@mor

@mor Daniel Glattauer

Resenhas - @mor

Duda 01/08/2013

Simplesmente perfeito!
Há tempos eu não lia um livro que realmente me prendesse do começo ao final, que me deixasse ansiosa a cada segundo que eu não podia lê-lo e que mexesse com as minhas emoções da forma como esse livro fez. Amei cada segundo!

lu areias 21/08/2013

Resenha do blog - Livros e Bolinhos
Tudo começa quando Emmi Rothner tenta cancelar uma assinatura de revista. Por uma questão gramatical – muito bem explicada em uma nota do tradutor, aliás! – o e-mail vai parar na caixa de entrada errada.

Pouco depois, já no final do ano, o mesmo Leo Leike, que foi confundido com a revista Like, recebe um e-mail coletivo de feliz natal e próspero ano novo da mesma Emmi Rothner. A partir daí, o que era uma conversa virtual casual ganha outra dimensão.

Emmi e Leo começam uma amizade baseada na troca diária de e-mails. A atração pelo que o outro escreve cresce motivada pela curiosidade e a ausência de um rosto por trás daquelas mensagens.

Ele recém terminou um longo relacionamento e está trabalhando em uma pesquisa que envolve comunicação virtual. Ela, por sua vez, é casada e feliz. Não poderiam estar em momentos mais diferentes da vida… E ao mesmo tempo tão próximos.

Acompanhamos a troca de confidências, um jogo de sedução e descobertas, a criação de laços fortes e a tentativa – quase sempre frustrada – de um convencer o outro a aparecer [OK, na maioria das vezes é Emmi quem tenta...].

Escrevi cinco parágrafos e já estou odiando tudo o que digitei pelo simples fato de não fazer justiça ao livro, a história e aos personagens. A história de Leo e Emmi é complexa, como qualquer construção de relacionamento, mas ainda tem o agravante de ser virtual.

Fatalmente a vida real e o mundo digital convergem para um encontro, mas eles tentarão evitar – sabe quando você quer e não quer que algo aconteça? – o máximo possível. O medo de estragar o que construíram é enorme! E suas expectativas podem ser frustradas.

Nós, assim como eles, só conhecemos o que se passa entre as caixas de entrada. Tudo o que descobrimos de suas vidas no mundo real chega até nós através das mensagens eletrônicas que trocam, o que também torna ainda mais bacana a tentativa de construirmos uma imagem dos personagens na nossa cabeça.

Daniel Glattauer conseguiu construir protagonistas fascinantes e diálogos extremamente envolventes (e muitas vezes engraçados). Comecei o livro em uma manhã e não desgrudei dele até terminar – e isso inclui enquanto estava na academia!

Ri bastante, chorei, questionei atitudes, fiquei apreensiva etc etc etc. Mas o mais impactante foi o que senti no final: COMO ASSIM “CONTINUA”? COMO ASSIM? Quase tive um treco ao descobrir que o livro tem uma continuação e que só será lançada em inglês em agosto!

Pra piorar: o autor é austríaco e nem posso ler em sua língua original. HAHAHAHA Mas, logo depois do meu surto, escrevi pra Suma de Letras e descobri que eles pretendem – se tudo der certo – lançar a continuação ainda este ano! \o/

Lamento não ter conseguido fazer a resenha que o livro merece, mas recomendo @mor como um romance levíssimo, curto, ágil e apaixonante. E tudo fica ainda mais interessante pelo livro ser todo escrito em e-mails! Acho que quem gosta de histórias doces, românticas, surpreendentes e inteligentes vai se apaixonar – assim como eu. :)

Karini.Couto 24/08/2013

"O livro é fantástico! Quando digo isso, falo com o mais sincero sentimento. Falo o que de fato senti. Um romance jovial e arrebatador!"

Através de um e-mail enviado por engano, duas pessoas desconhecidas começam a se corresponder e a partir daí o interesse ou necessidade daquela troca de e-mails passa a virar uma espécie de dependência, onde um precisa ler os e-mails do outro para se sentir alegre, completo e fugir da realidade, que já não se mostra tão agradável quanto aquele mundo virtual que dividem!

