Mujercitas

Mujercitas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Val 18/06/2024

Livro que representa a equidade
Quatro meninas (filhas) dedicadas, fortes mas também vulneráveis, sensíveis,  que foram educadas por um mãe com todas essas qualidades e que contava com o grande poder da sabedoria e vasta experiência de vida.

O sr. e sra. March, Jo, Meg, Beth, e Amy compõe essa família
A generosidade, empatia,  amabilidade e equidade da família March impressionam, capazes de tirar da própria boca para alimentar quem era mais necessitado.

Várias tramas emocionais acontecem quando as meninas conhecem o garoto Laurie Laurence, um jovem cheio de energia, inteligente, determinado e um bom amigo. Se tornou o grande amigo de Jo.

Por falar em Jo, comecei o livro gostando dela, de suas atitudes, seus posicionamentos fotes, sua inteligência,  mas conforme foi crescendo e se tornando mulher, ela se deixou levar por suposições e mudou minha perspectiva.

Louisa May Alcott criou os personagens com personalidades marcantes, fortes, que tiveram consequencias de seus atos de forma suave mas com grandes significados.

Foi um llivro fácil de ler, a leitura prende, porém, em certo momento fica rastado. No geral, vale a pena a dedicação.

Rose Sampaio 17/06/2024

Um livro encantador e uma história cheia de lições
O início da leitura foi bem cansativo, mal conseguia sair dos primeiros capítulos, acho que por ter muitos detalhes e muita descrição dos acontecimentos, mas desde o princípio gostei da história e das personagens, especialmente Jo, é claro rs.
Minha pior experiência durante a leitura foi pegar o spoiler de quem se casaria com Laurie antes de chegar ao meio do livro, nem consigo descrever a minha decepção nessa hora. Depois disso, achei que nenhum final para Jo iria me agradar e, de fato, não fiquei satisfeita com o final dela, embora ela tenha ficado feliz.
É uma leitura que tenho indicado para várias pessoas que gostam do gênero e fica entre as minhas favoritas, pois apesar da minha lentidão em terminar, é um livro lindo, cheios de reflexões e mensagens que me tocaram diversas vezes.

Gabi 16/06/2024

Retrato da vida
Bela e fiel pintura da vida ?
Um aconchego para o coração, atemporal e carregado de ensinamentos...

monlibrary 16/06/2024

Reorganizando minhas leituras (as que lembro)
Apesar de ter gostado da leitura e de achar os personagens cativantes, confesso que amo mais ainda o filme de 2019... MAS ainda preferindo o filme (o que é uma rara exceção) o livro conseguiu ser interessante e me identifiquei com cada uma das irmãs (principalmente a Jo)

"I'm not a poet. I'm just a woman"

"Just because my dreams are different than yours, doesn't meam they aren't important"

"I am not afraid of storms, for I am learning how to sail my ship"

"Women, they have minds, and they have souls, as well as just hearts. And they?ve got ambition, and they?ve got talent, as well as just beauty. I?m so sick of people saying that love is all a woman is fit for"

Maria Theresa 15/06/2024

Muito bom! Demorei um pouquinho para conseguir terminar, mas valeu apena. Um livro que fala sobre família, amor, amizade, além da experiência de poder fazer uma viagem no tempo e poder observar as mudanças da sociedade e as relações através dos séculos e também o que, pelo bem ou pelo mal, permanece igual.

guiltyaspercyj 15/06/2024

Jo March lésbica
Muitas coisas a dizer sobre esse livro mas a principal delas é que se o livro não tivesse sido escrito em 1800 e bolinha a Jo seria uma lésbica muito assumida!

xzsatur.no 14/06/2024

?A valorizar a vida eterna com sabedoria.?
?E o amor, o respeito e a confiança das minhas filhas eram a recompensa mais preciosa que eu podia receber.?

Louisa May Alcott (1832-1888) foi uma escritora, contista e poetisa norte-americana, dedicando-se principalmente à literatura juvenil. Ela desempenhou um papel significativo na história da literatura, especialmente com seu romance ?Mulherzinhas?. Nascida em 29 de novembro de 1832, em Germantown, Filadélfia, Pensilvânia, Alcott iniciou sua carreira literária na década de 1850. Seu sucesso veio com ?Mulherzinhas?, que catapultou sua carreira. A partir desse ponto, ela continuou a escrever romances, contos e poesias. Além de sua contribuição literária, Alcott era uma defensora dos direitos das mulheres e do sufrágio feminino, bem como apoiava a abolição da escravidão e a igualdade racial. Durante a Guerra Civil, ela também trabalhou como enfermeira voluntária. Sua vida e escritos refletem sua postura inconformista e sua luta por causas femininas e sociais.

