O poder dos quietos

O poder dos quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Luísa 14/05/2016

Me senti com a autoestima lá nas alturas!
Descobri este livro recentemente e não sosseguei até adquirir um exemplar para ler. Um livro que enaltece os introvertidos era tudo que eu precisava para ter certeza de que ser quieta e querer passar um tempo sozinha não é algo anormal. Nunca me identifiquei tanto com um livro! Ao terminar de lê-lo, me senti com a autoestima lá nas alturas.

Em O Poder dos Quietos, a autora Susan Cain nos mostra dados científicos e relatos de pessoas que exemplificam com clareza como a super valorização dos extrovertidos na sociedade ocidental é algo errado e que não deveria existir. A coexistência entre pessoas introvertidas e extrovertidas é fundamental, uma vez que nós, os quietos, também temos muito a colaborar com as experiências e relacionamentos dos quais fazemos parte.

O livro não tem o objetivo de mostrar que os introvertidos são melhores que os extrovertidos, mas sim de esclarecer como determinados comportamentos vivenciados pelos introvertidos são capazes de realizar feitos incríveis. A personalidade dos introvertidos é o estopim para ações de grande importância, seja dentro de uma empresa ou fora dela.

Vocês sabiam que Steven Spielberg, Julia Roberts, J.K. Rowling, Frédéric Chopin, Albert Einstein e até mesmo o Gandhi fazem parte desse universo de pessoas introvertidas? Já pensou um mundo sem as sinfonias de Chopin, sem os livros do Harry Potter, sem os filmes incríveis do Spielberg e sem os pensamentos de Gandhi? Vocês podem até achar que não, mas na verdade a introversão dessas pessoas foi fundamental para a criação de seus trabalhos.

Como diz a autora, “o segredo da vida é colocar a si mesmo sob a luz certa. Para alguns são os holofotes da Broadway; para outros, uma escrivaninha iluminada”. Faço parte do grupo de pessoas que prefere a escrivaninha iluminada, mas passei a vida inteira sendo reprimida por causa do meu comportamento mais quieto. Eu gosto de socializar, mas simplesmente não me sinto bem em ambientes com muitas pessoas ou muito barulhento. Parece que minhas energias se esgotam mais rápido quando eu estou em ambientes assim e eu sinto a necessidade de me ausentar do grupo para poder “recuperar o fôlego”. O livro, inclusive, trata bastante sobre esse assunto e mostra como criar nichos restauradores é importante para os introvertidos.

Cada capítulo do livro traz informações esclarecedoras sobre situações pelas quais os introvertidos se identificam diariamente. Ler o livro me trouxe um alívio por saber que eu não sou a única pessoa a passar por aquelas situações. Eu não preciso mais me sentir uma ET (que é o que muitas pessoas me fazem sentir por eu ser como sou).

Selecionei esse trecho do livro que é simplesmente a minha cara:

“A mesma pessoa que jamais levantaria a mão em uma sala de aula com duzentas pessoas pode escrever em um blog para duas mil, ou dois milhões, sem pensar duas vezes. A mesma pessoa que acha difícil falar na frente de estranhos pode estabelecer uma presença virtual e a partir daí estender esses relacionamentos para o mundo real.”

Eu poderia passar horas transcrevendo trechos legais do livro, pois são muitos. Acho que a leitura de O Poder dos Quietos me fez muito bem, inclusive, acredito que os extrovertidos e todos os profissionais envolvidos com ensino deveriam ler este livro também, pois aprenderiam melhor a lidar com os introvertidos, pessoas completamente normais que apenas precisam de um pouco mais de compreensão.

site: http://luisadrumond.com.br/2016/01/resenha-o-poder-dos-quietos-de-susan-cain/

Rodrigo Tejada 14/02/2014

Terapia
Excelente! Me poupou bons anos e boa grana em terapia.

Rafael 04/11/2014

Excelente livro
Muito bom para quem se acha anormal por ser mais quieto, reservado ou pensativo.
E também muito bom para os extrovertidos que querem entender o mundo dos introvertidos, ou que se acham melhores por suas habilidades sociais.

