Coisas de Menino

Coisas de Menino Eliane Ganem

Resenhas - Coisas de Menino

Elie.Jotta 28/08/2022

Cativante
“Riu até que o riso ficou quadrado, parado na boca, esperando o pensamento acabar de passar”. Essa é uma das tantas frases saborosas que enriquecem o livro escrito por Eliane Ganem. Não por acaso, a obra mereceu o prêmio Monteiro Lobato da Academia Brasileira de Letras. Fiquei encantada com o enredo, sutilmente estruturado em três partes que se integram; com personagens jovens e fortes como Clarisse, sempre pronta a dizer “não e não e não” aos adultos que tentam explicar que menina não pode fazer “coisas de menino”; com a linguagem coloquial aqui empregada e perfeitamente adaptada ao enredo; com a riqueza das ilustrações de Jaime Leão e a homenagem feita a ele nas últimas páginas. Por fim, Conversa com a Autora me tocou pela sinceridade e inteligência com as quais Eliane aborda questões delicadas e atuais. Uma leitura muito agradável.

Amandinha 18/07/2009

O livro mostra, com uma linguagem simples, a vida que menores infratores levam no Brasil, um livro interessante que abre os nossos olhos em relação a realidade.