Fetiche

Fetiche Valerie Steele

Resenhas - Fetiche

Marcos Faria 02/09/2013

Existem dois pontos altamente positivos em “Fetiche: moda, sexo & poder” (Rocco, 1997). O primeiro é quando Valerie Steele recupera os diversos usos da palavra “fetiche”, desde o religioso-antropológico, passando por Marx e Freud, e consegue relacioná-los todos com o seu objeto de estudo, mantendo uma saudável postura crítica. Infelizmente, essa postura não se mantém quando a autora aceita sem exigir maior rigor a afirmação genérica de que homens são mais visuais e fetichistas que mulheres, e menos ainda quando adota apressadamente as explicações da psicologia evolutiva. O outro elogio, é claro, vai para o ótimo trabalho de inventário da moda fetichista e sua evolução. Ficou faltando ir mais fundo na relação entre sexo, moda e poder prometida no subtítulo.

site: http://almanaque.wordpress.com/2013/09/02/meninos-eu-li-38/

Augusto 02/07/2011

Vale a leitura, mas não quer dizer que seja perfeito.
Achei a abordagem do livro muito interessante, especialmente a parte que cita Walter Benjamim e a teoria dele de que todo produto tem um apelo sexual. Me motivou a procurar isso mais a fundo.

No entanto, achei que deixou a desejar no quesito de explicar de onde vem o fetichismo (talvez por não ser claro) e de tratar do fetichismo feminino.