusitadamente, sentir mergulhados numa narrativa repleta de detalhes.

Gracejar com tamanha habilidade entre o trágico e o cômico é para poucos. Contudo, a característica mais marcante em Woody talvez seja a surpresa. Começamos lendo e imaginando de forma inevitável os possíveis fechamentos, e a cada
ato somos arremessados contra a parede sem saber de onde veio o golpe inesperado. Isso é magnífico, chocante e arrebatador.

A suposta fidelidade entre casais é desmascarada e traição surge como algo cotidiano, tão natural que, terminada a leitura, o adultério nos parece mais trivial que obsceno. Ele escancara e brinca com um dos maiores tabus da vida cristã, monogâmica, recalcada e falsa que vivemos.
Ao fim de cada conto, é impossível não pensar em algum adjetivo que denote, se não outra coisa, genialidade.

Debora.Vilar 19/02/2014

Para quem conhece o estilo de Allen, algumas situações são bastante previsíveis. Irônico, Erótico, Cômico. Adultérios cumpre seu papel como obra e apresenta o clássico estilo alleniano.

Lista de Livros 24/12/2013

Lista de Livros: Adultérios, de Woody Allen
“(Fred:) - Você não pode contar à Lola que está tendo um caso com outra mulher há seis meses.
(Jim:) - Por que não? Se eu levar flores...
- Não há flores suficientes nem no Jardim Botânico.”
“(Jim:) - Não estou dizendo que não teria sorte se a Bárbara... Se ela...
(Fred:) - Pode dizer.
- Morresse. Mas ela é um ser humano.
- Você diz isso como se fosse uma coisa boa.
- E não é?
- Não sei. Você já foi a uma reunião de condomínio?”
“(Sandy:) - Além disso, você sempre jurou que ela não atraía você.
(Hal:) - É verdade, jurei isso... jurei sobre a bíblia. Eu sou agnóstico.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/04/adulterios-woody-allen.html