The Bluest Eye

The Bluest Eye Toni Morrison

Resenhas - The Bluest Eye

anabê @anabialeiroz 22/04/2019

A primeira mulher negra a vencer um Nobel de Literatura, Toni Morrison tem como obra-prima O olho mais azul publicado na década de 1960. O livro narra a história de Pecola Breedlove, que é ainda uma menina quando sua família disfuncional e as evidências da segregação social por conta de sua cor negra a atingem bem de frente. Ela acredita que só será verdadeiramente feliz no dia que tiver olhos azuis, não azuis comuns e simples, mas os profundos e mais brilhantes de todo o mundo. Tão azuis quanto os das bonecas brancas que são a referência de beleza junto com Shirley Temple.

É muito complicado abordar um livro tão visceral e que aborda tantas violências, principalmente quando o alvo delas é apenas uma criança. Toni Morrison constroi uma narrativa contada não do ponto de vista de Pecola e sim de uma criança que mora na casa para onde Pecola vai, e também de um narrador em terceira pessoa. Esse distanciamento é importante porque mostra as violências desumanizadoras das quais Pecola, ainda uma menina de 11 anos, foi alvo por ser uma menina negra e pobre. Significativo, também, é que o único momento em que ela tem voz é agoniante e resultado das somas das violências, completamente sufocante.

E esse ponto de vista em que a menina é desumanizada é inicialmente confrontado com a humanização que Toni traz para vilão e para a mãe de Pecola. Na realidade, não há vilões. Há pessoas que cometem maus atos, coisas terríveis, e que até mesmo se recusam a enxergar por tentativas de negar o horror, mas que expõem ainda mais as feridas abertas de toda uma sociedade doente. Todo o processo que retroalimenta a violência é escancarado pela autora neste livro poético, de leitura difícil mas que é extremamente importante pela capacidade de trazer reflexão através da arte.

Paula 17/07/2013

Uma envolvente história sobre mulheres negras dos Estados Unidos.
Toni Morrison é uma escritota americana contemporânea cuja obra apresenta recorrentemente o tema da vida de mulheres negras na sociedade norte-americana racista. The bluest eye (1970) é o romance de estreia da escritora, que lhe garantiu o Prêmio Nobel de Literatura em 1993.
Trata-se da história de Pecola Breedlove, filha de Cholly e Pauline Breedlove que vai morar com os Mac Teers após Cholly ter tentado incendiar sua casa e abandonar a família. Os Mac Teers eram mais preocupados em cuidar das despesas da casa do que em dar atenção à Pecola e à sua própria filha. Sendo assim, quem mais dá atenção à Pecola é Claudia, narradora ds história, uma menina de 9 anos. Nas suas relações com os brancos, Pecola passa por várias situações discriminatórias e as palavras de Morrson revelam a amargura da personagem. Uma cena marcante, que merece ser citada - sem que se desmanche a surpresa para quem quiser ler o romance - acontece no Natal, quando Pecola ganha de presente uma boneca loira, de olhos azuis e bochechas rosadas. Ela fica com tanta raiva, que destroi completamente a boneca. Pecola achava que se ela tivesse olhos azuis, seria amada e sua vida seria bem melhor.
Ao longo da história, nos é contado que tanto Pauline, como Cholly passaram por situações difíceis em suas vidas. Ela, manca de um pé, sempre se sentiu isolada e amargurada por achar feia; ele, abandonado no lixo pela mãe e criado por uma tia, que morre quando ele ainda é adolescente.
Um romance de apenas 164 páginas, mas extremamente profundo. Vale a pena!

Fernanda :) 31/07/2010

Um livrinho curto mas profundo, e muito doloroso, amargo. A linguagem é bem poética, o que parece potencializar o sofrimento da personagem Pecola, a menina negra que sonhava em ter olhos azuis achando que era essa a causa da felicidade nos EUA racista dos anos 40. A estória em si não é muito diferente de tantas outras que lemos ou ouvimos, o tema não é nenhuma novidade, mas é um livro extremamente bem escrito, cuidadosamente trabalhado, a prosa flui como uma canção sobre sonhos despedaçados, ilusões desfeitas e corações partidos.
Rafa 17/08/2016minha estante
undefined