O poder dos quietos

O poder dos quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Gabi 19/05/2012

www.livrosecitacoes.com

Vou iniciar essa resenha fazendo meu próprio relato: certa vez, após muita insistência de amigos, pensei seriamente em sair para uma baladinha na Vila Olimpia, mas tive que declinar pois estava com Roubada, de Lesley Pearse, lançamento da Novo Conceito na época, em minha estante só me aguardando. Pois bem, no momento em que me perguntaram porque eu não iria, como não poderia deixar de ser (há-há), fui sincera: Vou ficar em casa para ler. Nossa, para que eu fui falar isso, até hoje tenho uma dupla de amigos que me provocam falando que não vão me chamar para ir em tal lugar porque eu vou preferir um livro. Claro que essa provocação sempre resulta em uma resposta ácida minha, como não poderia deixar de ser também. Qual o meu problema? Eu odeio e não quero a companhia de pessoas que eu julgo serem meus amigos? Não, eu só sou introvertida, ou quem sabe, como comentado no livro, sou ambivertida, e Susan Cain, com O Poder dos Quietos, me mostra de inúmeras formas que não há problema algum nisso e, consequentemente, comigo.

"Prefiro pensar que o planeta precisa de atletas, filósofos, símbolos sexuais, pintores, cientistas. Precisa de pessoas com coração mole, coração de pedra, sangue-frio e fraquezas."

Quem nunca se sentiu introvertido e tomou alguma atitude ou falou alguma besteira só para fazer ir embora o silêncio chato entre estranhos? Vou lhes dizer, eu tive que trabalhar muito minha timidez, quem me conhece hoje não faz ideia do quão tímida e introvertida fui e ainda sou. Eu fiz bem em trabalhar minha timidez, e em O Poder dos Quietos, a autora discute se devo, e como, trabalhar minha introversão. E é claro que eu conheço algumas pessoas como eu, poucas, mas Susan, através de seus relatos, mostra que não há nada de mau em mim ou nelas. O que Albert Einstein, Barack Obama, Chopin, Steven Spielberg, J. K. Rowling e Bill Gates têm em comum? A resposta é o sucesso, e a introversão.

"O amor é essencial; a sociabilidade é opcional"

Erroneamente, o livro de Susan pode parecer um livro bem técnico e pender para a auto-ajuda. Eu mesma, inicialmente, acreditava que seria assim. Ledo engano, fui surpreendida por histórias de pessoas que admiro e também de personagens desconhecidos que viveram situações semelhantes as minhas e de pessoas que conheço. É realmente difícil explicar O Poder dos Quietos em poucas palavras, é o tipo de livro que deve ser degustado e guardado para futuras consultas. Em suma, Susan Cain apresenta o resultado de suas pesquisas e logo após explicá-las tanto com exemplos quanto de uma forma mais, digamos, técnica, a ponto de acreditarmos que todo o conteúdo exposto estava inteiramente correto, Cain surpreende discutindo se é realmente dessa forma e demonstra com casos que não se encaixam no estudo feito por ela e outros doutores e pesquisadores. Então, se o objetivo da autora não é definitivamente rotular quem é introvertido, qual é então? Bem, o objetivo é aceitarmos o que somos para que possamos fazer o melhor com isso.

"Descubra qual deve ser a sua contribuição para o mundo e assegure-se de contribuir."
sonia 03/09/2012minha estante
Oi, Gabi,
pois comigo já aconteceu um zilhão de vezes de eu convidar alguém para algo tranquilo como uma caminhada ou um bate papo na varanda de casa ao cair da tarde e ser olhada como doida: não, eu vou passear no shopping ou jogar futebol na praia com um monte de outros amigos - notou a agressão escondida? para que ficar com a chata que gosta de conversar sério ao invés de ir para um local ou atividade mais barulhenta? Fico na minha, afinal, as pessoas de que eu gosto estão em casa lendo... também.

Andreza 14/05/2013minha estante
Também sou tímida, quieta e as pessoas sempre me criticam por isso, como se fosse um defeito. A proposta da autora é interessante, por propor uma visão diferente da introversão.

