Darwin: Ensaios e Controvérsias

Darwin: Ensaios e Controvérsias Albert Ditchfield...

Resenhas - Darwin: Ensaios e Controvérsias

JPHoppe 02/04/2012

Viva Darwin!!!
Lançado com quase três anos de atraso, "Darwin: ensaios e controvérsias" é uma coletânea de palestras e trabalhos apresentados nas comemorações, pelo Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES, dos 200 anos do nascimento de Darwin e 150 anos da publicação da primeira edição de "A Origem das Espécies".

O livro começa de modo instigante, com Maurício Abdalla, conhecido crítico da Teoria da Evolução, e seu texto "por que comemorar Darwin?". Seu argumento é que o darwinismo não é nada mais que o capitalismo aplicado ao mundo natural, que justificou o belicismo e eugenia no passado, e que a competição declarada pela teoria não existe.

A resposta curta para essa declaração é: tá tudo errado. Pra uma resposta mais longa, detalhada e que merece palmas no final, favor ler o capítulo de autoria de Albert Ditchfield. Fãs de Olavo de Carvalho podem ficar um pouco decepcionados, também.

Também há a presença de outro biólogo, Yuri Leite, com uma defesa mais crítica e mais nos moldes de Dawkins (a religião, em sua faceta mais obscura, cega as pessoas para a realidade) do que Gould (magistérios não sobrepostos); e uma definição mais precisa do que é o criacionismo e seu encaixe na sociedade, além de outros.

Vale a leitura.