A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

Bru 28/06/2021

Livro bom
Pensei que eu fosse me apegar mais à história, mas a achei bem confusa por não ter marcação de tempo entre 1960 e o presente de Ellie. Fui surpreendida positivamente no final do livro :)).
Cerqueira 28/06/2021minha estante
Primeiro livro que li da Jojo Moyes

Terapiadolivro 03/07/2016

Morno
Nem de longe pra mim é o melhor livro dela!
Achei o livro muito bom, mas de certa forma confuso em alguns momentos. O livro alterna entre uma Jennifer hoje e uma antes do acidente, antes de tudo acontecer. É isso fica um pouco confuso no livro.
Achei a história interessante mas houveram tantos desencontros que achei que a história se perdeu um pouco, ficou morna, faltando emoção maior.
Gisele.Regina 24/04/2018minha estante
Os desencontros aconteceram em uma época em que não haviam nem celulares nem emails. Os meios de comunicação daquela epoca eram bem escassos comparado ao que temos hoje. Hoje, ninguem se perde de ninguém. Então pense bem se não seria realmente possível acontecer.

Amanda Moura 06/07/2016

Costumo ser bastante “manteiga derretida” com livros. Em alguns casos, mesmo não achando a história ou a narrativa muito boa, não resisto e acabo me envolvendo com os personagens e desando a chorar. Ma s com este livro, nem emocionada fiquei, a mais forte emoção que tive foi de revolta. Eu estava tendo dificuldade em criar empatia com os personagens e achando a narrativa até meio brega, mas até aí ok. O que achei terrível mesmo foi o capítulo em que um personagem vai até a África e a forma como retratam o Congo e o continente africano em geral. Em determinado momento da história, é dito que “Estavam acontecendo coisas terríveis com os brancos lá”. Acho que inserir uma frase desta sem a mínima contextualização – e sem se referir as coisas terríveis que os “brancos” fizeram e fazem por lá durante séculos é um desserviço. O livro coloca um país africano (vítima de uma colonização brutal), sob o ponto de vista de uma branca da classe alta, como uma nação de “bárbaros”. Um livro que fala do poder da palavra escrita deveria ter um pouco mais de consciência quanto à imagem que se passa sobre um povo e sua cultura. É grande a probabilidade de que um leitor armazene essa representação da África em seu imaginário e reforce um estereótipo preconceituoso e colonialista. Não estou dizendo que a autora deveria transformar seu livro numa cartilha sobre a história congolense, mas a inserção descontextualizada do “sofrimento dos brancos” na África da década de 1960 seria, no mínimo, dispensável para a construção da história.
Ana Paula 12/07/2016minha estante
Nossa eu li três livros dela e achei que esse fosse bom tb, estou na pag 58 e com uma dificuldade enorme de continuar, a leitura é massante, estou perdida com tantos personagens, só não desisto dele pq não costumo parar uma leitura no meio, mas ja estou com raiva dessa parte do Congo

Melissa 07/07/2017

Que livro chato!
Sabe aquele livro em que a gente lê, lê e fica esperando ficar bom, quando se dá conta que passou da página 250 e ele ainda está um marasmo? Aconteceu isso comigo ao ler "A última carta de amor". Quando a sinopse menciona 2 protagonistas, pensei que fossem intercalar igualmente passado e presente, mas que nada, quase não deu tempo/espaço para a Ellie, a autora ocupou mais da metade com a trama da Jennifer e o final da Ellie ficou muito corrido e no ar.

Achei a estrutura do livro bem confusa, deveria haver antes do capítulo uma menção "antes do acidente"/"depois do acidente". Fiquei perdida achando que Jennifer havia conhecido Anthony depois do tal acidente, mas aí percebi que estava intercalando o passado dela quando conheceu o amante e o presente dela desmemoriada (ambos os momentos são nos anos 60).

O casal principal não me cativou, foram tantos desencontros, o romance em si também não emociona, Jennifer é chata pra caramba, as menções ao trabalho do marido e o trabalho do Boot no Congo são tão enfadonhas que torna tudo muito cansativo, sem ritmo.

A melhor parte é o da jornalista Ellie no presente tentando descobrir quem eram as pessoas das cartas, mas infelizmente demorou tanto para chegar no presente que até aí eu já estava de saco cheio da história.
ReHidalgo 21/11/2017minha estante
Concordo contigo. Minha filha tentou ler primeiro e desistiu. Eu li mais de 100 páginas e não consegui continuar. Frustrante, pois pensei que fosse tão bom quanto o "Como eu era antes de você".

Aninha 11/07/2013

A última carta de amor (J. Moyes)
E mais uma vez julguei o livro pela capa. E acertei.

Esse livro comprei em mais uma das super promoções do Submarino, onde conseguimos adquirir vários títulos interessantes por R$10,00 – e o mais legal: na versão normal, nada de edições econômicas. Pois bem, contrariando algumas regras, esse livro mal chegou e já estava de “próximo” na lista de vontades literárias.

