Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Letty.alves 23/06/2024

Um clássico
Antes de tudo acho legal eu dizer motivo para eu começar esse livro, em um dos episódios de Friends a Rachel diz que esse é o seu livro favorito, por isso decidi ler.

Sobre a história, o livro mostra a jornada de amadurecimento das quatro irmãs March, desde sua infância até a sua vida adulta. Acho interessante falar do contexto histórico deste livro, ele se passa na guerra de secessão americana. Contudo, não aborda muito bem esse plot e torna-se somente um plano de fundo para os acontecimentos.

Agora, gostaria de falar sobre a minha jornada com o livro.

A edição da Martin Claret reúne os livros Mulherzinhas e Boas esposas. O livro é muito bom, mas foi difícil para mim terminar essa leitura pensei em desistir mas meu ego não permitiu.
Li a primeira parte rapidamente mas demorei para engatar na segunda parte levando quase um ano para terminar, mas quando comecei a segunda parte devorei o livro. Atribuo essa demora pelo fato de ser um pouco cansativo para mim acompanhar a história direto dos March em mais ou menos 600 páginas.

É uma história linda de companheirismo, paixões e sonhos de quatro pequenas mulheres, irmãs mas completamente diferentes entre si, fala sobre costumes e também papéis que a sociedade da época atribuía a essas mulheres. Sobre isso para mim foi legal ver as diferenças e a semelhanças com o que a sociedade ainda atribuie as mulheres hoje.

Uma leitura que deve ser questionada mas muito apreciada.

alves.mel 22/06/2024

Gostaria de ter lido antes
Eu já havia assistido o filme mas o livro é muito melhor, obviamente. Você consegue se conectar e olhar de forma empática para todas as irmãs, pois todas elas são meninas com defeitos buscando ser melhores.
Traz vários ensinamentos sobre o amor ao próximo e o quanto fazer o bem é gratificante, me apaguei à essas menininhas e é um livro que marcou a minha vida e que pretendo ler mais vezes.

camila2148 22/06/2024

Apaixonante
Esse livro é uma delícia, a leitura dele não é fácil por vários motivos, é um livro denso e cheio de significados, não dá pra ler em ?uma sentada?, mas é um livro maravilhoso. É incrível acompanhar e sentir o que as mulherzinhas sentem, além dos vários ensinamentos que podes levar para a vida. Amei.

Jamily 21/06/2024

Uma pequena e breve resenha
Mulherzinha me chamou atenção por ser um livro que se trata de mulheres convivendo entre si,pois em minha casa também se é assim.
O livro trás momentoss tempestuosos entre as irmãs,momentos de criação e fortalecimento de laços familiares e momentos de auto reflexão entre as mesmas.
Confesso que foi um livro difícil de ler por não ter algo que me prendia na leitura,mas isso não interfere em como o livro é adorável e delicioso de ler.
Minha personagem favorita é a mãe das meninas, a Senhorita March,uma mulher calma, paciênte e benevolente,gentil e firme quando precisa ser,espero um dia me tornar uma mulher forte como ela.
Para quem gostaria de ler um clássico,Mulherzinha é uma boa escolha.

Lara 20/06/2024

É um livro maravilhoso, com um desenvolvimento lento mas não a ponto de deixar de ficar interessante. Cada capítulo te traz um novo ensinamento e um novo ponto de vista. Pra não dizer que ele não tem defeitos admito que teve algumas partes e falas que eu não gostei, mas que compreendo, pois por ser um livro de época (escrito no século XIX) fazia parte da sociedade naquele tempo. Me apaixonei e me identifiquei com as personagens, principalmente com a Jo, e achei o desenvolvimento delas uma coisa linda de se ver, virou um livro comfort pra mim, assim como é o filme. Não achei que eu fosse gostar tanto assim desse livro, normalmente não gosto de clássicos, mas ele me surpreendeu positivamente. Adoro histórias com finais felizes, mesmo que elas não necessariamente sejam verossímeis.

