História do Esoterismo Mundial

História do Esoterismo Mundial Hans-Dieter Leuenberger

Resenhas - História do Esoterismo Mundial

GiihZagatto 05/07/2022

História do Esoterismo Mundial
História do Esoterismo Mundial: da Atlântida aos Dias Atuais ? Hans-Dieter Leuenberger.

O livro é uma tentativa de contar a história ? resumida ? do esoterismo mundial, em ordem cronológica. São abordados alguns conceitos mais amplos dentro do que se entende por esoterismo, uma breve contextualização sobre algumas sociedades secretas e algumas das coisas que despertam interesse nesse meio, como o tarot, por exemplo. Tudo isso voltada a uma visão predominantemente ocidental.

Há, logo no começo, algumas coisas que incomodam e é necessário saber filtrar bem para que não se crie uma crença em algo infundado e baseado em uma visão pessoal do autor. Apesar disso, logo de início há breves explicações históricas sobre algumas ramificações do esoterismo e, mais à frente, sobre coisas específicas, juntamente com indicações de leituras. Vale ressaltar que o Hans se baseia, em alguns momentos, na teosofia, mas deixando isso claro.

Um ponto positivo da obra é que o autor se prontifica a dizer que a história é bem mais complexa do que ele conseguiria ditar em apenas um livro e vai indicando diversas obras literárias para aprofundamento. Porém, devido a sua nacionalidade alemã, ele indica de acordo com a disponibilidade dentro de sua língua, o que pode limitar consideravelmente as opções para aprofundamento.

Eu indicaria o livro para iniciantes que desejam entender um pouco da história de alguns conceitos dentro do meio esotérico, desde que a pessoa saiba filtrar o que está lendo e busque outras fontes para aprofundamento.