A autora Jojo Moyes é uma jornalista britânica que vive como escritora de romances desde 2002, ano em que publicou seu primeiro livro “Retrato de família”. Dentre suas obras, duas ganharam o prêmio Romantic Novel of the Year, um prêmio concedido pela Associação dos Novelistas Românticos (RNA) da Inglaterra. Poucos são os escritores que conseguem ganhar esse prêmio mais de uma vez e Moyes conseguiu com Foreign Fruit (2003) e posteriormente com A Última Carta de Amor (2010). Este último, como constatado pela minha leitura, é de fato merecido.

A história se passa na Inglaterra, onde duas vidas se cruzam em histórias com uma geração de diferença.

Londres, 1960. Jennifer Stirling, uma bela mulher de 27 anos, acorda no hospital após ser vítima sobrevivente de um trágico acidente de carro. Jenny se lembra de quase nada antes do acidente, suas lembranças foram apagadas e junto com elas fora a comodidade e a certeza dos seus gostos, medos e amores. No meio de sua adaptação à antiga vida, encontra uma carta de amor escrita por um homem apaixonado que assinava como “B” e lhe pedia para se encontrar com ele e abandonar o marido. Diante dessa cena, Jenny tentará a todo custo entender o que se passava em sua vida antes do acidente.

Londres, 2003. Ellie Haworth é jornalista, vive atrás de novas reportagens e de novas mensagens no celular com notícias de seu relacionamento pouco comum – ser “a outra” não é um papel fácil e cômodo. Diante de uma crise de identidade, inspiração e criatividade, Ellie se encontra avoada e, sem conseguir encontrar boas matérias, deixa de ser a queridinha da redação. Tentando reverter esse quadro, encontra no arquivo uma coleção com antigas cartas de amor, cartas que foram endereçadas à alguém, mas que nunca chegaram a ser entregues… De quem seriam? Essa pessoa sabe da existência dessas cartas? O romance escrito sobreviveu ao tempo e encontraram seu final feliz? Através dessas perguntas, Ellie encontra não apenas respostas significativas mas também soluções aos seus próprios pensamentos.

Um livro que me prendeu com unhas e dentes, até o final. Me apaixonei por uma história à princípio e relutei a gostar da outra, mas conforme a leitura foi evoluindo, esperava ansiosa por ambas. Incrível como Moyes conseguiu dar aquele quê de mistério típico dos romances policiais, o que ajudou ainda mais a prender nossa atenção até um final surpreendente.

Aliás, não posso deixar de comentar do que mais me chamou atenção: a capa. Aí em cima podemos ver que a capa brasileira, diferente das outras versões que vi por aí, não tem qualquer retrato, apenas cartas empilhadas amarradas com um laço. Achei isso tão original! Adoro essas listras azul e ciano que tem na borda dos envelopes (depois desse livro, cogitei comprar envelopes com as listras verde e amarelo para enviar meus postcrossing! :P). Adorei e, claro, fiz minha versão para fotos do livro.
Recomendo e faço votos e carinho para que leiam. Eu mesma já estou em busca dos meus novos títulos da autora. :)

Com carinho, A.
(Blog: Journal de Sorrisos)

site: http://journaldesorrisos.wordpress.com/2013/03/11/a-ultima-carta-de-amor-j-moyes/
Joy 19/09/2013minha estante
O 2º livro dela também é lindo.. Não dá nem pra fazer uma comparação de qual dos dois é melhor.

Glau 02/07/2017

História que sobreviveu ao tempo
Resumidamente, Eliie é uma jornalista que precisa salvar sua carreira e procura alguma matéria a altura. Paralela a sua vida sentimental que decai a cada dia, ela encontra em meio a arquivos antigos, uma carta de amor que a leva a refletir sobre sua vida e muda sua história para sempre. A protagonisa da carta, Jeniffer, há 40 anos atrás, uma dama da alta sociedade, sofre um acidente e ela acorda sem memória. Descobre, no hospital mesmo, que era casada há 4 anos com um homem rico e bem sucedido. No entanto, quando ela volta para sua vida, tudo lhe parece totalmente estranho, como se fosse um vida de outra pessoa. Decorrendo os dias, inesperadamente, encontra uma carta de amor dirigida a ela, de um desconhecido. Desde então, Jeniffer inicia uma busca acirrada pelo dono daquela carta, que indicava um romance fora de seu próprio casamento.
Muitas pessoas só de ler o resumo do livro já julgam a história por se tratar de uma traição, mas lendo esse livro, a narrativa nos permite entrar na mente das personagens, e entender o que se passa em seus corações, em suas vidas, e nem sempre aquele casamento, aquela história é a definitiva, mas sim mais um degrau para o amadurecimento e aprendizado como ser humano.
Impossível não chorar com Jeniffer e chacoalhar Ellie de vez em quando para fazê-la acordar pra vida...rs

Livro lindo e maravilhoso!!! Não poderia esperar menos de Jojo Moyes.
@dojogoaoslivros 05/07/2017minha estante
undefined

Patricia.Porto 21/01/2017

A última carta de amor
É uma história muito linda sobre uma jornalista que encontrou nos arquivos de sua empresa cartas escritas por um jornalista que era apaixonado por uma mulher casada da alta sociedade nos tempos antigos.
Samara767 21/01/2017minha estante
Tá legal, mas vê se não dá spoiler, filhona! Haha

Dri 21/06/2020

Simplesmente maravilhoso!
Um livro com uma riqueza de detalhes que te faz se sentir dentro das páginas, impossível não devorar este livro.