Edson Camara 01/01/2017

o cérebro é incapaz de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo
Agora, cientistas sabem que o cérebro é incapaz de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. O que parece ser a realização de múltiplas tarefas é na verdade um troca-troca de várias tarefas, o que reduz a produtividade e aumenta os erros em até 50%. Do livro que estou lendo: O poder dos quietos de Susan Cain.
O Poder dos Quietos escrito por Susan Cain, um dos poucos livros de não ficção que tenho lido ultimamente, este me chamou a atenção pelo fato de eu ser uma pessoa quiete e introvertida, o que no mundo as vezes é considerado um defeito. Fiquei extremamente feliz e inspirado em ver que há muitas pessoas fantásticas em minha companhia. Extrai o trecho abaixo dentre várias passagens que me mostraram que ser introvertido é não é ruim.
“A persistência não é muito glamorosa. Se a genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração, enquanto cultura, em geral, supervalorizamos esse 1%. Amamos sua luz e brilho. Mas o grande poder está nos 99%”.
“Não é que eu seja tão brilhante”, disse Einstein, que era um perfeito introvertido. “É que passo mais tempo dedicado a resolver os problemas”.
SUSAN CAIN é formada pelas universidades de Priceton e Harvard. Presta consultoria em negociações e, antes de se tornar escritora, defendeu por sete anos causas de grandes empresas. É autora de textos sobre introversão e timidez publicados no New York Times. Ao contrario do que muitas pessoas poderiam pensar, Susan é uma autentica introvertida.
Comprei este livro nas Lojas Americanas o ano passado por R$14,90, mas s[o me interessei em le-lo apos ler uma reportagem a respeito dele na revista Exame.

Rudival 25/08/2013

Um livro de auto-ajuda que aborda sobre a introversão.A autora apresenta diversas histórias de pessoas introvertidas que conseguiram alcançar o sucesso.Além do mais questiona também de que como os tímidos podem mudar a sua maneira de agir e se posicionar diante de um mundo completamente oposto à eles.

Manoel Araujo 25/08/2013

Introvertido x Extrovertido
Neste livro, a autora fala sobre o valor dos introvertidos, mostrando através de pesquisas feitas por psicólogos e outros profissionais o potencial implícito dos introvertidos e afirmando que estas pessoas devem desenvolver suas capacidades sem precisar se tornar um extrovertido, ou seja, sem precisar ser o centro das atenções. A leitura é um pouco cansativa, mas vale a pena o tempo gasto com o livro. Ajuda você a enxergar-se de uma outra forma, principalmente se você é um introvertido.

Henrique_ 21/07/2017

O livro trata do tema da introversão e extroversão a partir de uma perspectiva que mistura diferentes abordagens da psicologia e fornece uma visão de apoio a qualquer pessoa que queira se conhecer e conhecer o próximo nas relações profissionais ou pessoais. Para a autora, timidez não se confunde com introversão. A timidez é o medo do julgamento social. A introversão está relacionada à resposta que o indivíduo dá a diferentes estímulos, incluindo o estímulo social. Os extrovertidos precisam de muita estimulação para se sentirem bem. Já os introvertidos se sentem mais capazes quando estão, na maior parte do tempo, em ambientes mais sossegados. As pessoas variam entre um polo e outro desse espectro introvertido/extrovertido, no sentido de que não há um introvertido ou extrovertido puros. Mesmo nas pessoas mais extrovertidas há um traço de introversão, crucial para a criatividade e vice-versa. As ideias do livro são muito boas e está bem embasado. Há inúmeros exemplos e pesquisas, o que deixa a leitura cansativa, por isso dou 3 estrelas.

Cílio Lindemberg 23/07/2017minha estante
Interessante.

Larissa Barbosa 11/08/2013

"O poder dos quietos" é aquele tipo de livro que te dá impulso. Adoro obras assim porque quanto mais se lê, mais se tem vontade de continuar. Susan nos faz resgatar aquela verdade soterrada em quilos de pressão social para sermos algo diferente de nossa realidade, provando que temos um enorme potencial exatamente por nossa característica introspectiva. Com certeza você finalizará o livro com orgulho de ser quem é, além de ganhar algumas ferramentas que te ajudarão na vida. Adorei e indico não só a introvertidos, mas a todos que pretendam melhorar suas relações e se autoconhecer.

Jóckisan 11/10/2017

Livro incrível
O título do livro logo sugere que ele é de autoajuda, onde será falado sobre como os quietos podem ser bons e importantes e como quem é introvertido não deve se sentir mal por ser assim. Bem, não é exatamente isso. E ele fala sim sobre isso, mas vai mais além. Ele fala das diferenças entre introvertidos e extrovertidos, faz uma crítica ao mundo, que tem como modelo as pessoas extrovertidas (fenômeno este que Susan Cain, a autora do livro, chama de “o ideal da extroversão”), busca resultados de pesquisas científicas para comprovar suas teses, entrevista os pesquisadores que fizeram esses estudos e entrevista também pessoas introvertidas de diversas situações. Tudo isso faz o livro ficar incrível e cheio de informações interessantes. Recomendo muitíssimo a leitura.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:

site: http://mundo-geek1.blogspot.com/2017/10/resenha-o-poder-dos-quietos.html

Shirlei.Stachin 25/07/2013

O poder dos Quietos
Uma pesquisa repleta de histórias reais, O Poder dos Quietos mostra como os tímidos e introvertidos são subvalorizados, e como todos perdem com isso.
Partindo da ascensão do Ideal da Extroversão no século XX, Susan Cain questiona os valores dominantes no mundo empresarial de hoje, no qual a colaboração forçada e no qual o potencial de liderança dos introvertidos é frequentemente negligenciado.
A autora nos apresenta histórias de introvertidos de sucesso e oferece conselhos sobre como os tímidos podem tirar vantagem das suas características. Contempla também as crianças introvertidas, em capítulo especial com dicas para pais e professores.

