O poder dos quietos

O poder dos quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Gabi 19/05/2012

www.livrosecitacoes.com

Vou iniciar essa resenha fazendo meu próprio relato: certa vez, após muita insistência de amigos, pensei seriamente em sair para uma baladinha na Vila Olimpia, mas tive que declinar pois estava com Roubada, de Lesley Pearse, lançamento da Novo Conceito na época, em minha estante só me aguardando. Pois bem, no momento em que me perguntaram porque eu não iria, como não poderia deixar de ser (há-há), fui sincera: Vou ficar em casa para ler. Nossa, para que eu fui falar isso, até hoje tenho uma dupla de amigos que me provocam falando que não vão me chamar para ir em tal lugar porque eu vou preferir um livro. Claro que essa provocação sempre resulta em uma resposta ácida minha, como não poderia deixar de ser também. Qual o meu problema? Eu odeio e não quero a companhia de pessoas que eu julgo serem meus amigos? Não, eu só sou introvertida, ou quem sabe, como comentado no livro, sou ambivertida, e Susan Cain, com O Poder dos Quietos, me mostra de inúmeras formas que não há problema algum nisso e, consequentemente, comigo.

"Prefiro pensar que o planeta precisa de atletas, filósofos, símbolos sexuais, pintores, cientistas. Precisa de pessoas com coração mole, coração de pedra, sangue-frio e fraquezas."

Quem nunca se sentiu introvertido e tomou alguma atitude ou falou alguma besteira só para fazer ir embora o silêncio chato entre estranhos? Vou lhes dizer, eu tive que trabalhar muito minha timidez, quem me conhece hoje não faz ideia do quão tímida e introvertida fui e ainda sou. Eu fiz bem em trabalhar minha timidez, e em O Poder dos Quietos, a autora discute se devo, e como, trabalhar minha introversão. E é claro que eu conheço algumas pessoas como eu, poucas, mas Susan, através de seus relatos, mostra que não há nada de mau em mim ou nelas. O que Albert Einstein, Barack Obama, Chopin, Steven Spielberg, J. K. Rowling e Bill Gates têm em comum? A resposta é o sucesso, e a introversão.

"O amor é essencial; a sociabilidade é opcional"

Erroneamente, o livro de Susan pode parecer um livro bem técnico e pender para a auto-ajuda. Eu mesma, inicialmente, acreditava que seria assim. Ledo engano, fui surpreendida por histórias de pessoas que admiro e também de personagens desconhecidos que viveram situações semelhantes as minhas e de pessoas que conheço. É realmente difícil explicar O Poder dos Quietos em poucas palavras, é o tipo de livro que deve ser degustado e guardado para futuras consultas. Em suma, Susan Cain apresenta o resultado de suas pesquisas e logo após explicá-las tanto com exemplos quanto de uma forma mais, digamos, técnica, a ponto de acreditarmos que todo o conteúdo exposto estava inteiramente correto, Cain surpreende discutindo se é realmente dessa forma e demonstra com casos que não se encaixam no estudo feito por ela e outros doutores e pesquisadores. Então, se o objetivo da autora não é definitivamente rotular quem é introvertido, qual é então? Bem, o objetivo é aceitarmos o que somos para que possamos fazer o melhor com isso.

"Descubra qual deve ser a sua contribuição para o mundo e assegure-se de contribuir."
sonia 03/09/2012minha estante
Oi, Gabi,
pois comigo já aconteceu um zilhão de vezes de eu convidar alguém para algo tranquilo como uma caminhada ou um bate papo na varanda de casa ao cair da tarde e ser olhada como doida: não, eu vou passear no shopping ou jogar futebol na praia com um monte de outros amigos - notou a agressão escondida? para que ficar com a chata que gosta de conversar sério ao invés de ir para um local ou atividade mais barulhenta? Fico na minha, afinal, as pessoas de que eu gosto estão em casa lendo... também.

