Vampire Academy

Vampire Academy Richelle Mead

Resenhas - Vampire Academy

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marianaaaz 02/04/2024

Por que eu não li antes???
Sempre fui obcecada por vampiros, Crepúsculo, Minha babá é uma Vampira, Diários de um vampiro, literalmente qualquer coisa com esses seres chupadores de sangue me chamam atenção e com Academia de Vampiros não foi diferente.
Vi o filme, assisti a série e procrastinei mais do que devia para ler os livros. Tudo o que faltava nas adaptações, o livro entrega.
A amizade da Lissa e da Rose é uma das coisas mais lindas e intensas que eu já li (e olha que já li muito find family nessa vida), elas são tudo uma para a outra e provam isso a todo momento.
O plot é muito bem construído, vc fica curioso, cria teorias e tudo é revelado no momento certo, deixando a leitura viciante.
Um monte de coisas acontecendo e ainda tem um romance proibido age gap rolando, uma coisa linda mesmo. Rose e Dimitri foram feitos um para o outro, eles se entendem de uma forma surreal, sabem que são ótimos juntos e reconhecem isso, sem mimimi. Ainda sim, conseguem ser racionais na hora de enxergar um possível relacionamento, os dois tem uma maturidade invejável no ramo dos livros.
Nem sei como a Richelle conseguiu escrever tanta coisa, com tanta qualidade nessa quantidade de páginas. Muito bem feito, estou super ansiosa para ler os outros livros

mi.ria__ 20/12/2023

Meu guilty pleasure, admito
O primeiro volume da série de Academia de Vampiros (que ironicamente leva o título da série) teve o seu pequeno espacinho durante a era de romances sobrenaturais/paranormais entre os anos 90 e os anos 2000 (saudades, inclusive)

Rosemarie Hathaway (ou Rose) é a nossa protagonista e narradora da história. Depois de viverem por dois anos de forma clandestina entre os humanos, Rose (uma dhampira) e a sua melhor amiga, a princesa Vasilisa (ou Lissa) Dragomir são obrigadas a voltar pra Academia St. Vladimir.

?My name is Dimitri Belikov,? he said. I could hear a faint Russian accent. ?I?ve come to take you back to St. Vladimir?s Academy, Princess.?

Ao contrário de Crepúsculo, Richelle Mead usa como base o folclore romeno, além de outra influências do folclore eslavo/balcã para a sua construção de mundo. Nesse primeiro a sociedade dos vampiros está bem amarrada com hierarquias bem estabelecidas.

Rose é uma dhampira destinada a ser guardiã de sua melhor amiga. Ela tá longe de ser uma adolescente indefesa (na verdade é uma das personagens mais descaradas que eu já vi) e é legal ver o crescimento dela como protagonista ao longo da história.

O envolvimento do Dimitri dela é legal e os dois tem química, mas a diferença de idade deles me deixa incomodada. Seria mais fácil se ele tivesse vinte e um ao invés de vinte e quatro, por exemplo.

?No. If I let myself love you, I won?t throw myself in front of her. I?ll throw myself in front of you.?

Infelizmente ainda dá pra notar que o livro foi escrito nos anos 2000 devido a rivalidade entre meninas adolescentes que tem aqui. Mas o final do livro é bom.

clara2851 01/11/2023

Bom...
É um bom livro, com um plot bem interessante, uma opção a se considerar por quem quer ler um livrinho sobre vampiros.
Porém, tem várias coisas sobre ele que me incomodam demais, por exemplo a Rose é muito adolescentezinha, eu sinto que eles tentam convencer que ela é super descolada mas ficou só algo meio ??. Alem disso tudo oq os alunos falam é sobre s3xo e tem taaanto slutshaming nesse livro
Outra coisa é que eu acho essa construção de mundo fantasia meio fraquinha, a pegada é pra ser vampiros na modernidade mas só nao me convenceu que é algo complexo, pareceu mais algo tirado direto de um filme raso sobre vampiros tipo "minha babá é um vampiro" ou sei la o que (nunca vi esse filme entao perdao pela crítica de graça).
Pelo menos essa série tem o direito de falar que tem o Dimitri Belikov, e eu acho que vou ler os proximos livros por ele e rezar pra que venha um desenvolvimento de personagem bom pra Rose pra eu gostar mais dela.
Apesar de essa ser uma releitura, e de todos os pontos negativos que mencionei, esse livro ainda consegue ser interessante e legal o suficiente pra me manter bem entretida, principalmente porque tinha esquecido qual era o plot principal, mas dou muito valor pra questão do "beijada pelas sombras" isso é algo bem único dessa série que eu gosto bastante. É isso, recomendo porém é meio cringe mas é bom.