"Ah, Leo, Leo, Leo. Está tudo tão difícil pra mim
nesse momento. Eu não estou de bom humor.
Falta-me disposição. Falta-me vontade pra qualquer coisa.
Falta-me Leo, o único. Eu não sei para onde isso vai levar.
Não quero saber de jeito nenhum. Pra mim tanto faz.
O importante é que você me escreva logo de novo."
(e-mail de Emmi para Leo - pág.159)

É interessante a abordagem do livro e posso dizer de antemão que isso realmente acontece além das páginas literárias. Quem nunca se viu correspondendo-se com um estranho certamente um dia o fará. Pois é bem mais interessante trocar e-mails com um estranho, aguçando a curiosidade e até bem mais fácil se abrir com alguém que está atrás das telas do que pessoalmente, com um vizinho ou amigo de longa data!
Ao fazer isso não esperamos nada, podemos ser quem nunca demonstramos ser; não precisamos nos esforçar para agradar; afinal se não for interessante é só "deletar". E é a partir desse ponto que Emmi e Leo se relacionam; Emmi insiste em dizer que pessoalmente não é tão intensa demonstrando seus pontos como o faz ao trocar e-mails; que na "vida real" ela se esforça para agradar e ser aceita, já naquela pequena tela onde tecla suas mensagens não precisa fazer isso, pois o intuito não é agradar ou ser aceita e sim, ser quem realmente é por dentro! Já Leo usa essa situação para curar sua fossa; após ser traído e rejeitado por sua namorada Marlene, a quem constantemente menciona em seus e-mails para Emmi. Leo sente-se só e vê nessa troca de e-mails uma "substituta" para Marlene; alguém que o ajudará a passar por essa fase!

"Marlene não quer me deixar, e eu, não consigo prendê-la.
Eu estou um pouco bêbado. Não muito, mesmo.
Você vem até aqui, Emmi? Vamos nos beijar?
Já estou um pouco bêbado. Mas não muito.
E agora é a sua vez de novo, escreva pra mim, Emmi.
Escrever é como beijar, só que sem lábios.
Escrever é beijar com a cabeça.
Emmi, Emmi, Emmi."
(e-mail de Leo para Emmi - pág.76)

O que é bastante intrigante é que após tantas trocas de e-mails, Leo realmente demonstra que seu interesse por Emmi, vai além do teclado; em muitos momentos ele deseja de fato tornar palpável toda troca virtual, enquanto Emmi o confunde e nos confunde, pois várias vezes cita seu "casamento feliz" sua "vida estável" e que não tem intensão alguma em tornar essa relação nada além do que já é; um pequeno escape de sua rotina insossa. Porém, aos poucos Emmi vai se revelando a Leo, a nós e até a ela mesma; sentindo ciúmes de Leo.. sentindo uma necessidade avassaladora de ler os e-mails dele como se sua alegria dependesse disso; aos poucos vamos percebendo paixão e muita confusão mental, pois nada foi programado, tudo foi acontecendo de forma natural! Eles se correspondem há um ano e nunca se encontraram, pois um ou outro sempre dá para trás, com medo de que ao tornar a relação palpável ela possa ruir, não restando nada além de decepção e frustração!

"Não é que eu queira ser Emmi, eu SOU Emmi.
Eu sou a Emmi de outra pessoa.
Ele nunca me viu, mas ele me descobriu.
Ele me reconheceu.
Ele me tirou do meu esconderijo.
Eu sou a Emmi dele.
Pro Leo, eu sou Emmi."
(E-mail de Emmi para Leo - pág.184)

Um encontro virtual ao acaso, que pouco a pouco torna-se um romance cheio de altos e baixos. Com temas em foco, como traição, rejeição, ciúmes, culpa, amizade, dúvidas, medos e etc.

Um diálogo maduro, instigante, intenso, sensual que vai deixar o leitor extasiado do inicio ao fim!
"Eu só quero cheirar a sua pele, Emmi.
Não quero saber qual a sua aparência.
Nós não acenderemos as luzes.
Completamente no escuro.
Somente alguns beijos, Emmi.
Isso é ruim? Isso é traição? O que é traição?
Um e-mail? Ou uma voz? Ou um cheiro?
Ou um beijo? eu gostaira de estar agora
com Emmi. Eu fico de olhos fechados.
Eu não preciso saber como você é.
Eu só preciso cheirar você e beijar você e sentir,
bem de perto. Eu estou rindo de felicidade.
Isso é traição, Emmi?"
(e-mail de Leo para Emmi - pág.150)

A Suma acertou em cheio ao publicar esse livro tão jovial e intenso!

O final do livro me deixou aflita e alvoroçada para ler a continuação e saber o que será de Leo e Emmi. E até mesmo o que será do Sr. Bernhard (esposo de Emmi) que sempre pareceu tão apático a tudo que estava acontecendo a sua volta e de repente mostra-se tão envolvido quanto os próprios Leo e Emmi!

