O poder dos quietos

O poder dos quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Alexandre 19/12/2017

O Poder dos Quietos
Análises com exemplos. Este livro esclarece muito sobre o que é realmente ser introvertido e ser tímido. É uma aula de psicologia e liberdade individual. Não perca!

Jóckisan 11/10/2017

Livro incrível
O título do livro logo sugere que ele é de autoajuda, onde será falado sobre como os quietos podem ser bons e importantes e como quem é introvertido não deve se sentir mal por ser assim. Bem, não é exatamente isso. E ele fala sim sobre isso, mas vai mais além. Ele fala das diferenças entre introvertidos e extrovertidos, faz uma crítica ao mundo, que tem como modelo as pessoas extrovertidas (fenômeno este que Susan Cain, a autora do livro, chama de “o ideal da extroversão”), busca resultados de pesquisas científicas para comprovar suas teses, entrevista os pesquisadores que fizeram esses estudos e entrevista também pessoas introvertidas de diversas situações. Tudo isso faz o livro ficar incrível e cheio de informações interessantes. Recomendo muitíssimo a leitura.

Leiam a minha resenha completa no link abaixo:

site: http://mundo-geek1.blogspot.com/2017/10/resenha-o-poder-dos-quietos.html

Henrique_ 21/07/2017

O livro trata do tema da introversão e extroversão a partir de uma perspectiva que mistura diferentes abordagens da psicologia e fornece uma visão de apoio a qualquer pessoa que queira se conhecer e conhecer o próximo nas relações profissionais ou pessoais. Para a autora, timidez não se confunde com introversão. A timidez é o medo do julgamento social. A introversão está relacionada à resposta que o indivíduo dá a diferentes estímulos, incluindo o estímulo social. Os extrovertidos precisam de muita estimulação para se sentirem bem. Já os introvertidos se sentem mais capazes quando estão, na maior parte do tempo, em ambientes mais sossegados. As pessoas variam entre um polo e outro desse espectro introvertido/extrovertido, no sentido de que não há um introvertido ou extrovertido puros. Mesmo nas pessoas mais extrovertidas há um traço de introversão, crucial para a criatividade e vice-versa. As ideias do livro são muito boas e está bem embasado. Há inúmeros exemplos e pesquisas, o que deixa a leitura cansativa, por isso dou 3 estrelas.

Cílio Lindemberg 23/07/2017minha estante
Interessante.

Edson Camara 01/01/2017

o cérebro é incapaz de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo
Agora, cientistas sabem que o cérebro é incapaz de prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. O que parece ser a realização de múltiplas tarefas é na verdade um troca-troca de várias tarefas, o que reduz a produtividade e aumenta os erros em até 50%. Do livro que estou lendo: O poder dos quietos de Susan Cain.
O Poder dos Quietos escrito por Susan Cain, um dos poucos livros de não ficção que tenho lido ultimamente, este me chamou a atenção pelo fato de eu ser uma pessoa quiete e introvertida, o que no mundo as vezes é considerado um defeito. Fiquei extremamente feliz e inspirado em ver que há muitas pessoas fantásticas em minha companhia. Extrai o trecho abaixo dentre várias passagens que me mostraram que ser introvertido é não é ruim.
“A persistência não é muito glamorosa. Se a genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração, enquanto cultura, em geral, supervalorizamos esse 1%. Amamos sua luz e brilho. Mas o grande poder está nos 99%”.
“Não é que eu seja tão brilhante”, disse Einstein, que era um perfeito introvertido. “É que passo mais tempo dedicado a resolver os problemas”.
SUSAN CAIN é formada pelas universidades de Priceton e Harvard. Presta consultoria em negociações e, antes de se tornar escritora, defendeu por sete anos causas de grandes empresas. É autora de textos sobre introversão e timidez publicados no New York Times. Ao contrario do que muitas pessoas poderiam pensar, Susan é uma autentica introvertida.
Comprei este livro nas Lojas Americanas o ano passado por R$14,90, mas s[o me interessei em le-lo apos ler uma reportagem a respeito dele na revista Exame.