17/09/2013minha estante
Adorei sua resenha. Parabéns!

leandro 29/12/2013minha estante
Parabéns pela resenha!
No caso, faço de suas as minhas palavras.
Penso que esta obra seja o grande catalisador de um novo enfoque sobre as relações sociais e no trabalho, assim como foi "Inteligência Emocional", de D.G.
Ao ler e compreender o livro, o extrovertido inteligente se questionará em muitas atitudes perante os mais quietos, e o introvertido se encontrará.

Priscila 26/11/2014minha estante
perfeito, disse tudo que eu tbm percebi e aprendi com o livro! Confesso que demorei pra ler bem por esse caráter técnico e por ela ir e voltar nos conceitos o tempo todo, mas depois disso a coisa flui e passa rápido.

Jordan 05/12/2014minha estante
Sensacional Gabi.
Guardo um pouco disso comigo, muitas vezes prefiro a solitária companhia de um livro, do que esta rodeado de pessoas falsas e que não gostam de você, para mostrar o "ideal da extroversão", mostrar ser quem não sou.

Este livro esta me ajudando a entender o meu perfil e vê que não ha nada de errado com ele, pelo contrário, coisas boas foram e são feitas por mentes introvertidas!

Beto 06/09/2015minha estante
Olá Gabi, descobri este livro por acaso em um passeio pela a livraria me senti muito melhor com a leitura. Esta autora provou que não somos de outro mundo, apenas enxergamos tudo com mais profundidade e gostamos do nosso universo. Não entendo a necessidade que boa parte das pessoas tem em estar acompanhadas e se esforçando para serem notadas. Hoje, eu também trabalhei a minha extroversão, não tenho mais problemas com multidões, eventos, reuniões, etc, Mas o meu templo com certeza é o meu cantinho, lendo, assistindo um filme, ou papeando em ambiente mais familiar. Adorei sua resenha. :)

Avelino 02/10/2017minha estante
É complicado quando tento explicar que sou introvertido e não tímido , tem que ter muita paciencia pela falta de interesse/informação .

Eu particularmente, para me ajudar a lidar com este mundo, utilizo bem pouquinho:
*Habilidade da Dercy Gonçalves de manda pra p... (embora não goste de falar palavrão) rsrs
*O jeitinho brasileiro de fazer piadinhas para fazer piadinhas de tudo (evita passar muita vergonha e disfarça/camufla a pessoa introvertida que sou)

A autora já palestrou no TED https://www.ted.com/talks/susan_cain_the_power_of_introverts?language=pt-br

Clara 21/11/2021minha estante
Como que lê ?

Adriana 23/06/2022minha estante
????????????????????????????????????????

PietraMonalize 19/02/2024minha estante
Que maravilha

Gabriel 08/04/2013

Nunca um livro me surpreendeu tanto
Há muito tempo atrás, estava eu e minha "chefe" na época tentando resolver um problema no trabalho. O programa tinha um bug, não funcionava, estava muito difícil encontrar o erro. O tempo passando e nada. Eu estava tentando encontrar a solução do problema junto com ela, querendo argumentar alguma solução, então ela, estressada, chegou pra mim e disse: "Você não é pago para pensar e sim pra resolver os problemas". Depois disso, ela desistiu de encontrar o erro e foi fazer outra coisa, eu pacientemente, sentei em frente ao computador, olhei o código sozinho, então, depois de uns 2 minutos, encontrei o erro e o corrigi. Depois mostrei para ela, que só soube responder: "É, você encontrou o erro!". Fora outro dia em que ela mesma me disse que "o gerente preferia alguém que soubesse falar com o cliente ao invés de um gênio".

Isso nunca mais saiu da minha cabeça. Mas não a culpo, hoje até compreendo. O que esperar de uma pessoa aparentemente tímida? A tendência das pessoas é achar que uma pessoa introvertida seja incapaz de tomar atitudes. É nossa cultura. Vivemos num mundo que o eloquente é visto como mais capacitado. O que nem sempre é verdade.

Porém, o que mais me motivou a pesquisar o assunto introversão foram alguns fatos mais recentes. Tanto no trabalho como na vida pessoal fui taxado de ser muito tímido. Isso realmente me incomodou e me intrigou, mas me conheço bem, sei que tímido não é a palavra certa (aliás, a autora aborda também o tema do positivismo x negativismo quando nos deparamos com uma condição adversa, como foram os tais casos, já superados por sinal).

