Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

naiarafernands 16/08/2021

Melhor que deuses americanos
Passei muita raiva com esse livro, vocês não tem noção KKKKK

Basicamente a história é sobre os filhos de um Deus africano, o famoso Anansi de Deuses americanos retorna. Quem conhece essa versão do Neil Gaiman sabe que Anansi é bem radical, que luta pela causa negra e que gosta de incitar a "raiva justa" pela luta de classes. Acontece que ele tem dois filhos, um humano que não sabia ser um semi deus e um deus que é um incrível filho da p*ta. Nossa senhora eu quase desisti três vezes por causa desse ódio.

O desenvolvimento dos personagens é muito bom e a justificativa para eles estarem juntos é aceitável, vale muito a pena e eu achei melhor do que o primeiro livro da série.

Thais.Cavalcante 10/08/2021

Perfeito!
A escrita do autor está como sempre impecável, é leve e gostoso de ler, com trechos muito engraçado e um belo final para todas as confusões KKK

Danny 01/08/2021

Eu amei esse livro, a escrita é fluida e muito divertida. gostei bem mais que de deuses americanos.
neste livro fat charlie está para se casar e ao procurar o pai para convida-lo para o casamento e descobre que ele faleceu e retorna ao EUA para o enterro. lá uma velha amiga diz para ele falar com uma aranha e perguntar pelo seu irmão perdido. ao retornar pra inglaterra ele faz exatamente isso e seu irmão (spider) aparece, e o que parece um uma noitada com um irmão desaparecido vai virar uma confusão só. Spider vai virar a vida de fat charlie de cabeça para baixo e ele não vai emborar, e então ele embarca numa viagem para conseguir expulsar seu irmão de volta pro mundo dos deuses

Mitchell Nasctto 07/06/2021minha estante
Complementos:
1°. Tem uma série na Amazon baseada no livro, e eu sei o mantra existente entre os leitores onde os filmes/séries baseados nos livros pecam muito então nessa, acredite em mim: essa é a exceção! SÉRIE CATEGORICAMENTE FANTÁSTICA!
2°. O outro livro de Neil Gaiman da mesma série, "Deuses Americanos", onde você também encontrará resenha aqui é também recomendado!
Ambas as obras são do mesmo universo.

Gustavo616 28/05/2021

Os Filhos de um Babaca
Devo dizer que nada aqui teria acontecido se Anansi não fosse um completo babaca.

Fat Charlie é um rapaz todo certinho, que tem um péssimo emprego, e uma vida totalmente entediante, na qual a unica parte boa é a sua noiva Rosie (mas não por muito tempo). Charlie (que odeia ser chamado de fat Charlie) é, pra sua infelicidade, filho de Anansi. Anansi era, sem que seu filho soubesse, um deus antigo, todas as historias são de Anansi, porque ele as tomou do tigre. E ele sempre foi um brincalhão sem limites, ou seja, um babaca! Com seu filho não seria diferente. Por isso o livro começa com Fat Charlie tentando explicar pra sua noiva o porque de não ser uma boa ideia convidar o papis pro seu casamento.
Como Rosie sendo um ótima pessoa insiste em convidar seu futuro sogro, fat charlie não vê outra opção. Mas ao tentar entrar em contato com seu velho, descobre que o mesmo avia morrido de maneira... cômica. (não quero acabar com a graça)
No funeral Fat descobre ter um irmão que nunca conheceu. E pra conhece-lo só precisava falar com uma aranha, qualquer aranha.
Num dia de bebedeira ele o faz. O que se torna uma merda já que seu irmão é ainda pior que seu pai. Ele apossa-se da casa do irmão e começa a se passar fat charlie (e a chifrar seu irmão).
Dai, Fat charlie recorre a magia e (péssimo) pacto com uma deusa antiga, pra se livrar do irmão. Tão péssimo que da errado e ambos se juntam pra se salvar dessa maniaca ave-mulher.

Esse livro é cômico, mas serio quando necessário. Vale super a pena. e o descrito aqui não é nem metade das situações absurdo que compões este livro. vale super a pena!

Ernan 27/04/2021

Interessante, mas...
Lendo esse livro, me senti como se estivesse acompanhando aqueles tipos de histórias que tem tudo para te prender do começo ao fim, mas que não acontece algo realmente interessante. O começo é arrastado, no meio estava com ódio do Spider, e no final não ligava se ele estava correndo perigo. Quando a trama fica empolgante, e vc olha quanto falta do livro, a decepção bate.

Danniki 27/04/2021

Neil e as suas piadas britânicas
Já te falei que Neil consegue criar uns personagens irritantes? Fico impressionada como ele consegue! Teve mais personagens irritantes desta vez (mais do que “Lugar nenhum”)! Mas admito que ele é o autor! Que criatividade, gente! Narrativa maravilhosa, divertida e as piadas britânicas... Adoro!
Eu gostei muito desse livro do que “Lugar Nenhum”, foi mal fãs do livro! Gostei da forma que escritor construiu os personagens, os laços dos destinos e não tenho o que reclamar. Amo o gênero fantasia, viva!
A próxima leitura é “Deuses Americanos”.

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki/

Gisele @li_trelando 22/04/2021

Mágico
Sou sempre redundante quando se trata de Neil Gaiman, ele nos faz sentir a magia do mundo que o cotidiano nos faz esquecer e neste caso é um pedaço da magia de África, diferente do modo ocidental, onde bem e mau se apresentam com uma mesma face. Esse é Anansi. E seus filhos nos mostram como as polaridades separadas pode ser nocivo.