Andreza 14/05/2013minha estante
Também sou tímida, quieta e as pessoas sempre me criticam por isso, como se fosse um defeito. A proposta da autora é interessante, por propor uma visão diferente da introversão.

17/09/2013minha estante
Adorei sua resenha. Parabéns!

leandro 29/12/2013minha estante
Parabéns pela resenha!
No caso, faço de suas as minhas palavras.
Penso que esta obra seja o grande catalisador de um novo enfoque sobre as relações sociais e no trabalho, assim como foi "Inteligência Emocional", de D.G.
Ao ler e compreender o livro, o extrovertido inteligente se questionará em muitas atitudes perante os mais quietos, e o introvertido se encontrará.

Priscila 26/11/2014minha estante
perfeito, disse tudo que eu tbm percebi e aprendi com o livro! Confesso que demorei pra ler bem por esse caráter técnico e por ela ir e voltar nos conceitos o tempo todo, mas depois disso a coisa flui e passa rápido.

Jordan 05/12/2014minha estante
Sensacional Gabi.
Guardo um pouco disso comigo, muitas vezes prefiro a solitária companhia de um livro, do que esta rodeado de pessoas falsas e que não gostam de você, para mostrar o "ideal da extroversão", mostrar ser quem não sou.

Este livro esta me ajudando a entender o meu perfil e vê que não ha nada de errado com ele, pelo contrário, coisas boas foram e são feitas por mentes introvertidas!

Beto 06/09/2015minha estante
Olá Gabi, descobri este livro por acaso em um passeio pela a livraria me senti muito melhor com a leitura. Esta autora provou que não somos de outro mundo, apenas enxergamos tudo com mais profundidade e gostamos do nosso universo. Não entendo a necessidade que boa parte das pessoas tem em estar acompanhadas e se esforçando para serem notadas. Hoje, eu também trabalhei a minha extroversão, não tenho mais problemas com multidões, eventos, reuniões, etc, Mas o meu templo com certeza é o meu cantinho, lendo, assistindo um filme, ou papeando em ambiente mais familiar. Adorei sua resenha. :)

Avelino 02/10/2017minha estante
É complicado quando tento explicar que sou introvertido e não tímido , tem que ter muita paciencia pela falta de interesse/informação .

Eu particularmente, para me ajudar a lidar com este mundo, utilizo bem pouquinho:
*Habilidade da Dercy Gonçalves de manda pra p... (embora não goste de falar palavrão) rsrs
*O jeitinho brasileiro de fazer piadinhas para fazer piadinhas de tudo (evita passar muita vergonha e disfarça/camufla a pessoa introvertida que sou)

A autora já palestrou no TED https://www.ted.com/talks/susan_cain_the_power_of_introverts?language=pt-br

Clara 21/11/2021minha estante
Como que lê ?

Adriana 23/06/2022minha estante
????????????????????????????????????????

PietraMonalize 19/02/2024minha estante
Que maravilha

Tábata Kotowiski 19/01/2022

Muitos, muitos por quês da minha vida respondidos durante a leitura do livro. Indico a todos que querem ter uma olha mais empático sobre os introvertidos e aos pais que querem aprender como lidar com seus filhos.
Carol Klappoth 31/01/2022minha estante
Obrigada, vou ler esse. Já me falaram e fiquei mais curiosa. Acredito que descobrirei muitos por quês da minha vida tmb.

Tábata Kotowiski 31/01/2022minha estante
O último capítulo fala muito sobre educação de crianças introvertidas e lembrei muito de você e do Augusto. ???

Tábata Kotowiski 31/01/2022minha estante
Se quiser, te empresto!

Carol Klappoth 01/02/2022minha estante
Eu quero!!

Tábata Kotowiski 01/02/2022minha estante
Legal! Te levo no próximo encontro. :-)

Carlos Alexandre 21/03/2021

o poder dos quietos
achei que o livro poderia ter sido mais direto, mas fora isso há muitas lições bastante interessantes
bru 21/03/2021minha estante
É tipo autoajuda, Carlos? Achei o título interessante, mas tenho preguiça de AA ?