Então nas minhas "googadas" achei uma reportagem sobre esse livro e sua autora, Susan Cain. Me interessei de cara e logo comprei o livro pela internet. Desde o momento que comecei a lê-lo, ele me fez compreender ainda mais o que eu já sabia: não estou errado, nunca estive. Ser introvertido é super normal e sua ligação com a timidez não é necessariamente direta. Também não é um livro de auto-ajuda nem voltado apenas para o introvertido, mas também para os extrovertidos, para que eles possam compreender e entender melhor as pessoas introvertidas e seu mundo. E, talvez, não passar pelo constrangimento da pessoa citada no primeiro parágrafo quando lhe mostrei a solução do problema.
Marina 16/06/2013minha estante
muito boa resenha Gabriel
me sentia exatamente como vc...
as pessoas diziam que eu era ''quieta'' demais, inclusive fui reprovada em muitas entrevista de emprego, e sentia que era (ou podia ate ser) por causa disso, e achava que nunca seria capaz de fazer nada grande.
Hoje trabalho e sinto que na empresa as pessoas que falam demais (mesmo falando merda rsrs) são mais valorizadas, eu continuo com meu jeito de sempre e não deixo de ser competente por isso.
Mas sempre tinha aquele sentimento de culpa. Mas depois que comecei a ler esse livro estou me sentindo bem melhor, vejo que eu não sou errado, o erro está na sociedade, e que sou capaz de qualquer coisa.

Avelino 02/10/2017minha estante
É Gabriel é bem por ai mesmo. Já está na minha estante e pretendo comprar em breve esse livro.

Lu 29/10/2012

Um "Up" na sua auto-estima
Tenho que confessar que me identifiquei com todas as letras desse livro. Tudo que ela falava me era familiar, ou era o sobre o meu jeito ou sobre situaçoes que já havia passado.

O que me deixou mais feliz.. É que a autora deu nome ao sentimento e a um jeito que eu sabia que tinha, mas ñ sabia que dar nome a ele. Eu pensava: o que será que há de errado comigo ? Pq sou tao diferente de outas pessoas ? A resposta, que é bastante simple para a autora, é que sou quieta.

O mais problemático, é que as pessoas ñ entendem porque somos assim, e acham, como nós msm, que é um defeito. O que mais gostei do livro, foi poder entregá-lo a minha mae e dizer: -leia, que ele responderá muito de suas perguntas!!

Susan Caim nos faz perceber que podemos nos orgulhar desse jeito, e que ñ somos únicos e nem poucos. Que o mercado de trabalho, aos poucos, saberá nos respitar e nos dar o devido valor.

Interessante para enterdemos os quietos, e para os quietos, se entenderem!! Uma ótima leitura, muito fácil e de rico conhecimento.

sonia 22/09/2012

extrovertidos e introvertidos
Detesto a classificação de auto-ajuda.
Se voce estiver triste, um livro de poesias pode ser auto ajuda.
Se estiver atrapalhado com as finanças, um livro de economia pode ser autoajuda.
E se estiver feliz, nem a Bíblia será auto ajuda, e sim outra coisa, como filosofia, ou história hebraica.

Este livro é um estudo objetivo do comportamento da sociedade frente a introvertido e a extrovertidos, principalmente dentro das corporações e nas relações de trabalho.

Não pretende esgotar o tema, nem resumir os excelentes estudos de Jung e outros psicólogos a respeito e diferenças de personalidades. Pretende apenas apontar certos erros que a sociedade vem cometendo ao valorizar o superficial, a forma ao inves do conteúdo, ao apoiar os oba oba da vida, como se o sucesso fosse um palco de circo e não estudo e trabalho sério, terreno de cientistas - introvertidos - do mundo todo.
San... 23/06/2013minha estante
Esse é um dos livros que quero ler, justamente por conta da abordagem dos introvertidos.

Henrique.Pereira 14/07/2021

O poder dos quietos: o livro que eu precisava e não sabia.
Eu sou introvertido e tímido (e sim, tem diferença). Eu já me senti, e ainda me sinto, muito mal por preferir ficar em casa lendo, escrevendo, desenhando ou assistindo algo ao invés de socializar.