Giovanna 19/06/2024

Doces sonhos
Esse livro apresenta uma trajetória muito gostosa de ler sobre as irmãs march, seu desenvolvimento suas experiências o livro é tão incrível quanto o filme (Adoraveis Mulheres)
Me apaixonei demais

Serena_pws091 19/06/2024

Legalzinho, mas vale a pena!
Ele é um clássico da literatura bem legalzinho, só achei que demora demais pra acontecer as coisas. Se tirar essas enrolações ctz que dá até menos de 500 páginas.

Viny_thv 19/06/2024

O livro conta a história das irmãs March, Meg, Jô, Beth e Amy. Ao longo de 1 ano, acompanhamos a rotina simples dessa família, conquistas e evoluções, aprendizados, mas também sofrimento, pobreza e doença.

A autora conseguiu passar muito bem e com muita simplicidade os eventos cotidianos, e ainda assim deixa o leitor com vontade de ler mais.

Val 18/06/2024

Livro que representa a equidade
Quatro meninas (filhas) dedicadas, fortes mas também vulneráveis, sensíveis,  que foram educadas por um mãe com todas essas qualidades e que contava com o grande poder da sabedoria e vasta experiência de vida.

O sr. e sra. March, Jo, Meg, Beth, e Amy compõe essa família
A generosidade, empatia,  amabilidade e equidade da família March impressionam, capazes de tirar da própria boca para alimentar quem era mais necessitado.

Várias tramas emocionais acontecem quando as meninas conhecem o garoto Laurie Laurence, um jovem cheio de energia, inteligente, determinado e um bom amigo. Se tornou o grande amigo de Jo.

Por falar em Jo, comecei o livro gostando dela, de suas atitudes, seus posicionamentos fotes, sua inteligência,  mas conforme foi crescendo e se tornando mulher, ela se deixou levar por suposições e mudou minha perspectiva.

Louisa May Alcott criou os personagens com personalidades marcantes, fortes, que tiveram consequencias de seus atos de forma suave mas com grandes significados.

Foi um llivro fácil de ler, a leitura prende, porém, em certo momento fica rastado. No geral, vale a pena a dedicação.

Rose Sampaio 17/06/2024

Um livro encantador e uma história cheia de lições
O início da leitura foi bem cansativo, mal conseguia sair dos primeiros capítulos, acho que por ter muitos detalhes e muita descrição dos acontecimentos, mas desde o princípio gostei da história e das personagens, especialmente Jo, é claro rs.
Minha pior experiência durante a leitura foi pegar o spoiler de quem se casaria com Laurie antes de chegar ao meio do livro, nem consigo descrever a minha decepção nessa hora. Depois disso, achei que nenhum final para Jo iria me agradar e, de fato, não fiquei satisfeita com o final dela, embora ela tenha ficado feliz.
É uma leitura que tenho indicado para várias pessoas que gostam do gênero e fica entre as minhas favoritas, pois apesar da minha lentidão em terminar, é um livro lindo, cheios de reflexões e mensagens que me tocaram diversas vezes.

Gabi 16/06/2024

Retrato da vida
Bela e fiel pintura da vida ?
Um aconchego para o coração, atemporal e carregado de ensinamentos...

monlibrary 16/06/2024

Reorganizando minhas leituras (as que lembro)
Apesar de ter gostado da leitura e de achar os personagens cativantes, confesso que amo mais ainda o filme de 2019... MAS ainda preferindo o filme (o que é uma rara exceção) o livro conseguiu ser interessante e me identifiquei com cada uma das irmãs (principalmente a Jo)

"I'm not a poet. I'm just a woman"

"Just because my dreams are different than yours, doesn't meam they aren't important"

"I am not afraid of storms, for I am learning how to sail my ship"

"Women, they have minds, and they have souls, as well as just hearts. And they?ve got ambition, and they?ve got talent, as well as just beauty. I?m so sick of people saying that love is all a woman is fit for"