Carlos Alexandre 21/03/2021minha estante
Fala, Bru! Então, não considero como um, mas sim uma forma de mostrar como o mundo/sistema tem se moldado para classificar a extroversão/introversão como bom ou ruim

O que ela expõe no livro é como muitas pessoas, líderes e influenciadores globais, por exemplo, conseguiram revolucionar a sociedade que conhecemos hoje - sendo que eles eram introvertidos

Einstein é um desses exemplos

Aborda também a forma de funcionamento cerebral entre um intro/extrovertido, achei muito interessante quanto a essas informações (pena que não pude falar nem metade do que há escrito)

bru 21/03/2021minha estante
Vou ler, tenho alguns clientes intro e se for bacana posso recomendar a leitura para contextualização e até para que possam se sentirem incluídos nessa sociedade que tanto os afasta. Obrigada.

Carlos Alexandre 21/03/2021minha estante
Muito bom!!! Não vai se arrepender!

Hudson 03/03/2021

Para tímidos e introvertidos, mas não só isso.
Descobri esse livro em uma pesquisa feita no YouTube. Ser introvertido, em um mundo que já há algum tempos valoriza cada vez mais os falantes, os extrovertidos, é bem complicado. Nós introvertidos crescemos achando que há algo de errado conosco, muitas vezes queremos ser "outra pessoa", sermos "populares", queremos ter eloquência, chegamos ao ponto de quase achar que a introversão é um defeito, quando na verdade é uma característica, um tipo psicológico. Susan Cain nos traz considerações sobre a introversão através de várias fontes. Através de aspectos culturais, históricos, psicológicos, científicos, tudo para que nós que somos quietos, possamos nos compreender, e não só isso, para que os extrovertidos possam também aprender muito sobre os introvertidos, que não são necessariamente tímidos, diga-se de passagem. É uma obra fundamental, um grande best-seller, e é de fato um livro excelente, que ajuda não só na compreensão das características dos introvertidos, mas para que a gente não traia aquilo que justamente nos faz especiais: o poder de sermos quietos em um mundo barulhento.
jordanpessanha1 03/03/2021minha estante
Excelente resenha!
Me identifiquei demais com o que vc disse, principalmente por ser introvertido (como você bem sabe kkk). Parece ser uma ótima leitura! Me interessei.

Hudson 04/03/2021minha estante
Vc vai gostar!

jordanpessanha1 04/03/2021minha estante
Vou procurar pro Kindle!

Hudson 04/03/2021minha estante
Beleza, brother.

Kelly Oliveira Barbosa 15/06/2018

Introversão não é defeito
Não, não se trata de um livro de autoajuda como a capa e o título sugerem. Se fosse o caso eu ressaltaria aqui sem problemas, mas acredite, essa apresentação é mero recurso de marketing. Esse livro é uma análise cultural das relações humanas, isso é, a tentativa de uma melhor compreensão das diferenças entre as personalidades introvertida e extrovertida, com o enfoque principal sobre a introvertida. É sobretudo, uma afirmação da antiga dicotomia entre “o homem de ação” e “o homem contemplativo”.

Para começar, o que seria uma pessoa introvertida? Segundo Susan Cain, alguém que se reconhece nesses atributos: reflexivo, cerebral, nerd, despretensioso, sensível, pensativo, sério, contemplativo, sutil, introspectivo, interiorizado, gentil, calmo, modesto, solitário, tímido, avesso a riscos, suscetível... E bem, como você já deve imaginar eu sou uma dessas pessoas, sou introvertida. Eis o motivo pelo qual esse livro me chamou tanto atenção quando li um texto como esse de impressão de leitura no blog da Gabriele. E realmente foi uma leitura muito válida. Aprendi muito, e repassei durante a leitura, com certo alívio, vários episódios da minha vida que você só vai entender se for um introvertido também. Como quando criança ainda, eu preferia a ler um livro à correr e brincar no intervalo das aulas. Ou quando nas aulas de educação física eu me deixava ser tocada pela bola nas partidas de queimada para sair logo da quadra; ou até hoje o meu pavor à música alta e a preferência por lugares mais calmos à multidões barulhentas...