Só o que desejo é que Daniel Glattauer nos presenteie com mais e-mails de Emmi e Leo, pois estou apaixonada por esta estória!

site: http://www.mixliterario.com/2012/05/resenha-premiada-mor-daniel-glattauer.html

Só Sobre Livros 02/09/2013

Amor por correspondência
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/09/amor-por-correspondencia-aline-basilio.html

Mari Duarte 04/09/2013

Amor
Emmy Rothner queria apenas cancelar a assinatura de uma revista e manda um Email para a mesma para cancelar, mas por um acaso do destino ou um simples erro de digitação acabou por enviar para o Email errado e para sua sorte foi para Leo Leike.
Léo poderia simplesmente não responder aos Email por engano de Emmy, mas por um acaso do destino ele á respondeu e é assim que começa uma grande amizade.
Os Email de inicio são banais é apenas apresentação de ambos e a partir de temas simples o carinho, o encanto, a amizade foi crescendo, eles podiam se sentir por suas palavras. Até que por parte de Emmy ela sugere um encontro as escondidas em que ambos vão no mesmo lugar, na mesma hora, mas sem necessariamente se encontrar...
Não esperava amar tanto esse livro como amei, mas o titulo já é capaz de resumir todo o livro, falando agora um pouco do Design posso dizer que a Editora Suma das Letras caprichou pois o livro é todo em formato de Emails, mas claro sem a linguagem internetês, e todas as capas já publicadas pela editora são lindas.
O livro termina de uma maneira muito angustiante, porque você fica com aquele desejo de "quero mais" e se você for igual a mim que tem falta de ar de tanta ansiedade e que não consegue se acalmar ate terminar a continuação aconselho primeiramente a comprar o segundo livro Emmy e Leo antes de terminar o @mor.

site: http://bilhetesliterarios.blogspot.com.br

Fran 06/09/2013

@mor Surpreendente
Olá Caros Leitores!

Um romance epistolar moderno, pois ao invés de trocas de cartas temos a troca de e-mails. Um pequeno equivoco no destinatário de e-mail poderia modificar duas vidas e aproximá-las de uma forma surpreendente? Acompanhe a resenha de @amor e se apaixone por essa diferente e instigante história.

Emmi queria apenas efetuar o cancelamento da assinatura de uma revista e por uma simples troca de letras devido a pronuncia muito semelhante seu e-mail termina na caixa de entrada de Leo. Depois de se desculpar pelo primeiro engano, um tempo depois ela envia um e-mail coletivo para seu catálogo de endereços e novamente Leo o recebe por engano.

A partir daí eles começam a trocar e-mails constantemente aguçando a curiosidade um do outro. Leo acaba de sair de um relacionamento e ele tem certas dificuldades em suas relações pessoais. Seu interesse por Emmi aumenta a cada sinal de nova mensagem, porém há um pequeno problema ela é casada.

“Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é beijar com a cabeça.”

Ainda sim a vontade de se corresponderem é maior e eles acabam fazendo parte da vida um do outro. Entre jogos de adivinhações, frases aparentemente vazias, mas que dizem muito mais, eles seguem nesse mundo virtual. Porém em algum momento a linha deve ser cruzada. O que pode acontecer em uma história que se iniciou ao avesso?

Confesso a vocês que foi o primeiro romance do gênero que li (epistolar) e me apaixonei pela narrativa. Ela é rápida, instigante e te faz devorar o livro, pois a cada mensagem você precisa saber o que o outro vai responder e aonde tudo aquilo vai levar. Li o livro em um dia, melhor, horas, pois é impossível parar. O autor consegue te prender de uma forma que eu não imaginava.

“Novos tempos não podem nunca ser como os velhos tempos. Quando se tenta, eles parecem tão somente antigos e gastos, como aqueles pelos quais se suspira.”

Os personagens são muito bem construídos dentro da narrativa e extremamente cativantes. Não vou mencionar nenhuma de suas características pessoais, como idade ou aparência, pois o interessante é o leitor ir descobrindo junto com Emmi e Leo.

A sensação durante toda a leitura é angustiante, mas de uma maneira boa, o leitor vibra com cada mensagem e como os dois personagens vão nos mostrando sua história. Fiquei presa naquela espera por conhecer melhor os dois e entender o motivo do comportamento de cada um. O final, não vou enganá-los,...

Continue lendo!

site: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/06/mor-de-daniel-glattauer.html

Rennan 08/09/2013

Uau !
Ótimo livro, simplesmente amei.
A forma como foi desenvolvido ao longo da história a relação entre os personagens foi sensacional, sim houve alguns excessos por parte do autor em repetir com demasia as idas e vindas da "aproximação" enter eles.
Porém si ele não tivesse pecado nisto o enredo não seria tão envolvente ,espontâneo, tão... possivelmente Real.

Mabel 19/09/2013

É quase impossível acreditar que em meio a uma sociedade tecnológica, imediatista e audaciosa, duas pessoas ainda consigam se conhecer, se apaixonar e viver um lindo romance através apenas de palavras escritas, sem nunca deslumbrarem, nem que por um segundo, a feição do outro. Li o livro em um estirão simplesmente porque não consegui parar.

