A Era da Turbulência: Aventuras em um Novo Mundo

A Era da Turbulência: Aventuras em um Novo Mundo Alan Greenspan

Resenhas - A Era da Turbulência

thiagoespíritosanto 14/10/2023

Um quarto de século de histórias e política monetária do FED
A era da turbulência, do grande chairman do Federal Reserve de 1987 a 2006, Alan Greenspan, é indispensável para quem busca entender e aprofundar em estudos e histórias de mercado.

O livro é denso, misturando autobiografia e termos técnicos de mercado, mostrando como tudo isso se desenvolve através da visão de mundo do autor pela perspectiva de chairman, sua ideologia e seus aprendizados.
A primeira metade do livro é quase que inteiramente descrições de sua vida e sua evolução, a segunda metade por sua vez é mais focada em mercados e política monetária, mas sem deixar de mostrar acontecimentos que seguiam essa figura quase mítica que permaneceu no cargo principal do FED por tanto tempo.

A obra acaba por ficar datada devido aos acontecimentos no mercado que sucederam à saída de Alan da presidência, como por exemplo a crise financeira de 2008. Porém, justamente por esse motivo o livro se torna interessante, por mostrar a visão do líder do principal banco central do mundo e tomador de política monetária perante aos acontecimentos pré-crise sem a vivência da crise propriamente dita.

Greenspan nasceu em 1926, em Nova York, ocupou o a cadeira de presidente do FED de 1987 a 2006, período em que os principais relatos do livro são narrados.

Lilly 04/11/2020

Encantador
O livro é muito bom! Na primeira parte podemos conhecer mais das vivências e hábitos que formam essa personalidade dedicada e extremamente interessada que é o Alan.

A segunda parte é muito envolvente por nos dar a oportunidade de circular nos fóruns mais importantes do poder de diversas nações, e de conhecer os bastidores de grandes decisões em momentos marcantes da história nos quais o Alan foi influente ou esteve presente.

Apenas os últimos capítulos não gostei muito, pois tomaram um estilo de "livro didático" ao buscar contextualizar os assuntos sobre os quais o Alan gostaria de dar algumas opiniões e isso transformou a leitura, que já é longa e demorada por si só, em uma experiência cansativa conforme o fim do livro se aproxima.

Tarcísio 20/07/2010

Eu, assim como a grande maioria da população, sou leigo em Economia. Até leio alguns artigos e assisto noticiários na TV, mas pára por aí. Fiquei com receio de comprar este livro, imaginando que ele pudesse ser muito técnico. Mesmo assim resolvi encarar.

A obra é dividida basicamente em 3 partes : história pessoal de Greenspan, seu trabalho no FED (Banco Central Americano) e análise do mundo atual. A primeira parte, apesar de não agregar muito, é bastante interessante e até divertida. Mostra por exemplo, que uma pessoa de mente brilhante já se mostra brilhante desde pequeno. Já a segunda parte, referente ao período que Alan foi chairman do FED, confirmou minhas expectativas. De leitura difícil e com muitos números e termos técnicos, deixa o leitor leigo cansado. A terceira e última parte, apesar de também um pouco cansativa em alguns trechos vale a pena ser lida pois nos dá uma visão interessante de muitos assuntos atuais.

Resumindo, é necessária alguma coragem e força de vontade para chegar até o fim, mesmo porque o livro é grande (616 páginas). De qualquer forma eu recomendo àqueles que buscam esse tipo de informação.