Para quem é introvertido esse livro além de ser uma aula cultural, sociológica e até biológica sobre o assunto, pode ser também um alento. Há muitos introvertidos por aí que se têm eles mesmos por pessoas estranhas e porque não esquisitas rss, só por não se parecerem com a maioria que são comunicativas, sociais, afáveis, legais, expansivas, carismáticas, descontraídas... ou melhor, só por não serem extrovertidas. Mas será que os extrovertidos são a maioria mesmo? Importante dizer, que como afirmou Carl Jung “não existe introvertido ou extrovertido puro. Um homem assim estaria em um sanatório para lunáticos”. O ser humano é complexo. Existe muitos tipos e graus diferentes de introversão e extroversão, e esses traços interagem com outros que fazem parte da personalidade humana e as histórias pessoais. No entanto, qualquer um pode perceber como a cultura ocidental hipervaloriza a extroversão. Nas palavras da autora há um verdadeiro culto à essa personalidade. Basta citar o mundo dos negócios e refletir qual tipo de profissional de sucesso vem à mente: tenho certeza que não um quieto. Ou o modelo de educação de nossas escolas e até faculdades em que somos compelidos o tempo todo em trabalhos em grupo ou incentivados/obrigados a falar alto (para toda a sala) por causa dos famosos pontos de participação...

É difícil perceber o quão absurdo são alguns padrões de nossa sociedade nesse sentido uma vez que estamos mergulhados nela. É por isso que achei fascinante quando a autora trouxe em um capítulo específico informações sobre outras culturas (China, Japão...países asiáticos) ao redor do mundo que não tem a extroversão como um ideal social.

O espaço aqui é curto para qualquer tentativa de explanar o conteúdo desse livro, mas espero estar deixando claro o seu valor como uma crítica à sociedade ocidental que parece ter espaço só para UM modelo de personalidade, de forma que muitas pessoas fingem ser o que não são. E aí fica a reflexão sugerida por exemplos que a autora traz - aliás o livro está cheio de relatos da vida real - de pessoas que chegam a ficar doentes por irem esticando quem são como um elástico até que quando aquilo se solta... você sabe, volta com tudo.

Essa foi uma das leituras de que mais marquei, risquei e escrevi no livro de que me lembre. Motivada com certeza, não só pelo conteúdo tão interessante, mas por... Continue lendo no blog: https://cafeebonslivros.blogspot.com/2018/05/eu-li-o-poder-dos-quietos-de-susan-cain.html

site: blog: https://cafeebonslivros.blogspot.com/2018/05/eu-li-o-poder-dos-quietos-de-susan-cain.html
Rosane. 27/06/2018minha estante
Bom demais!

Kelly Oliveira Barbosa 13/07/2018minha estante
Amei^^

Daniel Assunção 06/11/2018minha estante
continue lendo no blog. Ok!!! Muito bom msm. =)

José Guilherme Skobar 27/01/2018

Um encontro consigo mesmo, um oásis para a alma!
Eu como amante do comportamento humano, psicologia e um descrito introvertido, em poucas páginas fui facilmente envolvido pelo livro! Quem é introvertido se enxergar em descrições científicas, pois parece que fizeram um "raio x" de você mesmo rsrs além disso, se identificará também nas narrativas de experiências de outras pessoas (inclusive da própria autora).