?Mulherzinhas?, de Louisa May Alcott, é um romance clássico da literatura infantojuvenil. Originalmente publicado em dezembro de 1861, em Massachusetts, a obra também é conhecida pelo título original ?Little Women?. Ela conta a história das quatro irmãs March ? Meg, Jo, Beth e Amy ? durante a Guerra Civil Americana. Cada uma delas possui personalidades distintas e sonhos únicos, mas todas compartilham um amor inabalável pela família e pela vida.

Margaret March, a irmã mais velha da família March, é conhecida por seu comportamento discreto e organizado. Ela assume o papel de mãe das meninas quando a mãe está ausente. Ao longo da história, testemunhamos seu amadurecimento à medida que enfrenta os desafios da vida adulta. Meg explora momentos como ir a uma festa sozinha e descobrir mais sobre a vida adulta. À medida que amadureceu, ela aprendeu a valorizar as bênçãos da vida e as qualidades admiráveis das pessoas, mesmo em meio à adversidade.

Josephine March é uma garota corajosa, desajeitada e determinada. Seu maior sonho é se tornar uma escritora famosa, sendo uma verdadeira apaixonada pela literatura. Inteligente e irônica, ela desafia o modelo de mulher dócil e submissa da época. Sua personalidade destoa dos estereótipos femininos do século XIX. Jo é descrita como temperamental e rebelde, renegando o papel feminino tradicional e rejeitando as convenções sociais da época. Ela é uma personagem cativante e complexa.

Elizabeth March, a terceira irmã, é a personificação da delicadeza e do altruísmo. Ela é uma figura tranquila e musical, querida por todos. Acompanhamos sua jornada ao longo do livro, e sua história é tocante e comovente. Beth é uma alma sensível, apaixonada pela música e dedicada à família. Sua gentileza e compaixão a tornam um pilar de apoio para suas irmãs e para a mãe, Marmee. Margaret March.

Amy March a mais jovem das irmãs March, demonstra ambição e desejo de ascender socialmente, apesar de sua tenra idade. Ela sonha em ser uma grande artista e está disposta a fazer sacrifícios para alcançar seus objetivos. Ao contrário de Jo, Amy se preocupa com moda, etiqueta e aparência. Ela deseja participar de festas e bailes, mesmo que sua família não tenha recursos para isso. Sua busca por status social a leva a tomar decisões controversas. Ao longo da história, Amy amadurece e aprende importantes lições sobre humildade, amor e sacrifício. Sua jornada é marcada por altos e baixos, mas ela se torna uma personagem mais compassiva e compreensiva.

?Existem muitas Beths no mundo, tímidas e quietas, sentadas no canto até que precisem delas, vivendo pelos outros tão alegremente que ninguém vê os sacrifícios.?

E assim como as irmãs March, também iremos conhecer a Sra. March, uma mulher sábia e amorosa, que vive ensinando suas filhas a terem amor pelo próximo, ajudarem os mais necessitados e darem valor ao que têm. Ela demonstra seus sentimentos com sinceridade e ocupa sua mente com trabalho e cuidado pela família. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, ela é um exemplo de força e compaixão. Acompanhamos sua dedicação à criação das quatro irmãs March, e sua influência é fundamental para moldar o caráter delas. A Sra. March é uma figura maternal que inspira e guia suas filhas em suas jornadas de autodescoberta.

Cada leitor terá sua irmã favorita: a independente Jo, a delicada Beth, a bela irmã mais velha Meg ou a artista Amy.

Essa história nos transporta para uma época em que as mulheres não tinham voz, nem mesmo a liberdade de expressar seus desejos. Escrito por uma mulher, o livro nos apresenta pensamentos femininos em uma sociedade que limitava nossas escolhas à maternidade, à casa e ao marido. No entanto, desde então, evoluímos e conquistamos nossos direitos. Hoje, temos voz, força e mulheres empoderadas liderando o caminho.

?Mulherzinhas? é uma obra envolvente, repleta de lições morais e valores relacionados ao amor, à amizade, à responsabilidade e à perseverança. Louisa explora temas como crescimento pessoal, feminilidade e a luta pela igualdade de gênero. Além disso, aborda questões como amizade, amor e a busca por identidade.

As quatro irmãs March ? Meg, Jo, Beth e Amy ? representam diferentes facetas da feminilidade e enfrentam desafios com coragem e determinação. A narrativa nos lembra que, independentemente da época, as mulheres têm histórias valiosas para contar e contribuições significativas a fazer. ?Mulherzinhas? traz reflexões sobre a importância de sonhar e seguir os próprios desejos, mesmo que isso signifique enfrentar obstáculos e desafios no caminho. É uma obra intemporal que continua a emocionar leitores de todas as idades com sua mensagem positiva e inspiradora. O livro celebra a força e a resiliência das mulheres, mostrando que, independentemente das circunstâncias, é possível alcançar os próprios sonhos e ser feliz.

