Destino em aberto Marisa Lajolo
Marisa Lajolo

Resenhas - Destino em aberto

Cinthya36 15/02/2024

Destino em aberto
Trata-se sobre a vida de 2 jovens fortes que vivem em realidades totalmente opostas. Um de família rica, herdeiro de bens, com tudo do bom e do melhor, mas que abre mão disso pois não é feliz com sua vida, e abre mão indo atrás daquilo que de fato acende seu coração, e outro filho de família humilde, que vive sob a dura realidade não só da pobreza, mas no meio do crime, e sonha em mudar de vida. Tem grandes sonhos em seu coração, e leva os exemplos dos que perderam a vida como algo a não ser seguido. Junta sua força e sua coragem para mudar sua realidade. O livro mostra bem a insatisfação desses jovens com o seu meio, e o quanto são destemidos, e resilientes. Uma verdadeira retratação de 2 realidades muito presentes em nosso Brasil.
Uma decisão. Um foco. Muita resiliência, podem nos levar além do que imaginamos.

Sam 25/08/2022

Destino em aberto - Marisa Lajolo
Eu fiz a releitura dessa obra para um trabalho acadêmico. Deixo abaixo um resumo e, em seguida, alguns pontos importantes dos quais a autora usa como plano de fundo para a sua obra.

A obra Destino é um romance juvenil escrito pela autora Marisa Lajolo, especialista em literatura infantojuvenil. A escritora acredita que a arte é fonte poderosa de construção de si, que pode mudar um indivíduo e salvá-lo. Essa temática, também, está presente na vida dos personagens principais da sua primeira ficção, Homero e Bilac.

Ambos compartilham um amor em comum: a música, a palavra. Embora, suas realidades sejam completamente distintas. Homero, herdeiro, passa por um momento de não reconhecimento de si próprio no meio em que vive. O seu desejo não é seguir os passos do falecido pai, do tio, do irmão caçula (que apresenta mais apreço por essa vida que ele). O sonho é desenvolver-se na música. Frustrado por sua banda ter acabado, seu namoro terminado e uma vida pela qual não queria viver, decide partir para Brasil afora em busca de um novo caminho. No princípio, a solidão o abraça, depois, contudo, conhece um grupo de pessoas - Martha, John e Bill - em João Pessoa e, aos poucos, vê-se envolvido em causas maiores e acaba encontrando gosto em algo a fazer. Esse grupo rodava o Brasil produzindo um documentário a respeito dos muitos tipos de exploração infantil. Ao deparar-se com tal realidade, muito se é mudado interiormente.

Jorge Bilac é fruto do matrimônio entre Rosemiro, funcionário público, e Laurinda. A mãe morreu no parto do 5º filho e o pai, por sua vez, trilhava um caminho também de morte: diante das dificuldades financeiras, passou a servir o mundo do tráfico. Iniciou carregando pó, aos poucos foi adquirindo confiança entre os maiores dessa turma do tráfico até chegar ao posto de recolhedor do R$ advindo dessas vendas. Morreu pelas mãos de traficantes inimigos. Um companheiro viu ?jeito? em Bilac e assim o ?legado? foi passado de pai para filho.

Daí em diante, Jorge Bilac apagou-se e o Poeta nasceu. A música e os versos sempre o acompanhavam. Embora estivesse envolvido até a tampa naquele meio, o seu desejo era recomeçar, buscar uma outra realidade. São Paulo não era lar, era local de recordação de tempos cruéis e difíceis. Após uma confusão de gangues rivais num centro de SP, o Poeta viu-se obrigado a refugiar-se em novo local, necessitava ir embora dali. Viajou por uma parte do Brasil até chegar ao seu destino certo: Manaus. A fuga do tráfico conduziu Bilac ao Cobra Norato. O documentário levou Homero e Cia o conduziu ao mesmo local.

O trabalho de Marisa envolve muitos planos de fundo. O leitor é apresentado a uma realidade que choca, que é sangrenta, que é exploratório. Veremos o seguinte:

1 - Questões de assédio e violência.
2 - O apagamento da identidade do homem. A vida não vale nada, apenas o objeto comercializado. Esse homem é apenas um corpo, um meio de locomoção da droga pra o usuário e do dinheiro ao chefe do tráfico.
3 - A função social da arte e sua importância como meio criador, identitários e promotor da vida.
4 - A importância do trabalho social. O trabalho desenvolvido pelo Padre Vitor no instituto Cobra Norato que ajuda na criação e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos advindos do abandono, das diversas explorações.
5 - Trabalho infantil e exploração sexual de menores.
6 - Cultura pelo Brasil.

Vale a pena ler este livro! ??

LavAnia.Arantes 03/11/2020

Dois garotos de mundos diferentes. Um luta para sair do mundo das drogas, onde perdeu seu pai e amigos, outro, herdeiro de riquezas, não aceita seu destino, sua paixão é viajar e fotografar, não viver de negócios e empresa.
História incrível, reflete a realidade, nosso Brasil. Vale a pena a leitura.

Beaâ¨ï¸ð 05/01/2018

Destino em aberto
Achei um ótimo livro e acho muito interessante os versos que o Bilac faz ao decorrer do livro. Tem um final até que interessante.. Li o livro em 1 dia, não foi um dos melhores mas até que gostei.

Taynara 28/05/2014

Destino em aberto
O livro trata de Bilac um menino de rua que quer escapar do trafico de drogas um mundo sombrio e muito triste, onde teve uma perda muito dolorosa que perdeu seu pai e muito de seus companheiros que fizeram parte de sua vida.
Homero é um homem da sociedade, é o herdeiro de uma grande empresa.Mas ele se sente um peixe fora d'água, pois ele acha que não nasceu para o mundo dos negócios, e não aceita essa vida que lhe parece sem sentido.
Eles são dois jovens de origem diferentes, que buscam o mesmo objetivo: a realização pessoal, a esperança, a crença de que o futuro pode ser melhor.
Eu achei este livro muito lindo por esta falando de um fato realizado de um menino que vivia no mundo das drogas, e não via mais solução para sair deste mundo e alem de tudo não tinha experiencia do que fazia e alem de tudo levou um amigo também para este mundo.

Bruno.Almeida 03/05/2017minha estante
Adorei sua resenha! ??