Airon.Herbert 18/03/2018

A introversão aliada ao sucesso
O Poder dos Quietos fala sobre introversão e extroversão. E está recheado com relatos de pessoas para ilustrar as informações apresentadas pela autora. Histórias divertidas e interessantes que nos dizem que a introversão é subestimada e a extroversão é superestimada. Não apenas histórias, mas também pesquisas científicas e estudos que corroboram as ideias da autora, que também é uma introvertida.

O livro relata acontecimentos que envolveram introvertidos que muitas vezes conseguiram destaque e sucesso na carreira. Mesmo quando para essa carreira fosse necessário falar em público ou liderar grupos, muitos introvertidos poderiam obter sua notoriedade. E que a valorização da extroversão, da espontaneidade e da facilidade de socialização podem ser superestimadas no ocidente, enquanto a valorização da introversão, da contemplação e da individualização podem ser mais apreciadas pelo oriente.

Susan Cain apresenta estudos e pesquisas que podem identificar (com certa probabilidade) os introvertidos ainda bebês. Por meio de pequenos estímulos e reações pode-se identificar em grande parte das vezes aquele que se desenvolverá uma personalidade mais quieta ou mais agitada. Ela também diz que a introversão, se for bem trabalhada, pode se tornar uma excelente qualidade, digna da personalidade de pessoas de sucesso como muitos cientistas geniais, líderes motivados, advogados eloquentes, escritores ou qualquer outra profissão. Por que introvertidos se saem melhor em alguns testes que os extrovertidos? Como introvertidos conseguem ultrapassar suas barreiras sociais e conquistar diversas áreas de liderança ou com alto nível de socialização?

Esta obra me surpreendeu bastante. Lendo as resenhas de alguns outros leitores, observei que alguns também se surpreenderam da mesma forma. Comecei lendo O Poder dos Quietos pensando que seria apenas um livro de autoajuda. Porém, ele se mostrou verdadeiramente interessante e mais como um estudo sobre a personalidade humana com o foco na introversão, as suas características, as suas manifestações e como lidar com a vida social se você for um introvertido. Incluindo também formas de estimular o convívio social de crianças introvertidas. Recomendo a leitura deste livro principalmente aos introvertidos e também aos extrovertidos, que também tem a ganhar com essa apreciação.

Fran.Andrighetti 23/06/2016

O Poder dos Quietos - Susan Cain
“O poder dos Quietos: Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar” é um livro da Susan Cain em que ela busca trazer uma mudança na forma como as pessoas vêm e se relacionam com o mundo. Susan Cain apresenta o conceito da existência do “norte e o sul do temperamento”, que podem ser representados como os extremos da introversão e da extroversão.
A autora crítica o culto a extroversão, e argumenta que não nos atentamos para o fato de que algumas das maiores ideias e invenções da humanidade vieram de pessoas consideradas introvertidas, como Albert Einstein, Isaac Newton, Frédéric Chopin e Bill Gates. Susan Cain cita o psicólogo Carl Jung, que em 1921 lançou o livro denominado “Tipos psicológicos”, onde ele retrata os termos “introvertido” e “extrovertido” como as principais características da personalidade e diz que os introvertidos são atraídos pelo mundo interior do pensamento e do sentimento, enquanto que os extrovertidos são atraídos pela vida externa de pessoas e atividades..

Susan Cain retrata a liderança carismática, trazendo exemplos de líderes introvertidos e extrovertidos. Ela aponta que não existe uma liderança que seja melhor que a outra, mas que essas lideranças devem ser colocadas em prática de acordo com o tipo de situação que se apresenta e das características dos liderados. Por exemplo: líderes introvertidos tendem a ouvir mais e desta forma incentivam a proatividade de seus liderados, enquanto que líderes extrovertidos em muitos casos ofuscam a capacidade de seus liderados, mas conseguem inspirá-los naturalmente a alcançar os resultados esperados.