Este livro sempre terá um lugar especial no meu coração. Eu realmente sou apaixonada, mas como não ser, não é mesmo? Sem precisar dizer que recomendo, já está óbvio. Simplesmente leiam! Se você está esperando uma resenha que aponte erros, sinto muito, mas não encontrará isso aqui. Não com esse livro maravilhoso.

Gosto muito da escrita. E? aquele tipo de escrita poética, sabe? Além disso, o livro também é dividido em duas partes. Na primeira, acompanhamos a infância das irmãs e, na segunda parte, sua fase adulta, repleta de decepções, desafios, conflitos e aprendizados. Uma história lindíssima! Tenho uma paixão inesplicável por esse livro, um amor grande. Resenha longa, porém acredite, ainda tinha mais coisas para acrescentar. Além disso, gosto muito de todas as irmãs, mas tenho um carinho muito maior pela Jo e Beth! Meus xodós.

?Identifiquei-me apaixonadamente com Jo, a intelectual. Indelicada e angulosa, Jo subia nas árvores quando queria ler, era mais masculina e ousada do que eu, mas tínhamos o mesmo horror pela costura e pelos trabalhos domésticos e o mesmo amor pelos livros. Ela escrevia; para imitá-la mais completamente, escrevi três contos.?
vrspky 14/06/2024minha estante
resenhão, pôs a alma nisso, mt bom ?

Kate03 14/06/2024minha estante
Amiga amei sua resenha! Esse livro é muito conforto ???

CecAlia183 14/06/2024minha estante
Esse livro é pft msm

mirianbezerra 14/06/2024minha estante
Um dos meu livros favoritos ????

Poodle1 14/06/2024minha estante
Que maravilha essa autora! Pra vc ver como as coisas não caem do céu, né? Hoje as mulheres têm direitos (ainda longe de serem iguais) pq existiram mulheres igual a Louisa May Alcott num passado recente.

theyas 14/06/2024minha estante
Eu amooo esse livro demais!

supostaleitora 14/06/2024minha estante
Me sinto estranha por não ter curtido tanto esse? Acho que a escrita poética na real não é pra mim kkkkk Mas entendi total seus pontos e gostei da resenha!

Amanda S 15/06/2024minha estante
Isto não é uma resenha do Skoob, é uma crítica literária completa (e apaixonada!)!!!
Vi o filme mais recente, com as principais estrelas de Hollyood atuais (Timothe Chalamet, Emma Watson, Saorise Ronan e Florence Pugh - não sei se escrevi o nome dessa galera certo) e simplesmente amei!
Recomendo muito, se você ainda não tenha assistido.
Mas ainda preciso ler o livro...

theyas 15/06/2024minha estante
Quando fui ver o filme, após ter lido o livro, fiquei bem decepcionada. A diretora fez um trabalho bom sim, mas pecou em muito também

Lari ... 15/06/2024minha estante
Esse livro é lindo! ?

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@vrspky, muito obrigada, Antônia!! Que bom que gostou da resenha. Amo demais!!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@Kate03, muito obrigada!! Simm, demais! Chega esquenta o coração.

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@CecAlia183, demais, demais, Cecília!!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@mirianbezerra, e não é por menos. Também é um dos meus favoritos!!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@Poodle1, simmm, maravilhosa!! E? um passo à frente e, infelizmente, dois para trás, mas sempre um à frente!!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@supostaleitora, é normal! Nem sempre a escrita poética vai conquistar todos, muito menos quem não costuma ler livro clássicos! E muito obrigada, que bom que gostou da resenha!!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@Amanda S, nossa, muito obrigada, Amanda!! E não, eu ainda não assisti o filme. Obrigada pela recomendação!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@theyas, simm! Até estranho que não gostou, é bom demais!! E que pena que ficou decepcionada com o filme, ainda tenho que assistir para tirar conclusões. Normalmente o livro é sempre melhor.

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@Lari, demais, Lari!!! Lindíssimo e traz muito aprendizado junto.

Luå 15/06/2024minha estante
Amo suas resenhas, principalmente essas em que dá para sentir que você escreveu com muito amor e carinho. Parabéns, amiga! Suas resenhas são profundas, completas e inspiradoras. ?Mulherzinhas? já está na minha lista, mal posso esperar para ler.

ester ! 15/06/2024minha estante
quero TANTO ler esse!!