Eu me sentia mal por ser mais calado e reflexivo, e não ser tão piadista e falante. Eu achava que tinha algo de errado comigo. E estar num relacionamento intensificava isso.

Mas ao ler esse livro fui iluminado pela noção de que apenas pendo para o espectro introvertido de personalidade.

Não tem nada de errado com nós introvertidos. Temos até muitas bênçãos que os falantes e impulsivos extrovertidos não tem.

No livro há vários exemplos de pessoas de sucesso e inovadoras que eram introvertidos.

Se você assim como eu se sente mal por ser como é, calma, respire e leia esse livro, você precisa dele. E depois de lê-lo suas manhãs pareceram bem mais iluminadas e um peso sairá de suas costas.

E ah, a linguagem do livro é super fácil, não se preocupe.

Suely.Fernandes 24/04/2021

Introvertidos X extrovertidos
Todos nós temos um pouquinho de introvertidos e extrovertidos. Mas sempre tem um que destaca mais em nossa personalidade.
Livro bastante explicativo e com diversas referências e estudos. Achei o livro bem completo e muito bem escrito.
Recomendo à todos que leiam pra aprender um pouco mais sobre esses dois "mundos".
Me identifiquei diversas vezes em vários aspectos, achei bem interessante.

Larissa Barbosa 11/08/2013

"O poder dos quietos" é aquele tipo de livro que te dá impulso. Adoro obras assim porque quanto mais se lê, mais se tem vontade de continuar. Susan nos faz resgatar aquela verdade soterrada em quilos de pressão social para sermos algo diferente de nossa realidade, provando que temos um enorme potencial exatamente por nossa característica introspectiva. Com certeza você finalizará o livro com orgulho de ser quem é, além de ganhar algumas ferramentas que te ajudarão na vida. Adorei e indico não só a introvertidos, mas a todos que pretendam melhorar suas relações e se autoconhecer.

Liny Arguilera 07/05/2022

Eu me descobri bastante nesse livro, descobri de onde vem minha tagarelisse, e está tudo bem se encaixar na ambiverção, mas amar o cantinho de uma escrivaninha à grandes apresentações escolares, e falar apaixonadamente de algo que realmente me importa e que eu passei ou passo anos pesquisando, como autismo, Richter, artes, escritores e pesquisadores divertidos está tudo bem, assim como não há problema em gostar de um quarto o dia todo ou querer comunicar com as pessoas, está tudo certo.
A comunicação escrita pode ser tão poderosa quanto a comunicação produzida por ondas mecânicas dos pulmões além do epiglote, faringe, laringe e outras partes do corpo, prova disso são as escritas rupestres que permaneceram mesmo depois de millares de anos.
O Poder dos Quietos é fruto de cinco anos de pesquisa da advogada e introvertida Susan Cain, ela se estudou, e estudou sobre as pessoas com cérebros reativos através de pesquisas de outros estudiosos, aqui ela mostra tanto o poder dos introvertidos quanto extrovertidos, e como esses grupos podem se unir e transformar nossa mundo.
Se você se sente uma pessoa estranha na era da comunicação esse é um livro para se descobrir, e se você é um aparente extrovertido mas em dados momentos sente um mercúrio em seu interior, esse é um livro para descobrir seu silêncio interior, e se você é um ambivertido é um livro para conciliar sua introversão e extroversão.

Tati 01/09/2012

Tem gente que classifica esse livro como auto ajuda, pra mim esta mais para um livro científico, a autora explica como funciona uma pessoa introvertida, o porque ela é como é, suas preferências, seu cérebro, seu temperamento, etc...Explica como e porque a sociedade estabeleceu um sistema aonde os introvertidos são vistos como os errados, e porque o mundo precisa tanto deles. A autora explica como funciona os relacionamentos entre introvertidos e extrovertidos e como educar as crianças introvertidas. Ela também faz um estudo interessante de como as empresas e escolas estabeleceram o trabalho em equipe como fundamental e porque essa técnica pode não ser eficaz. Se você é um introvertido vai começar a se sentir melhor com você mesmo e a se aceitar como é, assim como a se entender melhor. Se você é um extrovertido, vai entender melhor como funcionam os seus amigos introvertidos e a entender porque eles são quietos como são.
sonia 25/04/2013minha estante
sou suspeita pra falar: sou quieta.
e sempre gostei de gente quieta.
tolos tagarelando nos meus ouvidos nunca me agradou.
quem fala menos, pensa mais e melhor eheheh

Sra. Star Wars 14/08/2023

Um livro para INTROVERTIDOS E EXTROVERTIDOS
Pessoas introvertidas tendem a sofrer mais que os extrovertidos por dois motivos.

