Mulherzinhas (Obras-Primas 31)

Mulherzinhas (Obras-Primas 31) Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Nina sansi 10/05/2024

Lendo minhas mulherzinhas em mulherzinhas
Eu AMO essas mulherzinhas tanto, adoráveis mulheres esta entre meus filmes favoritos e ler o livro que o inspirou foi incrível, então vou sim babar bastante esse livro, pq ele merece.
Minha coisa favorita em ler livro que inspiraram filme, é poder diferenciar as obras, e muitos pequenos detalhes foram alterados, mas isso me fez admirar ainda mais a greta geriwig (diretora de adoráveis mulheres 2019), pq mostra o tanto que o roteiro foi bem desenvolvido alterando acontecimentos e mantendo exatamente o mesmo contexto.
Muitos trechos do livro eu não entendi nada, mas conforme eu fui lendo, me adaptei ao tipo de escrita. Mas o livro desenvolve SUPER bem todos os personagens desde o começo, foi bem fácil reconhecer coisas e ditar que tal pessoa ?não faria isso? só por não ser do seu feitio.
Como mulherzinhas é só o passado no filme, não posso comparar o filme todo a esse livro, mas os momentos que as obras colidem são todos magníficos.
Também acho incrível como a palavra ?mulherzinhas? é muito citada na obra, em diversos momentos e contextos diferentes eles fazem essa menção ao título, e eu amo qualquer obra que faça isso.
E foi muito bom perceber no último capítulo, que tudo ocorreu em um ano, já que elas fazem menção a coisas que aconteceram a um ano atrás, e são coisas que foram narradas no começo do livro.
Durante muitos momentos do livro, principalmente o último capítulo, elas soltam leves indiretas de coisas que vão acontecer e elas nem sabem ainda, achei genial.
Bom, vou parar por aqui, se não vou fazer uma mega dissertação sobre esse livro, mas é isso, amo essas mulherzinhas demais ??

liviaaadias 08/05/2024

Meu livro favorito!!!
Muito lindo e fofo!! traz mensagens muito bonitas e todas as personagens são incríveis. é um livro que deixa o coração quentinho e com certeza meu favorito ??

Lore.dossn 08/05/2024

??
As irmãs March... Que história linda!! Ver elas se desenvolvendo e enfrentando as adversidades, jurando melhorarem e crescerem (mesmo em suas personalidades completamente diferentes), foi uma experiência maravilhosa, e posso dizer o quanto amei, me entristeci, me alegrei, sonhei e cresci com elas. Uma belíssima história, que guardarei no fundo do meu coração.

claranc 08/05/2024

Mulherzinhas ?
"Não podemos fazer muito, mas podemos fazer nossos pequenos sacrifícios, e é importante que os façamos com boa vontade."

Vicmayimona 05/05/2024

Minha família!!!
Lendo esse livro eu me senti parte da família. Me apeguei muito a todos os personagens, em especial a Meg e a Amy (inclusive acho q a Amy n foi bem retratada no filme), tem um motivo pra eu gostar mais delas, mas tbm me apeguei d+ as outras e outros.

Bom!... Tenho muitas coisas positivas a falar, porém o formato de contos é algo q n me agrada muito e a explicação pra ser assim deveria vir no começo do livro (só acho) e n no final né?! Realmente enquanto eu n descobri o motivo de ser assim a leitura n fluiu, e eu já tava ficando com raiva das lições de moral kkkkkk mas depois da informação e de ver o filme quando já tava em 30% tudo mudou pra melhor. Inclusive, dá pra perceber q no início n se tinha muito um foco e só depois q virou algo maior.

A escrita da autora n é difícil, consegui muito me ver em todas as cenas, as vezes ficava perdida dela pulando de um personagem pra outro, mas com calma tudo vai bem kkkkk

E por fim é isso, eu me senti muito tranquila lendo o livro, me apeguei muito aos personagens e até chorei um pouquinho. Foi leve, tranquilo, um clássico q eu até leria de novo, mas quando? N sei... talvez em 10 anos ?, mas o filme virou obrigação, vou ver todo ano!!
Bia 05/05/2024minha estante
Quero muito ler esse livro faz tempo, então foi bom saber que é formato de conto, assim vai ficar mais fácil quando eu for ler.

ivy! 05/05/2024minha estante
Nossa!!!! Quero muito ler. Tomara que eu consiga pega-lo em breve, tenho muita curiosidade ???

AliJu 06/05/2024minha estante
Gostei muito da sua resenha, amiga! ? Acho que não deve ser meu tipo como você disse, então se fosse querer saber da história iria ver o filme mesmo por me salvar um tempo kkkkkkk

Vicmayimona 06/05/2024minha estante
Sim Bia!! Um a dois caps por dia é o ideal kkkkk até porq são grandinhos.

Vicmayimona 06/05/2024minha estante
É bem gostoso de ler ivy, tem muita coisa q a autora escreveu q ainda reflete os dias de hj, chega a ser surreal ?

Vicmayimona 06/05/2024minha estante
Poisé AliJu kkkkkk acho q te conheço um pouco pra saber q n faz seu estilo esse livro. Acho q vc ia tacar ele na parede kkkkkk veja o filme de duas horas quando tiver tempo ?