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@Luå, muito obrigada, linda!! Quando ler, espero que realmente goste, assim como eu amo de coração!! É uma história lindíssima sobre mulheres incríveis.

xzsatur.no 15/06/2024minha estante
@ester, é bom demais, Ester!! Juro.

Sara 16/06/2024minha estante
Linda resenha, parabéns! Amo esse livro também ???

xzsatur.no 16/06/2024minha estante
@Sara, muito obrigada, Sara!!
Que bom que gostou.

Julia 13/06/2024

Jo, eu te amo pra sempre!
Mas eu, sinceramente, esperava mais desse livro.

Eu já tinha ouvido comentários de que a leitura é leve, mas centrada em capítulos fechados, o que a torna um pouco "picotada" e pouco fluida. Isso afetou um pouco minha experiência.

Superado isso, eu me apeguei às personagens e às suas personalidades. Sonhei junto, chorei junto e fiquei empolgada pra saber o desenrolar das vidas dessas meninas tão queridas.

Mas eu esperava algo diferente, principalmente pra minha favorita, a Jo. O livro é marcado pelas questões de moral da época e consigo entender isso, mas pra mim não parece certo que a Jo tenha um desfecho tão contrário de tudo que ela quis a vida toda.

A autora consegue ser disruptiva ao retratar a si mesma na personagem da Jo, sendo uma autora que quer ganhar dinheiro e reconhecimento por sua escrita, mas acaba por encerrar em um caminho totalmente contrário. Não faz sentido.

[Spoiler]
Também não gostei do final no geral. Parece que a autora se delongou demais em "ninharias" e correu com o desfecho das personagens. Eu queria que a Jo ficasse com o Laurie e fiquei profundamente ofendida pela forma aleatória que se desenrola o romance Laurie-Amy. Como é possível que o Laurie (e também a Amy) permitam que a Jo enfrente a perda da Beth sozinha e decidam noivar, casar e ter a lua de mel nesse meio tempo???? Totalmente incoerente, não condiz com a personalidade deles.

Enfim, ainda acho um romance bonito, com personagens cativantes e fáceis de se identificar. Mas ainda é cheio de questões que, pra mim, o deixam longe de um favorito.

read.to.stars 12/06/2024

How i love being a woman
Ameiiii!

Comecei a ler pra depois poder assistir o filme e adoreii, tem algumas partes que achei meio meh, tipo as vezes a história parecia carregada em alguns pontos mas enfim, depois de um tempo eu termineikkkk

Simplesmente amei as personagens e o desenvolvimento delas, o que me fez amar algumas mais do q outras (BETH TE AMOOO).

e por fim qra "falar" do final, eu gostei depois de pensar um pouquinho, só acho que tinha que ter um pouco mais de desenvolvimento inicial em certos pontos antes de simplesmente jogar isso sabe? achei meio... n sei, mas acheikkk

nxcecvx 12/06/2024

Mulher??zinhas
Eu te amoooooooooio little women eu te amoooooooooo eu te amo tanto eu te amo pra sempre!!!!!!!!!!!!

beatriz3345 12/06/2024

"Porque nós mulheres meio Amy March"
"- Talento não é genialidade, e nenhuma quantidade de energia pode fazer com que seja. Quero ser grande; senão prefiro não ser nada. Não serei mera borradora lugar-comum."

Fiquei transbordando de expectativas quando comecei a leitura, até porque esse é o livro do meu filme conforto e eu quis tanto que fosse genuinamente bom e fiquei tão feliz que a leitura foi tão maravilhosa quanto a experiência com o filme! com muitas lições e momentos apaixonantes, mulherzinhas é como um abraço quentinho em dias nublados, um docinho maravilhoso em momentos amargos. definitivamente vou levar cada pedacinho comigo! esse processo de se identificar e amar cada uma das garotas March e em muitos momentos contemplar o quanto me vi em cada uma, é maravilhoso!

fe rocha 11/06/2024

How i love being a woman!
Apesar de ser um livro extremamente denso e com uma narrativa simples, de eventos cotidianos e domésticos, Mulherzinhas se apresenta como o clássico que é!
não sei se quando Louisa May Alcott escreveu, ela sabia que seu livro se tornaria um clássico na literatura norte-americana e sua forma de descrever cada uma dessas personagens inspiraria a criação de tantas outras! será que ela imaginava, lá na década de 1870, que mulheres ainda se identificariam com Meg, Jo, Beth e Amy em 2024?

esse livro ficou MUITO tempo abandonado na minha estante, mas fico feliz de poder dizer que esse clássico faz parte da minha jornada como leitora.