1° pela dificuldade de se adaptar a grupos em uma sociedade dominada por ideias e valores que os forçam a se anularem para se encaixarem;

2° pelo preconceito e maus olhos ao serem vistos pelos extrovertidos.

Peguei esse livro na biblioteca aleatoriamente, nem sabia de sua existência e depois de ler posso afirmar que ele é sensacional. Tanto pra extrovertidos, quanto pra introvertidos (principalmente para).

É uma leitura mais densa, mas é bastante interessante. A autora traz explicações, estudos e análises de vivências de pacientes e conhecidos que toparam participar da construção do livro.

Ao final, garanto que os mais quietinhos se sentiram mais orgulhosos de si mesmo e de suas características. E os extrovertidos refletirão sobre e a visão sobre os quietos será mais profunda.

Vinicius 23/07/2014

Pelo direito de ficar calado
Depois de ter lido toda a obra de Dale Carnegie aos 18 anos, agora, quatro anos mais tarde, o Poder dos Quietos é um soco certeiro no estômago.
Pra quem acreditava plenamente que o mundo é dos extrovertidos, que quem não fala não merece ser respeitado, e que "quem tem boca vai a roma", o Poder dos Quietos descortina, na sua cara, uma estrada completamente diferente.
O livro comprova que as grandes conquistas da humanidade vieram não daqueles que esbravejavam aos montes, mas daqueles que melhor dialogavam consigo mesmos. Daqueles que recolhiam-se a quietude, pensavam o mundo, e depois revolucionavam-o.
É um convite à introversão, um apelo ao "ouvir". Excelente leitura.

Carlos Alexandre 21/03/2021

o poder dos quietos
achei que o livro poderia ter sido mais direto, mas fora isso há muitas lições bastante interessantes
bru 21/03/2021minha estante
É tipo autoajuda, Carlos? Achei o título interessante, mas tenho preguiça de AA ?

Carlos Alexandre 21/03/2021minha estante
Fala, Bru! Então, não considero como um, mas sim uma forma de mostrar como o mundo/sistema tem se moldado para classificar a extroversão/introversão como bom ou ruim

O que ela expõe no livro é como muitas pessoas, líderes e influenciadores globais, por exemplo, conseguiram revolucionar a sociedade que conhecemos hoje - sendo que eles eram introvertidos

Einstein é um desses exemplos

Aborda também a forma de funcionamento cerebral entre um intro/extrovertido, achei muito interessante quanto a essas informações (pena que não pude falar nem metade do que há escrito)

bru 21/03/2021minha estante
Vou ler, tenho alguns clientes intro e se for bacana posso recomendar a leitura para contextualização e até para que possam se sentirem incluídos nessa sociedade que tanto os afasta. Obrigada.

Carlos Alexandre 21/03/2021minha estante
Muito bom!!! Não vai se arrepender!