Com grandes conhecimentos acerca dos acontecimentos históricos com a temática do livro, a autora consegue apresentar de forma simples e detalhada as características d o mundo dos introvertidos, levando-nos a compreender as ideias básicas de várias linhas da psicologia. Os exemplos citados ao longo do livro auxiliam na compreensão do tema e nos possibilitam analisar de forma a tirarmos as nossas próprias conclusões sobre diferentes aspectos.

Outro ponto muito positivo do livro refere-se ao fato de conseguir demonstrar a forma como a família, a escola, a mídia e o trabalho agem de modo a obrigar que as pessoas incorporem o ideal da extroversão para suas vidas, como se esse fosse o único caminho para se chegar ao sucesso.

Um ponto que eu gostei bastante é que a autora não afirma a existência de superioridade entre os indivíduos introvertidos ou extrovertidos e mostra que ambos podem interagir em diversos ambientes. Susan Cain utiliza uma abordagem rica e uma linguagem agradável para transformar esse livro em uma verdadeira obra prima. A diferença (grande diferença, aliás) entre o introvertido e o tímido também foi uma ótima sacada da autora.

Enfim, é um livro muito bem estruturado, com argumentos e dados verídicos e plausíveis, uma escrita clara e muito bem pensada para que todos possam ler e entender as ideias principais do livro. Eu recomendo a todos, principalmente para quem gosta de livros com abordagens mais sérias, fatos e estudos de caso.

Luísa 14/05/2016

Me senti com a autoestima lá nas alturas!
Descobri este livro recentemente e não sosseguei até adquirir um exemplar para ler. Um livro que enaltece os introvertidos era tudo que eu precisava para ter certeza de que ser quieta e querer passar um tempo sozinha não é algo anormal. Nunca me identifiquei tanto com um livro! Ao terminar de lê-lo, me senti com a autoestima lá nas alturas.

Em O Poder dos Quietos, a autora Susan Cain nos mostra dados científicos e relatos de pessoas que exemplificam com clareza como a super valorização dos extrovertidos na sociedade ocidental é algo errado e que não deveria existir. A coexistência entre pessoas introvertidas e extrovertidas é fundamental, uma vez que nós, os quietos, também temos muito a colaborar com as experiências e relacionamentos dos quais fazemos parte.

O livro não tem o objetivo de mostrar que os introvertidos são melhores que os extrovertidos, mas sim de esclarecer como determinados comportamentos vivenciados pelos introvertidos são capazes de realizar feitos incríveis. A personalidade dos introvertidos é o estopim para ações de grande importância, seja dentro de uma empresa ou fora dela.

Vocês sabiam que Steven Spielberg, Julia Roberts, J.K. Rowling, Frédéric Chopin, Albert Einstein e até mesmo o Gandhi fazem parte desse universo de pessoas introvertidas? Já pensou um mundo sem as sinfonias de Chopin, sem os livros do Harry Potter, sem os filmes incríveis do Spielberg e sem os pensamentos de Gandhi? Vocês podem até achar que não, mas na verdade a introversão dessas pessoas foi fundamental para a criação de seus trabalhos.

Como diz a autora, “o segredo da vida é colocar a si mesmo sob a luz certa. Para alguns são os holofotes da Broadway; para outros, uma escrivaninha iluminada”. Faço parte do grupo de pessoas que prefere a escrivaninha iluminada, mas passei a vida inteira sendo reprimida por causa do meu comportamento mais quieto. Eu gosto de socializar, mas simplesmente não me sinto bem em ambientes com muitas pessoas ou muito barulhento. Parece que minhas energias se esgotam mais rápido quando eu estou em ambientes assim e eu sinto a necessidade de me ausentar do grupo para poder “recuperar o fôlego”. O livro, inclusive, trata bastante sobre esse assunto e mostra como criar nichos restauradores é importante para os introvertidos.

Cada capítulo do livro traz informações esclarecedoras sobre situações pelas quais os introvertidos se identificam diariamente. Ler o livro me trouxe um alívio por saber que eu não sou a única pessoa a passar por aquelas situações. Eu não preciso mais me sentir uma ET (que é o que muitas pessoas me fazem sentir por eu ser como sou).