if4rep 21/10/2023

Vampire academy
Muito boommmmmm meu Deus eu amei sério perfeito, eu li o livro com os capítulos extras meu Deus que fofuraaaaa sério, foi muito bom conhecer a história do christian, a visão da lissa e o que elas passaram quando fugiram, nunca vou me esquecer de ter visto o Dimitri de fantasia de cowboy ??

gaia :) 20/01/2023

em 2020 li toda a série de vampire academy e também o spin-off de bloodlines. quis reler porque essa série foi um dos motivos pelos quais eu entrei fundo no mundo literário. por mais que a história seja bem ya 2010, gosto muito do romance e dos personagens, principalmente nos próximos livros.

lena 03/01/2023

Vampire Academy
Esse primeiro livro superou minhas expectativas, a leitura fluiu muito rápido e foi um bom livro. Me disseram que ele é o mais fraco da série então mal posso esperar para ler o resto. Dei 4 em vez de 5 estrelas pois não teve nada muito extraordinário (teve plot twist mas não foi aquilo tudo ao meu ver) e teve pequenos detalhes que não gostei muito (mas que tentei me lembrar que por ser um livro de 2007, ele não pode ser julgado como um livro de 2022 pois naquela época muitas coisas não eram debatidas ainda)

IDK. 29/12/2022

Rose rainha, o resto nadinha
Não tenho palavras pra descrever como me apaixonei pela Rose e o Dimitri, o único problema é a diferença de idade, que fica na famosa troupe de professor e aluno mas vamos imaginar que é igual na nova série que lançou onde a idade deles é a mesma.
Continuando... Devo dizer que eu, uma adolescente bookworm e introvertida, pude vivenciar através da Rose a vida adoidada, o que confesso foi divertido pra caramba (especialmente no conto extra dessa edição, que recomendo horrores) me deixando muito curiosa pra ler o segundo livro que certeza vai entrar na tbr de 2023.

gzyxoxo 26/11/2022minha estante
Eu amo muitoooo

Esther_ 28/10/2022

Eu AMO a Rose
mano que livro BOM

se continuar assim a série eu adiciono aos favs

eu amei o fato de que a personagem principal é de uma certa forma "secundária" já o que a gnt espera de uma personagem principal é a Lissa, e a Rose entrega tudo que a gnt ama em um personagem secundário sarcástico, que ele continue assim até o final (?) da série