Viajandoc/palav 29/10/2013

Viajando com palavras / Resenha - @mor (Daniel Glauttauer)
Quando li a sinopse de @mor, fiquei super curiosa. Queria saber como o autor ia segurar toda uma trama apenas com troca de emails. Mas confesso que fiquei um pouco insegura em começar a leitura achando que poderia ser um livro entediante. Acabei devorando todinho em 1 dia e já iniciei a sequência de imediato.

A proposta de @mor é bem diferente. Ele é todo escrito a partir de emails. Tudo começa quando Emmi manda um email por engano para o endereço eletrônico de Leo, desejando cancelar a assinatura de uma revista. Leo acaba respondendo e informando o erro. Algum tempo depois, Emmi volta a enviar um email para Leo ao tê-lo incluído na sua lista de emails coletivos desejando boas festas de fim de ano. A partir daí, Emmi e Leo começam a se comunicar através dos emails, inicialmente de forma ingênua, despretensiosa e descontraída, mas, aos poucos, acabam desenvolvendo um relacionamento virtual cheio de altos e baixos. Tudo é muito gradativo e o autor soube construir muito bem essa crescente de envolvimento entre eles.

É muito interessante como Daniel Glattauer nos passa a personalidade dos personagens apenas através das suas escritas nos emails. Aqui não há narrativa tradicional, nada de diálogos, nada de estar dentro dos pensamentos dos protagonistas. Entretanto, a história não fica nem um pouco superficial. Tudo o que sabemos sobre Emmi e Leo é o que eles compartilham um com o outro nos emails, mas a emoção em cada palavra é palpável. Sabemos quando a resposta aparenta mágoa, raiva, alegria, tristeza… Vivemos, através de cada email, os ciúmes, as confusões de sentimentos, as dúvidas, a atração. E nos apaixonamos pelos personagens da mesma forma que eles se apaixonam um pelo outro. Isso mostra a força que tem a palavra escrita. Por outro lado, não gostei nada da forma como a trama acontece, porque existe uma terceira pessoa envolvida, e isso sempre gera um conflito de crenças e questões morais.[...] Resenha completa no blog

site: http://viajandocompalavras.com/2013/10/08/resenha-mor-daniel-glattauer/

Kênia 10/11/2013

Não é resenha
Só um pouquinho arrastado.. mas no final deu uma engrenada boa. Os livros que trazem diálogos via msg, e-mail e afins, têm funcionado... Contudo, não compensa lê-lo sem ter a continuação em mãos.

Anali 14/11/2013

Viciante
Um aviso tem que comprar logo a continuação que Emmi & Leo.

Jacqueline 22/12/2013

A proposta do livro com diálogos por meio de e-mail, foi muito interessante, gostei muito. Porém o fato da personagem ser casada e ter um pano de fundo a questão da possibilidade de um adultério, não me agradou. É uma questão moral que me incomodou. De qualquer forma, fiquei curiosa para saber como será o desfecho dessa estória.

Raquel Rodrigues 03/01/2014

@paixonante...
@mor é aquele tipo de livro que você pode muito bem devorar e nem sequer perceber. Foi isso que aconteceu quando o li. Comecei devagarinho, curiosa pra descobrir a história de amor virtual de Leo e Emmi, e me apaixonei. Quando vi, já estava na última página, desesperada e querendo mais.

O livro é todo narrado na forma de e-mails, literalmente. Para quem já leu algum dos livros da Meg Cabot que tem esse estilo, não vai ser exatamente estranho. Por ter amado todos os livros da Meg nesse estilo, eu fiquei ainda mais estimulada a ler @mor por causa disso. Acho que esse é, inclusive, o principal motivo de eu tê-lo lido tão rápido.

A narrativa do Daniel (mesmo em forma de e-mails) é cativante, prende e chama atenção. Não tive vontade de parar de ler, sempre curiosa para ver qual seria o próximo e-mail, qual seria a resposta do Leo ao e-mail da Emmi e por aí vai.

Falando da história em si, eu gostei da forma como as coisas foram trabalhadas. O modo que, devagarinho, Emmi e Leo constroem uma amizade turva, porém sólida. O modo como confiam um no outro e como "idealizam" o outro como seus respectivos "amigos de correspondência". Aos poucos, é possível notar como a amizade vai se transformando em algo mais, mesmo que cada um deles tenha sua própria vida pessoal para cuidar.

Eu com certeza classifiquei @mor como um de meus favoritos, e como uma das melhores leituras de 2013 até agora. Gostei principalmente de tê-lo lido tão rápido, levando em consideração o fato que estou numa tremenda ressaca literária, rs.