Selecionei esse trecho do livro que é simplesmente a minha cara:

“A mesma pessoa que jamais levantaria a mão em uma sala de aula com duzentas pessoas pode escrever em um blog para duas mil, ou dois milhões, sem pensar duas vezes. A mesma pessoa que acha difícil falar na frente de estranhos pode estabelecer uma presença virtual e a partir daí estender esses relacionamentos para o mundo real.”

Eu poderia passar horas transcrevendo trechos legais do livro, pois são muitos. Acho que a leitura de O Poder dos Quietos me fez muito bem, inclusive, acredito que os extrovertidos e todos os profissionais envolvidos com ensino deveriam ler este livro também, pois aprenderiam melhor a lidar com os introvertidos, pessoas completamente normais que apenas precisam de um pouco mais de compreensão.

site: http://luisadrumond.com.br/2016/01/resenha-o-poder-dos-quietos-de-susan-cain/

Laura.Tuyama 29/01/2016

Descobri este livro através de uma indicação no podcast Braincast. O livro joga luz justamente sobre esta grande parcela da população que prefere ficar longe dos holofotes. É nos bastidores que os introvertidos aprendem, criam e inovam. O livro mostra os desafios dos introvertidos em um mundo em que a extroversão é a regra do jogo.

Achei interessante por questionar ideias que eu sempre achei que funcionassem, como o brainstorm, a aprendizagem centrada na colaboração, os escritórios abertos. Na verdade, esses são alguns exemplos de situações que podem não favorecer as pessoas mais introvertidas e, neste caso, o grupo todo acaba perdendo sua participação preciosa.

O livro ajuda a entender o comportamento de pessoas introvertidas, o desgaste que elas enfrentam ao ter que se expor em público, as estratégias que podem adotar para superar suas barreiras. É uma lição bacana para famílias, professores, colegas e chefes, para melhor compreender seus filhos, alunos e as pessoas de sua equipe. Recomendo sobretudo às pessoas que se consideram introvertidas, que podem no livro encontrar muitos pontos esclarecedores e, enfim, compreensão.

Su 28/01/2016

Esse livro me chamou a atenção pelo titulo. Me lembro de vê-lo em uma livraria e pensar: "Nunca vi nenhum livro com um tema nem sequer parecido. Isso é surpreendente!". E, por isso eu resolvi lê-lo.
Logo no inicio da leitura somos levados a nos questionar "Por quê ser introvertido geralmente é considerado algo ruim?", "Por quê valorizamos tanto aqueles que são altamente comunicativos mas nem sempre tem algo significativo a dizer?". Afinal, por quê?
A autora nos mostra o exemplo de Rosa Parks, a mulher que se negou a ceder o seu lugar em um ônibus a um homem branco no ano de 1955, durante o período em que havia segregação racial nos Estados Unidos. Tendemos a pensar que alguém capaz de ter uma atitude tão ousada como essa é um extrovertido. Mas, pelo contrario. Rosa Parks era introvertida e foi capaz de um ato de enorme coragem.
O livro é dividido em três partes. O ideal da extroversão, Sua biologia, sua personalidade?, Todas as culturas tem um ideal de extroversão?.
Esse livro não me desapontou de modo algum. Me fez bem saber que, como a introvertida que sou, preciso de momentos de descanso social depois de longas interações com uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. E, que os introvertidos, em geral, possuem ótimas qualidades, como empatia e análise crítica.
"Mas cometemos um erro grave ao abraçar o Ideal da Extroversão tão inconsequentemente. Algumas das nossas maiores ideias, a arte, as invenções — desde a teoria da evolução até os girassóis de Van Gogh e os computadores pessoais — vieram de pessoas quietas e cerebrais que sabiam como se comunicar com seu mundo interior e os tesouros que lá seriam encontrados. Sem introvertidos, o mundo não teria:
A teoria da gravidade A teoria da relatividade “O segundo advento”, de W.B. Yeats Os noturnos, de Chopin Em busca do tempo perdido, de Proust Peter Pan 1984 e A revolução dos bichos, de George Orwell “O Gato do Chapéu”, do Dr. Seuss Charlie Brown A lista de Schindler, E.T. e Contatos imediatos de terceiro grau, de Steven Spielberg O Google Harry Potter"
"As pessoas que Fried entrevistou estavam dizendo em alto e bom som o que as pessoas criativas sempre souberam. Kafka, por exemplo, não suportava estar perto nem de sua querida noiva enquanto trabalhava:
Certa vez você me disse que gostaria de sentar-se ao meu lado enquanto eu escrevia. Eu não conseguiria escrever nada. Porque escrever significa revelar-se em excesso, a máxima revelação e entrega de si mesmo, na qual um ser humano, ao estar envolvido com outros, sentiria estar perdendo-se de si, e da qual, assim, ele sempre irá recuar enquanto estiver em seu juízo perfeito... É por isso que nunca se está sozinho o suficiente quando se escreve, nunca haverá silêncio o suficiente quando se escreve, nem a noite é noite o bastante."