personagens: 10/10
ambiente/mundo: 10/10
escrita: 10/10
enredo/plot: 10/10

me tirou de uma ressaca literária da melhor forma possível

Isa 17/08/2022

Esse livro é perfeito no meu coração?
Mas não é perfeito na realidade, mesmo que ele tenha sido escrito há mais de dez anos atrás, e as coisas tendo mudado muito recentemente. Ainda assim, minha memória afetiva é mais forte que meu eu moderninho.
Pontos positivos: eu amo tanto esses personagens, mesmo com os defeitos deles. A Rose é tudo pra mim, a Lissa é maravilhosa, o Dimitri é meu crush supremo, o Christian é um amorzinho, até da Mia eu tava com saudade. Eu amo a amizade das duas, como elas se sacrificam sem pensar duas vezes uma pela outra, acho uma das amizades mais fortes dos livros que eu já li. As migalhas de romance proibido com o Dimitri também aquecem a minha alma, mas lendo hoje, eu fico feliz por eles não terem se envolvido enquanto a Rose era tão nova. O que eu mais gosto no livro é a construção da fantasia, o que é irônico porque eu geralmente tenho preguiça de fantasias urbanas, prefiro as medievais e etc. Mas o mundo é bem construído, as raças e a magia são bem explicadas, acho tudo muito bem encaixado. O plot no final é maravilhoso, mesmo já sabendo o que ia acontecer, me deu um friozinho na barriga, e a declaração do Dimitri no final é um dos meus quotes favoritos da vida. O ritmo do livro também é bem dinâmico, então a leitura é fácil e rápida, eu teria lido em um dia se não estivesse ocupada.
Pontos negativos: meu eu adolescente não captou nenhum problema quando li pela primeira vez, mas meu eu atual, mais velha, com mais bagagem, não pôde deixar de notar que muitas cenas aqui são sim bem problemáticas, principalmente para leitores mais jovens. O romance entre uma jovem de 17 anos e um adulto 7 anos mais velho não deveria ser visto apenas como um pequeno contratempo, como ele é tratado pela Rose, ainda bem que o Dimitri viu de outra forma e o romance não aconteceu. Além disso, o livro tem toda uma vibe de Mean Girls que é tóxica para adolescentes, fora o slut-shaming que é muito presente dentro da Academia e também na sociedade vampírica. Eu não tenho problemas para ler e identificar esses comportamentos como imorais, mas acho que um leitor mais jovem tem que entender esses gatilhos antes de ler o livro e entendo o porquê de leitores mais velhos, que não tem a mesma memória afetiva que eu tenho, não terem gostado da leitura. Para mim, eu perdoo esse livro do mesmo jeito que eu perdoo Mean Girls, porque entendo que, na época em que foi escrito, era assim que as pessoas pensavam, inclusive eu. Se tivesse sido escrito hoje, seria diferente.
Enfim, VA continua sendo uma das minhas séries favoritas, mas a releitura me trouxe uma visão diferente da que eu tinha. Só recomendo a leitura para aqueles que já têm uma maturidade maior, que saibam que ser uma Regina George não é legal.

J 13/08/2022

???????? (4/5)
Segunda vez lendo esse livro por que a série ta saindo proximo mês. Eu li a primeira vez em 2018 quando eu vi o filme (que por acaso adoro). Pelo trailer da série ela vai ser um pouco diferente do livro? Vamos para o #2 (que eu não lembro se li ou não? Eu tinha toda coleção mas não lembro do resto da história)

Cress 04/08/2022

Esperava bem mais
Literalmente todo mundo fala horrores de como esse livro é bom. Eu não sei se eu já tô muito velha pra ler, porque querendo ou não é um romance adolescente, mas sei lá esperava muito mais. Primeiro que a rose é chata. Ponto. Ela é irritante, acha que tudo gira em torno dela, se acha a gostosona, mas na verdade, levou umas boas porradas, de guardiã super ali ela não tem nada. Achei bobo. O arco dela, aqueles lacres infantis?sem paciência

cariad 24/07/2022

vampire academy
eu decidi que eu precisava ler os clássicos da literatura. portanto, vampire academy.

eu gostei da história, foi bem bom e rápido de ler mas não dá pra negar que se eu tivesse lido com 13 anos, eu gostaria muito mais. talvez aos 13, eu achasse que a rose e o dimitri vivem uma linda história de amor mas agora eu acho que eles são totalmente sem sal, a diferença de idade é um problema SIM. sem falar que a rose parece ser muito mais apaixonada pela lissa do que por ele (?elas são só amigas, linda amizade? o tanto que a rose sente ciúmes dela com o christian e o aaron, não me parece amizade não).

a rose é uma insuportável com síndrome de regina george e eu gostaria muito de ter lido pela perspectiva da lissa, como o poder mexeu com ela, como é a paixão pelo christian (o único que presta).

bluemoon 12/07/2022

Melhor do que eu pensei que seria
No começo odiei todos os personagens e nem sabia o porquê ainda tava lendo. Mas do meio pro fim comecei a achar interessante e me vi ansiosa pra ler o segundo livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6