O conceito que me chamou a atenção logo de cara é a contextualização verdadeira, sobre como a sociedade enaltece o indivíduos que demonstram as seguintes características: carisma, eloquência, energia, simpatia, ousadia, sociabilidade, dominância... Dando maior destaque de cargos na empresa e em todos os ramos da sociedade que exija uma certa visibilidade e hierarquia. A partir desta verdade, identificamos que os introvertidos se vêem extremamente desconfortáveis e incompreendidos. Alguns sendo levados a culpa, por achar que existe algo errado consigo. Outros se elevando há uma elevada carga psicológica contínua, por tentar a todo custo se adequar à habilidades inerentes aos "extrovertidos", sendo como verdadeiros "peixes fora d'água". A verdade é que ambos têm suas particularidades, pontos fortes e fracos, que devem ser identificados e incentivados a desenvolver da melhor forma possível.

O livro é um grito para os introvertidos - embora possa ser lido por extrovertidos também. Recomendo em especial para líderes, coordenadores de equipe, sendo extrovertidos ou não. Entender a personalidade do liderado, contribui para que o líder extraía o melhor dele em prol da equipe.

Única ressalva: se estendeu muitas histórias pessoais que soam como relatos de divã. Em certos momentos é uma ilustração interessante, mas teve demasia, então senti a leitura cansativa em certos momentos.

Para o introvertido, ao ler esse livro, encontrará um oásis, um refrigério para alma, uma perspectiva verdadeira de que somos, não só dotados de inúmeras qualidades, como somos os mais FODAS. O livro trás diversos exemplos de várias pessoas que mudaram radicalmente o curso do mundo, os maiores avanços e descobertas foram feitos por introvertidos. Então vc, introvertido, leia o quanto antes! Como já foi dito em uma das resenhas aqui "Este livro me poupou de terapias no futuro...", é bem por aí... Talvez este livro te cause o mesmo efeito e aumente a sua perspectiva de se auto-conhecer.
FrankCastle 28/01/2018minha estante
Sempre vi este livro em destaque, mas não havia parado para me informar melhor sobre ele. Sua resenha me pareceu bem esclarecedora. Eu me considero bem introvertido no trato social cotidiano. Por outro lado, em se tratando de fazer uma apresentação de um assunto que preparei antes para um grande público, por exemplo, costumo ter mais coragem do que muitas pessoas extrovertidas. Lendo artigos sobre espectros do autismo e assistindo ao seriado Community, fiquei pensando se de repente não tenho síndrome de Asperger, hahaha. Devo ler esse. Obrigado pela dica!

José Guilherme Skobar 28/01/2018minha estante
Brother, exatamente este ponto, o livro cita que do contrário do que muita gente pensa, nem todo introvertido é tímido e nem todo extrovertido é descolado. As habilidades sociais, oratória podem ser desenvolvidas. Acredito que vai se identificar. Sobre a síndrome de Asperger, já vi um relato de um youtuber, contando a sua vida desde a infância até chegar na descoberta do diagnóstico, oq mudou com o tratamento e como convive com isso - achei muito interessante

Gabriel 08/04/2013

Nunca um livro me surpreendeu tanto
Há muito tempo atrás, estava eu e minha "chefe" na época tentando resolver um problema no trabalho. O programa tinha um bug, não funcionava, estava muito difícil encontrar o erro. O tempo passando e nada. Eu estava tentando encontrar a solução do problema junto com ela, querendo argumentar alguma solução, então ela, estressada, chegou pra mim e disse: "Você não é pago para pensar e sim pra resolver os problemas". Depois disso, ela desistiu de encontrar o erro e foi fazer outra coisa, eu pacientemente, sentei em frente ao computador, olhei o código sozinho, então, depois de uns 2 minutos, encontrei o erro e o corrigi. Depois mostrei para ela, que só soube responder: "É, você encontrou o erro!". Fora outro dia em que ela mesma me disse que "o gerente preferia alguém que soubesse falar com o cliente ao invés de um gênio".

Isso nunca mais saiu da minha cabeça. Mas não a culpo, hoje até compreendo. O que esperar de uma pessoa aparentemente tímida? A tendência das pessoas é achar que uma pessoa introvertida seja incapaz de tomar atitudes. É nossa cultura. Vivemos num mundo que o eloquente é visto como mais capacitado. O que nem sempre é verdade.