Rayane.Raposo 04/05/2024

Tinha muita curiosidade em ler esse livro, principalmente depois de ter assistido o filme e posso dizer que não me decepcionei com a leitura. A autora retratou cada irmã de uma forma singular e é impossível não torcer por cada uma, especialmente pela Jo e Beth, minhas irmãs March preferidas. No decorrer da história, por mais que soubesse o destino de Beth, torcia pra que de alguma forma o final dela fosse diferente, mas infelizmente aconteceu da forma como deveria ser, mas fiquei emocionada da mesma forma. E Jo, a irmã não-tão-tradicional, é um retrato bem a frente do tempo da época e eu gostei bastante disso.
Mulherzinhas é um clássico e agora entendo o porquê. É uma obra muito boa.

babisiiiiiiil 04/05/2024

Nós mulheres meio Amy March
Não há resenha, eu só gostaria de declarar o quanto eu amo esse livro e me identifico com a Amy March. O filme também é sensacional.

@renatavarelaescreve 04/05/2024

Como eu amei!

Já sabia que amaria, não sei como, tinha esse sexto sentido. Com certeza é um livro que quero reler, se não todo, capítulos isolados (que funcionam muito bem quase como contos da história principal?). Essas quatro irmãs tem um lugar especial no meu coração.

D/\RK 01/05/2024

Sra. March; Meg; Jo; Beth; Amy;
Mulherzinhas = novela das antigas.

Muito diferente do que eu esperava, apesar de eu nem saber o que esperava.
Livro que tenho curiosidade desde Rachel e Joey. (Que por sinal, há um spoiler enorme sobre uma das irmãs)

Minha favorita, e creio que da maioria, é a Jo.
Me identifiquei demais com a personalidade dela. Só me "decepcionei" um pouco com o desfecho dela, mas de boas.
Beth fica em segundo lugar. Tão genuinamente bondosa!
Meg fica em terceiro lugar. E então, Amy em quarto.
A Sra. March eu não quero e nem posso colocar num lugar. Ela aparece pouco, mas sempre que apareça, traz consigo muita sabedoria.

Demorei muito para concluí-lo, mas não por baixa qualidade, apenas por ter minha atenção roubada por Red Dead Redemption II. ??????

Toda vez que leio um livro dessa época, vejo o quanto a vida era tediosa e fútil. E mesmo com o passar do tempo, ainda nos preocupamos tanto com o que vestimos e como nos portamos perante à sociedade.
Ao menos temos mais opções de entretenimento agora. ??

Preciso assistir ao filme agora. ??

Minhas quotes favoritas:
"[...] pois o amor expulsa o medo, e a gratidão é capaz de subjugar o orgulho."
(Pág. 119)

"Aprendi a controlar as palavras apressadas que me chegam aos lábios; e quando sinto que elas querem sair contra a minha vontade me afasto por um instante e me dou um chacoalhãozinho por ser tão fraca e má"
(Pág. 144)

"A raiva invisível e calada que raramente é despertada, uma vez inflamada, é difícil de apagar."
(Pág. 459)

"[...] mesmo jovem, ela aprendera que corações, como flores, não podem ser tratados com indelicadeza e devem se abrir naturalmente;"
(Pág. 537)

"O erro sempre traz sua própria punição;"
(Pág. 570)

"Pessoas simples e sinceras raramente falam muito de sua devoção; esta se mostra em atos, não em palavras, e tem mais influência do que homilias ou protestos."
(Pág. 606)

"[...] Quero falar com liberdade... você vai se lembrar que uma mãe tanto aponta defeitos quanto se compadece?"
(Pág. 633)

"É muito curioso, mas quanto mais tento me satisfazer com todos os tipos de afetos naturais, mais pareço desejar. Não imaginava que os corações pudessem receber e desejar tanto... o meu é tão elástico que, agora, parece nunca estar cheio [...]"
(Pág. 706)

Ana 01/05/2024

Uma doce leitura
"Mulherzinhas" é uma história muito gostosa de ler. Acompanhar as aventuras dessas quatro irmãs e seus conflitos nos faz refletir sobre tantas virtudes... Empatia, gratidão, humildade. Embora uma ficção, nos traz um pouco de vida e esperança em dias cinzentos.

Vih 01/05/2024

Um clássico me fazendo amar clássicos
"Mulherzinhas" é um romance clássico de Louisa May Alcott que narra a vida das quatro irmãs March durante a Guerra Civil Americana. Na primeira parte, somos apresentados à doce Meg, à destemida Jo, à frágil Beth e à vaidosa Amy, cada uma lidando com suas próprias lutas e amadurecendo à medida que enfrentam desafios pessoais e familiares. A história é uma jornada de crescimento, amor e amizade, repleta de momentos tocantes e inspiradores.

Juliana.Duarte 01/05/2024

Mulherzinhas
Que livro gostozinho de se ler. Comecei sem muito afinco, mas as irmãs me cativaram de jeito.

Os valores e ensinamentos desse livro são fáceis de perceber, e são de gato um retrato da sua época. Mas, apesar disso, que bom seria se pudéssemos ter esse valores em nossa sociedade hoje.