Compre pela capa 07/01/2018

A INTROVERSÃO COMO CARACTERÍSTICA POSITIVA EM "O PODER DOS QUIETOS", DE SUSAN CAIN
"Estou lendo este livro para tentar mudar o que sou ou para me sentir melhor sendo o que sou?"

Este trecho retirado do livro foi o que mais me marcou, pois só quem é introvertido sabe o peso e a dificuldade de ser assim... É uma personalidade, uma característica pessoal e psicológica, como trata Carl Gustav Jung, e não um problema a ser resolvido.

Foi o que aprendi a aceitar lendo ao livro.

Segundo a autora "A introversão não é uma doença, nem um pecado social, nem uma falha grave na formação. É uma característica inata que, para render bons frutos, tanto na vida pessoal quanto na carreira profissional, não precisa ser curada, remendada ou disfarçada", e este pensamento não só muda nossa opinião, como nos deixa aliviados...

Digo isso pois, antes de ler ao livro, achava que havia algo errado comigo, que não era uma jovem normal, pois como boa introvertida, recarrego minhas energias sozinha no meu quarto, lendo um livro, assistindo a um filme e agora, escrevendo no Blog.

E é exatamente o contrário que extrovertidos (o traço psicológico da grande maioria) fazem para recarregar suas energias, eles precisam de contato social exterior para isso, senão, sentem-se sozinhos e incapazes. E esta é a maior diferença entre estes dois tipos psicológicos - enquanto um se sente bem sozinho e até necessita disso, o outro não suporta.

Depois de ler ao livro, finalmente percebi o quanto estava errada ao me achar estranha e anormal, pois ele mostra que vivemos sob o "Ideal da Extroversão - crença onipresente de que o ser ideal é gregário, alfa, e sente-se confortável sob a luz dos holofotes" e que viver sob este pensamento é antiquado e errôneo, pois as melhores ideias vieram de pessoas "quietas e cerebrais que sabiam como se comunicar com seu mundo interior e os tesouros que lá seriam encontrados".

Outro ponto importante que o livro aborda são inúmeras histórias de pessoas introvertidas, com seus mundos quietos e pensamentos profundos e sensíveis, e como conseguiram fazer a diferença nesse mundo barulhento. Se você, leitor, é introvertido assim como eu, garanto que ler este livro será como se olhar no espelho, a diferença é que você aprenderá a gostar do que estará refletido.

Posso ainda dizer que este livro não é apenas para introvertidos. Acho que todos deveriam ler a este livro para entender que o importante é respeitarmos ambos os tipos psicológicos, pois os dois são igualmente importantes para que a sociedade funcione em harmonia.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Cinthia 24/07/2013

Não esperava nada desse livro quando o peguei para ler. Autoajuda para quietos. Mas, autora começa a explicar o tema com base em pesquisas fundamentadas, publicadas internacionalmente.
A cada página ficava mais absorvida com o conteúdo em que a Susan Cain expunha, chegou a tal ponto que passei a perguntar se o livro era realmente de autoajuda.
Uma professora Psicanalista me disse que no lançamento dos primeiros livros ela escrevia contando histórias sobre a vida dela, sem nada científico, mas os livros dela passaram a ter informações científicas, como esse. Só que infelizmente a editora não fez um novo levantamento, e todos os livros da autora são previstos como de autoajuda.
Em O Poder dos Quietos ela não fala apenas dos quietos, recalcados ou tímidos. Ela explica citando pesquisas científicas o que ocorre neurologicamente em uma pessoa quieta e em uma pessoa extrovertida.
Nesse livro ela mostra os pontos fracos e fortes de uma pessoa quieta, e os de uma pessoa extrovertida. Faz parâmetros do aspecto histórico das ações de extrovertidos e introvertidos na economia mundial (como na quebra da bolsa de Nova Iorque) e mostra como a nossa cultura de só os extrovertidos possuem um futuro formidável é errônea.
Amei cada pesquisa que ela citou, ela não ficou a ermo apenas dizendo, 'vocês introvertidos precisam fazer assim, pois agindo assim vão curar a sua timidez, vão sarar sua retração', já que não é uma doença a ser tratada.
Ela mostra como valorizar ambas personalidades, e que ambas precisam uma da outra, pois se balanceiam quando se unem em determinadas tarefas ou trabalhos, na verdade, ela mostra o que a pesquisa mundial tem relatado que ambos possuem a necessidade de agir juntos.
Recomendo o livro não só para os quietos (introvertidos e os tímidos), mas para os extrovertidos também, pois saberão entender o que ocorrem com eles e o motivo de as vezes pensarem, agirem e até do porque se cansam em determinadas tarefas.