Porém, o que mais me motivou a pesquisar o assunto introversão foram alguns fatos mais recentes. Tanto no trabalho como na vida pessoal fui taxado de ser muito tímido. Isso realmente me incomodou e me intrigou, mas me conheço bem, sei que tímido não é a palavra certa (aliás, a autora aborda também o tema do positivismo x negativismo quando nos deparamos com uma condição adversa, como foram os tais casos, já superados por sinal).

Então nas minhas "googadas" achei uma reportagem sobre esse livro e sua autora, Susan Cain. Me interessei de cara e logo comprei o livro pela internet. Desde o momento que comecei a lê-lo, ele me fez compreender ainda mais o que eu já sabia: não estou errado, nunca estive. Ser introvertido é super normal e sua ligação com a timidez não é necessariamente direta. Também não é um livro de auto-ajuda nem voltado apenas para o introvertido, mas também para os extrovertidos, para que eles possam compreender e entender melhor as pessoas introvertidas e seu mundo. E, talvez, não passar pelo constrangimento da pessoa citada no primeiro parágrafo quando lhe mostrei a solução do problema.
Marina 16/06/2013minha estante
muito boa resenha Gabriel
me sentia exatamente como vc...
as pessoas diziam que eu era ''quieta'' demais, inclusive fui reprovada em muitas entrevista de emprego, e sentia que era (ou podia ate ser) por causa disso, e achava que nunca seria capaz de fazer nada grande.
Hoje trabalho e sinto que na empresa as pessoas que falam demais (mesmo falando merda rsrs) são mais valorizadas, eu continuo com meu jeito de sempre e não deixo de ser competente por isso.
Mas sempre tinha aquele sentimento de culpa. Mas depois que comecei a ler esse livro estou me sentindo bem melhor, vejo que eu não sou errado, o erro está na sociedade, e que sou capaz de qualquer coisa.

Avelino 02/10/2017minha estante
É Gabriel é bem por ai mesmo. Já está na minha estante e pretendo comprar em breve esse livro.

Giovana 07/04/2021

Começa bem, mas é só o começo mesmo
1/4 desse livro foi incrível, um alívio para toda a culpa que minha introversão já me fez sentir. já os 3/4 seguintes foram torturantes meu deus do céu
foram só exemplos de empresas (para... empresários i guess). eu já devia esperar que seria um livro desse tipo mas nossa, o que digital minimalism trouxe de exemplos relevantes e impactantes esse livro trouxe de exemplos aleatórios e sem substância alguma, acho que se absorvi ou aprendi algo com 5% das histórias que a autora trouxe foi muito. Algumas pesquisas apresentadas foram interessantes, mas sinto que depois dos 2 primeiro capítulos o livro foi só filler
change my mind
Suelen.Lelis 04/06/2021minha estante
Estou no primeiro capítulo e já achei irrelevantes muitos exemplos de pessoas e empresas. Espero gostar mais dos próximos ?

Giovana 04/06/2021minha estante
vish, boa sorte! Eu achei que tem mto pouco conteúdo além desses exemplos ):