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Juliano.Almeida 24/01/2016

Excelente livro!
Livro amplia nossa capacidade de visão enquanto líderes, enxergando com outros olhos aqueles chamados "quietos".
Indicado a todo que almeja posição de liderança.

Amauri 04/09/2015

O que há para saber sobre (nós) os introvertidos?
O que você vai desmistificar neste livro, o que você vai aprender neste livro, certamente vai te fazer olhar de uma forma diferente para os introvertidos.

Com uma linguagem muito simples e exemplos fantásticos, você irá conhecer pessoas que por mais que não aparentem ser, são ou foram introvertidas. Um "personagem" exemplo, é a própria autora que é introvertida, porém, consegue viver e desempenhar suas funções na sociedade da mesma forma que qualquer pessoa.

Um ponto interessante no livro, é a citação ou explanação de atividades ou habilidades que apenas quem possui uma visão do mundo introvertido, não necessariamente sendo introvertido, pode ter.

Sem dúvidas é um livro maravilhoso do ponto de vista da descoberta sobre este "mundinho" dos introvertidos, seja você um introvertido ou um extrovertido.

Realmente recomendo.

Boa leitura!

anajulia.bravo. 11/08/2015

Descobri esse livro depois de assistir ao TED da autora. O livro aborda um tema pouco discutido e para embasar sua pesquisa, a autora (uma introvertida nata) realiza diversas entrevistas e estudos para entender mais sobre os introvertidos.
O livro é grande porque a autora explica a parte teórica de cada aspecto e dá exemplos com introvertidos que que já passaram por aquilo.
O livro explica sobre a relação introvertido-extrovertido, ensina como lidar com uma criança introvertida, entre outras abordagens envolvendo pessoas introvertidas.
Para mim, o livro peca por ser muito grande (devido a grande quantidade de casos reais) e porque, por muitas vezes, a autora chega a "supervalorizar" os introvertidos.
Apesar de eu ser introvertida e já ter sofrido com esse "mundo extrovertido" (citado pela autora) acredito que ela tenha exagerado um pouco em alguns pontos.

Pam 20/07/2015

Ótimo.
Descobri "O Poder dos Quietos" ao ler um post sobre introversão num blog pela internet a fora. Já havia me descoberto uma pessoa introvertida com esses testes de personalidade da internet (sou ISFJ) e resolvi pesquisar mais. O livro foi ótimo para entender alguns comportamentos meus que eu questionava desde a infância e achava que era só "chatice" minha. Descobri que não e que até mesmo a anatomia do meu sistema nervoso influencia na minha personalidade. Além de explicar diversos detalhes das personalidades introvertidas e citar exemplos históricos e populares, Susan Cain dá exemplos até mesmo da sua história enquanto pessoa quieta.

Só achei que o livro poderia ser um pouco mais curto, já que apresenta muitas histórias de pessoas e acaba ficando um pouco repetitivo nos capítulos finais. Fora isso, recomendo a leitura a todos que queiram se entender enquanto pessoas introvertidas e àqueles que desejam entender porque estamos sempre alheios à movimentação extrema de pessoas barulhentas e extrovertidas.