Naiara 22/02/2021

Divertido, fiquei surpresa com algumas cenas. Em algumas situações sorri bastante, como sempre, recomendo o Gaiman

CLOTILDE DA LUZ 18/02/2021

Livro gostoso de ler!
Sabe quando você gosta de uma história bem contada e devora o livro até o final?
O livro é uma mistura de fantasia, ação, com uma pitada de humor.

Laura 06/02/2021

Porque todas as histórias são de Anansi
É uma história sobre família, sobre o poder das canções e sobre autoconfiança.
Alguns de nós se parece com Fat Charlie, cheio de vergonha e mortificação por cada coisa levemente embaraçosa que nos aconteça e o medo de palco dele no início do livro me lembrou tanto a mim mesma que chega foi desconfortável. Charlie nos ensina que não dá para passar a vida amarrado pelas inibições da vergonha e do medo.
Outras pessoas já se parecem com o Spider, tão desinibidas e confiantes que na busca incessante pelo prazer e pelo caminho mais fácil acaba machucando todo mundo ao redor sem nem ver. Ele nos mostra que o excesso de confiança deve ser temperado com uma dose de responsabilidade e empatia se quisermos ter relações saudáveis.
Enfim, ler Os Filhos e Anansi é mergulhar num mundo mítico e aprender sobre aranhas, tigres e aves e sentir um calor no coração a cada palavra.
Gaiman é um mestre no que faz.

Lucas 21/01/2021

Uma boa ficção sobre um deus malandro
No mesmo universo de "Deuses Americanos" Niel desenvolve a estória da família de Anansi, o deus aranha. Essa narrativa não se passa integralmente nos EUA, legando boa parte da trama para o solo inglês.
O protagonista é Fat Charlie, filho de Anansi, que tem, pelo menos na minha opinião, uma personalidade parecida com a de Shadow Moon (de Deuses Americanos).
O autor começa introduzindo o leitor na vidinha pacata desse americano radicado na Inglaterra.
Sua vida tranquila sofre uma reviravolta a partir do momento em que conhece seu irmão, Spider, que, a despeito de suas habilidades mágicas notáveis, chamava mais atenção por sua confiança e modos de agir, que eram o oposto dos de Fat Charlie.
A partir daí, além dos primeiros personagens aparecidos, outros mais são introduzidos para a sequência de toda estória, inclusive os respectivos vilões de Charlie, Spider e Anansi, que ora são um problema na transcendência e ora o são também na existência.

Livro de leitura fluída e com narrativa cativante, é uma boa opção para quem se divertiu com as aventuras de Shadow e quer um pouco mais de entretenimento com deuses antigos, tudo sob a pena do criador de Sandman.

Jazi @jazibooks 05/01/2021

Primeira experiência com o autor, expectativas superadas!
Primeira vez que leio Neil Gaiman e agora entendi porque tanta gente me dizia que precisava ler algo dele, é uma escrita realmente incrível, me surpreendeu positivamente!

O livro nos conta a história de Charlie Nancy ou apenas Fat Charlie apelido que recebeu do pai, com quem não mantinha uma relação muito amigável e com quem não fazia questão de manter contato.

Eis que Charlie vai se casar com Rosie, que insiste para que ele convide o pai para a festa de casamento. Charlie cede ao pedido de Rosie e entra em contato com uma vizinha do pai para convidá-lo para a festa. Nesse momento, ele descobre que seu pai morreu e decide ir ao velório.

Após o velório, uma série de descobertas revira completamente a vida monótona e parada de Charlie, ele descobre, dentre outras coisas que seu pai era eu deus e que não era filho único como sempre imaginou, mas que tem um irmão.

A partir daí muitas coisas acontecem e personagens surgem tornando a história extremamente cativante. Todos os personagens são muito bem construídos e não se perdem em momento algum ao longo da história.

Eu adorei a forma como o autor conseguiu entrelaçar fatos e personagens na história, mesclando partes míticas com temas importantes e algumas pitadas de humor.

Achei muito legal também a forma como se desenvolve a trajetória de aceitação entre Charlie e seu pai e depois seu irmão, apesar das mágoas que ele ainda guardava. A questão do perdão que Charlie concede ao pai, ainda que após sua morte e depois ao seu irmão foi abordada com muita sensibilidade pelo autor.

De forma geral achei o livro incrível, é uma leitura leve, agradável e bem divertida, apesar de alguns acontecimentos trágicos. Vale muito a pena a leitura! Já quero ler outros títulos do autor, inclusive, aceito recomendações!

Indaiara 31/12/2020

O bom humor do Gaiman me ganha sempre
Os filhos de Anansi do Neil Gaiman conta a história de um rapaz muito azarado (Charlie Nancy), que tem um pai que gosta de lhe fazer passar vergonha -até apelidou o filho de Fat Charlie- e por isso sua relação com ele não é boa e muito menos próxima, com o pai nos EUA e ele morando na Inglaterra. Sua noiva insiste para que o pai dele comparaça ao casamento, então ele decide tentar fazer as partes por causa dela, e justamente durante suas tentativas descobre que o pai morreu em um karaokê. Agora Charlie precisa voltar para os EUA para enterrar seu pai, e acaba descobrindo que seu pai é um deus-aranha, e não só isso, que ele tem um irmão! Partir disso sua vida muda drasticamente e de forma muito bem humorada, Neil Gaiman traz referências da cultura africana e conta como Charlie lidou com sua nova versão de si e de sua família em uma aventura que vai muito além da vida pacata e azarada que ele tinha antes.

Foi uma leitura gostosa, rápida e leve, muito digna para o final do ano.