Alzira 26/03/2022

Este livro deveria ser obrigatório a toda sociedade
Um amigo introvertido a quem tenho muito apreço falou sobre este livro e como ele o ajudou a se entender no mundo e a superar situações que para ele antes eram muito difíceis de vivenciar ( nesse momento ele era o palestrante de uma palestra online fantástica no YouTube com muitos espectadores; isso foi durante a pandemia, em março/2021). No mesmo instante fiquei muito interessada em lê-lo e ele me emprestou imediatamente. Porém, deixei ele um ano na minha estante e só agora em março/2022 fiz a leitura. Fui criança e adolescente tímida, tive a timidez vencida na idade adulta, mas ainda sinto muita tensão em momentos em que sou avaliada. Porém, o grande motivo para fazer a leitura é ser mãe de filhas introvertidas, que sofrem por não conseguir se encaixar na comunidade a que estão inseridas por ser diferente, ter gostos peculiares, como a leitura e teatro, por exemplo. E vê como eu e meu esposo erramos como pais, por forçar comportamentos que agridem a personalidade delas achando nós, que isso era o melhor pra elas. A vida dos introvertidos seria bem mais feliz se nós todos entendêssemos que ser assim é normal e que eles tem várias habilidades especiais que podem fazer do mundo um lugar bem melhor. Ninguém precisa ser igual. Esse livro me trouxe o real entendimento principalmente sobre o comportamento da minha filha mais nova, que hoje é uma adolescente de 12 anos e de reconhecer mais ainda como ela é um ser humano incrível e que está apta para fazer grandes feitos ( como muitos introvertidos fizeram, tipo Barack Obama, Rosa Parks, Albert Einstein, George Orwell, Steven Spielberg, J. K. Rowling...). Indico a todos que sejam ou tenham relação com alguém que tem na introversão uma barreira social. Vale a pena a leitura. E termino citando uma parte do Livro dos Espíritos, na questão 932, onde o se pergunta porque os maus exercem maior influência no mundo. A resposta é: Pela fraqueza dos bons, visto que estes são tímidos. Vê-se como exemplo disso a maioria dos nossos políticos, né?

Rodrigo Tejada 14/02/2014

Terapia
Excelente! Me poupou bons anos e boa grana em terapia.

Alex Souza 22/06/2020

Muuuito bom!
Mais um livro muito bom lido neste fatídico ano de 2020. Ainda bem que temos bons livros para serem companheiros fiéis nesse momento tão tenebroso de quarentena dessa pandemia desse covid-19.

Bom, falando do livro em si (que é o que interessa!) posso lhe dizer que é um livro muito interessante para quem busca conhecer-se mais, e consequentemente conhecer um pouco mais do próximo. E ao contrário do que eu pensava inicialmente - antes mesmo de ler o livro, de só considerar o seu título - não é uma ode de louvor e exaltação as pessoas quietas. Não. Pelo contrário. Ele é uma leitura precisa do ser humano e seu comportamento: introvertido e extrovertido.

Gostei muito de ler este livro justamente por ele não enaltecer nem um comportamento nem o outro. Ele descreve a arquitetura de cada um deles, depois mostra como cada tipo revela seus primeiros sinais em cada um de nós, em seguida vai descrevendo como eles vão nos acompanhando em cada fase de nossas vidas, até termos consciência de que eles são quem somos na verdade.

Não é um livro fácil de ler. É um livro baseado em pesquisas, então tem muitas citações sobre elas, assim como referências adicionais ligadas a elas, mas se você tiver um pouco de persistência, atenção e interesse de saber aonde estas informações o levarão, o resultado é prazeroso pelas descobertas que lhe abrirão. Isso é claro, se você, como eu, for uma pessoa ávida por aprender.

A Introdução do livro (me refiro a feita ela autora, não a feita pelo Max Gehringer) é muito rica sobre o conteúdo do livro. Já dá uma boa base sobre ele e nos instiga a conferir o restante dele, que como citei, é de leitura pesada para quem não está acostumado ao tipo de escrita. Mas repito, vale a pena insistir pela descoberta em si.
E os capítulos 10 (O abismo da Comunicação: Como falar com membros do tipo oposto) e o 11 (Sobre Sapateiros e Generais: Como educar crianças quietas em um mundo que não consegue ouvi-las) são literalmente as cerejas do bolo. Muito bons. Mas muitos bons mesmo. Repito, muito bons!

Confesso que ao lê-los (10 e 11) fiquei com uma ponta de tristeza por não ter tido contato com seus conteúdos antes. São muito certeiros sobre o nosso comportamento errôneo em relacionamentos com as pessoas que amamos. Evitaria algumas feridas abertas na relação com elas que não eram necessárias... Uma pena mesmo...

Mas, nada acontece por acaso. Creio nisso. Então, bola pra frente. Antes tarde do que nunca.

Resumindo: vale a pena investir seu tempo em lê-lo. Simples assim.

Abraço!