Vai levar um tempo para me recuperar desta história incrível.
Belos_Livros 24/06/2020minha estante
Sim, eu demorei para me recuperar da história rsrs

Jozy.Cristiani 19/02/2021

A última carta de amor
Preciso confessar que tentei ler esse livro há uns 3 anos duas vezes e não consegui engrenar, hoje com outra cabeça as 4 histórias me emocionou e surpreendeu muito, leiam é maravilhoso.
Mi Rubin 19/02/2021minha estante
Preciso ler logo então ??

Queds 23/05/2021

A segunda morte de Suellen Rocha foi a nossa leitura coletiva de Abril no grupo Agentes Secretos organizado pela @ibarra_mari . Eu ganhei este livro da migles @taysalcantara e estava super curiosa.

A história se passa no Brasil, e a contextualização é tão esplêndida, que eu jurava que a cidade onde os fatos acontecem era real.

O livro é narrado à partir de dois períodos, alternando passado/presente entre os capítulos, enquanto vamos conhecendo os personagens, trama e acompanhando quatro amigas que na adolescência firmaram um pacto de guardar um segredo sombrio que irá refletir e desencadear outros crimes vinte anos após.

Cláudia nos apresenta uma escrita que em vários momentos nos choca, somos estapeados constantemente frente à uma escrita cruel e real, enquanto trata assuntos como: violência doméstica, fanatismo religioso, corrupção, racismo, amizade, justiça, medo e amor.

Eu amei o livro, fiquei assustada em identificar uma torcida justiceira, que eu não via presente em minha personalidade. Espero ler outros livros da Cláudia porque realmente curti. Super Recomendo! Um livro muito bem construído, com todas as pontas amarradas. Um thriller maravilhoso ???
Ana Claudia 20/07/2021minha estante
Essa resenha não tem nada a ver com o livro da Jojo Moyes

Ayla Mayumi 01/06/2021

A Última Carta
Confesso que no começo do livro eu estava achando muito confuso e senti a falta de experiência da Jojo no seu primeiro livro, mas a essência dela está aí, ela não decepciona, te entrega uma trama boa, com surpresas e quentinhos no coração.

Pra mim só não é 5 estrelas pq eu realmente achei um pouco confuso na questão das épocas.
rezendhanna 01/06/2021minha estante
eu amo, um dos meus favoritos!!

FER 07/06/2021minha estante
Parabéns pela resenha amei !!!

Laris 24/05/2021

Nem esperava gostar tanto...
Mas acabei amando esse livro! Meu segundo contato com a autora foi novamente incrível. Acho que subestimo um pouco a Jojo, pois sempre começo a ler um livro dela buscando algo leve e saio maravilhada com uma história muito bem contada.
Esse livro mistura duas linhas temporais, duas histórias com protagonistas diferentes, tem um pouco de não ficção envolvido (a guerra dos Simbas, no Congo, realmente aconteceu e vale a pena pesquisar no contexto da história). O final não é exatamente inesperado, mas terminou completamente satisfatório para mim. Ah! As cartas que iniciam cada um dos capitulos sao reais e foram escritas por pessoas não fictícias. Tem umas que só por Deus.... hahahaha outras são lindas. Enfim, apaixonada pelo livro e ansiosa pela adaptação que sai em julho/2021 pela Netflix.
Alice 24/05/2021minha estante
??

Maria.Martins 25/10/2020

tenha esperança nesse livro
Os livros que já li da Jojo Moyes se mostraram bem parecidos- ambos demoram muito pra engatar na história mas no fim voce criou uma ligação super forte com todos e acaba chorando (pelo menos eu q sou super chorona)
Tirei uma estrela inteira desse livro principalmente pela confusão no inicio, eu não sabia, eu não conhecia os personagens então eu não sabia quando era passado, presente.... acho que faltou especificar - não custa nada por o ano antes. Enfim, demorou pra entender o que estava acontecendo, mas no fim tudo fez sentido na minha cabeça e acabei amando o livro.
Jojo, obrigada por melhorar o livro a cada pagina, fiquei com medo de me decepcionar. Se eu tivesse parado nos 30% eu daria umas 3 estrelas pra esse livro, mas ela conseguiu com o tempo me prender.
Maria.Martins 25/10/2020minha estante
eu amei o final tambem, valeu demaisss