Tainara76 30/11/2020

Ser introvertido não é um problema
Escrito por Susan Cain, O poder dos quietos é um livro voltado para a introversão. Para elaborar a sua obra, a autora leu livros, reportagens, artigos acadêmicos, discussões em chats e blogs, se apoiou em muitos depoimentos principalmente de acadêmicos e pesquisadores e utilizou muito da sua experiência pessoal. Ao longo do livro são mostradas pessoas que realizaram feitos muito importantes na história e que eram introvertidas.
No início do livro ela fala sobre “o norte e o sul do temperamento”, onde cada pessoa se localiza no espectro introversão-extroversão e como isso influencia os indivíduos em todas as etapas de sua vida. Sendo a introversão vista ainda como um traço de personalidade de segunda classe, muitos tendem a escondê-la. Surge então o Ideal de Extroversão, um estilo de personalidade atraente, mas que se transforma em um padrão opressivo.
Mais adiante no livro é falado sobre como a extroversão se tornou o ideal cultural, passando do Culto ao caráter ao Culto à personalidade. Durante a leitura somos levado a refletir sobre o poder do trabalho solitário e como o trabalho em grupo pode acabar com a criatividade. Entendemos como alguns processos biológicos podem atuar na personalidade. Vemos diferenças de personalidades entre asiáticos e ocidentais. Somos apresentados ao conceito de nicho restaurador, um lugar ao qual você pode ir quando quer retornar ao seu verdadeiro eu, ou “recarregar as baterias”. E os capítulos finais abordam a comunicação entre casais introvertidos-extrovertidos e a educação dos filhos introvertidos.
O livro mostra que introversão não é uma falha, uma doença ou ruim, sendo assim não é algo que precisa ser curado. Eu considero o melhor livro que já li na minha vida, sendo uma introvertida, eu passei por muitas situações desagradáveis ao longo da minha vida por apresentar uma personalidade que as outras pessoas consideram errada, imperfeita. É como se esse livro falasse que eu não sou errada, sou apenas diferente das outras pessoas.
E não somos todos?
Andréia 08/01/2021minha estante
Esse livrou foi libertador pra mim! Quantas vezes não me achei deslocada quando eu sou apenas diferente? Pq impor as pessoa a serem todas iguais (extrovertidas e falantes?) Amo demais esse livro s2

Tati 01/09/2012

Tem gente que classifica esse livro como auto ajuda, pra mim esta mais para um livro científico, a autora explica como funciona uma pessoa introvertida, o porque ela é como é, suas preferências, seu cérebro, seu temperamento, etc...Explica como e porque a sociedade estabeleceu um sistema aonde os introvertidos são vistos como os errados, e porque o mundo precisa tanto deles. A autora explica como funciona os relacionamentos entre introvertidos e extrovertidos e como educar as crianças introvertidas. Ela também faz um estudo interessante de como as empresas e escolas estabeleceram o trabalho em equipe como fundamental e porque essa técnica pode não ser eficaz. Se você é um introvertido vai começar a se sentir melhor com você mesmo e a se aceitar como é, assim como a se entender melhor. Se você é um extrovertido, vai entender melhor como funcionam os seus amigos introvertidos e a entender porque eles são quietos como são.
sonia 25/04/2013minha estante
sou suspeita pra falar: sou quieta.
e sempre gostei de gente quieta.
tolos tagarelando nos meus ouvidos nunca me agradou.
quem fala menos, pensa mais e melhor eheheh

sonia 22/09/2012

extrovertidos e introvertidos
Detesto a classificação de auto-ajuda.
Se voce estiver triste, um livro de poesias pode ser auto ajuda.
Se estiver atrapalhado com as finanças, um livro de economia pode ser autoajuda.
E se estiver feliz, nem a Bíblia será auto ajuda, e sim outra coisa, como filosofia, ou história hebraica.

Este livro é um estudo objetivo do comportamento da sociedade frente a introvertido e a extrovertidos, principalmente dentro das corporações e nas relações de trabalho.

Não pretende esgotar o tema, nem resumir os excelentes estudos de Jung e outros psicólogos a respeito e diferenças de personalidades. Pretende apenas apontar certos erros que a sociedade vem cometendo ao valorizar o superficial, a forma ao inves do conteúdo, ao apoiar os oba oba da vida, como se o sucesso fosse um palco de circo e não estudo e trabalho sério, terreno de cientistas - introvertidos - do mundo todo.
San... 23/06/2013minha estante
Esse é um dos livros que quero ler, justamente por conta da abordagem dos introvertidos.

Artax 22/05/2017

Uau, cara. Foi delicioso ler esse. Não só porque é super bem escrito, mas porque eu me senti extremamente bem representada nele, ahuahuauhauha! Eu cheguei no livro por meio de uma palestra da Susan Cain no TED. Já tinha curtido aqueles minutos de verdades sobre a minha pessoa, aí achei que seria massa ler mais sobre o assunto, já que me diz muito respeito. O resultado foi uma série de reações emotivas do naipe "EU NÃO ESTOU SOZINHA NO MUNDO" ou "OBRIGADA POR ME ENTENDER ;O;". Se você é um introvertido, leia esse livro, sérião. É uma ótima forma de autoconhecimento, e ainda dá pra pegar dicas poderosas de como sobreviver nesse mundo construído para os extrovertidos.
Hudson 16/12/2017minha estante
Exatamente isso! O livro me representa!

Daniely2 21/04/2024

Necessário pra vida - e não é auto ajuda
Crescer como uma pessoa introvertida em uma cultura tão famosamente extrovertida como a brasileira é um desafio muito subestimado. Somos ensinados na escola que as principais características de um introvertido são apenas meros defeitos a serem corrigidos. Ser forçado a aprender a se comportar de uma forma que vai contra à sua natureza é um trabalho constante e cansantivo na qual todos os introvertidos se saem muito bem, aprendendo a mascarar seus ditos "defeitos". E Suzan Cain refuta esse contexto todo nesse livro que abriu minha mente a uma nova perspectiva em torno da minha própria vida.

Em culturas como a maioria das ocidentais, onde a filosofia de vida hedonista se encontra com o capitalismo selvagem do excesso de produção e competição, a valorização da constante do status quo, comunicação, troca, contatos, ofusca tudo de positivo que a natureza da introversão produz. Muitos dos trabalhos intelectuais, fundamentais para a base dessas mesmas sociedades, provém da introversão. Reflexões solitárias, questionamentos, observações do funcionamento da natureza, da física, da própria sociedade, são o que ajudam avanços e melhorias técnicas e no estilo e padrão de vida.

E para acrescentar ainda mais na identificação pessoal que eu tive, a autora ainda descreve em capítulos muito interessante e cheios de dados de pesquisa, comparações entre o que é valorizado nas culturas ocidentais e nas orientais, que tiveram diferentes filosofias de base para construir toda essa estrutura atual. Além dessa diferença bem perceptível no modo de pensar, Suzan Cain destaca ainda a dificuldade que é dos imigrantes que entram em contato com essa diferença cultural.

Já li há alguns anos atrás e esse livro mudou a perspectiva de como eu me autocobro como profissional. Desconstruir algo que foi tão bem estruturado na minha mente durante décadas ainda vai levar um tempo. Me sinto grata por ter tido contato com esse conteúdo que a meu ver é muito importante na formação de futuros participantes da sociedade. Mas não tenho como evitar em pensar como minha vida profissional inteira teria sido diferente se durante minha formação escolar eu tivesse tido contato com isso. Ou tivesse encontrado no meu caminho pessoas que tivessem consciência de tudo o que esse livro diz e reflete sobre como vivemos.
Emilia.Reis 21/04/2024minha estante
Faz tempo que li, esse livro abriu muito a minha mente. Eu me cobrava muito por não conseguir ser extrovertida como as outras pessoas. Um verdadeira abraço essa leitura aos introvertidos.

hulda.oliveira 28/03/2018

A introversão não é um problema , mas um conjunto de vantagens e desvantagens.
Excelente livro. Achei que ia ser mais um livro de auto ajuda, mas não é. A autora se baseia em pesquisas científicas para mostrar que a introversão não só não é um problema com também existem vantagens em ser introvertido.
Eu como uma pessoa introvertida que cresceu ouvindo que isso era um problema achei muito interessante.
Excelente leitura.
Dafne 22/07/2018minha estante
A gente se sente compreendido e valorizado, né? Teve momentos que até achei que ela puxou muita brasa pra nossa sardinha.. rs Mas foi especial também por isso, pois já tem gente demais dizendo que deveríamos ser diferentes.

Sezini 30/03/2019minha estante
Ótimo resumo